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Plano de aula - Representando frações com números

Plano de aula de matemática com atividades para 4 do Fundamental sobre representar graficamente as frações unitárias e identificar e nomear os termos de uma fração.

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thaís Schulz,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Thaís Schulz

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

(EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.



Objetivos específicos

Representar graficamente as frações unitárias.

Identificar e nomear os termos de uma fração.

Conceito-chave

Representação gráfica de frações, termos da fração.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Régua,
  • Lápis de cor,
  • Cadernos dos alunos para registro.




Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Mostre os slides ou leia-os para a turma. Converse, relembrando o que foi estudado em aulas anteriores. Permita que os alunos falem o que lembram sobre o assunto e levantem hipótese oralmente sobre a atividade proposta.

Propósito: Relembrar os conceitos já aprendidos que serão úteis para essa aula.

Discuta com a turma:

  • Quais outras frações além dessas que vocês lembram?
  • Como elas podem ser representadas?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Mostre os slides ou leia-os para a turma. Converse, relembrando o que foi estudado em aulas anteriores. Permita que os alunos falem o que lembram sobre o assunto e levantem hipótese oralmente sobre a atividade proposta.

Propósito: Relembrar os conceitos já aprendidos que serão úteis para essa aula.

Discuta com a turma:

  • Quais outras frações além dessas que vocês lembram?
  • Como podemos representá-las?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Projete o slide para os alunos, entregue uma cópia ou copie no quadro. Peça que resolvam a atividade individualmente primeiramente e, depois, em duplas, registrando suas conclusões no caderno ou na sua cópia da atividade. Circule pela sala observando como estão resolvendo, e permita que os alunos discutam nas duplas e no grande grupo como resolveram as questões. Anote as dúvidas para explorá-las durante a Discussão das Soluções. Sua intervenção com outras perguntas e a discussão das soluções com a turma são muito importantes. A ideia principal é que primeiro os alunos precisem representar frações com o mesmo denominador, variando apenas o numerador (partes pintadas) para depois representar frações em que possam comparar, por exemplo, que 5/4 formam mais que um inteiro, enquanto 5/8 formam menos que um inteiro.

Professor, é muito importante que as frações sejam lidas da forma “cinco oitavos”, “cinco quartos”, e nunca “cinco sobre oito”, “cinco sobre quatro”, porque os alunos precisam perceber a fração como um único número, não como um número sobre outro.
Propósito: Essa etapa objetiva que os alunos contem quanto representa cada ilustração, representem frações e pensem sobre o que é o numerador e o denominador.

Discuta com a turma:

  • Em quantas partes cada círculo está dividido?
  • Quantas partes foram tomadas em cada círculo?
  • Você e seu colega chegaram às mesmas conclusões?
  • Como cada um pensou?
  • São três bombons de doze. Há apenas uma fração que representa essa quantidade?
  • Há outras formas de representar essa quantidade? Quais?
  • Considerando as outras quantidades de bombons, como podemos representá-las na forma de frações?

Material complementar

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Materiais complementares para o professor

  • Leia mais sobre o ensino de frações em:

Capítulos 16 a 18 do livro Matemática no Ensino Fundamental, de John A. Van de Walle, Editora Artmed, 2009;

Livro Saber Matemática: 4º ano, de Kátia Stocco Smole, Maria Ignez Diniz e Vlademir Marim, Editora FTD, 2013;

Fascículo IV de Educação Matemática - FRAÇÕES E NÚMEROS FRACIONÁRIOS, de Nilza Eigenheer Bertoni, aqui.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Projete o slide para os alunos, entregue uma cópia ou copie no quadro. Peça que resolvam a atividade individualmente primeiramente e, depois, em duplas, registrando suas conclusões no caderno ou na sua cópia da atividade. Circule pela sala observando como estão resolvendo, e permita que os alunos discutam nas duplas e no grande grupo como resolveram as questões. Anote as dúvidas para explorá-las durante a Discussão das Soluções. Sua intervenção com outras perguntas e a discussão das soluções com a turma são muito importantes.

É muito importante que as frações sejam lidas da forma “cinco quartos”, “três sextos”, e nunca “cinco sobre quatro”, “três sobre seis”, porque os alunos precisam perceber a fração como um número, não como um número sobre outro.
Propósito: Essa etapa objetiva que os alunos contem quanto representa cada ilustração, representem frações e pensem sobre os termos das frações: o que indica o numerador e que indica o denominador.

Discuta com a turma:

  • Há apenas uma maneira de representar graficamente?
  • Você e seu colega pensaram em formas diferentes? Como?
  • Vocês conseguiram chegar a uma solução comum?
  • Vocês encontraram que essas frações são maiores ou menores que um inteiro?
  • Há outras frações que significam a mesma quantidade?
  • Quais?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Projete o slide para os alunos, entregue uma cópia ou copie no quadro. Peça que pensem sobre esta questão individualmente primeiro e, depois, em duplas, registrando suas conclusões no caderno ou na sua cópia da atividade. Circule pela sala observando o que estão anotando, e permita que os alunos discutam nas duplas e no grande grupo a que conceito chegaram. Anote as dúvidas para explorá-las durante a Discussão das Soluções. Sua intervenção com outras perguntas e a discussão das soluções com a turma são muito importantes.
Propósito: Essa etapa objetiva que os alunos contem quanto representa cada ilustração, representem frações e pensem sobre o que é o numerador e o denominador.

Discuta com a turma:

  • O que acontece quando eu troco os números de cima e de baixo, por exemplo 5/4 e 4/5? Tem alguma diferença?
  • Discuta com seu colega, Façam uma experimentação.
  • O que acontece quando os números de cima e de baixo forem iguais?
  • Vamos experimentar?
  • Qual é a função de cada um desses números?

Painel de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 8, 9 e 10)

Orientação: Primeiro, converse com os alunos sobre suas respostas da atividade anterior. Peça que alunos que tiveram respostas diferentes ou modos de resolver diferentes expliquem aos colegas como o fizeram. Em seguida, projete, entregue uma cópia do slide ou copie no quadro. Os slides mostram apenas uma forma de resolver, por isso, a fase prévia de discussão com a turma sobre suas estratégias é muito importante.

Propósito: O objetivo desta etapa é que os alunos coloquem suas respostas da atividade.

Discuta com a turma:

  • De que maneira chegaram a resposta?
  • Você e seu colega chegaram a mesma resposta?
  • Como cada um de vocês pensou?
  • E a turma? Todos chegaram à mesma resposta?
  • Há alguma outra resposta possível? Qual?
  • Alguém quer vir ao quadro mostrar?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Primeiramente, converse com os alunos sobre suas respostas da atividade anterior. Peça que alunos que tiveram respostas diferentes ou modos de resolver diferentes expliquem aos colegas como o fizeram. Em seguida, projete, entregue uma cópia do slide ou copie no quadro. Os slides mostram apenas uma forma de resolver, por isso, a fase prévia de discussão com a turma sobre suas estratégias é muito importante.

Propósito: O objetivo desta etapa é que os alunos coloquem suas respostas da atividade.

Discuta com a turma:

  • De que maneira chegaram a resposta?
  • Você e seu colega chegaram a mesma resposta?
  • Como cada um de vocês pensou?
  • E a turma? Todos chegaram à mesma resposta?
  • Há alguma outra resposta possível? Qual?
  • Alguém quer vir ao quadro mostrar?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Primeiramente, converse com os alunos sobre suas respostas da atividade anterior. Peça que alunos que tiveram respostas diferentes ou modos de resolver diferentes expliquem aos colegas como o fizeram. Em seguida, projete, entregue uma cópia do slide ou copie no quadro. Os slides mostram apenas uma forma de resolver, por isso, a fase prévia de discussão com a turma sobre suas estratégias é muito importante.

Propósito: O objetivo desta etapa é que os alunos coloquem suas respostas da atividade.

Discuta com a turma:

  • De que maneira chegaram a resposta?
  • Você e seu colega chegaram a mesma resposta?
  • Como cada um de vocês pensou?
  • E a turma? Todos chegaram à mesma resposta?
  • Há alguma outra resposta possível? Qual?
  • Alguém quer vir ao quadro mostrar?

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Converse com os alunos sobre como eles representaram com números as frações. Questione como definiram o número superior da fração e o número inferior da fração. Caso necessário, faça perguntas para que percebam a função do numerador e do denominador. Depois da discussão e da conceituação por parte da turma, apresente esse slide como um registro do que foi pensado pela turma.

Propósito: Registrar o que significam o numerador e o denominador de uma fração.

Discuta com a turma:

  • Esses são os termos das frações. Qual a função de cada um deles?
  • Como o triângulo está dividido? Quantas partes foram consideradas?
  • Que números na fração representam cada uma das partes?
  • E se o triângulo estivesse dividido em seis partes com uma pintada, quem seria o numerador e quem seria o denominador?
  • O numerador é sempre menor que o denominador? Dê um exemplo.
  • Quando o numerador é maior que o denominador, a fração é maior ou menor que um inteiro?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Projete o slide para a turma, entregue uma cópia para cada aluno ou escreva no quadro. Este slide objetiva resumir com os alunos o que foi visto na aula. Você pode questionar os alunos antes de mostrar o slide, sobre o que viram na aula, com o que trabalharam, e depois mostrar o slide. Questione se os alunos aprenderam algo mais do que está exposto no slide. Você pode pedir que registrem no caderno, fazendo um resumo do que foi visto na aula.

Propósito: Este slide objetiva sistematizar e resumir o que foi visto na aula.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos nessa aula?
  • Quais novas palavras foram apresentadas hoje? Descreva cada palavra dessas com as suas palavras.
  • Como você e seu grupo abordaram o problema de hoje? A abordagem foi bem sucedida?
  • O que se manteve como você pensava?
  • O que mudou?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Entregue uma cópia da atividade, projete ou escreva no quadro. Circule pelo ambiente para verificar como os alunos estão realizando a atividade. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então, procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Essa atividade objetiva verificar se o aprendizado do aluno ocorreu com sucesso.

Discuta com a turma:

  • Há apenas uma maneira de representar com desenho? Como cada aluno fez?
  • Há apenas uma maneira de representar numericamente?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos nessa aula?
  • Qual é o seu plano para melhorar onde teve mais dificuldade?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Thaís Schulz

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

(EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.



Objetivos específicos

Representar graficamente as frações unitárias.

Identificar e nomear os termos de uma fração.

Conceito-chave

Representação gráfica de frações, termos da fração.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Régua,
  • Lápis de cor,
  • Cadernos dos alunos para registro.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Mostre os slides ou leia-os para a turma. Converse, relembrando o que foi estudado em aulas anteriores. Permita que os alunos falem o que lembram sobre o assunto e levantem hipótese oralmente sobre a atividade proposta.

Propósito: Relembrar os conceitos já aprendidos que serão úteis para essa aula.

Discuta com a turma:

  • Quais outras frações além dessas que vocês lembram?
  • Como elas podem ser representadas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Mostre os slides ou leia-os para a turma. Converse, relembrando o que foi estudado em aulas anteriores. Permita que os alunos falem o que lembram sobre o assunto e levantem hipótese oralmente sobre a atividade proposta.

Propósito: Relembrar os conceitos já aprendidos que serão úteis para essa aula.

Discuta com a turma:

  • Quais outras frações além dessas que vocês lembram?
  • Como podemos representá-las?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Projete o slide para os alunos, entregue uma cópia ou copie no quadro. Peça que resolvam a atividade individualmente primeiramente e, depois, em duplas, registrando suas conclusões no caderno ou na sua cópia da atividade. Circule pela sala observando como estão resolvendo, e permita que os alunos discutam nas duplas e no grande grupo como resolveram as questões. Anote as dúvidas para explorá-las durante a Discussão das Soluções. Sua intervenção com outras perguntas e a discussão das soluções com a turma são muito importantes. A ideia principal é que primeiro os alunos precisem representar frações com o mesmo denominador, variando apenas o numerador (partes pintadas) para depois representar frações em que possam comparar, por exemplo, que 5/4 formam mais que um inteiro, enquanto 5/8 formam menos que um inteiro.

Professor, é muito importante que as frações sejam lidas da forma “cinco oitavos”, “cinco quartos”, e nunca “cinco sobre oito”, “cinco sobre quatro”, porque os alunos precisam perceber a fração como um único número, não como um número sobre outro.
Propósito: Essa etapa objetiva que os alunos contem quanto representa cada ilustração, representem frações e pensem sobre o que é o numerador e o denominador.

Discuta com a turma:

  • Em quantas partes cada círculo está dividido?
  • Quantas partes foram tomadas em cada círculo?
  • Você e seu colega chegaram às mesmas conclusões?
  • Como cada um pensou?
  • São três bombons de doze. Há apenas uma fração que representa essa quantidade?
  • Há outras formas de representar essa quantidade? Quais?
  • Considerando as outras quantidades de bombons, como podemos representá-las na forma de frações?

Material complementar

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Materiais complementares para o professor

  • Leia mais sobre o ensino de frações em:

Capítulos 16 a 18 do livro Matemática no Ensino Fundamental, de John A. Van de Walle, Editora Artmed, 2009;

Livro Saber Matemática: 4º ano, de Kátia Stocco Smole, Maria Ignez Diniz e Vlademir Marim, Editora FTD, 2013;

Fascículo IV de Educação Matemática - FRAÇÕES E NÚMEROS FRACIONÁRIOS, de Nilza Eigenheer Bertoni, aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Projete o slide para os alunos, entregue uma cópia ou copie no quadro. Peça que resolvam a atividade individualmente primeiramente e, depois, em duplas, registrando suas conclusões no caderno ou na sua cópia da atividade. Circule pela sala observando como estão resolvendo, e permita que os alunos discutam nas duplas e no grande grupo como resolveram as questões. Anote as dúvidas para explorá-las durante a Discussão das Soluções. Sua intervenção com outras perguntas e a discussão das soluções com a turma são muito importantes.

É muito importante que as frações sejam lidas da forma “cinco quartos”, “três sextos”, e nunca “cinco sobre quatro”, “três sobre seis”, porque os alunos precisam perceber a fração como um número, não como um número sobre outro.
Propósito: Essa etapa objetiva que os alunos contem quanto representa cada ilustração, representem frações e pensem sobre os termos das frações: o que indica o numerador e que indica o denominador.

Discuta com a turma:

  • Há apenas uma maneira de representar graficamente?
  • Você e seu colega pensaram em formas diferentes? Como?
  • Vocês conseguiram chegar a uma solução comum?
  • Vocês encontraram que essas frações são maiores ou menores que um inteiro?
  • Há outras frações que significam a mesma quantidade?
  • Quais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Projete o slide para os alunos, entregue uma cópia ou copie no quadro. Peça que pensem sobre esta questão individualmente primeiro e, depois, em duplas, registrando suas conclusões no caderno ou na sua cópia da atividade. Circule pela sala observando o que estão anotando, e permita que os alunos discutam nas duplas e no grande grupo a que conceito chegaram. Anote as dúvidas para explorá-las durante a Discussão das Soluções. Sua intervenção com outras perguntas e a discussão das soluções com a turma são muito importantes.
Propósito: Essa etapa objetiva que os alunos contem quanto representa cada ilustração, representem frações e pensem sobre o que é o numerador e o denominador.

Discuta com a turma:

  • O que acontece quando eu troco os números de cima e de baixo, por exemplo 5/4 e 4/5? Tem alguma diferença?
  • Discuta com seu colega, Façam uma experimentação.
  • O que acontece quando os números de cima e de baixo forem iguais?
  • Vamos experimentar?
  • Qual é a função de cada um desses números?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 8, 9 e 10)

Orientação: Primeiro, converse com os alunos sobre suas respostas da atividade anterior. Peça que alunos que tiveram respostas diferentes ou modos de resolver diferentes expliquem aos colegas como o fizeram. Em seguida, projete, entregue uma cópia do slide ou copie no quadro. Os slides mostram apenas uma forma de resolver, por isso, a fase prévia de discussão com a turma sobre suas estratégias é muito importante.

Propósito: O objetivo desta etapa é que os alunos coloquem suas respostas da atividade.

Discuta com a turma:

  • De que maneira chegaram a resposta?
  • Você e seu colega chegaram a mesma resposta?
  • Como cada um de vocês pensou?
  • E a turma? Todos chegaram à mesma resposta?
  • Há alguma outra resposta possível? Qual?
  • Alguém quer vir ao quadro mostrar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Primeiramente, converse com os alunos sobre suas respostas da atividade anterior. Peça que alunos que tiveram respostas diferentes ou modos de resolver diferentes expliquem aos colegas como o fizeram. Em seguida, projete, entregue uma cópia do slide ou copie no quadro. Os slides mostram apenas uma forma de resolver, por isso, a fase prévia de discussão com a turma sobre suas estratégias é muito importante.

Propósito: O objetivo desta etapa é que os alunos coloquem suas respostas da atividade.

Discuta com a turma:

  • De que maneira chegaram a resposta?
  • Você e seu colega chegaram a mesma resposta?
  • Como cada um de vocês pensou?
  • E a turma? Todos chegaram à mesma resposta?
  • Há alguma outra resposta possível? Qual?
  • Alguém quer vir ao quadro mostrar?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação: Primeiramente, converse com os alunos sobre suas respostas da atividade anterior. Peça que alunos que tiveram respostas diferentes ou modos de resolver diferentes expliquem aos colegas como o fizeram. Em seguida, projete, entregue uma cópia do slide ou copie no quadro. Os slides mostram apenas uma forma de resolver, por isso, a fase prévia de discussão com a turma sobre suas estratégias é muito importante.

Propósito: O objetivo desta etapa é que os alunos coloquem suas respostas da atividade.

Discuta com a turma:

  • De que maneira chegaram a resposta?
  • Você e seu colega chegaram a mesma resposta?
  • Como cada um de vocês pensou?
  • E a turma? Todos chegaram à mesma resposta?
  • Há alguma outra resposta possível? Qual?
  • Alguém quer vir ao quadro mostrar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Converse com os alunos sobre como eles representaram com números as frações. Questione como definiram o número superior da fração e o número inferior da fração. Caso necessário, faça perguntas para que percebam a função do numerador e do denominador. Depois da discussão e da conceituação por parte da turma, apresente esse slide como um registro do que foi pensado pela turma.

Propósito: Registrar o que significam o numerador e o denominador de uma fração.

Discuta com a turma:

  • Esses são os termos das frações. Qual a função de cada um deles?
  • Como o triângulo está dividido? Quantas partes foram consideradas?
  • Que números na fração representam cada uma das partes?
  • E se o triângulo estivesse dividido em seis partes com uma pintada, quem seria o numerador e quem seria o denominador?
  • O numerador é sempre menor que o denominador? Dê um exemplo.
  • Quando o numerador é maior que o denominador, a fração é maior ou menor que um inteiro?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Projete o slide para a turma, entregue uma cópia para cada aluno ou escreva no quadro. Este slide objetiva resumir com os alunos o que foi visto na aula. Você pode questionar os alunos antes de mostrar o slide, sobre o que viram na aula, com o que trabalharam, e depois mostrar o slide. Questione se os alunos aprenderam algo mais do que está exposto no slide. Você pode pedir que registrem no caderno, fazendo um resumo do que foi visto na aula.

Propósito: Este slide objetiva sistematizar e resumir o que foi visto na aula.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos nessa aula?
  • Quais novas palavras foram apresentadas hoje? Descreva cada palavra dessas com as suas palavras.
  • Como você e seu grupo abordaram o problema de hoje? A abordagem foi bem sucedida?
  • O que se manteve como você pensava?
  • O que mudou?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Entregue uma cópia da atividade, projete ou escreva no quadro. Circule pelo ambiente para verificar como os alunos estão realizando a atividade. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então, procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Essa atividade objetiva verificar se o aprendizado do aluno ocorreu com sucesso.

Discuta com a turma:

  • Há apenas uma maneira de representar com desenho? Como cada aluno fez?
  • Há apenas uma maneira de representar numericamente?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos nessa aula?
  • Qual é o seu plano para melhorar onde teve mais dificuldade?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

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