Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Representar, identificar e nomear as frações unitárias
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Trabalhando com Frações Unitárias
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Thaís Schulz
Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.
Objetivos específicos
Representar graficamente as frações unitárias.
Identificar e nomear os termos de uma fração.
Conceito-chave
Representação gráfica de frações, termos da fração.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Régua,
- Lápis de cor,
- Cadernos dos alunos para registro.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Representar graficamente as frações unitárias.
Identificar e nomear os termos de uma fração.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Mostre os slides ou leia-os para a turma. Converse, relembrando o que foi estudado em aulas anteriores. Permita que os alunos falem o que lembram sobre o assunto e levantem hipótese oralmente sobre a atividade proposta.
Propósito: Relembrar os conceitos já aprendidos que serão úteis para essa aula.
Discuta com a turma:
- Quais outras frações além dessas que vocês lembram?
- Como elas podem ser representadas?
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Mostre os slides ou leia-os para a turma. Converse, relembrando o que foi estudado em aulas anteriores. Permita que os alunos falem o que lembram sobre o assunto e levantem hipótese oralmente sobre a atividade proposta.
Propósito: Relembrar os conceitos já aprendidos que serão úteis para essa aula.
Discuta com a turma:
- Quais outras frações além dessas que vocês lembram?
- Como podemos representá-las?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientação: Projete o slide para os alunos, entregue uma cópia ou copie no quadro. Peça que resolvam a atividade individualmente primeiramente e, depois, em duplas, registrando suas conclusões no caderno ou na sua cópia da atividade. Circule pela sala observando como estão resolvendo, e permita que os alunos discutam nas duplas e no grande grupo como resolveram as questões. Anote as dúvidas para explorá-las durante a Discussão das Soluções. Sua intervenção com outras perguntas e a discussão das soluções com a turma são muito importantes. A ideia principal é que primeiro os alunos precisem representar frações com o mesmo denominador, variando apenas o numerador (partes pintadas) para depois representar frações em que possam comparar, por exemplo, que 5/4 formam mais que um inteiro, enquanto 5/8 formam menos que um inteiro.
Professor, é muito importante que as frações sejam lidas da forma “cinco oitavos”, “cinco quartos”, e nunca “cinco sobre oito”, “cinco sobre quatro”, porque os alunos precisam perceber a fração como um único número, não como um número sobre outro.
Propósito: Essa etapa objetiva que os alunos contem quanto representa cada ilustração, representem frações e pensem sobre o que é o numerador e o denominador.
Discuta com a turma:
- Em quantas partes cada círculo está dividido?
- Quantas partes foram tomadas em cada círculo?
- Você e seu colega chegaram às mesmas conclusões?
- Como cada um pensou?
- São três bombons de doze. Há apenas uma fração que representa essa quantidade?
- Há outras formas de representar essa quantidade? Quais?
- Considerando as outras quantidades de bombons, como podemos representá-las na forma de frações?
Material complementar
Resolução da Atividade Principal
Materiais complementares para o professor
- Leia mais sobre o ensino de frações em:
Capítulos 16 a 18 do livro Matemática no Ensino Fundamental, de John A. Van de Walle, Editora Artmed, 2009;
Livro Saber Matemática: 4º ano, de Kátia Stocco Smole, Maria Ignez Diniz e Vlademir Marim, Editora FTD, 2013;
Fascículo IV de Educação Matemática - FRAÇÕES E NÚMEROS FRACIONÁRIOS, de Nilza Eigenheer Bertoni, aqui.
- Sugestões de atividades: Jogo “O enigma das frações”; Quiz TVESCOLA - Fração.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientação: Projete o slide para os alunos, entregue uma cópia ou copie no quadro. Peça que resolvam a atividade individualmente primeiramente e, depois, em duplas, registrando suas conclusões no caderno ou na sua cópia da atividade. Circule pela sala observando como estão resolvendo, e permita que os alunos discutam nas duplas e no grande grupo como resolveram as questões. Anote as dúvidas para explorá-las durante a Discussão das Soluções. Sua intervenção com outras perguntas e a discussão das soluções com a turma são muito importantes.
É muito importante que as frações sejam lidas da forma “cinco quartos”, “três sextos”, e nunca “cinco sobre quatro”, “três sobre seis”, porque os alunos precisam perceber a fração como um número, não como um número sobre outro.
Propósito: Essa etapa objetiva que os alunos contem quanto representa cada ilustração, representem frações e pensem sobre os termos das frações: o que indica o numerador e que indica o denominador.
Discuta com a turma:
- Há apenas uma maneira de representar graficamente?
- Você e seu colega pensaram em formas diferentes? Como?
- Vocês conseguiram chegar a uma solução comum?
- Vocês encontraram que essas frações são maiores ou menores que um inteiro?
- Há outras frações que significam a mesma quantidade?
- Quais?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientação: Projete o slide para os alunos, entregue uma cópia ou copie no quadro. Peça que pensem sobre esta questão individualmente primeiro e, depois, em duplas, registrando suas conclusões no caderno ou na sua cópia da atividade. Circule pela sala observando o que estão anotando, e permita que os alunos discutam nas duplas e no grande grupo a que conceito chegaram. Anote as dúvidas para explorá-las durante a Discussão das Soluções. Sua intervenção com outras perguntas e a discussão das soluções com a turma são muito importantes.
Propósito: Essa etapa objetiva que os alunos contem quanto representa cada ilustração, representem frações e pensem sobre o que é o numerador e o denominador.
Discuta com a turma:
- O que acontece quando eu troco os números de cima e de baixo, por exemplo 5/4 e 4/5? Tem alguma diferença?
- Discuta com seu colega, Façam uma experimentação.
- O que acontece quando os números de cima e de baixo forem iguais?
- Vamos experimentar?
- Qual é a função de cada um desses números?
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 8, 9 e 10)
Orientação: Primeiro, converse com os alunos sobre suas respostas da atividade anterior. Peça que alunos que tiveram respostas diferentes ou modos de resolver diferentes expliquem aos colegas como o fizeram. Em seguida, projete, entregue uma cópia do slide ou copie no quadro. Os slides mostram apenas uma forma de resolver, por isso, a fase prévia de discussão com a turma sobre suas estratégias é muito importante.
Propósito: O objetivo desta etapa é que os alunos coloquem suas respostas da atividade.
Discuta com a turma:
- De que maneira chegaram a resposta?
- Você e seu colega chegaram a mesma resposta?
- Como cada um de vocês pensou?
- E a turma? Todos chegaram à mesma resposta?
- Há alguma outra resposta possível? Qual?
- Alguém quer vir ao quadro mostrar?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientação: Primeiramente, converse com os alunos sobre suas respostas da atividade anterior. Peça que alunos que tiveram respostas diferentes ou modos de resolver diferentes expliquem aos colegas como o fizeram. Em seguida, projete, entregue uma cópia do slide ou copie no quadro. Os slides mostram apenas uma forma de resolver, por isso, a fase prévia de discussão com a turma sobre suas estratégias é muito importante.
Propósito: O objetivo desta etapa é que os alunos coloquem suas respostas da atividade.
Discuta com a turma:
- De que maneira chegaram a resposta?
- Você e seu colega chegaram a mesma resposta?
- Como cada um de vocês pensou?
- E a turma? Todos chegaram à mesma resposta?
- Há alguma outra resposta possível? Qual?
- Alguém quer vir ao quadro mostrar?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientação: Primeiramente, converse com os alunos sobre suas respostas da atividade anterior. Peça que alunos que tiveram respostas diferentes ou modos de resolver diferentes expliquem aos colegas como o fizeram. Em seguida, projete, entregue uma cópia do slide ou copie no quadro. Os slides mostram apenas uma forma de resolver, por isso, a fase prévia de discussão com a turma sobre suas estratégias é muito importante.
Propósito: O objetivo desta etapa é que os alunos coloquem suas respostas da atividade.
Discuta com a turma:
- De que maneira chegaram a resposta?
- Você e seu colega chegaram a mesma resposta?
- Como cada um de vocês pensou?
- E a turma? Todos chegaram à mesma resposta?
- Há alguma outra resposta possível? Qual?
- Alguém quer vir ao quadro mostrar?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Converse com os alunos sobre como eles representaram com números as frações. Questione como definiram o número superior da fração e o número inferior da fração. Caso necessário, faça perguntas para que percebam a função do numerador e do denominador. Depois da discussão e da conceituação por parte da turma, apresente esse slide como um registro do que foi pensado pela turma.
Propósito: Registrar o que significam o numerador e o denominador de uma fração.
Discuta com a turma:
- Esses são os termos das frações. Qual a função de cada um deles?
- Como o triângulo está dividido? Quantas partes foram consideradas?
- Que números na fração representam cada uma das partes?
- E se o triângulo estivesse dividido em seis partes com uma pintada, quem seria o numerador e quem seria o denominador?
- O numerador é sempre menor que o denominador? Dê um exemplo.
- Quando o numerador é maior que o denominador, a fração é maior ou menor que um inteiro?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Projete o slide para a turma, entregue uma cópia para cada aluno ou escreva no quadro. Este slide objetiva resumir com os alunos o que foi visto na aula. Você pode questionar os alunos antes de mostrar o slide, sobre o que viram na aula, com o que trabalharam, e depois mostrar o slide. Questione se os alunos aprenderam algo mais do que está exposto no slide. Você pode pedir que registrem no caderno, fazendo um resumo do que foi visto na aula.
Propósito: Este slide objetiva sistematizar e resumir o que foi visto na aula.
Discuta com a turma:
- O que aprendemos nessa aula?
- Quais novas palavras foram apresentadas hoje? Descreva cada palavra dessas com as suas palavras.
- Como você e seu grupo abordaram o problema de hoje? A abordagem foi bem sucedida?
- O que se manteve como você pensava?
- O que mudou?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Entregue uma cópia da atividade, projete ou escreva no quadro. Circule pelo ambiente para verificar como os alunos estão realizando a atividade. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então, procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Essa atividade objetiva verificar se o aprendizado do aluno ocorreu com sucesso.
Discuta com a turma:
- Há apenas uma maneira de representar com desenho? Como cada aluno fez?
- Há apenas uma maneira de representar numericamente?
- Quais foram seus pontos fortes e fracos nessa aula?
- Qual é o seu plano para melhorar onde teve mais dificuldade?
Materiais complementares
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_11NUM_03
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: -
- Opcionais: YouTube, Google Documentos, Google Apresentações.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal
Aquecimento
O professor pode gravar um breve vídeo vinculado ao YouTube para retomar os conceitos estudados anteriormente. Caso os alunos não tenham acesso à internet, é possível retomar com atividades impressas, apresentando situações problemas resolvidas em diferentes contextos.
Atividade principal
O professor pode apresentar a atividade usando as instruções impressas ou pelo Google Formulários. Importante que independente do meio, sejam inclusas as questões presentes nas orientações do professor.
Na parte com o pacote de bombons, o professor pode instruir para ser feito com bombons, balas, bolinhas, tampinhas, pedrinhas ou qualquer objeto que ele entenda facilitar o trabalho de organização do aluno para a resolução.
Discussão das soluções
O professor pode apresentar as diferentes representações das frações usando o Google Apresentações e pedir que os alunos respondam às questões montando um Google Documentos para isso, e que enviem o link para o professor. No caso dos alunos não terem acesso à internet, o professor pode organizar as representações em material impresso e solicitar que a turma responda às questões por escrito posteriormente.
Sistematização
O professor pode unir as etapas de Sistematização e Encerramento em um único vídeo no YouTube para que os alunos assistam sempre que puderem ou precisarem, para retomar os conceitos. Caso os alunos não tenham acesso aos recursos digitais, o professor pode pedir que eles façam uma explicação sobre o que aprenderam antes de encaminhar a sistematização.
Encerramento
Ver orientação da etapa anterior do plano.
Raio X
Propor que os alunos construam uma tabela como a indicada para fixarem em algum local próximo do espaço de estudos deles em casa.
Convite às famílias
O professor pode propor às famílias que usem objetos de casa para organizar coleções e discutir com os alunos de quais frações se tratam as partes escolhidas ou destinadas a eles em determinado contexto. Os alunos podem gravar um vídeo curto, sem exibir o rosto, para vincular no YouTube explicando sobre as frações identificadas na situação.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Thaís Schulz
Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.
Objetivos específicos
Representar graficamente as frações unitárias.
Identificar e nomear os termos de uma fração.
Conceito-chave
Representação gráfica de frações, termos da fração.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Régua,
- Lápis de cor,
- Cadernos dos alunos para registro.