13348
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Dança do barulho

Os bebês vão interagir com diversos materiais e produzir sons com eles e com o próprio corpo.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Tamira Paula Torres Martins

Dança do barulho

Apresente a proposta

Grave um vídeo, se possível, mostrando como fazer essa proposta em casa de forma simples e divertida, favorecendo a interação da família e dando continuidade às pesquisas corporais que o bebê fazia na escola. Se tiver em casa, compartilhe momentos na escola dançando e explorando diversos materiais sonoros através de fotos ou pequenos vídeos. Assim, aproveite e convide a família para que façam em casa uma “dança do barulho”. Envie o vídeo por Whatsapp ou outra plataforma que estejam utilizando em sua rede. Nesse momento de privação, tanto social quanto de contato com a natureza, é interessante e importante oportunizar alternativas. Explique que, ao dançar e se movimentar, é possível conhecer mais sobre o próprio potencial, bem como limitações nesse sentido.

Adaptações necessárias

Para realizar a “Dança do barulho”, oriente que utilizem objetos que possibilitem variados sons, como: panelas, colheres de pau, potes, garrafas plásticas, latas, dentre outros que tenham em casa. Enfatize que tudo esteja bem higienizado e sem riscos para o bebê.

Sugira às famílias

Antes de iniciar a dança, sugira que o familiar coloque os objetos sonoros dentro de uma caixa e instigue a curiosidade do bebê, para que descubra o que tem dentro, balançando para que faça barulho. Durante esse momento de descoberta, oriente que interaja com o bebê, descobrindo, juntos, como produzir sons ao explorar objetos a partir do próprio interesse. Ao colocar a música, é importante que tenham liberdade para dançar e interagir com os objetos, produzindo sons com eles e com o próprio corpo. Esses serão momentos de convivência e descobertas, certamente.

Para compartilhar com o grupo

Convide as famílias para fazerem a dança do barulho e, se possível, registrar em um pequeno vídeo ou fotos, comentando a respeito de como foi essa vivência. Compartilhe os registros com as demais famílias na plataforma que sua rede estiver utilizando ou via Whatsapp, para estimular a participação de mais famílias. Esse material poderá inspirar suas práticas quando retornarem às atividades presenciais, trazendo outras formas de explorar objetos sonoros e dançar com os bebês, a partir das vivências que tiveram em casa. Além disso, esse material poderá compor uma exposição na recepção dos bebês, facilitando a readaptação através das memórias afetivas evocadas por essas experiências prazerosas e divertidas.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca


Código: EDI1_09UND03

(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.

(EI01TS01) Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.

(EI01TS03) Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas