13359
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - A identificação nas produções artísticas como marcas de identidade

Os bebês irão fazer suas próprias pinturas e tentarão relacioná-las a sua foto e a seu nome.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Vera Regina Corrêa de Mello

Apresente a proposta
Envie um áudio falando da importância de os bebês desenvolverem a identificação em suas produções, com marcas que entenda como suas. Explique como faz esse trabalho na escola, como iniciou esse processo. Se tiver fotos que ajudem a contextualizar, envie junto. Para finalizar, explique que essa ação favorece o conhecimento de si, por isso, é importante que seja continuada em casa. Aproveite e convide: “Que tal organizar um local para expor as produções, de forma que seu bebê as identifique como suas?”

Adaptações necessárias
Convide os familiares a colocar a foto do bebê num local que seja de fácil acesso, que poderão usar em várias situações para colocar as produções e favorecer a associação do bebê, no sentido de que possa reconhecer que se trata de algo seu. Pode ser uma parede, um varal, uma caixa, uma pasta, dentre outras ideias, que serão escolhidas a partir da realidade de cada família. Peça que registrem esse momento e oriente que acompanhem o bebê durante toda a proposta para garantir sua segurança.

Sugira às famílias
Convide a preparar o local junto com o bebê, conversando com ele, mostrando sua foto, repetindo seu nome e favorecendo, assim, a associação das ideias quando tiverem uma produção para guardar ou expor. Oriente que, sempre que se referirem ao local, usem o nome e associem a foto ao bebê. Se o bebê já andar, pode ser convidado a levar a atividade ao local, podendo ser orientado verbalmente, se necessário. Se for um bebê menor, o familiar poderá ajudá-lo no deslocamento levando-o no colo, sempre nomeando as ações para favorecer a organização do pensamento. Nesse momento, para animar, podem brincar de “cadê/achou” com a atividade, fazendo menção à produção e ao autor. São momentos de brincadeira, interação e aprendizado que ficarão registrados na memória afetiva!

Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias a compartilhar com você um registro do cantinho que prepararam em casa, relatando como foi essa vivência. Reúna as fotos e os relatos no álbum digital da turma. Socialize os registros com todas as famílias pela plataforma que sua rede esteja utilizando para se comunicar no momento. Assim, mais famílias se sentirão estimuladas a realizar a atividade. Quando retornarem, compartilhe o álbum com toda comunidade, o que fortalece a parceria família-escola e favorece a readaptação ao ambiente escolar quando o isolamento social terminar.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca e Vera Regina Corrêa de Mello


Código: EDI1_19UND03

(EI01TS02) Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.

(EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.

(EI01EO06) Interagir com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas