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Plano de aula > Ciências > 9º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Mudança e sobrevivência: o caso da espécie humana

Plano de aula de Ciências com atividades para 9ºano do Fundamental sobre os processos evolutivos não são lineares e a evolução humana

Plano 04 de 4 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Clara Nery da Silva

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula representa a quarta etapa de uma sequência de aulas sobre a temática das teorias evolutivas, que se iniciou com o plano CIE9_11VE01. Você observará que a habilidade será contemplada em sua totalidade ao longo de todas as aulas. Esta aula visa o aprofundamento dos alunos com as ideias evolucionistas de Darwin e de Wallace.

Materiais necessários: folhas impressas das atividades, folhas sulfites, tesouras sem ponta, cartolina, cola, computador e projetor (Data Show), caso tenha disponível em sua escola, lápis, borracha e dados.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos e comente que eles estudarão a evolução dos seres humanos, com base na teoria evolutiva da seleção natural.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Inicie a aula com os alunos organizados em um semicírculo. Em seguida, comente que nesta aula eles estudarão o processo de evolução da espécie humana. Na aula anterior, peça que os estudantes façam uma pesquisa sobre como eram os seres humanos primitivos, onde viviam e do que se alimentavam ou ainda solicite que busquem informações sobre algumas espécies que compõem nossa história evolutiva, como o Homo habilis, Homo erectus ou Homo neanderthalensis, como tarefa de casa, para chegarem com referências para a aula e compartilharem suas pesquisas com os colegas. Pergunte o que eles sabem sobre nossos ancestrais, com questionamentos como: A qual classe de animais nossa espécie pertence?; Quais características dos nossos corpos são mais marcantes?; Do que nos alimentamos hoje?; Em que tipo de ambiente nós costumamos viver hoje?; Em quais tipos de ambientes nossas espécies ancestrais viviam?

Caso tenha disponibilidade, projete a imagem para que eles possam ver alguns representantes humanos atuais e a representante mais antiga da espécie humana no Brasil (e em toda a América), batizada de “Luzia”. Seus fósseis foram encontrados na região de Lagoa Santa, próxima à capital mineira de Belo Horizonte, na década de 1970. Estima-se que os fósseis tenham entre 11.500 e 13.000 anos. Eles ajudam a contar um pouco sobre a história evolutiva dos habitantes humanos nas Américas, e sua relação com os atuais seres humanos que existem hoje.

Juntamente às respostas dos alunos, comente que nós, seres humanos, somos animais mamíferos e, como os demais seres vivos, também passamos por processos evolutivos ao longo do tempo. Há alguns anos os cientistas estudam a evolução da espécie humana, tentando descobrir como eram nossos ancestrais, buscando relações com a nossa espécie atual e a evolução de outros animais também.

Para mais informações sobre o assunto consulte os sites: http://www.ib.usp.br/biologia/evolucaohumana/proposta/sinopse-da-evolucao-humana.html?showall=&limitstart=, http://labs.icb.ufmg.br/lbem/aulas/grad/evol/humevol/extra/luzia.html e http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/08/22/a-am%C3%A9rica-de-luzia/.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Com os estudantes ainda organizados em semicírculo, peça que se imaginem como cientistas estudando a evolução da espécie humana. Esclareça que eles deverão pensar sobre o surgimento desses indivíduos, como trazido no Contexto (slide anterior). Leia então a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e que levantem hipóteses para explicar a questão (estimule-os com questionamentos como: Em que ambiente a espécie humana pode ter surgido? Do que nossos ancestrais se alimentavam? Será que os corpos dos seres humanos sempre foram assim? Qual a importância dos registros (como os fósseis) para que seja possível compreender nossa evolução?). Não se preocupe em responder aos questionamentos trazidos, mas em estimular os estudantes a pensar sobre o tema.

Atenção: este assunto poderá gerar alguns debates em relação às concepções pessoais, culturais e religiosas dos estudantes. Mantenha sempre um ambiente de respeito à diversidade das opiniões, esclarecendo que nesta aula vamos estudar sobre a evolução da nossa espécie baseados na seleção natural e nas ideias evolucionistas, que são consenso entre os pesquisadores atualmente.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: A sugestão é que esse momento leve cerca de 23 minutos. Organize os estudantes em pequenos grupos, estabelecendo que um dos alunos deve ficar responsável por registrar as ideias do grupo, que serão compartilhadas em um momento posterior. Os alunos deverão receber folhas sulfites, que serão usadas para sistematizar suas observações e ideias. Explique a atividade usando o slide projetado ou imprima as orientações neste arquivo.

Caso você não possua uma impressora, coloque as indicações da atividade no quadro e pedir que eles registrem nos cadernos. Solicite aos estudantes que copiem o texto nos cadernos e façam as cartas do jogo e a árvore em folhas sulfite, recortando as cartas para jogá-las. Peça também como tarefa de casa que eles façam uma pesquisa, indicando que tragam nomes de hominídeos ancestrais (como Homo habilis, Homo erectus e Homo neanderthalensis) e suas características para compartilhar com os colegas do grupo. Lembre-se apenas de deixar um tempo disponível para isso e de informar aos estudantes o tempo a ser usado em cada etapa.

Caso queira buscar mais informações sobre os conceitos trazidos para a realização da atividade, consulte os sites: http://www.ib.usp.br/evosite/evo101/IIE2cHumanevop2.shtml e http://www.ib.usp.br/biologia/evolucaohumana/acervo-de-fotos/homo-neanderthalensis.html.

Materiais necessários: folhas impressas das atividades (texto, fichas, jogo da memória e glossário), folhas sulfites, tesouras sem ponta, computador e projetor (Data Show), caso tenha disponível em sua escola, lápis, borracha e dados.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: A sugestão é que esse momento leve cerca de 7 minutos. Depois das perguntas respondidas, peça que dois grupos se reúnam, contem suas conclusões e comparem suas árvores filogenéticas. Solicite que eles dialoguem sobre as anotações feitas, dizendo se concordam ou discordam do que foi proposto e por que.

Durante toda esta etapa, circule pela sala e observe como os alunos interagem e como cada grupo consegue contribuir com o trabalho do outro. Intervenha quando eles não conseguirem interagir de forma construtiva, indicando soluções e fazendo questionamentos que possam auxiliar no encontro de concordâncias e divergências entre as ideias de cada um.
Para saber mais sobre a construção de árvores filogenéticas: https://pt.khanacademy.org/science/biology/her/tree-of-life/a/phylogenetic-trees.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos.

Orientações: A sugestão de tempo para esse momento é de cerca de 6 minutos. Após o término do tempo estipulado para a troca entre os grupos, você deve fazer uma sistematização do que foi trabalhado nesta aula, retomando a questão disparadora e discutindo os conceitos trazidos nos dois slides de sistematização.

Nesta etapa, você deve focar na relação entre os processos de seleção natural, adaptação e especiação. Um documento com orientações mais detalhadas para a Sistematização está disponível neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MTU77y4N4jPJ5gVCDaNMQXtME8pGSdKXRTp5xHBukRQFdEYzwbzAXbF8DzWB/atividade-para-impressao-orientacao-para-sistematizacao-cie9-11ve04.pdf.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: A sugestão de tempo para esse momento é de cerca de 5 minutos. Aqui você deve focar na retomada das árvores filogenéticas, expondo a indicada neste slide, para facilitar a visualização dos processos de especiação. Um documento com orientações mais detalhadas para a Sistematização está disponível neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MTU77y4N4jPJ5gVCDaNMQXtME8pGSdKXRTp5xHBukRQFdEYzwbzAXbF8DzWB/atividade-para-impressao-orientacao-para-sistematizacao-cie9-11ve04.pdf.

Para mais informações recomenda-se consultar os sites https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-biologicas/a-saga-da-humanidade-evolucao-humana-e-tema-de-curso-em-video/, https://www.google.com/maps/d/u/0/viewer?mid=1lJr6jjXzuPI7Z4o0bpmWRw22a9I&ll=27.938607060548403%2C35.16792302363274&z=9 (este site contém um mapa interativo com os locais onde os fósseis dos ancestrais trazidos no texto foram encontrados), http://humanorigins.si.edu/evidence/3d-collection/fossil, http://humanorigins.si.edu/evidence/human-evolution-timeline-interactive e http://www2.assis.unesp.br/darwinnobrasil/humanev2b.htm.

Lembre-se de deixar um tempo disponível para reorganização da sala.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula representa a quarta etapa de uma sequência de aulas sobre a temática das teorias evolutivas, que se iniciou com o plano CIE9_11VE01. Você observará que a habilidade será contemplada em sua totalidade ao longo de todas as aulas. Esta aula visa o aprofundamento dos alunos com as ideias evolucionistas de Darwin e de Wallace.

Materiais necessários: folhas impressas das atividades, folhas sulfites, tesouras sem ponta, cartolina, cola, computador e projetor (Data Show), caso tenha disponível em sua escola, lápis, borracha e dados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos e comente que eles estudarão a evolução dos seres humanos, com base na teoria evolutiva da seleção natural.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Inicie a aula com os alunos organizados em um semicírculo. Em seguida, comente que nesta aula eles estudarão o processo de evolução da espécie humana. Na aula anterior, peça que os estudantes façam uma pesquisa sobre como eram os seres humanos primitivos, onde viviam e do que se alimentavam ou ainda solicite que busquem informações sobre algumas espécies que compõem nossa história evolutiva, como o Homo habilis, Homo erectus ou Homo neanderthalensis, como tarefa de casa, para chegarem com referências para a aula e compartilharem suas pesquisas com os colegas. Pergunte o que eles sabem sobre nossos ancestrais, com questionamentos como: A qual classe de animais nossa espécie pertence?; Quais características dos nossos corpos são mais marcantes?; Do que nos alimentamos hoje?; Em que tipo de ambiente nós costumamos viver hoje?; Em quais tipos de ambientes nossas espécies ancestrais viviam?

Caso tenha disponibilidade, projete a imagem para que eles possam ver alguns representantes humanos atuais e a representante mais antiga da espécie humana no Brasil (e em toda a América), batizada de “Luzia”. Seus fósseis foram encontrados na região de Lagoa Santa, próxima à capital mineira de Belo Horizonte, na década de 1970. Estima-se que os fósseis tenham entre 11.500 e 13.000 anos. Eles ajudam a contar um pouco sobre a história evolutiva dos habitantes humanos nas Américas, e sua relação com os atuais seres humanos que existem hoje.

Juntamente às respostas dos alunos, comente que nós, seres humanos, somos animais mamíferos e, como os demais seres vivos, também passamos por processos evolutivos ao longo do tempo. Há alguns anos os cientistas estudam a evolução da espécie humana, tentando descobrir como eram nossos ancestrais, buscando relações com a nossa espécie atual e a evolução de outros animais também.

Para mais informações sobre o assunto consulte os sites: http://www.ib.usp.br/biologia/evolucaohumana/proposta/sinopse-da-evolucao-humana.html?showall=&limitstart=, http://labs.icb.ufmg.br/lbem/aulas/grad/evol/humevol/extra/luzia.html e http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/08/22/a-am%C3%A9rica-de-luzia/.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Com os estudantes ainda organizados em semicírculo, peça que se imaginem como cientistas estudando a evolução da espécie humana. Esclareça que eles deverão pensar sobre o surgimento desses indivíduos, como trazido no Contexto (slide anterior). Leia então a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e que levantem hipóteses para explicar a questão (estimule-os com questionamentos como: Em que ambiente a espécie humana pode ter surgido? Do que nossos ancestrais se alimentavam? Será que os corpos dos seres humanos sempre foram assim? Qual a importância dos registros (como os fósseis) para que seja possível compreender nossa evolução?). Não se preocupe em responder aos questionamentos trazidos, mas em estimular os estudantes a pensar sobre o tema.

Atenção: este assunto poderá gerar alguns debates em relação às concepções pessoais, culturais e religiosas dos estudantes. Mantenha sempre um ambiente de respeito à diversidade das opiniões, esclarecendo que nesta aula vamos estudar sobre a evolução da nossa espécie baseados na seleção natural e nas ideias evolucionistas, que são consenso entre os pesquisadores atualmente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: A sugestão é que esse momento leve cerca de 23 minutos. Organize os estudantes em pequenos grupos, estabelecendo que um dos alunos deve ficar responsável por registrar as ideias do grupo, que serão compartilhadas em um momento posterior. Os alunos deverão receber folhas sulfites, que serão usadas para sistematizar suas observações e ideias. Explique a atividade usando o slide projetado ou imprima as orientações neste arquivo.

Caso você não possua uma impressora, coloque as indicações da atividade no quadro e pedir que eles registrem nos cadernos. Solicite aos estudantes que copiem o texto nos cadernos e façam as cartas do jogo e a árvore em folhas sulfite, recortando as cartas para jogá-las. Peça também como tarefa de casa que eles façam uma pesquisa, indicando que tragam nomes de hominídeos ancestrais (como Homo habilis, Homo erectus e Homo neanderthalensis) e suas características para compartilhar com os colegas do grupo. Lembre-se apenas de deixar um tempo disponível para isso e de informar aos estudantes o tempo a ser usado em cada etapa.

Caso queira buscar mais informações sobre os conceitos trazidos para a realização da atividade, consulte os sites: http://www.ib.usp.br/evosite/evo101/IIE2cHumanevop2.shtml e http://www.ib.usp.br/biologia/evolucaohumana/acervo-de-fotos/homo-neanderthalensis.html.

Materiais necessários: folhas impressas das atividades (texto, fichas, jogo da memória e glossário), folhas sulfites, tesouras sem ponta, computador e projetor (Data Show), caso tenha disponível em sua escola, lápis, borracha e dados.

Slide Plano Aula

Orientações: A sugestão é que esse momento leve cerca de 7 minutos. Depois das perguntas respondidas, peça que dois grupos se reúnam, contem suas conclusões e comparem suas árvores filogenéticas. Solicite que eles dialoguem sobre as anotações feitas, dizendo se concordam ou discordam do que foi proposto e por que.

Durante toda esta etapa, circule pela sala e observe como os alunos interagem e como cada grupo consegue contribuir com o trabalho do outro. Intervenha quando eles não conseguirem interagir de forma construtiva, indicando soluções e fazendo questionamentos que possam auxiliar no encontro de concordâncias e divergências entre as ideias de cada um.
Para saber mais sobre a construção de árvores filogenéticas: https://pt.khanacademy.org/science/biology/her/tree-of-life/a/phylogenetic-trees.

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Tempo sugerido: 11 minutos.

Orientações: A sugestão de tempo para esse momento é de cerca de 6 minutos. Após o término do tempo estipulado para a troca entre os grupos, você deve fazer uma sistematização do que foi trabalhado nesta aula, retomando a questão disparadora e discutindo os conceitos trazidos nos dois slides de sistematização.

Nesta etapa, você deve focar na relação entre os processos de seleção natural, adaptação e especiação. Um documento com orientações mais detalhadas para a Sistematização está disponível neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MTU77y4N4jPJ5gVCDaNMQXtME8pGSdKXRTp5xHBukRQFdEYzwbzAXbF8DzWB/atividade-para-impressao-orientacao-para-sistematizacao-cie9-11ve04.pdf.

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Orientações: A sugestão de tempo para esse momento é de cerca de 5 minutos. Aqui você deve focar na retomada das árvores filogenéticas, expondo a indicada neste slide, para facilitar a visualização dos processos de especiação. Um documento com orientações mais detalhadas para a Sistematização está disponível neste https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MTU77y4N4jPJ5gVCDaNMQXtME8pGSdKXRTp5xHBukRQFdEYzwbzAXbF8DzWB/atividade-para-impressao-orientacao-para-sistematizacao-cie9-11ve04.pdf.

Para mais informações recomenda-se consultar os sites https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-biologicas/a-saga-da-humanidade-evolucao-humana-e-tema-de-curso-em-video/, https://www.google.com/maps/d/u/0/viewer?mid=1lJr6jjXzuPI7Z4o0bpmWRw22a9I&ll=27.938607060548403%2C35.16792302363274&z=9 (este site contém um mapa interativo com os locais onde os fósseis dos ancestrais trazidos no texto foram encontrados), http://humanorigins.si.edu/evidence/3d-collection/fossil, http://humanorigins.si.edu/evidence/human-evolution-timeline-interactive e http://www2.assis.unesp.br/darwinnobrasil/humanev2b.htm.

Lembre-se de deixar um tempo disponível para reorganização da sala.

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