Organize um painel de fotos para que as crianças possam reconhecer suas famílias e as dos colegas.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Vera Regina Corrêa de Mello
Mentor: Adriana Vidaletti
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: O eu, o nós e o outro; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação.
Objetivos e códigos da Base
Centrais:
(EI01EO06) Interagir com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social.
(EI01EF01) Reconhecer quando é chamado por seu nome e reconhecer os nomes de pessoas com quem convive.
Transversal:
(EI01EF06) Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.
Abordagem didática:
O tema da identidade na educação infantil pode ter sua gênese no trabalho com os bebês: da descoberta e conhecimento de si ao reconhecimento de suas características e potencialidades. As propostas que envolvem o nome próprio são fundamentais para nesse processo, tais como a chamada, as músicas de roda que envolvem os nomes, a identificação do local para colocar os pertences por meio da foto e nomes dos bebês.
Imersos em um novo ambiente, eles vão aprendendo a se reconhecer, a conhecer os amigos e as pessoas que o cercam, por meio dos nomes que identificam e legitimam cada um, com direitos, necessidades e vontades próprias.
Assim, as propostas com o nome próprio configuram ações de cidadania e respeito à singularidade de cada bebê.
Código: EDI1_19UND02
(EI01EF01) Reconhecer quando é chamado por seu nome e reconhecer os nomes de pessoas com quem convive.
(EI01EF06) Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.
(EI01EO06) Interagir com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 04
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes