Monte um varal com folhas do papel transparente e permita que as crianças explorem esse recurso.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Rozemar Messias Candido dos Santos
Mentor: Keli Patricia Luca
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: O eu, o nós e o outro; Corpo, gestos e movimentos; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivos e códigos da Base
Centrais: (EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
(EI01ET04) Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.
Transversal: (EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.
Abordagem didática: Elemento de grande impacto emotivo para as crianças, que gera surpresa, mistério, encanto e diversão. As crianças, em frente à ‘luz e sombra’, realizam diversos gestos em busca do desejo de tocar, capturar e transformar tais fenômenos. A sombra é uma oportunidade para se conhecer através de sua imagem projetada, que por vezes é privada de informações figurativas. Também é uma forma de conhecer o outro de maneiras diversas – sombra maior, menor, desfocada, inclinada, entre outras perspectivas.
Código: EDI1_14UND02
(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.
(EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
(EI01ET04) Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes