13340
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 8º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Igualdade de oportunidades entre os gêneros e as raças

Plano de aula de Ciências com atividades para 8ºano do Fundamental sobre

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gracieli Dall Ostro Persich

Igualdade de oportunidades entre os gêneros e as raças

8º ano

Objetivos de aprendizagem

Reconhecer a existência de preconceito e discriminação em relação às oportunidades entre os gêneros e raças, propondo formas de superação.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08CI11) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).

Professor-autor: Gracieli D. Persich
Mentor: Aline M. Geraldi
Especialista: Juliane Marques de Souza

Sobre esta aula: Esta aula é parte de uma sequência de planos sobre a temática “sexualidade”. Para maior aprofundamento, acesse os demais planos de aula desta sequência (principalmente os planos CIE8_09VE02 e CIE8_09VE06). Esta aula aborda como o preconceito gera desigualdades de oportunidades entre os gêneros e as raças, e propõe a elaboração de ações para superá-la. Para que isso seja possível, tenha clareza quanto à função social que você exerce como educador(a). É fundamental que a escola seja uma instituição que promova a aprendizagem dos conhecimentos científicos, além de criar meios de desconstruir os diversos preconceitos. Assim, a igualdade de gênero deve ser discutida no âmbito dos direitos humanos, para promover o respeito entre as pessoas.

Para aprofundar-se no assunto e ampliar o campo dos debates, sugerimos os seguintes links para acesso ao professor(a):

- sobre desigualdades de oportunidades entre homens e mulheres: https://nacoesunidas.org/onu-16-fatos-sobre-desigualdades-entre-homens-e-mulheres/

- sobre o filme “Estrelas Além do Tempo”: https://novaescola.org.br/conteudo/4779/o-que-o-filme-estrelas-alem-do-tempo-tem-a-ver-com-a-sua-aula

- sobre os efeitos do preconceito na educação escolar: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1805200309.htm

- como trabalhar preconceito racial na escola: https://novaescola.org.br/conteudo/410/educacao-nao-tem-cor

 

Sugerimos que este plano seja utilizado para promover reflexões sobre o contexto histórico, social, político e econômico da existência do Dia internacional da mulher (8 de março). Para ampliar esclarecimentos sobre a data, sugerimos a leitura do texto neste link: https://novaescola.org.br/conteudo/301/por-que-8-de-marco-e-o-dia-internacional-da-mulher

Sugestões de filmes que abordam o preconceito racial e de gênero: Estrelas Além do Tempo (2017, aborda a trajetória profissional de 3 mulheres negras cientistas na NASA, com a possibilidade de trabalhar conceitos de Física); Histórias Cruzadas (2011, uma menina norte-americana sonha em ser escritora e entrevista mulheres negras nos anos 1960); As Sufragistas (2015, sobre a luta de mulheres na Inglaterra, no início do século XX, para ter direito ao voto nas eleições); O Jogo da Imitação (2014, história do norte-americano e cientista matemático Alan Turing, que decifrou códigos durante a II Guerra Mundial, enfrentando preconceito porque era homossexual).


Código: CIE8_09V&E07

(EF08CI11) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 8º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas