13337
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Acordo entre Nações para proteção da Camada de Ozônio

Plano de aula de Ciências com atividades para 7ºano do Fundamental sobre a Convenção de Viena e o Protocolo de Montreal para proteção da Camada de Ozônio

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Roseday Santos Nascimento

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: o plano consiste em uma atividade de escrita seguida de debate entre os alunos, simulando um grande encontro internacional entre representantes de várias na Nações, Regiões e Comunidades. As “nações” serão os grupos formados pelos alunos. Leia previamente o material sobre o Protocolo de Montreal e a Convenção de Viena, que servirá de apoio na contextualização e na sistematização da aula. A leitura do protocolo proporciona uma melhor compreensão de sua estruturação textual. Durante a atividade será necessário o preenchimento de um formulário que segue o modelo 5W1H ( Who? (Quem?) - What? (O quê?) - Where? (Onde?) - When? (Quando?) - Why? (Por que?) - How? (Como?) ). O modelo 5W1H permite uma melhor convergência de ideias (foco na atividades) escritas e evita que os grupos descontextualizem da tarefa. Explore o máximo da escrita durante a aula.

Materiais necessários para a aula: material para leitura sobre o Protocolo de Montreal e a Convensão de Viena: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u3Bc2rRQsDF9eUwKjHMYKz8WwqfveYg88UGrRcZMqRfh8r5gQEuXeCHeQR6v/atividade-para-impressao-protocolo-cie07-13tu09.pdf,. O protocolo encontra-se disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DGUZF5ZFdhxUGTU75gTejPvhaktgvYUcTfz3dHmKWGZgxQhqHMBWaNc3qgyp/atividade-para-impressao-protocolo-montreal-cie7-13tu09-1.pdf . Formulário 5W1H para ser distribuido entre os grupos de alunos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eFHvxUFkU3ZR8g8aSUWC9dtP5MRFDNKQ6WPfRnD4cFyDBQUnqBwfP7RVXxX9/atividade-para-impressao-escrevendo-do-protocolo-cie07-13tu09.pdf. Imprima e distribua entre os alunos, na disponibilidade de recursos digitais, compartilhe entre os alunos. As anotações devem seguir o modelo Cornell Note: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MNhfwYCWjZN7e57EjqHNZAhMsETWfm7nubguU4ucEMPQH7J25DuvStW8fFGu/atividade-para-impressao-cornell-note-cie07-13tu09-3.pdf.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: explore com seus alunos conceitos sobre pactos, convênios, convenções, contratos, compromissos ou alianças, que várias regiões ou nações possuem para se relacionarem amigavelmente. Aborde os tipos de contratos internacionais: comerciais, militares, científicos etc.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: aborde o tema Camada de Ozônio, questionando a existência de contratos, pactos etc. entre as nações desenvolvidas ou em desenvolvimento, para preservação da camada de ozônio. Discuta a necessidade, ou não, de tais acordos, o que cada nação deverá abrir mão para que todos possam cumprir com o que foi assinado. Peça que anotem as ideias e sugestões e deixe claro que cada ideia será utilizada em uma atividade de sala. O uso contínuo de anotações é fundamental no contexto da aula.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: investique com a turma quais regras as nações, regiões ou povos, poderiam criar de maneira colaborativamente para diminuir os efeitos da destruição da camada de ozônio.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: divida a classe em grupos de 4 a 5 alunos (sugestão). Informe a turma que cada grupo irá representar uma Nação, industrializada ou não, em desenvolvimento ou desenvolvida. Se necessário, sorteie as nações, regiões ou continentes entre os grupos. Cada grupo (nação) deve definir quais regras (ações) seu país tomará para proteger a Camada de Ozônio. Distribua o formulário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eFHvxUFkU3ZR8g8aSUWC9dtP5MRFDNKQ6WPfRnD4cFyDBQUnqBwfP7RVXxX9/atividade-para-impressao-escrevendo-do-protocolo-cie07-13tu09.pdf. Resgate as anotações dos alunos e peça que preencham o formulário. Émportante relembrar que o formulário segue o Modelo 5W1H. Concluídas as regras, um relator deve ser escolhido e deverá anotar as regras do grupo. Valorize a importância dos alunos compreenderem o tempo de duração da aula. Utilize relógios de parede, relógios dos alunos ou celulares na função cronômetro. Adote uma postura de caminhar entre os grupos e mediar as interpretações. Ressalte o trabalho cooperativo de cada grupo. Permita que desenhem (caso ocorra esse desejo) faixas, cartazes, gravação de um vídeo ou áudio etc.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: redigidas as regras, um representante de cada grupo (nação) será escolhido para “pronunciar” as regras do seu país. Neste momento, indique ou relacione as regras em comum ou semelhantes. Estabelecidas as regras em comum, um representante GERAL será escolhido para anotar um documento que será compartilhado para todos. Crie um clima de diplomacia, com apresentação dos representantes utilizando pronomes de tratamento: senhor, senhora, senhorita, Vossa Senhoria, Vossa Excelência, Vossa Eminência, Vossa Alteza, Vossa Majestade etc. Organize a sala em forma de plenário da ONU.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: explique que a atividade realizada ocorreu verdadeiramente na ONU, resultando na Convenção de Viena e no Protocolo de Montreal. Estabeleça a relação do documento criado em sala e o documento oficial criado pela Nações Unidas. Retome as anotações e pontue aspectos econômicos, sociais, geográficos, étnicos (nômades, tribos indígenas, aborígenes etc.) de cada nação. Sinalize as dificuldades encontradas entre os grupos da sala e sua correspondência em relação aos acordos entre países distintos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: o plano consiste em uma atividade de escrita seguida de debate entre os alunos, simulando um grande encontro internacional entre representantes de várias na Nações, Regiões e Comunidades. As “nações” serão os grupos formados pelos alunos. Leia previamente o material sobre o Protocolo de Montreal e a Convenção de Viena, que servirá de apoio na contextualização e na sistematização da aula. A leitura do protocolo proporciona uma melhor compreensão de sua estruturação textual. Durante a atividade será necessário o preenchimento de um formulário que segue o modelo 5W1H ( Who? (Quem?) - What? (O quê?) - Where? (Onde?) - When? (Quando?) - Why? (Por que?) - How? (Como?) ). O modelo 5W1H permite uma melhor convergência de ideias (foco na atividades) escritas e evita que os grupos descontextualizem da tarefa. Explore o máximo da escrita durante a aula.

Materiais necessários para a aula: material para leitura sobre o Protocolo de Montreal e a Convensão de Viena: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u3Bc2rRQsDF9eUwKjHMYKz8WwqfveYg88UGrRcZMqRfh8r5gQEuXeCHeQR6v/atividade-para-impressao-protocolo-cie07-13tu09.pdf,. O protocolo encontra-se disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DGUZF5ZFdhxUGTU75gTejPvhaktgvYUcTfz3dHmKWGZgxQhqHMBWaNc3qgyp/atividade-para-impressao-protocolo-montreal-cie7-13tu09-1.pdf . Formulário 5W1H para ser distribuido entre os grupos de alunos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eFHvxUFkU3ZR8g8aSUWC9dtP5MRFDNKQ6WPfRnD4cFyDBQUnqBwfP7RVXxX9/atividade-para-impressao-escrevendo-do-protocolo-cie07-13tu09.pdf. Imprima e distribua entre os alunos, na disponibilidade de recursos digitais, compartilhe entre os alunos. As anotações devem seguir o modelo Cornell Note: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MNhfwYCWjZN7e57EjqHNZAhMsETWfm7nubguU4ucEMPQH7J25DuvStW8fFGu/atividade-para-impressao-cornell-note-cie07-13tu09-3.pdf.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: explore com seus alunos conceitos sobre pactos, convênios, convenções, contratos, compromissos ou alianças, que várias regiões ou nações possuem para se relacionarem amigavelmente. Aborde os tipos de contratos internacionais: comerciais, militares, científicos etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: aborde o tema Camada de Ozônio, questionando a existência de contratos, pactos etc. entre as nações desenvolvidas ou em desenvolvimento, para preservação da camada de ozônio. Discuta a necessidade, ou não, de tais acordos, o que cada nação deverá abrir mão para que todos possam cumprir com o que foi assinado. Peça que anotem as ideias e sugestões e deixe claro que cada ideia será utilizada em uma atividade de sala. O uso contínuo de anotações é fundamental no contexto da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: investique com a turma quais regras as nações, regiões ou povos, poderiam criar de maneira colaborativamente para diminuir os efeitos da destruição da camada de ozônio.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: divida a classe em grupos de 4 a 5 alunos (sugestão). Informe a turma que cada grupo irá representar uma Nação, industrializada ou não, em desenvolvimento ou desenvolvida. Se necessário, sorteie as nações, regiões ou continentes entre os grupos. Cada grupo (nação) deve definir quais regras (ações) seu país tomará para proteger a Camada de Ozônio. Distribua o formulário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eFHvxUFkU3ZR8g8aSUWC9dtP5MRFDNKQ6WPfRnD4cFyDBQUnqBwfP7RVXxX9/atividade-para-impressao-escrevendo-do-protocolo-cie07-13tu09.pdf. Resgate as anotações dos alunos e peça que preencham o formulário. Émportante relembrar que o formulário segue o Modelo 5W1H. Concluídas as regras, um relator deve ser escolhido e deverá anotar as regras do grupo. Valorize a importância dos alunos compreenderem o tempo de duração da aula. Utilize relógios de parede, relógios dos alunos ou celulares na função cronômetro. Adote uma postura de caminhar entre os grupos e mediar as interpretações. Ressalte o trabalho cooperativo de cada grupo. Permita que desenhem (caso ocorra esse desejo) faixas, cartazes, gravação de um vídeo ou áudio etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: redigidas as regras, um representante de cada grupo (nação) será escolhido para “pronunciar” as regras do seu país. Neste momento, indique ou relacione as regras em comum ou semelhantes. Estabelecidas as regras em comum, um representante GERAL será escolhido para anotar um documento que será compartilhado para todos. Crie um clima de diplomacia, com apresentação dos representantes utilizando pronomes de tratamento: senhor, senhora, senhorita, Vossa Senhoria, Vossa Excelência, Vossa Eminência, Vossa Alteza, Vossa Majestade etc. Organize a sala em forma de plenário da ONU.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: explique que a atividade realizada ocorreu verdadeiramente na ONU, resultando na Convenção de Viena e no Protocolo de Montreal. Estabeleça a relação do documento criado em sala e o documento oficial criado pela Nações Unidas. Retome as anotações e pontue aspectos econômicos, sociais, geográficos, étnicos (nômades, tribos indígenas, aborígenes etc.) de cada nação. Sinalize as dificuldades encontradas entre os grupos da sala e sua correspondência em relação aos acordos entre países distintos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 7º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano