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Plano de aula > Matemática > 9º ano > Números

Plano de aula - Jogo da reta numerada e números irracionais

Plano de aula de matemática com atividades para 9 do Fundamental sobre representar na reta numerada os números irracionais.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Bernadete Estradioto

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: alguma rede social: Whatsapp, Facebook etc.
- Optativas: calculadora.

Atividade principal
A primeira pergunta da aula deve ser algo como:
- Vamos jogar hoje?

Explique que esse contato é para um fazer um jogo que visa fixar a ideia de números irracionais maiores ou menores que alguns números inteiros e racionais.

Se quiser, pode montar equipes com divisões, como: que comecem pela mesma letra, que gostem da mesma comida etc. Lembre-se que a tradicional guerra dos sexos, meninos contra meninas, não são recomendadas. 

Explique as regras da atividade:
- Pode usar calculadora;
- O professor deve dizer um número irracional do tipo 24 (pode ser negativo também) e perguntar entre quais números inteiros consecutivos ele se localiza;
- A cada acerto compute 1ponto. Ao completar 10 pontos mude a dificuldade;
- O professor deve dizer um número irracional com uma representação infinita qualquer (pode ser negativo também) e um racional (pode ser na forma de fração, decimal finito ou dízima, ou até negativo) e perguntar qual é o maior, ou qual estaria mais à direita (ou à esquerda) do outro;
- A cada acerto compute 1 ponto. Ao completar 10 pontos mude a dificuldade;
- Na última fase, o professor deve dizer um número irracional do tipo 24 (pode ser negativo também) e perguntar entre quais dois números racionais ele se localiza, considerando uma aproximação até a segunda casa decimal;
- Ao completar 10 pontos encerre o jogo.

Encerramento
Conclua explicando sobre a representação dos números nas diversas formas: inteiras, fracionárias, com raízes, com representações decimais finitas ou infinitas, periódicas (racionais) e não-periódicas (irracionais).

Convite às famílias
Peça para os alunos desafiarem os familiares a pesquisarem conjuntamente sobre a possibilidade de existirem números irracionais que não são raízes de nenhum outro e depois compartilharem com a turma na rede social.

Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes


Código: MAT9_01NUM04

(EF09MA01) Reconhecer que, uma vez fixada uma unidade de comprimento, existem segmentos de reta cujo comprimento não é expresso por número racional (como as medidas de diagonais de um polígono e alturas de um triângulo, quando se toma a medida de cada lado como unidade).

(EF09MA02) Reconhecer um número irracional como um número real cuja representação decimal é infinita e não periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta numérica.


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