13355
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Brincadeiras com celofane

Monte um varal com folhas do papel transparente e permita que as crianças explorem esse recurso.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Rozemar Messias Candido dos Santos

Apresente a proposta
Grave um breve vídeo demonstrando como conseguir uma projeção de luz natural a partir do vidro na janela de casa, com a luz do sol. Pode usar um pedaço de celofane colorido, como no plano, ou obter reflexos com papel alumínio de cozinha, por exemplo. Cante uma música relacionada a essa atividade, fazendo referência aos seus momentos quando criança, quando brincava com luz e sombras no quintal de casa. Encerre com um convite: “Que tal descobrirem juntos uma brincadeira divertida assim, com luz e sombras, aí na sua casa?” Envie-o por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias.


Adaptações necessárias
Convide os familiares a fazer a atividade como no vídeo, mas de acordo com a disponibilidade de cada local: em ambiente interno, sob a luz que entra pela janela; se houver quintal, o varal poderá ser feito como no plano, pendurando os celofanes ou outro material que reflita luz colorida. Outra opção é a cabana com o papel alumínio refletindo a luz solar, dentre outras ideias. É importante que usem os materiais que têm disponíveis no momento, em casa, já que não é recomendado sair para compras.

Sugira às famílias
Convide os familiares a apresentar a atividade de forma animada, chamando atenção do bebê para os efeitos que os elementos produzem. Oriente que permitam a livre exploração, que conversem com o bebê e validem suas iniciativas. Se for ele for muito pequeno, oriente que o levem no colo. Proponha que seja um momento leve. Com as luzes coloridas, brincadeiras como a de esconder/achar podem ser bem divertidas.

Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias a enviar, pela plataforma que sua rede disponibiliza ou pelo WhatsApp, o registro da brincadeira que fizeram com a projeção de luz natural colorida. Compartilhe com as outras famílias, pois, por meio dessas trocas, uma poderá se inspirar na prática da outra para se divertir ainda mais em casa. No retorno à escola, organize-se para que os bebê possam reviver esses momentos significativos que tiveram em casa. Assim, as experiências vividas em casa terão conexão com as escolares e darão suporte ao retorno.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca e Vládia Pires


Código: EDI1_14UND02

(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.

(EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.

(EI01ET04) Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas