Os pequenos irão observar e interagir com fotos para que reconheçam a si mesmos e aos colegas nas imagens.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Bruna Silva
Mentor: Adriana Vidaletti
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência: O eu, o nós e o outro; corpo, gestos e movimentos; escuta, fala, pensamento e imaginação.
Objetivos e códigos da Base
(EI01EF01) Reconhecer quando é chamado por seu nome e reconhecer os nomes de pessoas com quem convive.
(EI01EF06) Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.
(EI01EO05) Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso.
Abordagem didática: O álbum é uma proposta que reconhece a delicadeza de ser um bebê e, ao mesmo tempo, sua capacidade extraordinária de interagir e aprender com os objetos, com os professores e com seus pares. Ele registra o processo de desenvolvimento e de aprendizagem do grupo, traz aspectos individuais de cada criança ou gerais do grupo inteiro e pode ser visto e revisto com os pequenos, como uma forma de rememorar. A memória dos bebês é construída aos poucos e materiais concretos, como fotografias, desenhos ou imagens auxiliam nesse desenvolvimento.
O álbum é, ainda, fundamental para o professor registrar e observar o processo de aprendizagem, o interesse e a necessidade de cada criança. Ele ajuda a avaliar as atividades realizadas e é também, portanto, um instrumento pedagógico para o professor reorganizar propostas. Para as famílias, que podem apreciar o álbum nos momentos de entrada e saída das crianças, ou recebê-lo em casa e contribuir com algum registro (escrito, fotográfico ou desenho), ele possibilita conhecer o cotidiano pedagógico (as brincadeiras, as interações, a rotina), o trabalho docente, e em especial, o conceito de infância privilegiado na escola.
Código: EDI1_04UND02
(EI01EF01) Reconhecer quando é chamado por seu nome e reconhecer os nomes de pessoas com quem convive.
(EI01EF06) Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.
(EI01EO05) Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso.
Apoiador Técnico
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes