13337
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • Formação para Redes

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Acordo entre Nações para proteção da Camada de Ozônio

Plano de aula de Ciências com atividades para 7ºano do Fundamental sobre a Convenção de Viena e o Protocolo de Montreal para proteção da Camada de Ozônio

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Roseday Santos Nascimento

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. Contexto 4. Questão disparadora 5. Mão na massa 6. Sistematização Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: o plano consiste em uma atividade de escrita seguida de debate entre os alunos, simulando um grande encontro internacional entre representantes de várias na Nações, Regiões e Comunidades. As “nações” serão os grupos formados pelos alunos. Leia previamente o material sobre o Protocolo de Montreal e a Convenção de Viena, que servirá de apoio na contextualização e na sistematização da aula. A leitura do protocolo proporciona uma melhor compreensão de sua estruturação textual. Durante a atividade será necessário o preenchimento de um formulário que segue o modelo 5W1H ( Who? (Quem?) - What? (O quê?) - Where? (Onde?) - When? (Quando?) - Why? (Por que?) - How? (Como?) ). O modelo 5W1H permite uma melhor convergência de ideias (foco na atividades) escritas e evita que os grupos descontextualizem da tarefa. Explore o máximo da escrita durante a aula.

Materiais necessários para a aula: material para leitura sobre o Protocolo de Montreal e a Convensão de Viena: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u3Bc2rRQsDF9eUwKjHMYKz8WwqfveYg88UGrRcZMqRfh8r5gQEuXeCHeQR6v/atividade-para-impressao-protocolo-cie07-13tu09.pdf,. O protocolo encontra-se disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DGUZF5ZFdhxUGTU75gTejPvhaktgvYUcTfz3dHmKWGZgxQhqHMBWaNc3qgyp/atividade-para-impressao-protocolo-montreal-cie7-13tu09-1.pdf . Formulário 5W1H para ser distribuido entre os grupos de alunos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eFHvxUFkU3ZR8g8aSUWC9dtP5MRFDNKQ6WPfRnD4cFyDBQUnqBwfP7RVXxX9/atividade-para-impressao-escrevendo-do-protocolo-cie07-13tu09.pdf. Imprima e distribua entre os alunos, na disponibilidade de recursos digitais, compartilhe entre os alunos. As anotações devem seguir o modelo Cornell Note: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MNhfwYCWjZN7e57EjqHNZAhMsETWfm7nubguU4ucEMPQH7J25DuvStW8fFGu/atividade-para-impressao-cornell-note-cie07-13tu09-3.pdf.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: explore com seus alunos conceitos sobre pactos, convênios, convenções, contratos, compromissos ou alianças, que várias regiões ou nações possuem para se relacionarem amigavelmente. Aborde os tipos de contratos internacionais: comerciais, militares, científicos etc.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: aborde o tema Camada de Ozônio, questionando a existência de contratos, pactos etc. entre as nações desenvolvidas ou em desenvolvimento, para preservação da camada de ozônio. Discuta a necessidade, ou não, de tais acordos, o que cada nação deverá abrir mão para que todos possam cumprir com o que foi assinado. Peça que anotem as ideias e sugestões e deixe claro que cada ideia será utilizada em uma atividade de sala. O uso contínuo de anotações é fundamental no contexto da aula.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: investique com a turma quais regras as nações, regiões ou povos, poderiam criar de maneira colaborativamente para diminuir os efeitos da destruição da camada de ozônio.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: divida a classe em grupos de 4 a 5 alunos (sugestão). Informe a turma que cada grupo irá representar uma Nação, industrializada ou não, em desenvolvimento ou desenvolvida. Se necessário, sorteie as nações, regiões ou continentes entre os grupos. Cada grupo (nação) deve definir quais regras (ações) seu país tomará para proteger a Camada de Ozônio. Distribua o formulário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eFHvxUFkU3ZR8g8aSUWC9dtP5MRFDNKQ6WPfRnD4cFyDBQUnqBwfP7RVXxX9/atividade-para-impressao-escrevendo-do-protocolo-cie07-13tu09.pdf. Resgate as anotações dos alunos e peça que preencham o formulário. Émportante relembrar que o formulário segue o Modelo 5W1H. Concluídas as regras, um relator deve ser escolhido e deverá anotar as regras do grupo. Valorize a importância dos alunos compreenderem o tempo de duração da aula. Utilize relógios de parede, relógios dos alunos ou celulares na função cronômetro. Adote uma postura de caminhar entre os grupos e mediar as interpretações. Ressalte o trabalho cooperativo de cada grupo. Permita que desenhem (caso ocorra esse desejo) faixas, cartazes, gravação de um vídeo ou áudio etc.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: redigidas as regras, um representante de cada grupo (nação) será escolhido para “pronunciar” as regras do seu país. Neste momento, indique ou relacione as regras em comum ou semelhantes. Estabelecidas as regras em comum, um representante GERAL será escolhido para anotar um documento que será compartilhado para todos. Crie um clima de diplomacia, com apresentação dos representantes utilizando pronomes de tratamento: senhor, senhora, senhorita, Vossa Senhoria, Vossa Excelência, Vossa Eminência, Vossa Alteza, Vossa Majestade etc. Organize a sala em forma de plenário da ONU.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: explique que a atividade realizada ocorreu verdadeiramente na ONU, resultando na Convenção de Viena e no Protocolo de Montreal. Estabeleça a relação do documento criado em sala e o documento oficial criado pela Nações Unidas. Retome as anotações e pontue aspectos econômicos, sociais, geográficos, étnicos (nômades, tribos indígenas, aborígenes etc.) de cada nação. Sinalize as dificuldades encontradas entre os grupos da sala e sua correspondência em relação aos acordos entre países distintos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: o plano consiste em uma atividade de escrita seguida de debate entre os alunos, simulando um grande encontro internacional entre representantes de várias na Nações, Regiões e Comunidades. As “nações” serão os grupos formados pelos alunos. Leia previamente o material sobre o Protocolo de Montreal e a Convenção de Viena, que servirá de apoio na contextualização e na sistematização da aula. A leitura do protocolo proporciona uma melhor compreensão de sua estruturação textual. Durante a atividade será necessário o preenchimento de um formulário que segue o modelo 5W1H ( Who? (Quem?) - What? (O quê?) - Where? (Onde?) - When? (Quando?) - Why? (Por que?) - How? (Como?) ). O modelo 5W1H permite uma melhor convergência de ideias (foco na atividades) escritas e evita que os grupos descontextualizem da tarefa. Explore o máximo da escrita durante a aula.

Materiais necessários para a aula: material para leitura sobre o Protocolo de Montreal e a Convensão de Viena: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u3Bc2rRQsDF9eUwKjHMYKz8WwqfveYg88UGrRcZMqRfh8r5gQEuXeCHeQR6v/atividade-para-impressao-protocolo-cie07-13tu09.pdf,. O protocolo encontra-se disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DGUZF5ZFdhxUGTU75gTejPvhaktgvYUcTfz3dHmKWGZgxQhqHMBWaNc3qgyp/atividade-para-impressao-protocolo-montreal-cie7-13tu09-1.pdf . Formulário 5W1H para ser distribuido entre os grupos de alunos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eFHvxUFkU3ZR8g8aSUWC9dtP5MRFDNKQ6WPfRnD4cFyDBQUnqBwfP7RVXxX9/atividade-para-impressao-escrevendo-do-protocolo-cie07-13tu09.pdf. Imprima e distribua entre os alunos, na disponibilidade de recursos digitais, compartilhe entre os alunos. As anotações devem seguir o modelo Cornell Note: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MNhfwYCWjZN7e57EjqHNZAhMsETWfm7nubguU4ucEMPQH7J25DuvStW8fFGu/atividade-para-impressao-cornell-note-cie07-13tu09-3.pdf.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: explore com seus alunos conceitos sobre pactos, convênios, convenções, contratos, compromissos ou alianças, que várias regiões ou nações possuem para se relacionarem amigavelmente. Aborde os tipos de contratos internacionais: comerciais, militares, científicos etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: aborde o tema Camada de Ozônio, questionando a existência de contratos, pactos etc. entre as nações desenvolvidas ou em desenvolvimento, para preservação da camada de ozônio. Discuta a necessidade, ou não, de tais acordos, o que cada nação deverá abrir mão para que todos possam cumprir com o que foi assinado. Peça que anotem as ideias e sugestões e deixe claro que cada ideia será utilizada em uma atividade de sala. O uso contínuo de anotações é fundamental no contexto da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: investique com a turma quais regras as nações, regiões ou povos, poderiam criar de maneira colaborativamente para diminuir os efeitos da destruição da camada de ozônio.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: divida a classe em grupos de 4 a 5 alunos (sugestão). Informe a turma que cada grupo irá representar uma Nação, industrializada ou não, em desenvolvimento ou desenvolvida. Se necessário, sorteie as nações, regiões ou continentes entre os grupos. Cada grupo (nação) deve definir quais regras (ações) seu país tomará para proteger a Camada de Ozônio. Distribua o formulário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eFHvxUFkU3ZR8g8aSUWC9dtP5MRFDNKQ6WPfRnD4cFyDBQUnqBwfP7RVXxX9/atividade-para-impressao-escrevendo-do-protocolo-cie07-13tu09.pdf. Resgate as anotações dos alunos e peça que preencham o formulário. Émportante relembrar que o formulário segue o Modelo 5W1H. Concluídas as regras, um relator deve ser escolhido e deverá anotar as regras do grupo. Valorize a importância dos alunos compreenderem o tempo de duração da aula. Utilize relógios de parede, relógios dos alunos ou celulares na função cronômetro. Adote uma postura de caminhar entre os grupos e mediar as interpretações. Ressalte o trabalho cooperativo de cada grupo. Permita que desenhem (caso ocorra esse desejo) faixas, cartazes, gravação de um vídeo ou áudio etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: redigidas as regras, um representante de cada grupo (nação) será escolhido para “pronunciar” as regras do seu país. Neste momento, indique ou relacione as regras em comum ou semelhantes. Estabelecidas as regras em comum, um representante GERAL será escolhido para anotar um documento que será compartilhado para todos. Crie um clima de diplomacia, com apresentação dos representantes utilizando pronomes de tratamento: senhor, senhora, senhorita, Vossa Senhoria, Vossa Excelência, Vossa Eminência, Vossa Alteza, Vossa Majestade etc. Organize a sala em forma de plenário da ONU.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: explique que a atividade realizada ocorreu verdadeiramente na ONU, resultando na Convenção de Viena e no Protocolo de Montreal. Estabeleça a relação do documento criado em sala e o documento oficial criado pela Nações Unidas. Retome as anotações e pontue aspectos econômicos, sociais, geográficos, étnicos (nômades, tribos indígenas, aborígenes etc.) de cada nação. Sinalize as dificuldades encontradas entre os grupos da sala e sua correspondência em relação aos acordos entre países distintos.

Slide Plano Aula
  • Atividade para impressão - Cornell Note
  • Documento

    Atividade para impressão - Cornell Note

  • Atividade para impressão - Escrevendo do Protocolo
  • Documento

    Atividade para impressão - Escrevendo do Protocolo

  • Atividade para impressão - Protocolo
  • Documento

    Atividade para impressão - Protocolo

  • Atividade para impressão - Protocolo Montreal
  • Documento

    Atividade para impressão - Protocolo Montreal

  • Rascunho do plano de aula de Ciências
  • Documento

    Rascunho do plano de aula de Ciências


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

As principais características do ozônio

AULA 02

Principais características do ozônio

AULA 03

Principais características do ozônio

AULA 04

O papel da camada de ozônio

AULA 05

O papel da camada de ozônio

AULA 06

Ozônio e os Raios Ultravioletas

AULA 07

Impacto da Camada de Ozônio nos seres vivos e na economia

AULA 08

Doenças de pele e a camada de ozônio

AULA 10

Ações para preservar a camada de Ozônio

AULAS DE Terra e Universo do 7º ano :

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Estufa de plantas

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Principais características do ozônio

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A atmosfera varia suas características

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Atmosfera - O ar que nos cerca

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo As principais características do ozônio

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Envolvidos por todos os lados: pressão atmosférica

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A atmosfera se move

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Gases do efeito estufa

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O equilíbrio térmico e a vida na Terra

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O efeito estufa em outros planetas

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Principais características do ozônio

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O papel da camada de ozônio

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Ozônio e os Raios Ultravioletas

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Do que a atmosfera é feita: os componentes do ar

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Diferentes partes: as camadas da atmosfera

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O efeito estufa terrestre

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A atmosfera e a vida na Terra

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A natureza muda a atmosfera

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo As ações humanas afetam a atmosfera

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O que é o efeito estufa?

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Atividades humanas e a intensificação do efeito estufa

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Como o Mundo se organiza diante das mudanças climáticas

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Impacto da Camada de Ozônio nos seres vivos e na economia

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Doenças de pele e a camada de ozônio

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O papel da camada de ozônio

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Calor

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Temperatura e Calor

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Máquinas

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Máquinas Hidráulicas

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Os biomas brasileiros: caracterização

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Descobrindo a vacina

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Estufa de plantas

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Principais características do ozônio

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Sensação térmica

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

A tecnologia na produção das vacinas

7º ano / Ciências / Terra e Universo

A atmosfera varia suas características

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Atmosfera - O ar que nos cerca

7º ano / Ciências / Terra e Universo

As principais características do ozônio

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Construção de um forno caseiro

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Materiais condutores e isolantes térmicos

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Bioma Cerrado

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Imunização: a vacina no organismo

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Epidemias: fatores ambientais e vacinação

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Envolvidos por todos os lados: pressão atmosférica

7º ano / Ciências / Terra e Universo

A atmosfera se move

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Calorias dos Alimentos

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Identificar e definir bioma

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Mapeando os biomas brasileiros

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Bioma Amazônia

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Gases do efeito estufa

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI09 da BNCC

7º ano / Ciências / Terra e Universo

Acordo entre Nações para proteção da Camada de Ozônio

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Fatores ambientais intrínsecos à qualidade de vida

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Qualidade de vida no ambiente escolar

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

As estações de tratamento de água e esgoto

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Incidência e causas de mortalidade infantil no Brasil

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Condições de saúde nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

As doenças negligenciadas no Brasil

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Impacto da poluição atmosférica na saúde

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Políticas públicas na saúde brasileira

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

Doenças transmitidas pela águas contaminadas

7º ano / Ciências / Vida e Evolução

As condições de saúde das regiões Norte e Nordeste do Brasil

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann