13331
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 8º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Sistema reprodutor masculino

Plano de aula de Ciências com atividades para 8º ano do Fundamental sobre o sistema reprodutor masculino e suas respectivas funções

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriela Aprigia Monteferrante

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp.
- Compartilhamento das atividades: Facebook da Unidade Escolar ou da turma.
- Livro didático.

Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.

Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes verem as imagens nos slides "Contexto" e anotarem dúvidas e percepções. Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- Quais mudanças a puberdade pode provocar no corpo masculino? Por que elas ocorrem?

Mão na massa
Divida a turma em grupos com 5 alunos. Peça para elaborarem um mapa mental com o tema puberdade no corpo masculino.

Envie as questões via Whatsapp. Sinalize cada item como correto e incorreto e justifique cada um.

1 - A produção de gametas ocorre de forma diferente em organismos masculinos e femininos. Observe os gráficos ao lado e sobre eles considere:

- O gráfico B está associado à produção de gametas em organismos femininos, pois comumente muitos óvulos são produzido ao longo de um ciclo menstrual (um mês);
- O gráfico A está associado à produção de gametas em organismos femininos, pois demonstra a constante ovulação ao longo da vida;
- O gráfico B está associado à produção de gametas em organismos masculinos, pois demonstra a produção restrita de gametas ao longo do mês;
- O gráfico A está associado à produção de gametas em organismos masculinos, pois demonstra o grande número de gametas produzidos ao longo do mês;
- O gráfico B está associado à produção de gametas em organismos femininos, pois comumente apenas um óvulo é liberado ao longo de um ciclo menstrual (um mês).

Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp

Marque uma data para que os representantes dos grupos enviem a atividade.

Material de apoio:
Link 1 (disponível aqui).
Link 2 (disponível aqui).

Sistematização
Faça uma vídeoconferência pelo Google Meet. Relacione os aprendizados sobre as transformações no organismo masculino durante a puberdade.

Tutorial Google Meet (disponível aqui).

Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando os filhos nas atividades propostas.

 

Sugestão Enviada Por: Roseday Santos Nascimento


Código: CIE8_07V&E04

(EF08CI08) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 8º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas