Os bebês irão fazer suas próprias pinturas e tentarão relacioná-las a sua foto e a seu nome.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Vera Regina Corrêa de Mello
Mentor: Adriana Vidaletti
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência:
O Eu, o Nós e o Outro.
Traços, Sons, Cores e Formas.
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação.
Objetivos e códigos da Base
Centrais:
(EI01TS02) Traçar marcas gráficas em diferentes suportes, usando instrumentos e tintas.
(EI01EO06) Interagir com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social.
Transversal:
(EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.
Abordagem didática:
O tema da identidade na educação infantil pode ter sua gênese no trabalho com os bebês: da descoberta e conhecimento de si ao reconhecimento de suas características e potencialidades. As propostas que envolvem o “nome próprio”, como a chamada, as músicas de roda que envolvem os nomes, a identificação do local para colocar os pertences por meio da foto e nomes dos bebês, são fundamentais para esse processo.
Imersos em um novo ambiente, os bebês vão aprendendo a se reconhecer, a conhecer os amigos e as pessoas que o cercam, por meio dos nomes que identificam e legitimam cada um, assim como seus direitos, necessidades e vontades próprias. As propostas com o nome próprio configuram ações de cidadania e respeito a singularidade de cada bebê.
Código: EDI1_19UND03
(EI01TS02) Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
(EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.
(EI01EO06) Interagir com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 04
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes