13340
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 8º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Igualdade de oportunidades entre os gêneros e as raças

Plano de aula de Ciências com atividades para 8ºano do Fundamental sobre

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gracieli Dall Ostro Persich

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula é parte de uma sequência de planos sobre a temática “sexualidade”. Para maior aprofundamento, acesse os demais planos de aula desta sequência (principalmente os planos CIE8_09VE02 e CIE8_09VE06). Esta aula aborda como o preconceito gera desigualdades de oportunidades entre os gêneros e as raças, e propõe a elaboração de ações para superá-la. Para que isso seja possível, tenha clareza quanto à função social que você exerce como educador(a). É fundamental que a escola seja uma instituição que promova a aprendizagem dos conhecimentos científicos, além de criar meios de desconstruir os diversos preconceitos. Assim, a igualdade de gênero deve ser discutida no âmbito dos direitos humanos, para promover o respeito entre as pessoas.

Para aprofundar-se no assunto e ampliar o campo dos debates, sugerimos os seguintes links para acesso ao professor(a):

- sobre desigualdades de oportunidades entre homens e mulheres: https://nacoesunidas.org/onu-16-fatos-sobre-desigualdades-entre-homens-e-mulheres/

- sobre o filme “Estrelas Além do Tempo”: https://novaescola.org.br/conteudo/4779/o-que-o-filme-estrelas-alem-do-tempo-tem-a-ver-com-a-sua-aula

- sobre os efeitos do preconceito na educação escolar: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1805200309.htm

- como trabalhar preconceito racial na escola: https://novaescola.org.br/conteudo/410/educacao-nao-tem-cor

Sugerimos que este plano seja utilizado para promover reflexões sobre o contexto histórico, social, político e econômico da existência do Dia internacional da mulher (8 de março). Para ampliar esclarecimentos sobre a data, sugerimos a leitura do texto neste link: https://novaescola.org.br/conteudo/301/por-que-8-de-marco-e-o-dia-internacional-da-mulher

Sugestões de filmes que abordam o preconceito racial e de gênero: Estrelas Além do Tempo (2017, aborda a trajetória profissional de 3 mulheres negras cientistas na NASA, com a possibilidade de trabalhar conceitos de Física); Histórias Cruzadas (2011, uma menina norte-americana sonha em ser escritora e entrevista mulheres negras nos anos 1960); As Sufragistas (2015, sobre a luta de mulheres na Inglaterra, no início do século XX, para ter direito ao voto nas eleições); O Jogo da Imitação (2014, história do norte-americano e cientista matemático Alan Turing, que decifrou códigos durante a II Guerra Mundial, enfrentando preconceito porque era homossexual).

Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção, internet - se disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta, borracha e textos impressos.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Fale o título da aula para a turma. Explique que nesta aula iremos identificar as desigualdades de oportunidades entre as raças e os gêneros. Essas desigualdades surgem também do preconceito em relação às diversidades da sexualidade. Nessa visão, trabalharemos situações e sobre personalidades que sofreram preconceito e discriminação por serem do gênero feminino ou masculino ou em relação à raça.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Para iniciar as reflexões sobre a desigualdade de oportunidades entre os gêneros e as raças, projete esse slide com excertos de reportagens sobre as descobertas de Rosalind Franklin e sobre o Prêmio Nobel, questionando-os sobre o assunto. Caso não seja possível projetar, copie as escritas do slide no quadro ou imprima as reportagens para os alunos neste link: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/10/04/ciencia/1507115722_311081.html (recomendamos a leitura das duas últimas frases do 1º parágrafo) e neste link: https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/rosalind-franklin-mae-do-dna-pioneira-molecular-nasceu-ha-93-anos,256a3dd3c5510410VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html (recomendamos a leitura do 1º parágrafo).

Sugestão de leituras para aprofundamento do(a) professor(a):

- https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/mulheres-representam-5-dos-ganhadores-dos-premios-nobel-da-historia.ghtml

- https://seuhistory.com/noticias/voce-sabe-o-que-e-fotografia-51

- http://www.abfhib.org/FHB/FHB-02/FHB-v02-18-Marcos-Silva.pdf

- https://brasil.elpais.com/brasil/2018/02/20/ciencia/1519150633_000516.html

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; ou reportagens impressas; ou quadro e giz/caneta para quadro.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Apenas pergunte à turma: De que formas o preconceito racial e de gênero afeta a vida das pessoas? Ouça as respostas. Fique atento para demonstrações de preconceito ou ideias discriminatórias, principalmente em relação às mulheres e quanto à cor da pele. Demonstre um posicionamento crítico para mediar as discussões no sentido de construir valores de respeito com todas as pessoas, promovendo reflexões amigáveis. Lembre-se de comentar a respeito das dimensões da sexualidade humana, com destaque para as construções socioculturais e históricas relacionadas às questões de gênero.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos

Orientações: Projete este slide para a turma, ou se preferir, fale as orientações da atividade ou escreva no quadro. Organize os alunos em grupos de até 4 integrantes. Os grupos devem pesquisar sobre homens e mulheres que contribuíram ou contribuem de forma positiva na sociedade e registrar no caderno. Sugerimos que a pesquisa seja realizada por meio da internet, mas caso não seja possível em sua escola, recomendamos a impressão de textos como subsídio aos estudantes. Verifique essa opção nas orientações para a realização desta atividade, que podem ser acessadas neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kCSWtAgu7qUkceNnA3rCK6Fx7CZ9cE7YEVyJqWb3eSUjbAhjTcJAqrXv32sF/resolucao-da-atividade-mao-na-massa-cie8-09ve07.pdf. Após finalizarem as pesquisas, peça que os grupos compartilhem seus registros com a turma, relatando sobre as pesquisas. Organize o tempo disponível para realizar todas as atividades propostas nesta etapa.

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção, internet - caso tenha disponível em sua escola; caderno, lápis, caneta, borracha; quadro e caneta para quadro ou giz; textos impressos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: A duração total desta etapa é de 20 minutos. Para esta parte inicial, recomendamos usar 10 minutos. Projete este slide ou entregue para os grupos gráficos impressos com dados que indicam desigualdade de oportunidades entre os gêneros, disponíveis neste link: https://exame.abril.com.br/brasil/a-desigualdade-de-genero-no-brasil-em-um-grafico/. Retome a questão disparadora para debate, utilizando elementos das pesquisas que os grupos fizeram: De que formas o preconceito racial e de gênero afeta a vida das pessoas? Discutam sobre as dificuldades que as mulheres encontram para seguir carreiras na ciência, por exemplo, relacionando a proporção de mulheres e homens que já receberam o prêmio Nobel. Analisem os gráficos desta etapa e tirem conclusões a respeito de como o preconceito racial e de gênero afeta a sociedade em situações presentes no cotidiano de todos nós.

Materiais necessários: Notebook ou computador com internet, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola ou gráficos impressos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Para esta parte, recomendamos usar 10 minutos. Peça que os alunos permaneçam em grupos. Projete este slide ou escreva no quadro. Após reconhecer a existência de preconceito e discriminação em relação às oportunidades entre os gêneros e raças por meio da análise dos dados (pesquisas e gráficos), cada grupo deve propor uma forma de superação dessa desigualdade (transformando dados em evidências). Sugerimos o modelo de elaboração de argumentos abaixo:

Dado que (dados) ______ assim/então (conclusão) ______ já que (conhecimentos construídos sobre o tema) ______.

(Adaptado de: Toulmin, S. E. (2006). Os usos do argumento, 2. ed. São Paulo: Martins Fontes.)

Peça que cada grupo leia em voz alta seu argumento. Com a turma toda, elabore um parágrafo único, juntando elementos de todos os argumentos. Escreva no quadro e peça que os alunos copiem no caderno para finalizar a atividade.
Recomendamos esta leitura complementar sobre argumentação no ensino de Biologia, disponível no link: https://revistas.utfpr.edu.br/actio/article/view/4745/3147.

Materiais necessários: Quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta e borracha.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula é parte de uma sequência de planos sobre a temática “sexualidade”. Para maior aprofundamento, acesse os demais planos de aula desta sequência (principalmente os planos CIE8_09VE02 e CIE8_09VE06). Esta aula aborda como o preconceito gera desigualdades de oportunidades entre os gêneros e as raças, e propõe a elaboração de ações para superá-la. Para que isso seja possível, tenha clareza quanto à função social que você exerce como educador(a). É fundamental que a escola seja uma instituição que promova a aprendizagem dos conhecimentos científicos, além de criar meios de desconstruir os diversos preconceitos. Assim, a igualdade de gênero deve ser discutida no âmbito dos direitos humanos, para promover o respeito entre as pessoas.

Para aprofundar-se no assunto e ampliar o campo dos debates, sugerimos os seguintes links para acesso ao professor(a):

- sobre desigualdades de oportunidades entre homens e mulheres: https://nacoesunidas.org/onu-16-fatos-sobre-desigualdades-entre-homens-e-mulheres/

- sobre o filme “Estrelas Além do Tempo”: https://novaescola.org.br/conteudo/4779/o-que-o-filme-estrelas-alem-do-tempo-tem-a-ver-com-a-sua-aula

- sobre os efeitos do preconceito na educação escolar: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1805200309.htm

- como trabalhar preconceito racial na escola: https://novaescola.org.br/conteudo/410/educacao-nao-tem-cor

Sugerimos que este plano seja utilizado para promover reflexões sobre o contexto histórico, social, político e econômico da existência do Dia internacional da mulher (8 de março). Para ampliar esclarecimentos sobre a data, sugerimos a leitura do texto neste link: https://novaescola.org.br/conteudo/301/por-que-8-de-marco-e-o-dia-internacional-da-mulher

Sugestões de filmes que abordam o preconceito racial e de gênero: Estrelas Além do Tempo (2017, aborda a trajetória profissional de 3 mulheres negras cientistas na NASA, com a possibilidade de trabalhar conceitos de Física); Histórias Cruzadas (2011, uma menina norte-americana sonha em ser escritora e entrevista mulheres negras nos anos 1960); As Sufragistas (2015, sobre a luta de mulheres na Inglaterra, no início do século XX, para ter direito ao voto nas eleições); O Jogo da Imitação (2014, história do norte-americano e cientista matemático Alan Turing, que decifrou códigos durante a II Guerra Mundial, enfrentando preconceito porque era homossexual).

Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção, internet - se disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta, borracha e textos impressos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Fale o título da aula para a turma. Explique que nesta aula iremos identificar as desigualdades de oportunidades entre as raças e os gêneros. Essas desigualdades surgem também do preconceito em relação às diversidades da sexualidade. Nessa visão, trabalharemos situações e sobre personalidades que sofreram preconceito e discriminação por serem do gênero feminino ou masculino ou em relação à raça.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Para iniciar as reflexões sobre a desigualdade de oportunidades entre os gêneros e as raças, projete esse slide com excertos de reportagens sobre as descobertas de Rosalind Franklin e sobre o Prêmio Nobel, questionando-os sobre o assunto. Caso não seja possível projetar, copie as escritas do slide no quadro ou imprima as reportagens para os alunos neste link: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/10/04/ciencia/1507115722_311081.html (recomendamos a leitura das duas últimas frases do 1º parágrafo) e neste link: https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/rosalind-franklin-mae-do-dna-pioneira-molecular-nasceu-ha-93-anos,256a3dd3c5510410VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html (recomendamos a leitura do 1º parágrafo).

Sugestão de leituras para aprofundamento do(a) professor(a):

- https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/mulheres-representam-5-dos-ganhadores-dos-premios-nobel-da-historia.ghtml

- https://seuhistory.com/noticias/voce-sabe-o-que-e-fotografia-51

- http://www.abfhib.org/FHB/FHB-02/FHB-v02-18-Marcos-Silva.pdf

- https://brasil.elpais.com/brasil/2018/02/20/ciencia/1519150633_000516.html

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; ou reportagens impressas; ou quadro e giz/caneta para quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Apenas pergunte à turma: De que formas o preconceito racial e de gênero afeta a vida das pessoas? Ouça as respostas. Fique atento para demonstrações de preconceito ou ideias discriminatórias, principalmente em relação às mulheres e quanto à cor da pele. Demonstre um posicionamento crítico para mediar as discussões no sentido de construir valores de respeito com todas as pessoas, promovendo reflexões amigáveis. Lembre-se de comentar a respeito das dimensões da sexualidade humana, com destaque para as construções socioculturais e históricas relacionadas às questões de gênero.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos

Orientações: Projete este slide para a turma, ou se preferir, fale as orientações da atividade ou escreva no quadro. Organize os alunos em grupos de até 4 integrantes. Os grupos devem pesquisar sobre homens e mulheres que contribuíram ou contribuem de forma positiva na sociedade e registrar no caderno. Sugerimos que a pesquisa seja realizada por meio da internet, mas caso não seja possível em sua escola, recomendamos a impressão de textos como subsídio aos estudantes. Verifique essa opção nas orientações para a realização desta atividade, que podem ser acessadas neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kCSWtAgu7qUkceNnA3rCK6Fx7CZ9cE7YEVyJqWb3eSUjbAhjTcJAqrXv32sF/resolucao-da-atividade-mao-na-massa-cie8-09ve07.pdf. Após finalizarem as pesquisas, peça que os grupos compartilhem seus registros com a turma, relatando sobre as pesquisas. Organize o tempo disponível para realizar todas as atividades propostas nesta etapa.

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção, internet - caso tenha disponível em sua escola; caderno, lápis, caneta, borracha; quadro e caneta para quadro ou giz; textos impressos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: A duração total desta etapa é de 20 minutos. Para esta parte inicial, recomendamos usar 10 minutos. Projete este slide ou entregue para os grupos gráficos impressos com dados que indicam desigualdade de oportunidades entre os gêneros, disponíveis neste link: https://exame.abril.com.br/brasil/a-desigualdade-de-genero-no-brasil-em-um-grafico/. Retome a questão disparadora para debate, utilizando elementos das pesquisas que os grupos fizeram: De que formas o preconceito racial e de gênero afeta a vida das pessoas? Discutam sobre as dificuldades que as mulheres encontram para seguir carreiras na ciência, por exemplo, relacionando a proporção de mulheres e homens que já receberam o prêmio Nobel. Analisem os gráficos desta etapa e tirem conclusões a respeito de como o preconceito racial e de gênero afeta a sociedade em situações presentes no cotidiano de todos nós.

Materiais necessários: Notebook ou computador com internet, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola ou gráficos impressos.

Slide Plano Aula

Orientações: Para esta parte, recomendamos usar 10 minutos. Peça que os alunos permaneçam em grupos. Projete este slide ou escreva no quadro. Após reconhecer a existência de preconceito e discriminação em relação às oportunidades entre os gêneros e raças por meio da análise dos dados (pesquisas e gráficos), cada grupo deve propor uma forma de superação dessa desigualdade (transformando dados em evidências). Sugerimos o modelo de elaboração de argumentos abaixo:

Dado que (dados) ______ assim/então (conclusão) ______ já que (conhecimentos construídos sobre o tema) ______.

(Adaptado de: Toulmin, S. E. (2006). Os usos do argumento, 2. ed. São Paulo: Martins Fontes.)

Peça que cada grupo leia em voz alta seu argumento. Com a turma toda, elabore um parágrafo único, juntando elementos de todos os argumentos. Escreva no quadro e peça que os alunos copiem no caderno para finalizar a atividade.
Recomendamos esta leitura complementar sobre argumentação no ensino de Biologia, disponível no link: https://revistas.utfpr.edu.br/actio/article/view/4745/3147.

Materiais necessários: Quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta e borracha.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 8º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano