Resolução da atividade - Mão na Massa
Plano de Aula
Plano de aula: Igualdade de oportunidades entre os gêneros e as raças
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sexualidade: DSTs
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula é parte de uma sequência de planos sobre a temática “sexualidade”. Para maior aprofundamento, acesse os demais planos de aula desta sequência (principalmente os planos CIE8_09VE02 e CIE8_09VE06). Esta aula aborda como o preconceito gera desigualdades de oportunidades entre os gêneros e as raças, e propõe a elaboração de ações para superá-la. Para que isso seja possível, tenha clareza quanto à função social que você exerce como educador(a). É fundamental que a escola seja uma instituição que promova a aprendizagem dos conhecimentos científicos, além de criar meios de desconstruir os diversos preconceitos. Assim, a igualdade de gênero deve ser discutida no âmbito dos direitos humanos, para promover o respeito entre as pessoas.
Para aprofundar-se no assunto e ampliar o campo dos debates, sugerimos os seguintes links para acesso ao professor(a):
- sobre desigualdades de oportunidades entre homens e mulheres: https://nacoesunidas.org/onu-16-fatos-sobre-desigualdades-entre-homens-e-mulheres/
- sobre o filme “Estrelas Além do Tempo”: https://novaescola.org.br/conteudo/4779/o-que-o-filme-estrelas-alem-do-tempo-tem-a-ver-com-a-sua-aula
- sobre os efeitos do preconceito na educação escolar: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1805200309.htm
- como trabalhar preconceito racial na escola: https://novaescola.org.br/conteudo/410/educacao-nao-tem-cor
Sugerimos que este plano seja utilizado para promover reflexões sobre o contexto histórico, social, político e econômico da existência do Dia internacional da mulher (8 de março). Para ampliar esclarecimentos sobre a data, sugerimos a leitura do texto neste link: https://novaescola.org.br/conteudo/301/por-que-8-de-marco-e-o-dia-internacional-da-mulher
Sugestões de filmes que abordam o preconceito racial e de gênero: Estrelas Além do Tempo (2017, aborda a trajetória profissional de 3 mulheres negras cientistas na NASA, com a possibilidade de trabalhar conceitos de Física); Histórias Cruzadas (2011, uma menina norte-americana sonha em ser escritora e entrevista mulheres negras nos anos 1960); As Sufragistas (2015, sobre a luta de mulheres na Inglaterra, no início do século XX, para ter direito ao voto nas eleições); O Jogo da Imitação (2014, história do norte-americano e cientista matemático Alan Turing, que decifrou códigos durante a II Guerra Mundial, enfrentando preconceito porque era homossexual).
Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção, internet - se disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta, borracha e textos impressos.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Não é necessário projetar este slide. Fale o título da aula para a turma. Explique que nesta aula iremos identificar as desigualdades de oportunidades entre as raças e os gêneros. Essas desigualdades surgem também do preconceito em relação às diversidades da sexualidade. Nessa visão, trabalharemos situações e sobre personalidades que sofreram preconceito e discriminação por serem do gênero feminino ou masculino ou em relação à raça.
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Para iniciar as reflexões sobre a desigualdade de oportunidades entre os gêneros e as raças, projete esse slide com excertos de reportagens sobre as descobertas de Rosalind Franklin e sobre o Prêmio Nobel, questionando-os sobre o assunto. Caso não seja possível projetar, copie as escritas do slide no quadro ou imprima as reportagens para os alunos neste link: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/10/04/ciencia/1507115722_311081.html (recomendamos a leitura das duas últimas frases do 1º parágrafo) e neste link: https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/rosalind-franklin-mae-do-dna-pioneira-molecular-nasceu-ha-93-anos,256a3dd3c5510410VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html (recomendamos a leitura do 1º parágrafo).
Sugestão de leituras para aprofundamento do(a) professor(a):
- https://seuhistory.com/noticias/voce-sabe-o-que-e-fotografia-51
- http://www.abfhib.org/FHB/FHB-02/FHB-v02-18-Marcos-Silva.pdf
- https://brasil.elpais.com/brasil/2018/02/20/ciencia/1519150633_000516.html
Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; ou reportagens impressas; ou quadro e giz/caneta para quadro.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Não é necessário projetar este slide. Apenas pergunte à turma: De que formas o preconceito racial e de gênero afeta a vida das pessoas? Ouça as respostas. Fique atento para demonstrações de preconceito ou ideias discriminatórias, principalmente em relação às mulheres e quanto à cor da pele. Demonstre um posicionamento crítico para mediar as discussões no sentido de construir valores de respeito com todas as pessoas, promovendo reflexões amigáveis. Lembre-se de comentar a respeito das dimensões da sexualidade humana, com destaque para as construções socioculturais e históricas relacionadas às questões de gênero.
Mão na massa
Tempo sugerido: 24 minutos
Orientações: Projete este slide para a turma, ou se preferir, fale as orientações da atividade ou escreva no quadro. Organize os alunos em grupos de até 4 integrantes. Os grupos devem pesquisar sobre homens e mulheres que contribuíram ou contribuem de forma positiva na sociedade e registrar no caderno. Sugerimos que a pesquisa seja realizada por meio da internet, mas caso não seja possível em sua escola, recomendamos a impressão de textos como subsídio aos estudantes. Verifique essa opção nas orientações para a realização desta atividade, que podem ser acessadas neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kCSWtAgu7qUkceNnA3rCK6Fx7CZ9cE7YEVyJqWb3eSUjbAhjTcJAqrXv32sF/resolucao-da-atividade-mao-na-massa-cie8-09ve07.pdf. Após finalizarem as pesquisas, peça que os grupos compartilhem seus registros com a turma, relatando sobre as pesquisas. Organize o tempo disponível para realizar todas as atividades propostas nesta etapa.
Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção, internet - caso tenha disponível em sua escola; caderno, lápis, caneta, borracha; quadro e caneta para quadro ou giz; textos impressos.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: A duração total desta etapa é de 20 minutos. Para esta parte inicial, recomendamos usar 10 minutos. Projete este slide ou entregue para os grupos gráficos impressos com dados que indicam desigualdade de oportunidades entre os gêneros, disponíveis neste link: https://exame.abril.com.br/brasil/a-desigualdade-de-genero-no-brasil-em-um-grafico/. Retome a questão disparadora para debate, utilizando elementos das pesquisas que os grupos fizeram: De que formas o preconceito racial e de gênero afeta a vida das pessoas? Discutam sobre as dificuldades que as mulheres encontram para seguir carreiras na ciência, por exemplo, relacionando a proporção de mulheres e homens que já receberam o prêmio Nobel. Analisem os gráficos desta etapa e tirem conclusões a respeito de como o preconceito racial e de gênero afeta a sociedade em situações presentes no cotidiano de todos nós.
Materiais necessários: Notebook ou computador com internet, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola ou gráficos impressos.
Sistematização
Orientações: Para esta parte, recomendamos usar 10 minutos. Peça que os alunos permaneçam em grupos. Projete este slide ou escreva no quadro. Após reconhecer a existência de preconceito e discriminação em relação às oportunidades entre os gêneros e raças por meio da análise dos dados (pesquisas e gráficos), cada grupo deve propor uma forma de superação dessa desigualdade (transformando dados em evidências). Sugerimos o modelo de elaboração de argumentos abaixo:
Dado que (dados) ______ assim/então (conclusão) ______ já que (conhecimentos construídos sobre o tema) ______.
(Adaptado de: Toulmin, S. E. (2006). Os usos do argumento, 2. ed. São Paulo: Martins Fontes.)
Peça que cada grupo leia em voz alta seu argumento. Com a turma toda, elabore um parágrafo único, juntando elementos de todos os argumentos. Escreva no quadro e peça que os alunos copiem no caderno para finalizar a atividade.
Recomendamos esta leitura complementar sobre argumentação no ensino de Biologia, disponível no link: https://revistas.utfpr.edu.br/actio/article/view/4745/3147.
Materiais necessários: Quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta e borracha.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp.
- Compartilhamento das atividades: Facebook da Unidade Escolar ou da turma.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto" e anotarem as percepções sobre a reportagem. Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- De quais formas o preconceito racial e de gênero afeta a vida das pessoas?
Mão na massa
Divida a turma em cinco grupos. Faça uma vídeoconferência pelo Google Meet para orientá-los na execução da atividade.
Peça aos grupos para escolherem duas personalidades e criarem uma minibiografia baseada na orientação.
Envie a orientação da atividade via link com e no formato word (disponível aqui).
Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunirem com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp
Marque uma data para que o representante do grupo possa enviar a atividade.
Sistematização
Faça uma vídeoconferência pelo Google Meet. Retorne a questão disparadora e converse sobre a desigualdade de gêneros no Brasil.
Publique a atividade (minibiografias) no facebook da unidades escolar.
Tutorial Google Meet (disponível aqui).
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando os filhos nas atividades propostas.
Igualdade de oportunidades entre os gêneros e as raças
8º ano
Objetivos de aprendizagem
Reconhecer a existência de preconceito e discriminação em relação às oportunidades entre os gêneros e raças, propondo formas de superação.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08CI11) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).
Professor-autor: Gracieli D. Persich
Mentor: Aline M. Geraldi
Especialista: Juliane Marques de Souza
Sobre esta aula: Esta aula é parte de uma sequência de planos sobre a temática “sexualidade”. Para maior aprofundamento, acesse os demais planos de aula desta sequência (principalmente os planos CIE8_09VE02 e CIE8_09VE06). Esta aula aborda como o preconceito gera desigualdades de oportunidades entre os gêneros e as raças, e propõe a elaboração de ações para superá-la. Para que isso seja possível, tenha clareza quanto à função social que você exerce como educador(a). É fundamental que a escola seja uma instituição que promova a aprendizagem dos conhecimentos científicos, além de criar meios de desconstruir os diversos preconceitos. Assim, a igualdade de gênero deve ser discutida no âmbito dos direitos humanos, para promover o respeito entre as pessoas.
Para aprofundar-se no assunto e ampliar o campo dos debates, sugerimos os seguintes links para acesso ao professor(a):
- sobre desigualdades de oportunidades entre homens e mulheres: https://nacoesunidas.org/onu-16-fatos-sobre-desigualdades-entre-homens-e-mulheres/
- sobre o filme “Estrelas Além do Tempo”: https://novaescola.org.br/conteudo/4779/o-que-o-filme-estrelas-alem-do-tempo-tem-a-ver-com-a-sua-aula
- sobre os efeitos do preconceito na educação escolar: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1805200309.htm
- como trabalhar preconceito racial na escola: https://novaescola.org.br/conteudo/410/educacao-nao-tem-cor
Sugerimos que este plano seja utilizado para promover reflexões sobre o contexto histórico, social, político e econômico da existência do Dia internacional da mulher (8 de março). Para ampliar esclarecimentos sobre a data, sugerimos a leitura do texto neste link: https://novaescola.org.br/conteudo/301/por-que-8-de-marco-e-o-dia-internacional-da-mulher
Sugestões de filmes que abordam o preconceito racial e de gênero: Estrelas Além do Tempo (2017, aborda a trajetória profissional de 3 mulheres negras cientistas na NASA, com a possibilidade de trabalhar conceitos de Física); Histórias Cruzadas (2011, uma menina norte-americana sonha em ser escritora e entrevista mulheres negras nos anos 1960); As Sufragistas (2015, sobre a luta de mulheres na Inglaterra, no início do século XX, para ter direito ao voto nas eleições); O Jogo da Imitação (2014, história do norte-americano e cientista matemático Alan Turing, que decifrou códigos durante a II Guerra Mundial, enfrentando preconceito porque era homossexual).