Atividade para impressão - Cornell Note
Plano de Aula
Plano de aula: Acordo entre Nações para proteção da Camada de Ozônio
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Camada de ozônio
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: o plano consiste em uma atividade de escrita seguida de debate entre os alunos, simulando um grande encontro internacional entre representantes de várias na Nações, Regiões e Comunidades. As “nações” serão os grupos formados pelos alunos. Leia previamente o material sobre o Protocolo de Montreal e a Convenção de Viena, que servirá de apoio na contextualização e na sistematização da aula. A leitura do protocolo proporciona uma melhor compreensão de sua estruturação textual. Durante a atividade será necessário o preenchimento de um formulário que segue o modelo 5W1H ( Who? (Quem?) - What? (O quê?) - Where? (Onde?) - When? (Quando?) - Why? (Por que?) - How? (Como?) ). O modelo 5W1H permite uma melhor convergência de ideias (foco na atividades) escritas e evita que os grupos descontextualizem da tarefa. Explore o máximo da escrita durante a aula.
Materiais necessários para a aula: material para leitura sobre o Protocolo de Montreal e a Convensão de Viena: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u3Bc2rRQsDF9eUwKjHMYKz8WwqfveYg88UGrRcZMqRfh8r5gQEuXeCHeQR6v/atividade-para-impressao-protocolo-cie07-13tu09.pdf,. O protocolo encontra-se disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DGUZF5ZFdhxUGTU75gTejPvhaktgvYUcTfz3dHmKWGZgxQhqHMBWaNc3qgyp/atividade-para-impressao-protocolo-montreal-cie7-13tu09-1.pdf . Formulário 5W1H para ser distribuido entre os grupos de alunos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eFHvxUFkU3ZR8g8aSUWC9dtP5MRFDNKQ6WPfRnD4cFyDBQUnqBwfP7RVXxX9/atividade-para-impressao-escrevendo-do-protocolo-cie07-13tu09.pdf. Imprima e distribua entre os alunos, na disponibilidade de recursos digitais, compartilhe entre os alunos. As anotações devem seguir o modelo Cornell Note: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MNhfwYCWjZN7e57EjqHNZAhMsETWfm7nubguU4ucEMPQH7J25DuvStW8fFGu/atividade-para-impressao-cornell-note-cie07-13tu09-3.pdf.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: explore com seus alunos conceitos sobre pactos, convênios, convenções, contratos, compromissos ou alianças, que várias regiões ou nações possuem para se relacionarem amigavelmente. Aborde os tipos de contratos internacionais: comerciais, militares, científicos etc.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: aborde o tema Camada de Ozônio, questionando a existência de contratos, pactos etc. entre as nações desenvolvidas ou em desenvolvimento, para preservação da camada de ozônio. Discuta a necessidade, ou não, de tais acordos, o que cada nação deverá abrir mão para que todos possam cumprir com o que foi assinado. Peça que anotem as ideias e sugestões e deixe claro que cada ideia será utilizada em uma atividade de sala. O uso contínuo de anotações é fundamental no contexto da aula.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: investique com a turma quais regras as nações, regiões ou povos, poderiam criar de maneira colaborativamente para diminuir os efeitos da destruição da camada de ozônio.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: divida a classe em grupos de 4 a 5 alunos (sugestão). Informe a turma que cada grupo irá representar uma Nação, industrializada ou não, em desenvolvimento ou desenvolvida. Se necessário, sorteie as nações, regiões ou continentes entre os grupos. Cada grupo (nação) deve definir quais regras (ações) seu país tomará para proteger a Camada de Ozônio. Distribua o formulário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eFHvxUFkU3ZR8g8aSUWC9dtP5MRFDNKQ6WPfRnD4cFyDBQUnqBwfP7RVXxX9/atividade-para-impressao-escrevendo-do-protocolo-cie07-13tu09.pdf. Resgate as anotações dos alunos e peça que preencham o formulário. Émportante relembrar que o formulário segue o Modelo 5W1H. Concluídas as regras, um relator deve ser escolhido e deverá anotar as regras do grupo. Valorize a importância dos alunos compreenderem o tempo de duração da aula. Utilize relógios de parede, relógios dos alunos ou celulares na função cronômetro. Adote uma postura de caminhar entre os grupos e mediar as interpretações. Ressalte o trabalho cooperativo de cada grupo. Permita que desenhem (caso ocorra esse desejo) faixas, cartazes, gravação de um vídeo ou áudio etc.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: redigidas as regras, um representante de cada grupo (nação) será escolhido para “pronunciar” as regras do seu país. Neste momento, indique ou relacione as regras em comum ou semelhantes. Estabelecidas as regras em comum, um representante GERAL será escolhido para anotar um documento que será compartilhado para todos. Crie um clima de diplomacia, com apresentação dos representantes utilizando pronomes de tratamento: senhor, senhora, senhorita, Vossa Senhoria, Vossa Excelência, Vossa Eminência, Vossa Alteza, Vossa Majestade etc. Organize a sala em forma de plenário da ONU.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: explique que a atividade realizada ocorreu verdadeiramente na ONU, resultando na Convenção de Viena e no Protocolo de Montreal. Estabeleça a relação do documento criado em sala e o documento oficial criado pela Nações Unidas. Retome as anotações e pontue aspectos econômicos, sociais, geográficos, étnicos (nômades, tribos indígenas, aborígenes etc.) de cada nação. Sinalize as dificuldades encontradas entre os grupos da sala e sua correspondência em relação aos acordos entre países distintos.
Atividade para impressão - Cornell Note
Atividade para impressão - Escrevendo do Protocolo
Atividade para impressão - Protocolo
Atividade para impressão - Protocolo Montreal
Rascunho do plano de aula de Ciências
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma, apresente os slides “contexto” e motive-os a refletirem a partir das questões propostas.
Apresente a questão disparadora:
- Quais regras as nações devem criar para proteger a camada de ozônio?
Peça a eles que reflitam sobre a pergunta.
Mão na massa
Organize a turma em grupos de até 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens.
Informe a turma que cada grupo irá representar uma Nação, industrializada ou não, em desenvolvimento ou desenvolvida. Se necessário, sorteie as nações, regiões ou continentes entre os grupos. Cada grupo (nação) deve definir quais regras (ações) seu país tomará para proteger a Camada de Ozônio.
Compartilhe com os grupos um arquivo editável com o protocolo, disponível na aba “materiais e atividades”, e oriente-os a preenchê-lo de acordo com as regras elaboradas pelo grupo.
Marque outra videochamada com toda a turma e simule uma conferência entre nações. Dê espaço para que os grupos apresentem os protocolos.
Sistematização
Compartilhe com os estudantes os protocolos reais dos países, disponível na aba “materiais e atividades”. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.
Convite às famílias
As famílias poderão auxiliar os estudantes a estabelecer uma comunicação com o grupo e a refletir sobre as regras que as nações poderiam criar para proteger a camada de ozônio.
Acordo entre Nações para proteção da Camada de Ozônio
7º ano
Objetivos de aprendizagem
Apresentar a Convenção de Viena e o Protocolo de Montreal, além de reconhecer/relacionar sua importância por meio de gráficos e tabelas que demonstram os resultados obtidos após sua implantação.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.
Professor-autor: Antonio de Lisboa Coutinho Junior
Mentor: Roseday Santos Nascimento
Especialista: Leandro Holanda
Sobre esta aula: o plano consiste em uma atividade de escrita seguida de debate entre os alunos, simulando um grande encontro internacional entre representantes de várias na Nações, Regiões e Comunidades. As “nações” serão os grupos formados pelos alunos. Leia previamente o material sobre o Protocolo de Montreal e a Convenção de Viena, que servirá de apoio na contextualização e na sistematização da aula. A leitura do protocolo proporciona uma melhor compreensão de sua estruturação textual. Durante a atividade será necessário o preenchimento de um formulário que segue o modelo 5W1H ( Who? (Quem?) - What? (O quê?) - Where? (Onde?) - When? (Quando?) - Why? (Por que?) - How? (Como?) ). O modelo 5W1H permite uma melhor convergência de ideias (foco na atividades) escritas e evita que os grupos descontextualizem da tarefa. Explore o máximo da escrita durante a aula.