13356
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Luz e sombras: Brincadeiras com lençol

Use tecidos para projetar sombras e permitir que as crianças brinquem com formas de diferentes objetos.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Rozemar Messias Candido dos Santos

Apresente a proposta
Grave um pequeno vídeo brincando com as sombras projetadas na parede, usando as mãos. Para ficar mais animado, cante uma música que seja do repertório do seu grupo. Verifique se tem fotos com momentos parecidos com o grupo na escola e envie junto, o que será ainda mais significativo e atrativo. Finalize com um convite: “Que tal continuar se divertindo em casa com a família e descobrir outras possibilidades de brincar com as sombras?” Envie o vídeo por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias.

Adaptações necessárias
Convide as famílias a realizar as sombras numa parede de casa. Podem usar a iluminação natural durante o dia, a luz de lâmpadas, abajures ou mesmo a lanterna do celular à noite. Para criar silhuetas diferentes, além das mãos, é interessante movimentar também, por exemplo, folhas de plantas (higienizadas e sob supervisão do adulto para garantir a segurança), brinquedos diversos ou outros elementos que houver em casa.

Sugira às famílias
Convide os familiares a permanecer com o bebê, explorando junto com ele as diferentes formas de luz e movimentos na parede, inventando formas e usando a imaginação para nomear situações e reações. Sugira que cantem e contem histórias, dentre outras possibilidades. Oriente também que brinquem tanto com a luz natural como com a luz elétrica, para que possam perceber as diferenças das sombras projetadas. Proponha situações divertidas ao nomear bichos e cantar com as sombras que dançam na parede. Serão momentos leves para unir o grupo familiar e construir memórias afetivas.

Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias a registrar em foto a sombra preferida do bebê e relatar como vivenciaram esse momento em família para compartilhar com você. Reúna as fotos com os relatos num álbum digital da turma: “Nossas descobertas com luz e sombras”. Conforme receber os registros, compartilhe-os com todas as famílias utilizando o Apresentações Google (disponível aqui) ou outra plataforma de comunicação oferecida por sua rede. Ao compartilhá-los, a tendência é que mais famílias se sintam estimuladas a realizar a atividade. Isso também fortalece a conexão família-escola com o senso de pertencimento, que favorece a reinserção no ambiente escolar quando o isolamento social terminar.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca e Vládia Pires


Código: EDI1_14UND03

(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.

(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.

(EI01ET06) Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores etc.).

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas