13354
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Luz e sombra: brincadeiras com lanterna

Organize o ambiente para que as crianças possam explorar os usos de uma lanterna.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Rozemar Messias Candido dos Santos

Apresente a proposta
Envie algumas fotos de crianças brincando com lanternas. Verifique com a equipe se alguém tem registros desses momentos na escola para que você compartilhá-los também, o que será ainda mais significativo. Explique que brincar com luz e sombra gera surpresa, mistério e encanto, e envolve o conhecimento sobre o corpo do bebê e dos outros envolvidos. De forma animada, aproveite para convidar: “Que tal fazer uma cabana e descobrir, de maneira divertida, com a luz da lanterna, o que tem dentro dela?” Envie por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias.

Adaptações necessárias
Convide a família a adaptar uma cabana debaixo de uma mesa coberta por tecido ou como na foto do plano, cobrindo duas cadeiras. Oriente que, na ausência de lanterna, usem a do celular. Proponha que usem brinquedos, livros ou outros objetos que há em casa para exploração na cabana.

Sugira às famílias
Convide os responsáveis a organizar o espaço junto com o bebê. Oriente que, para fazer a exploração, diminuam a luz do local, de modo que a lanterna possa iluminar bem e as sombras se tornem visíveis, despertando, assim, o interesse do bebê. É importante recomendar que ele possa manifestar sua curiosidade e seus desejos, fazendo as descobertas por si mesmo, sempre acompanhado pelo familiar. Para tornar o momento mais divertido, proponha que façam diferentes sombras sob a luz, cantem ou contem histórias de suas infâncias. Esses momentos juntos em casa evocam memórias compartilhadas e unem ainda mais a família.

Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias a registrar esse momento de descobertas envolvendo luz e sombra e a encaminhar uma foto ou vídeo enquanto fazem essas divertidas brincadeiras. Compartilhe esses registros pela plataforma que sua rede esteja utilizando. Ao descobrir outras formas de continuar brincando em casa, mais famílias se inspiram a fazer a atividade e a trocar experiências. Depois, quando esse período terminar, você poderá propor ao grupo uma atividade similar, incluindo essas formas de brincar também na escola. Assim, o fazer em casa terá conexão com o fazer na escola, estabelecendo de forma concreta a parceria família-escola, o que apoia o retorno ao convívio escolar.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca e Vládia Pires


Código: EDI1_14UND01

(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.

(EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.

(EI01ET04) Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas