13335
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Características dos astros do Sistema Solar

Plano de aula de Ciências com atividades para 9ºano do Fundamental sobre os astros do sistema solar

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Buffon

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano pretende trabalhar uma parcela da habilidade EF09CI14 expressa pela BNCC. A proposta é aprofundar os conhecimentos acerca das características marcantes de cada planeta do Sistema Solar e do Sol. Parte de uma breve revisão quanto aos planetas de nosso sistema e da classificação que podemos organizá-los: Rochosos e gasosos. Os educandos, divididos em grupos, serão desafiados a elaborar um pacote turístico para o planeta que receberão. Deverão informar os principais dados de seu astro e, ao mesmo tempo, tornar o destino encantador para atrair a atenção dos possíveis turistas que irão adquirir o pacote oferecido. Após as apresentações de marketing dos grupos, em conjunto, educador e educandos, irão construir uma tabela resumo com as principais características que perceberam para cada astro apresentado, deste modo, o educador poderá corrigir eventuais falhas conceituais nas concepções criadas pela turma no decorrer do processo pedagógico.

Materiais necessários para a aula: Projetor ou quadro negro, folhas A4 ou cartolinas, tabelas do material de apoio, materiais de escritório.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Organize a turma em grupos, a quantidade de participantes deve variar conforme o número total de educandos na turma, você deve organizar nove grupos. Apresente o título da aula o lendo para a turma. Rapidamente relembre a turma sobre quais são os oito planetas principais que orbitam o Sol.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Apresente deste slide ou reproduza estes desenhos no quadro utilizando, ao invés das imagens, os nomes dos planetas.

O contexto deste plano, além de introduzir e embasar o início da aula, tem o intuito de revisar alguns conceitos que já foram trabalhados no plano CIE9_14TU02 - Classificação dos planetas do sistema solar (caso não tenha realizado este estudo com a turma, tome o espaço deste slide para brevemente explicar esta classificação dos planetas - Planetas rochosos: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte; Planetas gasosos: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Para mais informações assista aos vídeos através dos links: Planetas Gasosos <https://www.youtube.com/watch?v=fwuGp4z6doA> Por que os planetas rochosos estão mais próximos do Sol? <https://www.youtube.com/watch?v=7kgD6QRxW_o>).

Veja que o intuito desta aula é reconhecer a composição dos planetas do sistema solar e de sua estrela central, para isso, partimos da relação entre a classificação já estudada com estas composições. Os planetas rochosos com sua maior densidade e superfície rígida, enquanto os planetas gasosos que são gigantes em dimensão e de atmosfera bastante instável, todos estes conceitos pretendem ser trabalhados mais cautelosamente neste plano, visto que no CIE9_14TU02 o intuito era apenas classificá-los quanto às suas categorias.

Complete as lacunas em conjunto com a turma e enquanto você os questiona retome os conceitos já discutidos. Gabarito (esquerda para direita; cima para baixo): Planetas Rochosos ou Telúricos; Sol; Planetas gasosos ou Jovianos.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora para a turma. Permita que façam alguns comentários sobre a questão, aproveite este momento para diagnosticar as informações que eles já possuem acerca do tema. Esta questão não deve ser respondida neste momento, ela deve servir como introdução ao trabalho que será desenvolvido em seguida.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Sorteie um astro do sistema solar para cada grupo e então entregue a tabela respectiva para cada grupo (Link para o material de apoio: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/B3MF2nPDZCaNbhPsaCYDZtqnETZhVEj9VyuMNNtK2YyTFVX8snPvJ5VgQaBV/atividade-para-impressao-tabela-de-dados-1.pdf). Neste link você irá encontrar uma tabela para cada um dos planetas do sistema solar e também uma para o sol. Ela traz características gerais sobre cada astro, a ideia é justamente que sejam informações “cruas”, assim os grupos terão um ponto de partida para o início dos trabalhos, mas todo o processo criativo deve partir deles. Se houver disponibilidade, você pode reservar o laboratório de informática de sua instituição de ensino ou solicitar que os educandos utilizem seus próprios equipamentos eletrônicos para realizar outras pesquisas acerca do astro recebido.

Os grupos assumirão o papel de uma agência de viagens astronômica e deverão elaborar um anúncio, seja em formato de folder, panfleto, cartaz de divulgação, enfim, a ideia é que construam uma propaganda oferecendo uma viagem para o astro que receberam do sorteio. Especifique que neste anuncio devem constar as principais informações sobre o planeta destino, além de informar as condições climáticas, a localização, o que os viajantes devem ou não levar, o suposto custo para esta viagem, dentre outros pontos que julgarem relevantes.

Sugira que os grupos se organizem por funções, pode haver o responsável pelo marketing, o administrador que deverá totalizar os custos, o que irá organizar o roteiro e os procedimentos da viagem, o guia turístico, dentre outras funções que os próprios educandos possam vir a criar.

No final, peça que cada grupo apresente a sua proposta para o grande grupo e, em seguida, faça uma votação para ver qual seria a proposta comprada pela turma caso tivessem de fazer uma saída a campo astronômica.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Para fechar este plano elabore um quadro resumo com a turma, utilize esta tabela ou construa uma semelhante no quadro, peça que ao final da elaboração os educandos copiem ela no caderno. Para completá-la questione os grupos: Quais as características mais marcantes de cada astro? A ideia é que organizem, a partir das apresentações e da análise dos dados entregues, quais foram os mais relevantes.

SUGESTÃO DE GABARITO:

SOL: Possui brilho próprio; Temperatura elevada; Núcleo composto, principalmente, de Hidrogênio e Hélio.

MERCÚRIO: Menor dos planetas; superfície rochosa; composto basicamente por ferro.

VÊNUS: Tamanho semelhante ao da Terra; atmosfera extremamente tóxica; temperaturas elevadas.

TERRA: Maior parte da superfície é coberta por água; capaz de abrigar vida; principal gás de sua atmosfera é o Nitrogênio.

MARTE: Metade do tamanho da Terra; possui água em estado sólido; atmosfera rarefeita composta, principalmente por gás carbônico.

JÚPITER: Maior entre os gigantes gasosos; núcleo extremamente denso e sólido; possui 67 satélites naturais.

SATURNO: Possui anéis que são formados de pedaços de cometas; superfície gasosa com núcleo denso; leva cerca de 30 anos para realizar o movimento de translação.

URANO: Cor azulada; possui 13 anéis; atmosfera composta por Hidrogênio, Hélio e Metano.

NETUNO: Órbita de 165 anos; composição semelhante à de Urano; possui 14 luas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano pretende trabalhar uma parcela da habilidade EF09CI14 expressa pela BNCC. A proposta é aprofundar os conhecimentos acerca das características marcantes de cada planeta do Sistema Solar e do Sol. Parte de uma breve revisão quanto aos planetas de nosso sistema e da classificação que podemos organizá-los: Rochosos e gasosos. Os educandos, divididos em grupos, serão desafiados a elaborar um pacote turístico para o planeta que receberão. Deverão informar os principais dados de seu astro e, ao mesmo tempo, tornar o destino encantador para atrair a atenção dos possíveis turistas que irão adquirir o pacote oferecido. Após as apresentações de marketing dos grupos, em conjunto, educador e educandos, irão construir uma tabela resumo com as principais características que perceberam para cada astro apresentado, deste modo, o educador poderá corrigir eventuais falhas conceituais nas concepções criadas pela turma no decorrer do processo pedagógico.

Materiais necessários para a aula: Projetor ou quadro negro, folhas A4 ou cartolinas, tabelas do material de apoio, materiais de escritório.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Organize a turma em grupos, a quantidade de participantes deve variar conforme o número total de educandos na turma, você deve organizar nove grupos. Apresente o título da aula o lendo para a turma. Rapidamente relembre a turma sobre quais são os oito planetas principais que orbitam o Sol.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Apresente deste slide ou reproduza estes desenhos no quadro utilizando, ao invés das imagens, os nomes dos planetas.

O contexto deste plano, além de introduzir e embasar o início da aula, tem o intuito de revisar alguns conceitos que já foram trabalhados no plano CIE9_14TU02 - Classificação dos planetas do sistema solar (caso não tenha realizado este estudo com a turma, tome o espaço deste slide para brevemente explicar esta classificação dos planetas - Planetas rochosos: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte; Planetas gasosos: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Para mais informações assista aos vídeos através dos links: Planetas Gasosos <https://www.youtube.com/watch?v=fwuGp4z6doA> Por que os planetas rochosos estão mais próximos do Sol? <https://www.youtube.com/watch?v=7kgD6QRxW_o>).

Veja que o intuito desta aula é reconhecer a composição dos planetas do sistema solar e de sua estrela central, para isso, partimos da relação entre a classificação já estudada com estas composições. Os planetas rochosos com sua maior densidade e superfície rígida, enquanto os planetas gasosos que são gigantes em dimensão e de atmosfera bastante instável, todos estes conceitos pretendem ser trabalhados mais cautelosamente neste plano, visto que no CIE9_14TU02 o intuito era apenas classificá-los quanto às suas categorias.

Complete as lacunas em conjunto com a turma e enquanto você os questiona retome os conceitos já discutidos. Gabarito (esquerda para direita; cima para baixo): Planetas Rochosos ou Telúricos; Sol; Planetas gasosos ou Jovianos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora para a turma. Permita que façam alguns comentários sobre a questão, aproveite este momento para diagnosticar as informações que eles já possuem acerca do tema. Esta questão não deve ser respondida neste momento, ela deve servir como introdução ao trabalho que será desenvolvido em seguida.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Sorteie um astro do sistema solar para cada grupo e então entregue a tabela respectiva para cada grupo (Link para o material de apoio: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/B3MF2nPDZCaNbhPsaCYDZtqnETZhVEj9VyuMNNtK2YyTFVX8snPvJ5VgQaBV/atividade-para-impressao-tabela-de-dados-1.pdf). Neste link você irá encontrar uma tabela para cada um dos planetas do sistema solar e também uma para o sol. Ela traz características gerais sobre cada astro, a ideia é justamente que sejam informações “cruas”, assim os grupos terão um ponto de partida para o início dos trabalhos, mas todo o processo criativo deve partir deles. Se houver disponibilidade, você pode reservar o laboratório de informática de sua instituição de ensino ou solicitar que os educandos utilizem seus próprios equipamentos eletrônicos para realizar outras pesquisas acerca do astro recebido.

Os grupos assumirão o papel de uma agência de viagens astronômica e deverão elaborar um anúncio, seja em formato de folder, panfleto, cartaz de divulgação, enfim, a ideia é que construam uma propaganda oferecendo uma viagem para o astro que receberam do sorteio. Especifique que neste anuncio devem constar as principais informações sobre o planeta destino, além de informar as condições climáticas, a localização, o que os viajantes devem ou não levar, o suposto custo para esta viagem, dentre outros pontos que julgarem relevantes.

Sugira que os grupos se organizem por funções, pode haver o responsável pelo marketing, o administrador que deverá totalizar os custos, o que irá organizar o roteiro e os procedimentos da viagem, o guia turístico, dentre outras funções que os próprios educandos possam vir a criar.

No final, peça que cada grupo apresente a sua proposta para o grande grupo e, em seguida, faça uma votação para ver qual seria a proposta comprada pela turma caso tivessem de fazer uma saída a campo astronômica.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Para fechar este plano elabore um quadro resumo com a turma, utilize esta tabela ou construa uma semelhante no quadro, peça que ao final da elaboração os educandos copiem ela no caderno. Para completá-la questione os grupos: Quais as características mais marcantes de cada astro? A ideia é que organizem, a partir das apresentações e da análise dos dados entregues, quais foram os mais relevantes.

SUGESTÃO DE GABARITO:

SOL: Possui brilho próprio; Temperatura elevada; Núcleo composto, principalmente, de Hidrogênio e Hélio.

MERCÚRIO: Menor dos planetas; superfície rochosa; composto basicamente por ferro.

VÊNUS: Tamanho semelhante ao da Terra; atmosfera extremamente tóxica; temperaturas elevadas.

TERRA: Maior parte da superfície é coberta por água; capaz de abrigar vida; principal gás de sua atmosfera é o Nitrogênio.

MARTE: Metade do tamanho da Terra; possui água em estado sólido; atmosfera rarefeita composta, principalmente por gás carbônico.

JÚPITER: Maior entre os gigantes gasosos; núcleo extremamente denso e sólido; possui 67 satélites naturais.

SATURNO: Possui anéis que são formados de pedaços de cometas; superfície gasosa com núcleo denso; leva cerca de 30 anos para realizar o movimento de translação.

URANO: Cor azulada; possui 13 anéis; atmosfera composta por Hidrogênio, Hélio e Metano.

NETUNO: Órbita de 165 anos; composição semelhante à de Urano; possui 14 luas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 9º ano :

9º ano / Ciências / Terra e Universo

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09CI14 da BNCC

9º ano / Ciências / Terra e Universo

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano