13343
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Brincadeiras no espelho

A própria imagem refletida - bem como a dos demais presentes - leva os bebês a se reonhecerem, a reconhecerem os outros e também ao ambiente.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Bárbara de mello

Apresente a proposta
Você pode compartilhar um registro em foto ou um pequeno vídeo de momentos na escola explorando o espelho com o grupo. Caso não tenha, envie uma foto sua no espelho ou um pequeno vídeo apresentando o objeto e convidando os bebês a brincar com ele. Envie pela plataforma que estão utilizando no momento em sua rede ou mesmo pelo WhatsApp. Essa proximidade é importante para despertar o senso de pertencimento, bem como aguçar o desejo de participação. Aproveite e explique como faziam essas brincadeiras com a própria imagem refletida, convidando agora a fazerem juntos, em família, para ampliar o conhecimento sobre si e os outros.

Adaptações necessárias
As brincadeiras poderão ser realizadas com o espelho que a família tiver em casa e, mesmo se não dispuser de nenhum, com as devidas adaptações. Se tiver um espelho pequeno, oriente para que seja colocado numa posição em que o bebê possa se enxergar de corpo inteiro nele. Se o formato não refletir o corpo todo, sugira que peguem o bebê no colo para que ele possa se enxergar do jeito que for possível naquele momento. Outra opção seria o adulto funcionar como um espelho para o bebê, convidando-o a imitar os movimentos envolvidos na brincadeira.

Sugira às famílias
Durante as brincadeiras no espelho, oriente os familiares a se atentarem às reações do bebê para que percebam e respeitem seus desejos, interesses e necessidades. Já diante do espelho, faça uma brincadeira atraente (pode ser uma música que costumam cantar, uma brincadeira de esconder/achar etc.). Você pode propor investigações divertidas, outras surgirão das próprias famílias nesse momento gostoso da relação com seus bebês:
- Brincar de falar o nome do bebê e do familiar, nomeando e apontando para a imagem refletida. Em seguida, vocês se olham e fazem cócegas, o que pode gerar momentos de risadas e descobertas!
- Brincar de falar o nome e sair do campo de visão do espelho, como se tivesse sumido, se escondendo, e propor um “cadê? achou!”, como forma de identificar e diferenciar o “eu” do “outro” envolvido. Os bebês amam e certamente irão pedir: “de novo”!

Para compartilhar com o grupo
Convide os familiares a compartilharem fotos desses momentos em que descobriram juntos novas formas divertidas de brincar diante do espelho. Reúna esse acervo, organize os registros e compartilhe o repertório com outras famílias, via WhatsApp ou pela plataforma da sua rede, como um valioso material para ser usado agora mesmo. Quando voltarem, certamente terão aprendido muitas formas de brincar na escola com as experiências de casa. Será bem proveitoso e benéfico retomar as brincadeiras com o uso das fotos nesse período também. Sem dúvida, poderá ser um importante apoio nessa transição.

Sugestão Enviada Por: Vládia Pires e Keli Patricia Luca


Código: EDI1_07UND01

(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.

(EI01EO02) Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.

(EI01EO06) Interagir com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas