13345
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Exploração com espelhos e caixas

Prenda espelhos dentro de caixas e permita que os pequenos explorem e brinquem com esses materiais.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Bárbara de mello

Apresente a proposta
Compartilhe fotos de crianças explorando espelhos dentro de caixas. Se não tiver da sua turma, procure na internet e encontrará boas referências. Em seguida, faça o convite: que tal fazerem uma caixa com espelho dentro para brincarem juntos aí em casa? Associe bolas ou brinquedos que tenham em casa para ampliar ainda mais a exploração. A ideia é dar continuidade ao que os bebês já vinham descobrindo sobre sua própria imagem na escola. Assim, gradativamente, eles vão percebendo a permanência das imagens ali refletidas, ao notar o que o espelho provoca.

Adaptações necessárias
Para a elaboração da caixa, você pode sugerir pequenos espelhos, como os de bolsa ou aqueles de brinquedo, inquebráveis, caso as famílias tenham em casa. Oriente para que fixem o objeto no fundo de uma caixa de sapatos, do tipo que abre e fecha. Se não tiverem disponível o espelho pequeno, uma alternativa é fixar a caixa com tampa ao lado de um espelho que esteja também fixado na parede. Assim, ambas as explorações poderão ocorrer concomitantemente, lado a lado. Se não tiverem várias bolas, podem fazer bolas de meias. Outra opção é usar brinquedinhos de borracha.

Sugira às famílias
Durante a brincadeira, oriente os familiares a interagirem com os bebês, pois eles tendem a ficar entretidos durante a exploração: abrir/fechar, encher/esvaziar, olhar-se no espelho, olhar os objetos ali refletidos... É muito importante dialogar, mas também permitir que escolham o que desejam pegar, experimentar e explorar. Sugira investigações divertidas, como adivinhar o que tem dentro da caixa, fazendo barulho e, depois, uma surpresa ao abrir. Pode ser um brinquedo ou uma a bola e, no final, a imagem do bebê e dos familiares ali refletidas. Proponha que continuem as investigações caso consigam fixar a caixa na parede também.

Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias a fazerem a caixa, brincarem com os bebês e, se possível, registrarem em fotos, vídeos ou da forma como conseguirem nesse momento. Selecione e compartilhe com as demais famílias na plataforma que sua rede estiver utilizando ou via WhatsApp. Ver como os bebês costumam ficar encantados com a imagem refletida no interior de caixas deve estimular a participação de mais famílias!

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca


Código: EDI1_07UND03

(EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.

(EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.

(EI01EO04) Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas