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Plano de aula > Ciências > 8º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Consumo de energia nos processos industriais

Plano de aula de Ciências com atividades para 8ºano do Fundamental sobre produtos de uso diário que consomem muita energia elétrica

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francisco Wanderley Diógenes Peixoto

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:

Esta aula tem como objetivo criar um manifesto com sugestões de políticas públicas para reduzir o impacto do consumo de energia elétrica por parte das indústrias eletrointensivas, podendo fazer parte de uma campanha ou de um projeto de eficiência energética da turma. O aluno, ao final da aula, deverá entender que alguns produtos de uso diário necessitam de muita energia para a sua produção. Devido ao impacto das indústrias eletrointensivas e ao custo ambiental das mesmas, é necessário o envolvimento deles, como cidadãos, para sugerir e acompanhar o desenvolvimento de políticas públicas que reduzam o impacto dessas indústrias, com a proposição de ações de recuperação ou mitigação dos danos causados e dos investimentos realizados por toda sociedade para a instalação de um empreendimento como este.

Para aprofundamento na temática da aula, acesse:

http://www.eco21.com.br/textos/textos.asp?ID=1190

https://www.ecodebate.com.br/2009/09/21/aluminio-um-sorvedouro-de-energia-eletrica/

http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2012/agosto/indice-aponta-empresas-brasileiras-que-mais

Estrutura necessária:

Opção 1: Infográfico usando ferramentas de TI

Laboratório de informática;

Acesso à internet.

Opção 2: Infográfico manual:

  • 8 a 10 folhas de papel 60kg branca;
  • Duas caixas de canetinhas ou lápis de cor.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresentar o título da aula. Lançar perguntas que estimulem o interesse pelo tema proposto, tais como: O que são indústrias eletrointensivas? Qual é a importância de reduzir o impacto das indústrias eletrointensivas para a sociedade? Permita que alguns alunos se manifestem voluntariamente e agradeça a participação deles.

Em seguida, apresente o objetivo da aula: Esta aula tem como objetivo identificar os produtos industrializados que consomem mais energia e criar um manifesto com sugestões de políticas públicas para reduzir o impacto do consumo de energia elétrica por parte das indústrias eletrointensivas.

Observações:

Professor, caso seja de interesse, esta ação pode ser parte de um projeto de eficiência energética e de uso consciente de energia. E o manifesto redigido pelos alunos pode ser parte da campanha que envolva toda a comunidade escolar, inclusive podendo se desdobrar em outras ações em aulas posteriores, caso verifique espaço em seu planejamento.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações:

Sugira uma reflexão para a turma: “Dados recentes apontam que no Brasil, as indústrias eletrointensivos são apenas 408 empresas e consomem 28,8% de toda a energia produzida no país. Se essas empresas consomem tanta energia e quanto mais energia é consumida, maior é o impacto ambiental e o custo para o poder público viabilizar a infraestrutura necessária para a instalação de indústrias com consumo tão elevadas, quais ações podem, então, ser promovidas para de alguma forma compensar a sociedade (tanto relativo ao custo ambiental quanto em relação ao investimento em infraestrutura, em alguns casos, apenas para atender à enorme demanda dessas indústrias)? Peça para a turma sugestões para solucionar, reduzir ou compensar o impacto para a sociedade.

Respostas adequadas:

  • É necessário o desenvolvimento de uma política pública específica com uma taxa adicional no valor da energia para essas empresas compensarem o investimento público;
  • Criação de um fundo custeado por essas empresas com a finalidade de promover ações e projetos de desenvolvimento humano, educacional e recuperação ambiental nas áreas onde elas estão instaladas, com participação direta no gerenciamento do orçamento desse fundo de representante das comunidades afetadas direta ou indiretamente pela ação das indústrias eletrointensivas;
  • Essas indústrias investirem na produção de sua própria energia, sendo indicada a escolha de fontes renováveis (exemplo: energia eólica, solar fotovoltaica, solar térmica e biomassa) como parte das ações mitigadoras do impacto causado pela instalação e funcionamento dessas plantas industriais;
  • Promover políticas públicas para aumentar em escala a reciclagem de produtos com alto custo energético, tais como papel e papelão, alumínio, aço etc;
  • Promover uma campanha de conscientização para substituição ou redução no uso de materiais com alto consumo de energia.

Caso a turma não apresente um envolvimento inicial, questione o que os estudantes acham das propostas anteriores. Agradeça a todos pela participação.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

Peça a participação da turma para indicar os produtos que demandam mais energia em sua produção.

As respostas esperadas são:

  • Alumínio;
  • Petroquímica (combustíveis e derivados de petróleo);
  • Aço (ferro-gusa e aço, ferro-ligas, metais não-ferrosos);
  • Cimento;
  • Mineração;
  • Papel e celulose.

Apresente alguns dados que tragam clareza para a situação das indústrias eletrointensivas, tais como:

As indústrias eletrointensivas são importantes para o desenvolvimento do país, mas devemos sugerir políticas públicas e nos engajarmos como sociedade para redução dos seus impactos. Só para se ter uma ideia do quanto a eletricidade é importante para a indústria de alumínio, por exemplo, a produção de uma tonelada do metal consome 14 mil quilowatts-hora (kWh), enquanto uma casa de classe média consome 70 vezes menos (cerca de 200 kWh por mês). Cada tonelada de alumínio produzida equivale ao consumo de energia de cem famílias brasileiras em um mês. Não bastasse isso, a indústria do alumínio gera 0,7 posto de trabalho para cada 1 milhão de KWh consumidos. Em outros setores, como o de alimentos e bebidas, essa relação é 58 empregos e no setor têxtil, a relação é de 36 postos de trabalho para o mesmo volume de energia consumida.

(Fonte: Célio Bermann, Coordenador do projeto “Energia, Sociedade e Meio Ambiente”, USP)

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos.

Orientações:

O objetivo desta atividade é desenvolver um manifesto com sugestões de políticas públicas para reduzir o impacto do consumo de energia elétrica por parte das indústrias eletrointensivas, podendo fazer parte de uma campanha ou de projeto de eficiência energética da turma.

Realize um debate com toda turma, no qual cada estudante pode fazer sugestões para o manifesto. Cada sugestão deve ser registrada. A seguir, a turma vai selecionar (o método de seleção pode ser votação, por exemplo) aquelas que farão parte do manifesto. A proposta é que o manifesto tenha no máximo cinco propostas de políticas públicas para serem apresentada aos políticos que os representarão nas próximas eleições. Após a discussão do grupo, devem ser registrada as escolhas da turma. A seguir, peça que o manifesto seja redigido, para que seja entregue aos seus representante nas próximas eleições (essa situação pode ser simulada ou encenada). Para finalizar, sugira que os estudantes exponham o manifesto em um local público, para toda a comunidade escolar.

Link com modelo de manifesto:

https://www.estudopratico.com.br/o-texto-manifesto/

OBS.: Foi disponibilizado um modelo de manifesto no material de apoio.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações:

O objetivo desta atividade é desenvolver um manifesto com sugestões de políticas públicas para reduzir o impacto do consumo de energia elétrica por parte das indústrias eletrointensivas, podendo fazer parte de uma campanha ou projeto de eficiência energética da turma.

Realize um debate com toda turma, no qual cada estudante pode fazer sugestões para o manifesto. Cada sugestão deve ser registrada. A seguir, a turma vai selecionar (o método de seleção pode ser votação, por exemplo) aquelas que farão parte do manifesto. A proposta é que o manifesto tenha no máximo cinco propostas de políticas públicas para serem apresentada aos políticos que os representarão nas próximas eleições. Após a discussão do grupo, devem ser registrada as escolhas da turma. A seguir, peça que o manifesto seja redigido, para que seja entregue aos seus representante nas próximas eleições (essa situação pode ser simulada ou encenada). Para finalizar, sugira que os estudantes exponham o manifesto em um local público, para toda a comunidade escolar.

Estas sugestões para a criação do manifesto, estão em um documento auxiliar que deve ser disponibilizado para a discussão da turmas:

Sugestões para o manifesto:

  • É necessário o desenvolvimento de uma política pública específica com uma taxa adicional no valor da energia para essas empresas compensarem o investimento público;
  • Criação de um fundo custeado por essas empresas com a finalidade de promover ações e projetos de desenvolvimento humano, educacional e recuperação ambiental nas áreas onde elas estão instaladas, com participação direta no gerenciamento do orçamento desse fundo de representante das comunidades afetadas direta ou indiretamente pela ação das indústrias eletrointensivas;
  • Essas indústrias investirem na produção de sua própria energia, sendo indicada a escolha de fontes renováveis (exemplo: energia eólica, solar fotovoltaica, solar térmica e biomassa) como parte das ações mitigadoras do impacto causado pela instalação e funcionamento dessas plantas industriais;
  • Promover políticas públicas para aumentar em escala a reciclagem de produtos com alto custo energético, tais como papel e papelão, alumínio, aço etc;
  • Promover uma campanha de conscientização para substituição ou redução no uso de materiais com alto consumo de energia.

Link com modelo de manifesto:

https://www.estudopratico.com.br/o-texto-manifesto/

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações:

Respostas da pergunta um:

  • Implantação de programa de eficiência energética;
  • Programa de governo que estimule a redução do consumo na produção;
  • Reciclagem desses produtos em larga escala.

Respostas pergunta 2:

  • Devido ao impacto das indústrias eletrointensivas e ao custo ambiental das mesmas, é necessário o envolvimento de todos nós como cidadãos para sugerir e acompanhar o desenvolvimento de políticas públicas que reduzam o impacto dessas indústrias, tais como: promoção de ações de recuperação ou mitigação dos danos causados e dos investimentos realizados por toda sociedade para a instalação de um empreendimento como este;
  • Reciclagem de produtos com alto consumo de energia . Esse tipo de ação exige apenas a nossa participação como cidadãos conscientes do nosso papel, praticamente sem custo ou necessidade de uma política de governo;
  • Eletricidade é um bem público, escasso e toda sociedade paga a conta quando esse bem é desperdiçado.

Compreendemos que alguns produtos industrializados necessitam de mais energia que outros em sua produção, contudo, praticamente todos os produtos industrializados consomem energia em sua produção e geram impacto ambiental se descartados de forma inadequada.

Exemplos de setores industriais e seus produtos que consomem bastante eletricidade:

  • Alumínio;
  • Petroquímica (combustíveis e derivados de petróleo etc);
  • Aço (ferro-gusa e aço, ferro-ligas, metais não-ferrosos);
  • Cimento;
  • Mineração;
  • Papel e celulose.

Para auxiliá-lo na sistematização e no aprofundamento sobre a temática da aula, o seguinte link apresenta um infográfico para contextualizar a situação dos principais setores eletrointensivos e os esforços de vários países para minimizar o impacto desses setores, incluindo a participação do Brasil. Elenca também os principais desafios nesse processo:

https://viridis.energy/pt/blog/infografico-consumo-de-energia-na-industria

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:

Esta aula tem como objetivo criar um manifesto com sugestões de políticas públicas para reduzir o impacto do consumo de energia elétrica por parte das indústrias eletrointensivas, podendo fazer parte de uma campanha ou de um projeto de eficiência energética da turma. O aluno, ao final da aula, deverá entender que alguns produtos de uso diário necessitam de muita energia para a sua produção. Devido ao impacto das indústrias eletrointensivas e ao custo ambiental das mesmas, é necessário o envolvimento deles, como cidadãos, para sugerir e acompanhar o desenvolvimento de políticas públicas que reduzam o impacto dessas indústrias, com a proposição de ações de recuperação ou mitigação dos danos causados e dos investimentos realizados por toda sociedade para a instalação de um empreendimento como este.

Para aprofundamento na temática da aula, acesse:

http://www.eco21.com.br/textos/textos.asp?ID=1190

https://www.ecodebate.com.br/2009/09/21/aluminio-um-sorvedouro-de-energia-eletrica/

http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2012/agosto/indice-aponta-empresas-brasileiras-que-mais

Estrutura necessária:

Opção 1: Infográfico usando ferramentas de TI

Laboratório de informática;

Acesso à internet.

Opção 2: Infográfico manual:

  • 8 a 10 folhas de papel 60kg branca;
  • Duas caixas de canetinhas ou lápis de cor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresentar o título da aula. Lançar perguntas que estimulem o interesse pelo tema proposto, tais como: O que são indústrias eletrointensivas? Qual é a importância de reduzir o impacto das indústrias eletrointensivas para a sociedade? Permita que alguns alunos se manifestem voluntariamente e agradeça a participação deles.

Em seguida, apresente o objetivo da aula: Esta aula tem como objetivo identificar os produtos industrializados que consomem mais energia e criar um manifesto com sugestões de políticas públicas para reduzir o impacto do consumo de energia elétrica por parte das indústrias eletrointensivas.

Observações:

Professor, caso seja de interesse, esta ação pode ser parte de um projeto de eficiência energética e de uso consciente de energia. E o manifesto redigido pelos alunos pode ser parte da campanha que envolva toda a comunidade escolar, inclusive podendo se desdobrar em outras ações em aulas posteriores, caso verifique espaço em seu planejamento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações:

Sugira uma reflexão para a turma: “Dados recentes apontam que no Brasil, as indústrias eletrointensivos são apenas 408 empresas e consomem 28,8% de toda a energia produzida no país. Se essas empresas consomem tanta energia e quanto mais energia é consumida, maior é o impacto ambiental e o custo para o poder público viabilizar a infraestrutura necessária para a instalação de indústrias com consumo tão elevadas, quais ações podem, então, ser promovidas para de alguma forma compensar a sociedade (tanto relativo ao custo ambiental quanto em relação ao investimento em infraestrutura, em alguns casos, apenas para atender à enorme demanda dessas indústrias)? Peça para a turma sugestões para solucionar, reduzir ou compensar o impacto para a sociedade.

Respostas adequadas:

  • É necessário o desenvolvimento de uma política pública específica com uma taxa adicional no valor da energia para essas empresas compensarem o investimento público;
  • Criação de um fundo custeado por essas empresas com a finalidade de promover ações e projetos de desenvolvimento humano, educacional e recuperação ambiental nas áreas onde elas estão instaladas, com participação direta no gerenciamento do orçamento desse fundo de representante das comunidades afetadas direta ou indiretamente pela ação das indústrias eletrointensivas;
  • Essas indústrias investirem na produção de sua própria energia, sendo indicada a escolha de fontes renováveis (exemplo: energia eólica, solar fotovoltaica, solar térmica e biomassa) como parte das ações mitigadoras do impacto causado pela instalação e funcionamento dessas plantas industriais;
  • Promover políticas públicas para aumentar em escala a reciclagem de produtos com alto custo energético, tais como papel e papelão, alumínio, aço etc;
  • Promover uma campanha de conscientização para substituição ou redução no uso de materiais com alto consumo de energia.

Caso a turma não apresente um envolvimento inicial, questione o que os estudantes acham das propostas anteriores. Agradeça a todos pela participação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

Peça a participação da turma para indicar os produtos que demandam mais energia em sua produção.

As respostas esperadas são:

  • Alumínio;
  • Petroquímica (combustíveis e derivados de petróleo);
  • Aço (ferro-gusa e aço, ferro-ligas, metais não-ferrosos);
  • Cimento;
  • Mineração;
  • Papel e celulose.

Apresente alguns dados que tragam clareza para a situação das indústrias eletrointensivas, tais como:

As indústrias eletrointensivas são importantes para o desenvolvimento do país, mas devemos sugerir políticas públicas e nos engajarmos como sociedade para redução dos seus impactos. Só para se ter uma ideia do quanto a eletricidade é importante para a indústria de alumínio, por exemplo, a produção de uma tonelada do metal consome 14 mil quilowatts-hora (kWh), enquanto uma casa de classe média consome 70 vezes menos (cerca de 200 kWh por mês). Cada tonelada de alumínio produzida equivale ao consumo de energia de cem famílias brasileiras em um mês. Não bastasse isso, a indústria do alumínio gera 0,7 posto de trabalho para cada 1 milhão de KWh consumidos. Em outros setores, como o de alimentos e bebidas, essa relação é 58 empregos e no setor têxtil, a relação é de 36 postos de trabalho para o mesmo volume de energia consumida.

(Fonte: Célio Bermann, Coordenador do projeto “Energia, Sociedade e Meio Ambiente”, USP)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos.

Orientações:

O objetivo desta atividade é desenvolver um manifesto com sugestões de políticas públicas para reduzir o impacto do consumo de energia elétrica por parte das indústrias eletrointensivas, podendo fazer parte de uma campanha ou de projeto de eficiência energética da turma.

Realize um debate com toda turma, no qual cada estudante pode fazer sugestões para o manifesto. Cada sugestão deve ser registrada. A seguir, a turma vai selecionar (o método de seleção pode ser votação, por exemplo) aquelas que farão parte do manifesto. A proposta é que o manifesto tenha no máximo cinco propostas de políticas públicas para serem apresentada aos políticos que os representarão nas próximas eleições. Após a discussão do grupo, devem ser registrada as escolhas da turma. A seguir, peça que o manifesto seja redigido, para que seja entregue aos seus representante nas próximas eleições (essa situação pode ser simulada ou encenada). Para finalizar, sugira que os estudantes exponham o manifesto em um local público, para toda a comunidade escolar.

Link com modelo de manifesto:

https://www.estudopratico.com.br/o-texto-manifesto/

OBS.: Foi disponibilizado um modelo de manifesto no material de apoio.

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Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações:

O objetivo desta atividade é desenvolver um manifesto com sugestões de políticas públicas para reduzir o impacto do consumo de energia elétrica por parte das indústrias eletrointensivas, podendo fazer parte de uma campanha ou projeto de eficiência energética da turma.

Realize um debate com toda turma, no qual cada estudante pode fazer sugestões para o manifesto. Cada sugestão deve ser registrada. A seguir, a turma vai selecionar (o método de seleção pode ser votação, por exemplo) aquelas que farão parte do manifesto. A proposta é que o manifesto tenha no máximo cinco propostas de políticas públicas para serem apresentada aos políticos que os representarão nas próximas eleições. Após a discussão do grupo, devem ser registrada as escolhas da turma. A seguir, peça que o manifesto seja redigido, para que seja entregue aos seus representante nas próximas eleições (essa situação pode ser simulada ou encenada). Para finalizar, sugira que os estudantes exponham o manifesto em um local público, para toda a comunidade escolar.

Estas sugestões para a criação do manifesto, estão em um documento auxiliar que deve ser disponibilizado para a discussão da turmas:

Sugestões para o manifesto:

  • É necessário o desenvolvimento de uma política pública específica com uma taxa adicional no valor da energia para essas empresas compensarem o investimento público;
  • Criação de um fundo custeado por essas empresas com a finalidade de promover ações e projetos de desenvolvimento humano, educacional e recuperação ambiental nas áreas onde elas estão instaladas, com participação direta no gerenciamento do orçamento desse fundo de representante das comunidades afetadas direta ou indiretamente pela ação das indústrias eletrointensivas;
  • Essas indústrias investirem na produção de sua própria energia, sendo indicada a escolha de fontes renováveis (exemplo: energia eólica, solar fotovoltaica, solar térmica e biomassa) como parte das ações mitigadoras do impacto causado pela instalação e funcionamento dessas plantas industriais;
  • Promover políticas públicas para aumentar em escala a reciclagem de produtos com alto custo energético, tais como papel e papelão, alumínio, aço etc;
  • Promover uma campanha de conscientização para substituição ou redução no uso de materiais com alto consumo de energia.

Link com modelo de manifesto:

https://www.estudopratico.com.br/o-texto-manifesto/

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Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações:

Respostas da pergunta um:

  • Implantação de programa de eficiência energética;
  • Programa de governo que estimule a redução do consumo na produção;
  • Reciclagem desses produtos em larga escala.

Respostas pergunta 2:

  • Devido ao impacto das indústrias eletrointensivas e ao custo ambiental das mesmas, é necessário o envolvimento de todos nós como cidadãos para sugerir e acompanhar o desenvolvimento de políticas públicas que reduzam o impacto dessas indústrias, tais como: promoção de ações de recuperação ou mitigação dos danos causados e dos investimentos realizados por toda sociedade para a instalação de um empreendimento como este;
  • Reciclagem de produtos com alto consumo de energia . Esse tipo de ação exige apenas a nossa participação como cidadãos conscientes do nosso papel, praticamente sem custo ou necessidade de uma política de governo;
  • Eletricidade é um bem público, escasso e toda sociedade paga a conta quando esse bem é desperdiçado.

Compreendemos que alguns produtos industrializados necessitam de mais energia que outros em sua produção, contudo, praticamente todos os produtos industrializados consomem energia em sua produção e geram impacto ambiental se descartados de forma inadequada.

Exemplos de setores industriais e seus produtos que consomem bastante eletricidade:

  • Alumínio;
  • Petroquímica (combustíveis e derivados de petróleo etc);
  • Aço (ferro-gusa e aço, ferro-ligas, metais não-ferrosos);
  • Cimento;
  • Mineração;
  • Papel e celulose.

Para auxiliá-lo na sistematização e no aprofundamento sobre a temática da aula, o seguinte link apresenta um infográfico para contextualizar a situação dos principais setores eletrointensivos e os esforços de vários países para minimizar o impacto desses setores, incluindo a participação do Brasil. Elenca também os principais desafios nesse processo:

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