Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Trabalhando com tiras de fração
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Trabalhando com Frações Unitárias
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Thaís Schulz
Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.
Objetivos específicos
Relacionar e comparar diferentes frações, utilizando como material auxiliar as tiras de fração.
Conceito-chave
Representação gráfica de frações e comparação de frações.
Recursos necessários
- Tiras de frações (um conjunto de tiras para cada aluno ou para cada dupla).
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Cadernos dos alunos para registro.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Relacionar e comparar diferentes frações, utilizando como material auxiliar as tiras de fração.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Título:
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Título:
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Projete o slide para a turma, entregue uma cópia, leia ou escreva no quadro. Converse com os alunos sobre o que já aprenderam sobre frações. Peça que identifiquem as frações representadas nos retângulos. Destaque que a fração da torta cortada pode ser representada como um quarto ou dois oitavos, e fração dos pirulitos pode ser representada como quatro oitavos, dois quartos ou um meio. Represente numericamente para que os alunos associem a representação gráfica à numérica.
Professor, lembre-se que as frações devem ser lidas da forma “um quarto”, “um sexto”, e nunca “um sobre quatro”, “um sobre seis”, porque os alunos precisam perceber a fração como um único número, não como um número sobre outro.
Propósito: Retomar com os alunos questões vistas em aulas anteriores que serão importantes para esta aula.
Discuta com a turma:
- O que vocês lembram sobre frações?
- Como representamos as frações com números?
- Como sei quando uma fração é maior ou menor do que um inteiro?
Solução:
- Que fração representa o pedaço que já foi cortado da torta? 1 quarto.
- Quanto cada ovo representa do todo? 1 sexto.
- Que fração os pirulitos laranja representam do total? 4 oitavos ou 1 meio.
Atividade Principal
Título:
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Professor, distribua as tiras de frações para os alunos (um grupo de tiras para cada aluno ou para cada dupla). Projete ou escreva no quadro o slide. Peça que os alunos investiguem sobre as relações entre as tiras e façam anotações em seu caderno ou em uma tabela. Instigue-os e faça perguntas. Talvez, alguns alunos, nesta fase, já percebam a relação com as frações das aulas anteriores e já arrisquem dizer qual parte representa o meio, o terço, o quarto… Questione sempre qual o inteiro o qual o aluno se refere, se ele não deixar claro. Depois que os alunos relacionarem os pedaços, discuta com a turma. Observe como os alunos estão respondendo, quais suas ideias e anote para que seja discutido durante a Discussão das Soluções.
Propósito: Que os alunos comparem as partes, percebendo quais frações são maiores, menores e fazendo relações entre os tamanhos das frações.
Discuta com a turma:
- Qual cor tem o pedaço maior? E o pedaço menor?
- Quantas partes azuis precisamos para formar uma amarela?
- Consigo formar uma parte verde usando partes azuis? Porque?
Soluções possíveis:
- A branca.
- Duas.
- Não, porque não são múltiplos um do outro. (aceitar outras respostas coerentes dos alunos)
Material complementar
Resolução da Atividade Principal
Materiais complementares para o professor
- Leia mais sobre o ensino de frações em:
Capítulos 16 a 18 do livro Matemática no Ensino Fundamental, de John A. Van de Walle, Editora Artmed, 2009;
Livro Saber Matemática: 4º ano, de Kátia Stocco Smole, Maria Ignez Diniz e Vlademir Marim, Editora FTD, 2013;
Fascículo IV de Educação Matemática - FRAÇÕES E NÚMEROS FRACIONÁRIOS, de Nilza Eigenheer Bertoni, aqui.
- Sugestões de atividades: Jogo “O enigma das frações”; Quiz TVESCOLA - Fração, Jogo “Papa Todas de frações”.
Atividade Principal
Título:
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Depois que os alunos exploraram as tiras e as relações entre elas, peça que os alunos conversem quanto representa cada parte das tiras e anote a fração correspondente na parte. Por exemplo, na tira amarela, que está dividida em duas partes, cada parte é uma de duas, é metade da tira inteira, e podemos escrevê-la como ½ . Peça que escrevam as frações correspondentes em todas as partes. Para os alunos que ainda tem dificuldades, você pode questionar: “Qual é a fração maior?”, “E a fração menor?”, e fazer comparações usando as tiras. Você pode propor outros questionamentos para a turma, além dos que constam nos slides, nos quais eles precisem comparar as frações. Observe como os alunos estão respondendo, quais suas ideias e anote para que seja discutido durante a Discussão das Soluções.
Propósito: Que os alunos comparem os pedaços das tiras, e, consequentemente, as frações.
Discuta com a turma:
- Quais frações de uma cor são possíveis de representar com outras cores? (Os amarelos com os azuis, os amarelos com os laranjas, os amarelos com os marrons, os verdes com os laranjas.)
- Consigo formar uma parte amarela com partes azuis? (Sim, preciso de duas partes azuis para representar uma amarela.)
- Consigo formar uma parte amarela com partes laranja? (Sim, preciso de três partes laranja para representar uma amarela.)
- Consigo formar uma parte azul com partes laranja? E duas partes azuis? (Não consigo formar uma parte azul com partes laranja, mas com três partes laranja represento duas partes azuis.)
Atividade Principal
Título:
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Depois que os alunos exploraram as tiras e as relações entre elas, peça que os alunos conversem quanto representa cada parte das tiras e anote a fração correspondente na parte. Por exemplo, na tira amarela, que está dividida em duas partes, cada parte é uma de duas, é metade da tira inteira, e podemos escrevê-la como ½ . Peça que escrevam as frações correspondentes em todas as partes. Para os alunos que ainda tem dificuldades, você pode questionar: “Qual é a fração maior?” “E a fração menor?”, e fazer comparações usando as tiras. Você pode propor outros questionamentos para a turma, além dos que constam nos slides, nos quais eles precisem comparar as frações. Observe como os alunos estão respondendo, quais suas ideias e anote para que seja discutido durante a Discussão das Soluções.
Propósito: Que os alunos representem numericamente quanto representa cada pedaço do todo da tira.
Discuta com a turma:
- Um meio equivale a quantos oitavos? (Um meio equivale a quatro oitavos.)
- Consigo formar um meio utilizando sextos? Quantos eu preciso? (Preciso de três sextos para formar um meio.)
- Consigo formar um terço utilizando sextos? Como? (Preciso de dois terços para formar um terço.)
- Você consegue perceber outras comparações possíveis entre as frações de cores diferentes? (Dois oitavos equivalem a um quarto, quatro oitavos equivalem a um meio etc.)
Discussão das Soluções
Título:
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientação: Converse com os alunos sobre os questionamentos dos slides e suas respostas. Mostre os slides para os alunos e permita que comparem suas respostas. Projete, entregue uma cópia do slide ou copie no quadro. Os slides mostram apenas uma forma de resolver, por isso, a fase prévia de discussão com a turma sobre suas estratégias é muito importante.
Propósito: Oportunizar que os alunos socializem suas respostas e conversem sobre as maneiras que chegaram a elas.
Discuta com a turma:
- De que forma chegaram a resposta?
- Você e seu colega chegaram a mesma resposta?
- Como cada um pensou?
- E a turma?
- Alguém chegou a alguma resposta diferente, pode explicar como o fez?
- Alguém quer vir demonstrar o que encontrou?
Discussão das Soluções
Título:
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientação: Converse com os alunos sobre os questionamentos dos slides e suas respostas. Mostre os slides para os alunos e permita que comparem suas respostas. Projete, entregue uma cópia do slide ou copie no quadro. Os slides mostram apenas uma forma de resolver, por isso, a fase prévia de discussão com a turma sobre suas estratégias é muito importante.
Na pergunta sobre formar uma parte amarela com partes rosa, pergunte se algum aluno tem alguma sugestão de como poderíamos formar uma parte amarela com as partes rosa. Uma sugestão é dividindo as partes rosa na metade. Assim, teríamos 10 partes rosa e utilizaríamos 5 delas para formar uma amarela.
Propósito: Oportunizar que os alunos socializem suas respostas e conversem sobre as maneiras que chegaram a elas.
Discuta com a turma:
- De que forma chegaram a resposta?
- Você e seu colega chegaram a mesma resposta?
- Como cada um pensou?
- E a turma?
- Alguém chegou a alguma resposta diferente, pode explicar como o fez?
- Alguém quer vir demonstrar o que encontrou?
Discussão das Soluções
Título:
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientação: Converse com os alunos sobre os questionamentos dos slides e suas respostas. Mostre os slides para os alunos e permita que comparem suas respostas. Projete, entregue uma cópia do slide ou copie no quadro. Os slides mostram apenas uma forma de resolver, por isso, a fase prévia de discussão com a turma sobre suas estratégias é muito importante.
Propósito: Oportunizar que os alunos socializem suas respostas e conversem sobre as maneiras que chegaram a elas.
Discuta com a turma:
- De que forma chegaram a resposta?
- Você e seu colega chegaram a mesma resposta?
- Como cada um pensou?
- E a turma?
- Alguém chegou a alguma resposta diferente, pode explicar como o fez?
- Alguém quer vir demonstrar o que encontrou?
Discussão das Soluções
Título:
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientação: Converse com os alunos sobre os questionamentos dos slides e suas respostas. Mostre os slides para os alunos e permita que comparem suas respostas. Projete, entregue uma cópia do slide ou copie no quadro. Os slides mostram apenas uma forma de resolver, por isso, a fase prévia de discussão com a turma sobre suas estratégias é muito importante.
Propósito: Oportunizar que os alunos socializem suas respostas e conversem sobre as maneiras que chegaram a elas.
Discuta com a turma:
- De que forma chegaram a resposta?
- Você e seu colega chegaram a mesma resposta?
- Como cada um pensou?
- E a turma?
- Alguém chegou a alguma resposta diferente, pode explicar como o fez?
- Alguém quer vir demonstrar o que encontrou?
Encerramento
Título:
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Projete o slide para a turma, entregue uma cópia para cada aluno ou escreva no quadro. Você pode questionar os alunos antes de mostrar o slide, sobre o que viram na aula, com o que trabalharam, e depois mostrar o slide.
Propósito: Este slide objetiva resumir com os alunos o que foi visto na aula.
Discuta com a turma:
- O que aprendemos nessa aula?
- Quais novas palavras foram apresentadas hoje? Descreva cada palavra dessas com as suas palavras.
- Como você e seu grupo abordaram o problema de hoje? A abordagem foi bem sucedida?
- O que se manteve como você pensava?
- O que mudou?
- O que mais vocês puderam concluir na aula de hoje?
Raio X
Título:
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Entregue uma cópia da atividade, projete ou escreva no quadro. Circule pelo ambiente para verificar como os alunos estão realizando a atividade. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Essa atividade objetiva verificar se o aprendizado do aluno ocorreu com sucesso.
Discuta com a turma:
- De que maneira chegaram às respostas?
- Quais foram seus pontos fortes e fracos nessa aula?
- Qual é o seu plano para melhorar onde teve mais dificuldade?
Materiais complementares
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_11NUM_04
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: tiras de papel com modelo impresso (coloridas ou para colorir)
- Opcionais: Google Meet, Google Apresentações, Google Formulários.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal
Retomada
O professor pode realizar de maneira síncrona, via Google Meet, um bate-papo sobre as frações e usar os slides presentes nesta etapa com o Google Apresentações enquanto faz questões e instiga a turma a relembrar o que já foi estudado. Caso não tenham acesso síncrono, as situações podem ser apresentadas usando o Google Formulários para um levantamento inicial dos conhecimentos prévios da turma, o que pode ser feito por meio de atividade impressa, desde que inseridas as questões presentes nas orientações ao professor.
Atividade principal
Enviar um modelo das tiras de frações para que os alunos possam construí-las e compará-las ao longo da atividade. Os registros podem ser feitos por fotografia e enviados via Google Formulários, ou em registro escrito em papel.
Discussão das soluções
É possível discutir as soluções via Google Meet com a turma toda. Caso não seja possível, o professor pode colocar as diferentes configurações das tiras em papel e pedir que os alunos respondam às questões propostas. Lembrar de inserir as questões presentes nas orientações ao professor desta etapa.
Sistematização
Não há.
Encerramento
Ver a próxima etapa (Raio X).
Raio X
Apresentar a atividade usando o Google Formulários ou impressa, incluindo as questões das orientações ao professor, inclusive da etapa anterior (Encerramento).
Convite às famílias
Convidar a família a criar com os alunos tiras contemplando outras frações que não apareceram na atividade (um dezesseis-avos, um décimo, etc).
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Thaís Schulz
Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.
Objetivos específicos
Relacionar e comparar diferentes frações, utilizando como material auxiliar as tiras de fração.
Conceito-chave
Representação gráfica de frações e comparação de frações.
Recursos necessários
- Tiras de frações (um conjunto de tiras para cada aluno ou para cada dupla).
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Cadernos dos alunos para registro.