13336
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Fundamentos da navegação astronômica

Plano de aula de Ciências com atividades para 9ºano do Fundamental sobre os conceitos da navegação astronômica e como impactou socioculturalmente a navegação marítima

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Roseday Santos Nascimento

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.

Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.

Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto". Proponha que anotem a relação que fazem entre as duas imagens. Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- Como podemos descrever o movimento aparente do Sol durante o dia?

Mão na massa
Divida a turma em cinco grupos e envie a imagem por Whatsapp:

Por do Sol em Porto Alegre em diferentes épocas do ano: o ponto do horizonte oeste onde o Sol se põe varia em direção ao sul de junho a dezembro, e, em direção ao norte, de dezembro a junho.

“Pessoas próximas à linha do Equador relatam que o Sol nasce no leste e se põe no oeste…”

Peça para eles construírem um texto expositivo informativo sobre a movimentação do Sol, levando em consideração as informações acima.

Explique que eles podem se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.

Marque a data com os representantes dos grupos e peça para eles enviarem a atividade.

Material de apoio:
Link 1 (disponível aqui).

Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma. Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Os alunos precisam entender que o movimento aparente do Sol depende da época do ano e, consequentemente, da latitude em que se encontra o observador.

Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando a execução das atividades.

Sugestão Enviada Por: Roseday Santos Nascimento


Código: CIE9_15T&U04

(EF09CI15) Relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas (agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 9º ano:

9º ano / Ciências / Terra e Universo

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas