13334
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Galáxias - Formação e classificação

Plano de aula de Ciências com atividades para 9ºano do Fundamental sobre as galáxias como o conjunto de estrelas e sistemas estelares em órbita de um centro gravitacional

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Buffon

Galáxias - Formação e classificação

9º Ano

Objetivos de aprendizagem

Descrever as galáxias como o conjunto de estrelas e sistemas estelares em órbita de um centro gravitacional. Classificar e caracterizar as galáxias já conhecidas pelo meio científico.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF09CI14) Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões).

Professor-autor: Fábio Buffon

Mentor: Roseday Santos Nascimento

Especialista: Leandro Holanda

Sobre esta aula: este plano pretende trabalhar uma parcela da habilidade EF09CI14 expressa pela BNCC. A proposta é discutir a formação das galáxias e os critérios para suas classificações, dando subsídios para que possam compreender a organização e estrutura da Via Láctea além de perceber a localização da Terra e do Sistema Solar neste contexto. Para atingir o objetivo, a aula inicia apresentando uma reportagem que, logo pela manchete, atrai a atenção e desperta a curiosidade dos educandos. Após a leitura e a discussão da matéria trazida pelo jornal El País, que apenas discute algumas relações entre duas grandes galáxias, a questão disparadora é apresentada: “Como podemos diferenciar as galáxias?”. A fim de subsidiar a proposta de construção do mão na massa, é sugerido aos educandos a leitura cuidadosa do texto disponível no material de apoio deste plano. Por fim, será construído um quadro resumo com temáticas direcionadas aos objetivos da aprendizagem e os estudantes discutirão, no grande grupo, sobre os conceitos e informações que foram acrescentados. A sistematização provoca a discussão das construções dos grupos perante a turma e o trabalho colaborativo na elaboração de uma tabela geral que, por sua vez, além das temáticas centrais, retoma a questão disparadora. Neste momento, o educador deve viabilizar a correção de eventuais falhas conceituais nas concepções construídas pela turma no decorrer do processo pedagógico.


Código: CIE9_14T&U07

(EF09CI14) Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 9º ano:

9º ano / Ciências / Terra e Universo

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas