Consumo de energia nos processos industriais
8° Ano
Objetivos de aprendizagem
Exemplificar produtos de uso diário que consomem muita energia elétrica em sua produção.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08CI05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.
Professor-autor: Francisco Wanderley Diógenes Peixoto
Mentor: Roseday Santos Nascimento
Especialista: Leandro Holanda
Sobre esta aula:
Esta aula tem como objetivo criar um manifesto com sugestões de políticas públicas para reduzir o impacto do consumo de energia elétrica por parte das indústrias eletrointensivas, podendo fazer parte de uma campanha ou de um projeto de eficiência energética da turma. O aluno, ao final da aula, deverá entender que alguns produtos de uso diário necessitam de muita energia para a sua produção. Devido ao impacto das indústrias eletrointensivas e ao custo ambiental das mesmas, é necessário o envolvimento deles, como cidadãos, para sugerir e acompanhar o desenvolvimento de políticas públicas que reduzam o impacto dessas indústrias, com a proposição de ações de recuperação ou mitigação dos danos causados e dos investimentos realizados por toda sociedade para a instalação de um empreendimento como este.
Para aprofundamento na temática da aula, acesse:
http://www.eco21.com.br/textos/textos.asp?ID=1190
https://www.ecodebate.com.br/2009/09/21/aluminio-um-sorvedouro-de-energia-eletrica/
http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2012/agosto/indice-aponta-empresas-brasileiras-que-mais
Código: CIE8_04M&E08
(EF08CI05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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