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Plano de aula - Trabalhando com tiras de fração

Plano de aula de matemática com atividades para 4 do Fundamental sobre relacionar e comparar diferentes frações, utilizando como material auxiliar as tiras de fração.

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thaís Schulz,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Thaís Schulz

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

(EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.

Objetivos específicos

Relacionar e comparar diferentes frações, utilizando como material auxiliar as tiras de fração.

Conceito-chave

Representação gráfica de frações e comparação de frações.

Recursos necessários

  • Tiras de frações (um conjunto de tiras para cada aluno ou para cada dupla).
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Cadernos dos alunos para registro.




Título:

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Título:

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Projete o slide para a turma, entregue uma cópia, leia ou escreva no quadro. Converse com os alunos sobre o que já aprenderam sobre frações. Peça que identifiquem as frações representadas nos retângulos. Destaque que a fração da torta cortada pode ser representada como um quarto ou dois oitavos, e fração dos pirulitos pode ser representada como quatro oitavos, dois quartos ou um meio. Represente numericamente para que os alunos associem a representação gráfica à numérica.

Professor, lembre-se que as frações devem ser lidas da forma “um quarto”, “um sexto”, e nunca “um sobre quatro”, “um sobre seis”, porque os alunos precisam perceber a fração como um único número, não como um número sobre outro.

Propósito: Retomar com os alunos questões vistas em aulas anteriores que serão importantes para esta aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês lembram sobre frações?
  • Como representamos as frações com números?
  • Como sei quando uma fração é maior ou menor do que um inteiro?

Solução:

  • Que fração representa o pedaço que já foi cortado da torta? 1 quarto.
  • Quanto cada ovo representa do todo? 1 sexto.
  • Que fração os pirulitos laranja representam do total? 4 oitavos ou 1 meio.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Título:

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Professor, distribua as tiras de frações para os alunos (um grupo de tiras para cada aluno ou para cada dupla). Projete ou escreva no quadro o slide. Peça que os alunos investiguem sobre as relações entre as tiras e façam anotações em seu caderno ou em uma tabela. Instigue-os e faça perguntas. Talvez, alguns alunos, nesta fase, já percebam a relação com as frações das aulas anteriores e já arrisquem dizer qual parte representa o meio, o terço, o quarto… Questione sempre qual o inteiro o qual o aluno se refere, se ele não deixar claro. Depois que os alunos relacionarem os pedaços, discuta com a turma. Observe como os alunos estão respondendo, quais suas ideias e anote para que seja discutido durante a Discussão das Soluções.

Propósito: Que os alunos comparem as partes, percebendo quais frações são maiores, menores e fazendo relações entre os tamanhos das frações.

Discuta com a turma:

  • Qual cor tem o pedaço maior? E o pedaço menor?
  • Quantas partes azuis precisamos para formar uma amarela?
  • Consigo formar uma parte verde usando partes azuis? Porque?

Soluções possíveis:

  • A branca.
  • Duas.
  • Não, porque não são múltiplos um do outro. (aceitar outras respostas coerentes dos alunos)

Material complementar

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Texto de apoio

Materiais complementares para o professor

  • Leia mais sobre o ensino de frações em:

Capítulos 16 a 18 do livro Matemática no Ensino Fundamental, de John A. Van de Walle, Editora Artmed, 2009;

Livro Saber Matemática: 4º ano, de Kátia Stocco Smole, Maria Ignez Diniz e Vlademir Marim, Editora FTD, 2013;

Fascículo IV de Educação Matemática - FRAÇÕES E NÚMEROS FRACIONÁRIOS, de Nilza Eigenheer Bertoni, aqui.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Título:

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Depois que os alunos exploraram as tiras e as relações entre elas, peça que os alunos conversem quanto representa cada parte das tiras e anote a fração correspondente na parte. Por exemplo, na tira amarela, que está dividida em duas partes, cada parte é uma de duas, é metade da tira inteira, e podemos escrevê-la como ½ . Peça que escrevam as frações correspondentes em todas as partes. Para os alunos que ainda tem dificuldades, você pode questionar: “Qual é a fração maior?”, “E a fração menor?”, e fazer comparações usando as tiras. Você pode propor outros questionamentos para a turma, além dos que constam nos slides, nos quais eles precisem comparar as frações. Observe como os alunos estão respondendo, quais suas ideias e anote para que seja discutido durante a Discussão das Soluções.

Propósito: Que os alunos comparem os pedaços das tiras, e, consequentemente, as frações.

Discuta com a turma:

  • Quais frações de uma cor são possíveis de representar com outras cores? (Os amarelos com os azuis, os amarelos com os laranjas, os amarelos com os marrons, os verdes com os laranjas.)
  • Consigo formar uma parte amarela com partes azuis? (Sim, preciso de duas partes azuis para representar uma amarela.)
  • Consigo formar uma parte amarela com partes laranja? (Sim, preciso de três partes laranja para representar uma amarela.)
  • Consigo formar uma parte azul com partes laranja? E duas partes azuis? (Não consigo formar uma parte azul com partes laranja, mas com três partes laranja represento duas partes azuis.)

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Título:

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Depois que os alunos exploraram as tiras e as relações entre elas, peça que os alunos conversem quanto representa cada parte das tiras e anote a fração correspondente na parte. Por exemplo, na tira amarela, que está dividida em duas partes, cada parte é uma de duas, é metade da tira inteira, e podemos escrevê-la como ½ . Peça que escrevam as frações correspondentes em todas as partes. Para os alunos que ainda tem dificuldades, você pode questionar: “Qual é a fração maior?” “E a fração menor?”, e fazer comparações usando as tiras. Você pode propor outros questionamentos para a turma, além dos que constam nos slides, nos quais eles precisem comparar as frações. Observe como os alunos estão respondendo, quais suas ideias e anote para que seja discutido durante a Discussão das Soluções.

Propósito: Que os alunos representem numericamente quanto representa cada pedaço do todo da tira.

Discuta com a turma:

  • Um meio equivale a quantos oitavos? (Um meio equivale a quatro oitavos.)
  • Consigo formar um meio utilizando sextos? Quantos eu preciso? (Preciso de três sextos para formar um meio.)
  • Consigo formar um terço utilizando sextos? Como? (Preciso de dois terços para formar um terço.)
  • Você consegue perceber outras comparações possíveis entre as frações de cores diferentes? (Dois oitavos equivalem a um quarto, quatro oitavos equivalem a um meio etc.)

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Título:

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientação: Converse com os alunos sobre os questionamentos dos slides e suas respostas. Mostre os slides para os alunos e permita que comparem suas respostas. Projete, entregue uma cópia do slide ou copie no quadro. Os slides mostram apenas uma forma de resolver, por isso, a fase prévia de discussão com a turma sobre suas estratégias é muito importante.

Propósito: Oportunizar que os alunos socializem suas respostas e conversem sobre as maneiras que chegaram a elas.

Discuta com a turma:

  • De que forma chegaram a resposta?
  • Você e seu colega chegaram a mesma resposta?
  • Como cada um pensou?
  • E a turma?
  • Alguém chegou a alguma resposta diferente, pode explicar como o fez?
  • Alguém quer vir demonstrar o que encontrou?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Título:

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientação: Converse com os alunos sobre os questionamentos dos slides e suas respostas. Mostre os slides para os alunos e permita que comparem suas respostas. Projete, entregue uma cópia do slide ou copie no quadro. Os slides mostram apenas uma forma de resolver, por isso, a fase prévia de discussão com a turma sobre suas estratégias é muito importante.

Na pergunta sobre formar uma parte amarela com partes rosa, pergunte se algum aluno tem alguma sugestão de como poderíamos formar uma parte amarela com as partes rosa. Uma sugestão é dividindo as partes rosa na metade. Assim, teríamos 10 partes rosa e utilizaríamos 5 delas para formar uma amarela.

Propósito: Oportunizar que os alunos socializem suas respostas e conversem sobre as maneiras que chegaram a elas.

Discuta com a turma:

  • De que forma chegaram a resposta?
  • Você e seu colega chegaram a mesma resposta?
  • Como cada um pensou?
  • E a turma?
  • Alguém chegou a alguma resposta diferente, pode explicar como o fez?
  • Alguém quer vir demonstrar o que encontrou?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Título:

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientação: Converse com os alunos sobre os questionamentos dos slides e suas respostas. Mostre os slides para os alunos e permita que comparem suas respostas. Projete, entregue uma cópia do slide ou copie no quadro. Os slides mostram apenas uma forma de resolver, por isso, a fase prévia de discussão com a turma sobre suas estratégias é muito importante.

Propósito: Oportunizar que os alunos socializem suas respostas e conversem sobre as maneiras que chegaram a elas.

Discuta com a turma:

  • De que forma chegaram a resposta?
  • Você e seu colega chegaram a mesma resposta?
  • Como cada um pensou?
  • E a turma?
  • Alguém chegou a alguma resposta diferente, pode explicar como o fez?
  • Alguém quer vir demonstrar o que encontrou?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Título:

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientação: Converse com os alunos sobre os questionamentos dos slides e suas respostas. Mostre os slides para os alunos e permita que comparem suas respostas. Projete, entregue uma cópia do slide ou copie no quadro. Os slides mostram apenas uma forma de resolver, por isso, a fase prévia de discussão com a turma sobre suas estratégias é muito importante.

Propósito: Oportunizar que os alunos socializem suas respostas e conversem sobre as maneiras que chegaram a elas.

Discuta com a turma:

  • De que forma chegaram a resposta?
  • Você e seu colega chegaram a mesma resposta?
  • Como cada um pensou?
  • E a turma?
  • Alguém chegou a alguma resposta diferente, pode explicar como o fez?
  • Alguém quer vir demonstrar o que encontrou?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Título:

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete o slide para a turma, entregue uma cópia para cada aluno ou escreva no quadro. Você pode questionar os alunos antes de mostrar o slide, sobre o que viram na aula, com o que trabalharam, e depois mostrar o slide.

Propósito: Este slide objetiva resumir com os alunos o que foi visto na aula.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos nessa aula?
  • Quais novas palavras foram apresentadas hoje? Descreva cada palavra dessas com as suas palavras.
  • Como você e seu grupo abordaram o problema de hoje? A abordagem foi bem sucedida?
  • O que se manteve como você pensava?
  • O que mudou?
  • O que mais vocês puderam concluir na aula de hoje?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Título:

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Entregue uma cópia da atividade, projete ou escreva no quadro. Circule pelo ambiente para verificar como os alunos estão realizando a atividade. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Essa atividade objetiva verificar se o aprendizado do aluno ocorreu com sucesso.

Discuta com a turma:

  • De que maneira chegaram às respostas?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos nessa aula?
  • Qual é o seu plano para melhorar onde teve mais dificuldade?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

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Título:

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Thaís Schulz

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

(EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.

Objetivos específicos

Relacionar e comparar diferentes frações, utilizando como material auxiliar as tiras de fração.

Conceito-chave

Representação gráfica de frações e comparação de frações.

Recursos necessários

  • Tiras de frações (um conjunto de tiras para cada aluno ou para cada dupla).
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Cadernos dos alunos para registro.



Slide Plano Aula

Título:

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Projete o slide para a turma, entregue uma cópia, leia ou escreva no quadro. Converse com os alunos sobre o que já aprenderam sobre frações. Peça que identifiquem as frações representadas nos retângulos. Destaque que a fração da torta cortada pode ser representada como um quarto ou dois oitavos, e fração dos pirulitos pode ser representada como quatro oitavos, dois quartos ou um meio. Represente numericamente para que os alunos associem a representação gráfica à numérica.

Professor, lembre-se que as frações devem ser lidas da forma “um quarto”, “um sexto”, e nunca “um sobre quatro”, “um sobre seis”, porque os alunos precisam perceber a fração como um único número, não como um número sobre outro.

Propósito: Retomar com os alunos questões vistas em aulas anteriores que serão importantes para esta aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês lembram sobre frações?
  • Como representamos as frações com números?
  • Como sei quando uma fração é maior ou menor do que um inteiro?

Solução:

  • Que fração representa o pedaço que já foi cortado da torta? 1 quarto.
  • Quanto cada ovo representa do todo? 1 sexto.
  • Que fração os pirulitos laranja representam do total? 4 oitavos ou 1 meio.
Slide Plano Aula

Título:

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Professor, distribua as tiras de frações para os alunos (um grupo de tiras para cada aluno ou para cada dupla). Projete ou escreva no quadro o slide. Peça que os alunos investiguem sobre as relações entre as tiras e façam anotações em seu caderno ou em uma tabela. Instigue-os e faça perguntas. Talvez, alguns alunos, nesta fase, já percebam a relação com as frações das aulas anteriores e já arrisquem dizer qual parte representa o meio, o terço, o quarto… Questione sempre qual o inteiro o qual o aluno se refere, se ele não deixar claro. Depois que os alunos relacionarem os pedaços, discuta com a turma. Observe como os alunos estão respondendo, quais suas ideias e anote para que seja discutido durante a Discussão das Soluções.

Propósito: Que os alunos comparem as partes, percebendo quais frações são maiores, menores e fazendo relações entre os tamanhos das frações.

Discuta com a turma:

  • Qual cor tem o pedaço maior? E o pedaço menor?
  • Quantas partes azuis precisamos para formar uma amarela?
  • Consigo formar uma parte verde usando partes azuis? Porque?

Soluções possíveis:

  • A branca.
  • Duas.
  • Não, porque não são múltiplos um do outro. (aceitar outras respostas coerentes dos alunos)

Material complementar

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Texto de apoio

Materiais complementares para o professor

  • Leia mais sobre o ensino de frações em:

Capítulos 16 a 18 do livro Matemática no Ensino Fundamental, de John A. Van de Walle, Editora Artmed, 2009;

Livro Saber Matemática: 4º ano, de Kátia Stocco Smole, Maria Ignez Diniz e Vlademir Marim, Editora FTD, 2013;

Fascículo IV de Educação Matemática - FRAÇÕES E NÚMEROS FRACIONÁRIOS, de Nilza Eigenheer Bertoni, aqui.

Slide Plano Aula

Título:

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Depois que os alunos exploraram as tiras e as relações entre elas, peça que os alunos conversem quanto representa cada parte das tiras e anote a fração correspondente na parte. Por exemplo, na tira amarela, que está dividida em duas partes, cada parte é uma de duas, é metade da tira inteira, e podemos escrevê-la como ½ . Peça que escrevam as frações correspondentes em todas as partes. Para os alunos que ainda tem dificuldades, você pode questionar: “Qual é a fração maior?”, “E a fração menor?”, e fazer comparações usando as tiras. Você pode propor outros questionamentos para a turma, além dos que constam nos slides, nos quais eles precisem comparar as frações. Observe como os alunos estão respondendo, quais suas ideias e anote para que seja discutido durante a Discussão das Soluções.

Propósito: Que os alunos comparem os pedaços das tiras, e, consequentemente, as frações.

Discuta com a turma:

  • Quais frações de uma cor são possíveis de representar com outras cores? (Os amarelos com os azuis, os amarelos com os laranjas, os amarelos com os marrons, os verdes com os laranjas.)
  • Consigo formar uma parte amarela com partes azuis? (Sim, preciso de duas partes azuis para representar uma amarela.)
  • Consigo formar uma parte amarela com partes laranja? (Sim, preciso de três partes laranja para representar uma amarela.)
  • Consigo formar uma parte azul com partes laranja? E duas partes azuis? (Não consigo formar uma parte azul com partes laranja, mas com três partes laranja represento duas partes azuis.)
Slide Plano Aula

Título:

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Depois que os alunos exploraram as tiras e as relações entre elas, peça que os alunos conversem quanto representa cada parte das tiras e anote a fração correspondente na parte. Por exemplo, na tira amarela, que está dividida em duas partes, cada parte é uma de duas, é metade da tira inteira, e podemos escrevê-la como ½ . Peça que escrevam as frações correspondentes em todas as partes. Para os alunos que ainda tem dificuldades, você pode questionar: “Qual é a fração maior?” “E a fração menor?”, e fazer comparações usando as tiras. Você pode propor outros questionamentos para a turma, além dos que constam nos slides, nos quais eles precisem comparar as frações. Observe como os alunos estão respondendo, quais suas ideias e anote para que seja discutido durante a Discussão das Soluções.

Propósito: Que os alunos representem numericamente quanto representa cada pedaço do todo da tira.

Discuta com a turma:

  • Um meio equivale a quantos oitavos? (Um meio equivale a quatro oitavos.)
  • Consigo formar um meio utilizando sextos? Quantos eu preciso? (Preciso de três sextos para formar um meio.)
  • Consigo formar um terço utilizando sextos? Como? (Preciso de dois terços para formar um terço.)
  • Você consegue perceber outras comparações possíveis entre as frações de cores diferentes? (Dois oitavos equivalem a um quarto, quatro oitavos equivalem a um meio etc.)

Slide Plano Aula

Título:

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientação: Converse com os alunos sobre os questionamentos dos slides e suas respostas. Mostre os slides para os alunos e permita que comparem suas respostas. Projete, entregue uma cópia do slide ou copie no quadro. Os slides mostram apenas uma forma de resolver, por isso, a fase prévia de discussão com a turma sobre suas estratégias é muito importante.

Propósito: Oportunizar que os alunos socializem suas respostas e conversem sobre as maneiras que chegaram a elas.

Discuta com a turma:

  • De que forma chegaram a resposta?
  • Você e seu colega chegaram a mesma resposta?
  • Como cada um pensou?
  • E a turma?
  • Alguém chegou a alguma resposta diferente, pode explicar como o fez?
  • Alguém quer vir demonstrar o que encontrou?

Slide Plano Aula

Título:

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientação: Converse com os alunos sobre os questionamentos dos slides e suas respostas. Mostre os slides para os alunos e permita que comparem suas respostas. Projete, entregue uma cópia do slide ou copie no quadro. Os slides mostram apenas uma forma de resolver, por isso, a fase prévia de discussão com a turma sobre suas estratégias é muito importante.

Na pergunta sobre formar uma parte amarela com partes rosa, pergunte se algum aluno tem alguma sugestão de como poderíamos formar uma parte amarela com as partes rosa. Uma sugestão é dividindo as partes rosa na metade. Assim, teríamos 10 partes rosa e utilizaríamos 5 delas para formar uma amarela.

Propósito: Oportunizar que os alunos socializem suas respostas e conversem sobre as maneiras que chegaram a elas.

Discuta com a turma:

  • De que forma chegaram a resposta?
  • Você e seu colega chegaram a mesma resposta?
  • Como cada um pensou?
  • E a turma?
  • Alguém chegou a alguma resposta diferente, pode explicar como o fez?
  • Alguém quer vir demonstrar o que encontrou?
Slide Plano Aula

Título:

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientação: Converse com os alunos sobre os questionamentos dos slides e suas respostas. Mostre os slides para os alunos e permita que comparem suas respostas. Projete, entregue uma cópia do slide ou copie no quadro. Os slides mostram apenas uma forma de resolver, por isso, a fase prévia de discussão com a turma sobre suas estratégias é muito importante.

Propósito: Oportunizar que os alunos socializem suas respostas e conversem sobre as maneiras que chegaram a elas.

Discuta com a turma:

  • De que forma chegaram a resposta?
  • Você e seu colega chegaram a mesma resposta?
  • Como cada um pensou?
  • E a turma?
  • Alguém chegou a alguma resposta diferente, pode explicar como o fez?
  • Alguém quer vir demonstrar o que encontrou?
Slide Plano Aula

Título:

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientação: Converse com os alunos sobre os questionamentos dos slides e suas respostas. Mostre os slides para os alunos e permita que comparem suas respostas. Projete, entregue uma cópia do slide ou copie no quadro. Os slides mostram apenas uma forma de resolver, por isso, a fase prévia de discussão com a turma sobre suas estratégias é muito importante.

Propósito: Oportunizar que os alunos socializem suas respostas e conversem sobre as maneiras que chegaram a elas.

Discuta com a turma:

  • De que forma chegaram a resposta?
  • Você e seu colega chegaram a mesma resposta?
  • Como cada um pensou?
  • E a turma?
  • Alguém chegou a alguma resposta diferente, pode explicar como o fez?
  • Alguém quer vir demonstrar o que encontrou?

Slide Plano Aula

Título:

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete o slide para a turma, entregue uma cópia para cada aluno ou escreva no quadro. Você pode questionar os alunos antes de mostrar o slide, sobre o que viram na aula, com o que trabalharam, e depois mostrar o slide.

Propósito: Este slide objetiva resumir com os alunos o que foi visto na aula.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos nessa aula?
  • Quais novas palavras foram apresentadas hoje? Descreva cada palavra dessas com as suas palavras.
  • Como você e seu grupo abordaram o problema de hoje? A abordagem foi bem sucedida?
  • O que se manteve como você pensava?
  • O que mudou?
  • O que mais vocês puderam concluir na aula de hoje?

Slide Plano Aula

Título:

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Entregue uma cópia da atividade, projete ou escreva no quadro. Circule pelo ambiente para verificar como os alunos estão realizando a atividade. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Essa atividade objetiva verificar se o aprendizado do aluno ocorreu com sucesso.

Discuta com a turma:

  • De que maneira chegaram às respostas?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos nessa aula?
  • Qual é o seu plano para melhorar onde teve mais dificuldade?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

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