13338
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 8º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Produção industrial e o consumo de energia elétrica

Plano de aula de Ciências com atividades para 8ºano do Fundamental sobre ações de eficiência energética para a indústria

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francisco Wanderley Diógenes Peixoto

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. Contexto 4. Questão disparadora 5. Mão na massa 6. Sistematização Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:

Esta aula tem como objetivo criar um infográfico com sugestões como parte de uma campanha de eficiência energética na indústria, focando na redução do desperdício com ações de gerenciamento no uso da energia. O aluno, no fim da aula, deverá entender a importância da eficiência energética na indústria devido à importância da participação deste segmento no consumo de energia no Brasil. Aplicações de medidas de gerenciamento de energia, além de reduzir o impacto sobre a natureza, também aumentam a competitividade dos produtos industriais porque saem com menor custo de produção e têm uma imagem melhor, pois em algumas situações podem ser classificados como Eco friendly product, numa tradução livre, produto amigo da natureza. Além disso ações de gerenciamento no consumo de energia estão entre as medidas mais indicadas e aplicadas em países desenvolvidos, pois normalmente apresentam ganhos muito interessantes em comparação com o custo de adequação.

Professor, para aprofundar um pouco mais sobre a temática da aula fica a sugestão de pesquisa:

http://www.abesco.com.br/pt/o-que-e-eficiencia-energetica-ee/

http://leonardo-energy.org.br/noticias/gestao-de-energia-iso-50-001-melhoria-do-desempenho-energetico-das-empresas/?utm_source=LEONARDO+ENERGY+BRASIL&utm_campaign=7772b4c094-Newsletter+Leonardo+Energy+-+19+set+2017&utm_medium=email&utm_term=0_d1357f776f-7772b4c094-432878057

http://www.epe.gov.br/sites-pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/PublicacoesArquivos/publicacao-160/topico-168/Anuario2017vf.pdf

https://bucket-gw-cni-static-cms-si.s3.amazonaws.com/media/uploads/arquivos/cartilha_cni_corrente_FINAL-small1.pdf

Estrutura necessária:

Opção 1: Infográfico usando ferramentas de TI

Laboratório de informática;

Acesso à internet.

Opção 2: Infográfico manual:

  • 8 a 10 folhas de papel 60kg branca.
  • Duas caixas de canetinhas ou lápis de cor.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresentar o título da aula. Lançar perguntas que estimulem o interesse pelo tema proposto, tais como: Entre as classes que mais consomem energia: Pública, Residencial, Comercial e Industrial, qual delas vocês acreditam que consome mais energia? Por quê? Qual é a importância da eficiência energética na indústria para a sociedade? Permitir que alguns alunos se manifestem voluntariamente. Agradecer a participação deles.

Apresentar o objetivo da aula: Propor ações de eficiência energética para a indústria e mostrar os benefícios e a importância dessas ações para o Brasil.

Construir um infográfico com base no modelo apresentado com propostas coletivas de ações de eficiência energética para a indústria e mostrar os benefícios e a importância destas ações para o Brasil.

Observações:

Professor, caso seja de interesse, esta ação pode ser parte de um projeto de eficiência energética e uso consciente de energia. E algumas sugestões dadas pelos alunos, podem ser selecionadas como parte da campanha que envolva toda a comunidade escolar, inclusive podendo se desdobrar em outras ações em aulas posteriores, caso o professor verifique espaço em seu planejamento para a turma.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações:

Professor, lance uma reflexão para a turma: Dados recentes apontam que a indústria saiu de 35,7% de consumo de energia e já está consumindo 41% de toda energia elétrica produzida no país. Se o setor industrial consome tanta energia, e, quanto mais energia é consumida, maiores são o impacto ambiental e o custo de produção. Contudo se reduzirmos a produção industrial, a geração de riqueza do país também é reduzida e aumenta o desemprego. Como podemos, então, reduzir o consumo de energia sem reduzir a produção industrial? Peça para a turma sugestões para este problema.

Professor, caso a turma não apresente um envolvimento inicial, questione se a seguinte proposição se apresenta como solução viável:

  • Reduzir o desperdício de energia na indústria.
  • Aplicar ferramentas de eficiência energética.

Professor, agradeça à turma pela participação.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações:

Professor, peça a participação da turma para indicar possíveis ideias para a pergunta proposta. E, para uma retomada em outra aula, caso deseje, registrar as percepções da turma.

As respostas esperadas são:

ADEQUADAS:

- Aplicar ferramentas de gestão energética.

- Reduzir as perdas e desperdícios no uso da energia.

- Promover ou estimular a eficiência energética.;

- Usar fontes de energia renováveis, as quais normalmente são menos poluentes, têm menor impacto ambiental e não são extinguíveis.

- O governo estimular as indústrias que desejam realizar programas de eficiência energética com linhas de crédito facilitadas e redução de impostos.

- Criar um selo verde Empresa amiga da natureza.

INADEQUADAS:

- Fechar algumas fábricas;

- Reduzir a produção industrial;

- Multar as empresas que consomem muita energia.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos.

Orientações:

Professor, o objetivo desta atividade é desenvolver um infográfico como parte de uma campanha de eficiência energética na indústria chamada de “Indústria + verde”, contudo este nome pode ser alterado conforme a criatividade da turma, sendo apenas uma sugestão para a atividade. Sugiro dividir a turma em cinco grupos de três ou quatro alunos (dependendo do tamanho da turma) para discutir um tópico a ser escolhido com uma das sugestões de eficientização do infográfico apresentado como modelo (sugiro indicar o tópico de cada equipe para evitar que um mesmo tópico se repita mais de uma vez, enquanto outro não é tratado). A seguir, cada equipe deve receber uma folha em branco para apresentar sugestões para redução do consumo de energia elétrica na indústria associado com o seu tópico, então toda turma se reúne e deve criar um infográfico com cinco a 10 dicas da turma (todas escolhidas pela turma) para estimular a melhoria da eficiência energética na indústria. Caso a turma não consiga desenvolver sugestões viáveis, segue aqui algumas possibilidades:

Ações de governo:

- Criar incentivos fiscais para a indústria que deseja implementar ações de eficiência energética.

- Estimular as indústrias que desejam realizar programas de eficiência energética com linhas de crédito facilitadas e redução de impostos na aplicação de ações de eficiência energética.

- Criar um selo verde que identifique as indústria que adotaram ações de redução no consumo de energia na fabricação do seu produto.

Ações de iniciativa da própria empresa:

  • Desenvolvimento de uma política interna para o uso mais eficiente da energia.
  • Fixação de metas e objetivos para atender tal política.
  • Uso de dados para melhorar a compreensão e tomada de decisões sobre o uso de energia.
  • Realização da medição dos resultados.
  • Revisão frequente do funcionamento da política estabelecida.
  • Melhoria contínua da gestão da energia.
  • Troca de equipamentos menos eficientes por equipamentos mais eficientes.
  • Reduzir perdas na produção.
  • Treinar os funcionários para uso adequado dos equipamentos.

O infográfico pode ser desenvolvido usando ferramentas como o Google Apresentações, PowerPoint ou mesmo usando sites especializados em infográficos;

  • http://ferramentasinteligentes.com.br/design-para-midias-sociais-canva/
  • http://ferramentasinteligentes.com.br/criar-infografico-gratis-venngage/
  • http://ferramentasinteligentes.com.br/easel-ly/
  • http://ferramentasinteligentes.com.br/blugraphic/

Caso a escola não possua laboratório de informática ou acesso à internet, pode-se desenvolver um modelo usando folhas de papel 60kg no formato A4 e canetinhas ou lápis de cor.

OBS.: O infográfico apresentado no slide está disponível no Material de apoio, caso seja de interesse.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos.

Orientações:

Professor, o objetivo desta atividade é desenvolver um infográfico como parte de uma campanha de eficiência energética na indústria chamada de “Indústria + verde”, contudo este nome pode ser alterado conforme a criatividade da turma, sendo apenas uma sugestão para a atividade. Sugiro dividir a turma em cinco grupos de três ou quatro alunos (dependendo do tamanho da turma) para discutir um tópico a ser escolhido com uma das sugestões de eficientização do infográfico apresentado como modelo (sugiro indicar o tópico de cada equipe para evitar que um mesmo tópico se repita mais de uma vez, enquanto outro não é tratado). A seguir, cada equipe deve receber uma folha em branco para apresentar sugestões para redução do consumo de energia elétrica na indústria associado com o seu tópico, então toda turma se reúne e deve criar um infográfico com cinco a 10 dicas da turma (todas escolhidas pela turma) para estimular a melhoria da eficiência energética na indústria. Caso a turma não consiga desenvolver sugestões viáveis, segue aqui algumas possibilidades:

Ações de governo:

- Criar incentivos fiscais para a indústria que deseja implementar ações de eficiência energética.

- Estimular as indústrias que desejam realizar programas de eficiência energética com linhas de crédito facilitadas e redução de impostos na aplicação de ações de eficiência energética.

- Criar um selo verde que identifique as indústrias que adotaram ações de redução no consumo de energia na fabricação do seu produto.

Ações de iniciativa da própria empresa:

  • Desenvolvimento de uma política interna para o uso mais eficiente da energia.
  • Fixação de metas e objetivos para atender tal política.
  • Uso de dados para melhorar a compreensão e tomada de decisões sobre o uso de energia.
  • Realização da medição dos resultados.
  • Revisão frequente do funcionamento da política estabelecida.
  • Melhoria contínua da gestão da energia.
  • Troca de equipamentos menos eficientes por equipamentos mais eficientes.
  • Reduzir perdas na produção,
  • Treinar os funcionários para uso adequado dos equipamentos.

O infográfico pode ser desenvolvido usando ferramentas como o Google Apresentações, PowerPoint ou mesmo usando sites especializados em infográficos;

  • http://ferramentasinteligentes.com.br/design-para-midias-sociais-canva/
  • http://ferramentasinteligentes.com.br/criar-infografico-gratis-venngage/
  • http://ferramentasinteligentes.com.br/easel-ly/
  • http://ferramentasinteligentes.com.br/blugraphic/

Caso a escola não possua laboratório de informática ou acesso à internet, pode-se desenvolver um modelo usando folhas de papel 60kg no formato A4 e canetinhas ou lápis de cor.

OBS.: O infográfico apresentado no slide está disponível no Material de apoio, caso seja de interesse.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações:

Professor, chame a atenção, ao consolidar com os alunos, que a saída para reduzir o consumo de energia na indústria normalmente passa por ações de eficiência energética associado com estímulos governamentais, regulamentação adequada e mudança de cultura. Porém, a ação mais importante que uma indústria pode adotar custa pouco, gerenciamento das perdas de energia, trazendo também bastante retorno em competitividade com outros produtos, pois a energia elétrica é parte importante no custo de produção da indústria. Além disso, empresas que promovem ações que reduzem o consumo de energia e consequentemente o impacto ambiental podem inclusive em alguns casos ser reconhecidas como empresa “Amiga da natureza”, o que traz grandes benefícios para a imagem da empresa em alguns mercados.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:

Esta aula tem como objetivo criar um infográfico com sugestões como parte de uma campanha de eficiência energética na indústria, focando na redução do desperdício com ações de gerenciamento no uso da energia. O aluno, no fim da aula, deverá entender a importância da eficiência energética na indústria devido à importância da participação deste segmento no consumo de energia no Brasil. Aplicações de medidas de gerenciamento de energia, além de reduzir o impacto sobre a natureza, também aumentam a competitividade dos produtos industriais porque saem com menor custo de produção e têm uma imagem melhor, pois em algumas situações podem ser classificados como Eco friendly product, numa tradução livre, produto amigo da natureza. Além disso ações de gerenciamento no consumo de energia estão entre as medidas mais indicadas e aplicadas em países desenvolvidos, pois normalmente apresentam ganhos muito interessantes em comparação com o custo de adequação.

Professor, para aprofundar um pouco mais sobre a temática da aula fica a sugestão de pesquisa:

http://www.abesco.com.br/pt/o-que-e-eficiencia-energetica-ee/

http://leonardo-energy.org.br/noticias/gestao-de-energia-iso-50-001-melhoria-do-desempenho-energetico-das-empresas/?utm_source=LEONARDO+ENERGY+BRASIL&utm_campaign=7772b4c094-Newsletter+Leonardo+Energy+-+19+set+2017&utm_medium=email&utm_term=0_d1357f776f-7772b4c094-432878057

http://www.epe.gov.br/sites-pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/PublicacoesArquivos/publicacao-160/topico-168/Anuario2017vf.pdf

https://bucket-gw-cni-static-cms-si.s3.amazonaws.com/media/uploads/arquivos/cartilha_cni_corrente_FINAL-small1.pdf

Estrutura necessária:

Opção 1: Infográfico usando ferramentas de TI

Laboratório de informática;

Acesso à internet.

Opção 2: Infográfico manual:

  • 8 a 10 folhas de papel 60kg branca.
  • Duas caixas de canetinhas ou lápis de cor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresentar o título da aula. Lançar perguntas que estimulem o interesse pelo tema proposto, tais como: Entre as classes que mais consomem energia: Pública, Residencial, Comercial e Industrial, qual delas vocês acreditam que consome mais energia? Por quê? Qual é a importância da eficiência energética na indústria para a sociedade? Permitir que alguns alunos se manifestem voluntariamente. Agradecer a participação deles.

Apresentar o objetivo da aula: Propor ações de eficiência energética para a indústria e mostrar os benefícios e a importância dessas ações para o Brasil.

Construir um infográfico com base no modelo apresentado com propostas coletivas de ações de eficiência energética para a indústria e mostrar os benefícios e a importância destas ações para o Brasil.

Observações:

Professor, caso seja de interesse, esta ação pode ser parte de um projeto de eficiência energética e uso consciente de energia. E algumas sugestões dadas pelos alunos, podem ser selecionadas como parte da campanha que envolva toda a comunidade escolar, inclusive podendo se desdobrar em outras ações em aulas posteriores, caso o professor verifique espaço em seu planejamento para a turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações:

Professor, lance uma reflexão para a turma: Dados recentes apontam que a indústria saiu de 35,7% de consumo de energia e já está consumindo 41% de toda energia elétrica produzida no país. Se o setor industrial consome tanta energia, e, quanto mais energia é consumida, maiores são o impacto ambiental e o custo de produção. Contudo se reduzirmos a produção industrial, a geração de riqueza do país também é reduzida e aumenta o desemprego. Como podemos, então, reduzir o consumo de energia sem reduzir a produção industrial? Peça para a turma sugestões para este problema.

Professor, caso a turma não apresente um envolvimento inicial, questione se a seguinte proposição se apresenta como solução viável:

  • Reduzir o desperdício de energia na indústria.
  • Aplicar ferramentas de eficiência energética.

Professor, agradeça à turma pela participação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações:

Professor, peça a participação da turma para indicar possíveis ideias para a pergunta proposta. E, para uma retomada em outra aula, caso deseje, registrar as percepções da turma.

As respostas esperadas são:

ADEQUADAS:

- Aplicar ferramentas de gestão energética.

- Reduzir as perdas e desperdícios no uso da energia.

- Promover ou estimular a eficiência energética.;

- Usar fontes de energia renováveis, as quais normalmente são menos poluentes, têm menor impacto ambiental e não são extinguíveis.

- O governo estimular as indústrias que desejam realizar programas de eficiência energética com linhas de crédito facilitadas e redução de impostos.

- Criar um selo verde Empresa amiga da natureza.

INADEQUADAS:

- Fechar algumas fábricas;

- Reduzir a produção industrial;

- Multar as empresas que consomem muita energia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos.

Orientações:

Professor, o objetivo desta atividade é desenvolver um infográfico como parte de uma campanha de eficiência energética na indústria chamada de “Indústria + verde”, contudo este nome pode ser alterado conforme a criatividade da turma, sendo apenas uma sugestão para a atividade. Sugiro dividir a turma em cinco grupos de três ou quatro alunos (dependendo do tamanho da turma) para discutir um tópico a ser escolhido com uma das sugestões de eficientização do infográfico apresentado como modelo (sugiro indicar o tópico de cada equipe para evitar que um mesmo tópico se repita mais de uma vez, enquanto outro não é tratado). A seguir, cada equipe deve receber uma folha em branco para apresentar sugestões para redução do consumo de energia elétrica na indústria associado com o seu tópico, então toda turma se reúne e deve criar um infográfico com cinco a 10 dicas da turma (todas escolhidas pela turma) para estimular a melhoria da eficiência energética na indústria. Caso a turma não consiga desenvolver sugestões viáveis, segue aqui algumas possibilidades:

Ações de governo:

- Criar incentivos fiscais para a indústria que deseja implementar ações de eficiência energética.

- Estimular as indústrias que desejam realizar programas de eficiência energética com linhas de crédito facilitadas e redução de impostos na aplicação de ações de eficiência energética.

- Criar um selo verde que identifique as indústria que adotaram ações de redução no consumo de energia na fabricação do seu produto.

Ações de iniciativa da própria empresa:

  • Desenvolvimento de uma política interna para o uso mais eficiente da energia.
  • Fixação de metas e objetivos para atender tal política.
  • Uso de dados para melhorar a compreensão e tomada de decisões sobre o uso de energia.
  • Realização da medição dos resultados.
  • Revisão frequente do funcionamento da política estabelecida.
  • Melhoria contínua da gestão da energia.
  • Troca de equipamentos menos eficientes por equipamentos mais eficientes.
  • Reduzir perdas na produção.
  • Treinar os funcionários para uso adequado dos equipamentos.

O infográfico pode ser desenvolvido usando ferramentas como o Google Apresentações, PowerPoint ou mesmo usando sites especializados em infográficos;

  • http://ferramentasinteligentes.com.br/design-para-midias-sociais-canva/
  • http://ferramentasinteligentes.com.br/criar-infografico-gratis-venngage/
  • http://ferramentasinteligentes.com.br/easel-ly/
  • http://ferramentasinteligentes.com.br/blugraphic/

Caso a escola não possua laboratório de informática ou acesso à internet, pode-se desenvolver um modelo usando folhas de papel 60kg no formato A4 e canetinhas ou lápis de cor.

OBS.: O infográfico apresentado no slide está disponível no Material de apoio, caso seja de interesse.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos.

Orientações:

Professor, o objetivo desta atividade é desenvolver um infográfico como parte de uma campanha de eficiência energética na indústria chamada de “Indústria + verde”, contudo este nome pode ser alterado conforme a criatividade da turma, sendo apenas uma sugestão para a atividade. Sugiro dividir a turma em cinco grupos de três ou quatro alunos (dependendo do tamanho da turma) para discutir um tópico a ser escolhido com uma das sugestões de eficientização do infográfico apresentado como modelo (sugiro indicar o tópico de cada equipe para evitar que um mesmo tópico se repita mais de uma vez, enquanto outro não é tratado). A seguir, cada equipe deve receber uma folha em branco para apresentar sugestões para redução do consumo de energia elétrica na indústria associado com o seu tópico, então toda turma se reúne e deve criar um infográfico com cinco a 10 dicas da turma (todas escolhidas pela turma) para estimular a melhoria da eficiência energética na indústria. Caso a turma não consiga desenvolver sugestões viáveis, segue aqui algumas possibilidades:

Ações de governo:

- Criar incentivos fiscais para a indústria que deseja implementar ações de eficiência energética.

- Estimular as indústrias que desejam realizar programas de eficiência energética com linhas de crédito facilitadas e redução de impostos na aplicação de ações de eficiência energética.

- Criar um selo verde que identifique as indústrias que adotaram ações de redução no consumo de energia na fabricação do seu produto.

Ações de iniciativa da própria empresa:

  • Desenvolvimento de uma política interna para o uso mais eficiente da energia.
  • Fixação de metas e objetivos para atender tal política.
  • Uso de dados para melhorar a compreensão e tomada de decisões sobre o uso de energia.
  • Realização da medição dos resultados.
  • Revisão frequente do funcionamento da política estabelecida.
  • Melhoria contínua da gestão da energia.
  • Troca de equipamentos menos eficientes por equipamentos mais eficientes.
  • Reduzir perdas na produção,
  • Treinar os funcionários para uso adequado dos equipamentos.

O infográfico pode ser desenvolvido usando ferramentas como o Google Apresentações, PowerPoint ou mesmo usando sites especializados em infográficos;

  • http://ferramentasinteligentes.com.br/design-para-midias-sociais-canva/
  • http://ferramentasinteligentes.com.br/criar-infografico-gratis-venngage/
  • http://ferramentasinteligentes.com.br/easel-ly/
  • http://ferramentasinteligentes.com.br/blugraphic/

Caso a escola não possua laboratório de informática ou acesso à internet, pode-se desenvolver um modelo usando folhas de papel 60kg no formato A4 e canetinhas ou lápis de cor.

OBS.: O infográfico apresentado no slide está disponível no Material de apoio, caso seja de interesse.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações:

Professor, chame a atenção, ao consolidar com os alunos, que a saída para reduzir o consumo de energia na indústria normalmente passa por ações de eficiência energética associado com estímulos governamentais, regulamentação adequada e mudança de cultura. Porém, a ação mais importante que uma indústria pode adotar custa pouco, gerenciamento das perdas de energia, trazendo também bastante retorno em competitividade com outros produtos, pois a energia elétrica é parte importante no custo de produção da indústria. Além disso, empresas que promovem ações que reduzem o consumo de energia e consequentemente o impacto ambiental podem inclusive em alguns casos ser reconhecidas como empresa “Amiga da natureza”, o que traz grandes benefícios para a imagem da empresa em alguns mercados.

Slide Plano Aula
  • Modelo de infográfico
  • Documento

    Modelo de infográfico


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Grandezas e unidades de medidas elétricas básicas

AULA 02

Grandeza e unidade de energia elétrica

AULA 03

Levantamento de consumo de energia elétrica residencial

AULA 04

Usando o selo Procel como instrumento de eficiência energéti...

AULA 05

Identificação do perfil de consumo de energia elétrica da co...

AULA 06

Campanha de uso consciente de energia

AULA 08

Consumo de energia nos processos industriais

AULA 09

Proposta de ações para a melhoria da eficiência energética ...

AULA 10

Matrizes energética e elétrica brasileiras e mundiais

AULAS DE Matéria e Energia do 8º ano :

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Fontes e Tipos de Energia

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Fontes de geração de energia elétrica

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo O caminho da energia elétrica

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Grandezas e unidades de medidas elétricas básicas

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Energia que vem do Sol

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Energia Alternativa

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Usando o selo Procel como instrumento de eficiência energética

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Campanha de uso consciente de energia

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Circuitos Elétricos Aberto

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Fontes de energias renováveis

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Circuito Elétrico Fechado

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Grandeza e unidade de energia elétrica

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Levantamento de consumo de energia elétrica residencial

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Identificação do perfil de consumo de energia elétrica da comunidade

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Usinas hidrelétricas

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Usina eólica

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Usina nuclear

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Proposta de ações para a melhoria da eficiência energética na indústria

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Fontes de energias não renováveis

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Circuito elétrico

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Energia Térmica: Temperatura e calor

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Matrizes energética e elétrica brasileiras e mundiais

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Usina termelétrica

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Geração de energia elétrica

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Transformação de energia elétrica em energia luminosa

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Fontes e Tipos de Energia

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Fontes de geração de energia elétrica

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

O caminho da energia elétrica

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Adolescência: o que está acontecendo comigo?

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Sistema reprodutor feminino

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Gravidez na adolescência e suas consequências

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Gravidez na adolescência: responsabilidade compartilhada

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Sexualidade e respeito

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Dimensões da sexualidade humana

8º ano / Ciências / Terra e Universo

O brilho da Lua e suas fases

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Propagação de calor por convecção térmica

8º ano / Ciências / Terra e Universo

O Calor Específico das Substâncias

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Mudanças do clima local

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Ciclo menstrual

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Efeitos psicológicos e sociais acarretados por uma gravidez na adolescência

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Diversidades da sexualidade humana

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Aquecimento global: vamos falar de permafrost?

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Grandezas e unidades de medidas elétricas básicas

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Energia que vem do Sol

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Energia Alternativa

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Usando o selo Procel como instrumento de eficiência energética

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Campanha de uso consciente de energia

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Como o sistema endócrino se relaciona com o sistema reprodutor

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Conhecendo as doenças sexualmente transmissíveis (DST)

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Ser adolescente: sexualidade, puberdade e adolescência

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI05 da BNCC

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Campanha de uso consciente de energia

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Identificação do perfil de consumo de energia elétrica da comunidade

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Proposta de ações para a melhoria da eficiência energética na indústria

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Matrizes energética e elétrica brasileiras e mundiais

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transformação de energia elétrica em energia luminosa

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Economia de energia elétrica

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Produção industrial e o consumo de energia elétrica

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Consumo de energia nos processos industriais

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann