13331
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 8º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Sistema reprodutor masculino

Plano de aula de Ciências com atividades para 8º ano do Fundamental sobre o sistema reprodutor masculino e suas respectivas funções

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriela Aprigia Monteferrante

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano faz parte de uma sequência sobre sexualidade, por isso, sugere-se a aplicação dos planos anteriores, em especial o plano “Adolescência: o que está acontecendo comigo?” (CIE8_07VE01).

Materiais necessários para a aula: Folhas impressas, disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EsDugDTbpQUwkRBn39HbVbdTgKqDV2rkKcSgeGwGthgF35NYzgvwCGPmBn8h/cie8-07ve04-atividade-para-impressao-mao-na-massa.pdf

Lápis, fita adesiva, tesoura, cola e envelopes tamanho A4 (a quantidade dependerá do número de envelopes distribuídos e de quais tipos serão distribuídos). Para orientações sobre o que conter em cada envelope acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q46GdSyMpeUPdBAfh383qC67crvUeer44MCMFgqTNhtYKNMQRmEZW8gMbEhb/cie8-07ve04-resolucao-da-atividade-mao-na-massa.pdf.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que vocês irão discutir sobre as estruturas do sistema reprodutor masculino e as transformações vivenciadas pelo organismo masculino no período da puberdade.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Peça que os estudantes se organizem em uma grande roda e em seguida diga-lhes que gostaria que conhecessem uma história, ou melhor, alguém. Leia a história de José e, se possível, projete para que os estudantes a acompanhem (se desejar, pode também entregar o material impresso ou disposto em um cartaz).

Atenção: é indicado que o nome do personagem seja alterado se houver algum estudante com o mesmo nome em sua turma.

Em seguida, direcione uma pequena discussão sobre o texto lido. Será um momento curto de discussão para uma ou duas ideias/respostas simples para algumas perguntas, como:

  • O texto fala sobre um personagem, o José (ou o outro nome dado ao personagem). O que vocês acreditam que está desencadeando essa situação? (Espera-se que associem ao período da adolescência, se não puderem questione: qual fenômeno ou processo pode estar relacionado a essa situação?).
  • Quais são as evidências que o texto traz para acreditarmos que a situação está relacionada à adolescência? (Espera-se que relatem as transformações biológicas e sociais que o texto traz, ou seja, as transformações no corpo e nos sentimentos do personagem).
  • Vocês acreditam que seja possível auxiliar alguém na condição de José a se sentir mais seguro ao vivenciar esse processo?

Professor, para ampliação e apropriação da temática sugere-se a leitura do material: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_saude_adolescente_menino.pdf

LEMOS, Daniella Santini Souza. Caderneta de saúde do adolescente. 2017.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Com os estudantes ainda organizados em roda, leia a questão disparadora (que pode ser projetada, exposta em outro material ou apenas lida). Permita que formulem suas hipóteses rapidamente, registrando-as no caderno, e que as compartilhem com os colegas voluntariamente. Neste momento não se preocupe em respondê-las, mas em estimulá-los a pensar sobre o assunto, que você poderá complementar por meio de outras perguntas, como:

- Quais são as mudanças vividas pelos meninos durante a puberdade? (Esta prática parte do princípio de que a discussão e o levantamento de concepções prévias já tenha acontecido; sugere-se a aplicação do plano anterior desta sequência “Adolescência: o que está acontecendo comigo?” - CIE8_07VE01).
- Qual seria a importância do surgimento destas características no organismo masculino?

Lembre-se de que este se trata de um momento para o levantamento de concepções prévias e hipóteses formuladas pelos próprios estudantes.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Sugere-se no máximo 15 minutos para a realização simultânea das propostas contidas nos envelopes.

Solicite que os estudantes se dividam em pequenos grupos (de até cinco integrantes). Em seguida, entregue a cada grupo apenas um dos envelopes (A, B, C ou D). Explique-lhes que em cada um dos envelopes é proposto um desafio para auxiliar os meninos que estão passando pela puberdade a se sentirem mais seguros. Neles há as orientações e alguns dos materiais necessários para sua realização. Comente que cada grupo realizará apenas um dos desafios.

Link para impressão:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EsDugDTbpQUwkRBn39HbVbdTgKqDV2rkKcSgeGwGthgF35NYzgvwCGPmBn8h/cie8-07ve04-atividade-para-impressao-mao-na-massa.pdf.

Para consultar - sugestões de resolução das atividades propostas nos envelopes: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q46GdSyMpeUPdBAfh383qC67crvUeer44MCMFgqTNhtYKNMQRmEZW8gMbEhb/cie8-07ve04-resolucao-da-atividade-mao-na-massa.pdf.

Para que os participantes da atividade possam gerir o tempo, crie um mecanismo que os auxilie, seja avisando ou demarcando no quadro quanto tempo ainda há para a atividade. Por exemplo, “já se passaram 4 minutos” ou “faltam apenas 2 minutos”. Caso você disponha de internet, utilize o site https://relogioonline.com.br/cronometro/ para te ajudar com a marcação do tempo. Se a sala de aula tiver um projetor, projete-o, para que os estudantes acompanhem o tempo.

Materiais necessários: Materiais impressos, devidamente recortados e inseridos nos respectivos envelopes; tesoura (preparação do material); lápis; fita adesiva; cola; envelopes A4 (a quantidade dependerá do número de envelopes distribuídos e de quais tipos serão distribuídos).

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Sugere-se o tempo de 10 minutos para esse momento, sendo que os grupos que receberam o mesmo envelope deverão apresentar-se juntos (caso haja mais grupos com o mesmo envelope). Convide os estudantes a compartilhar com a turma qual foi o desafio a ser realizado, o que desenvolveram a respeito (os resultados) e suas percepções sobre essa vivência.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Sugere-se 8 minutos para este momento. Convide os estudantes a se organizar em uma grande roda e retome a questão disparadora, leia e peça que a respondam, considerando aquilo que puderam compartilhar entre seu grupo e os outros grupos, retomando as hipóteses iniciais.

Instigue a discussão, questionando-os:

  • Quais transformações notamos no corpo masculino durante a puberdade?
  • Como explicamos algumas destas transformações de acordo com o seu potencial sexual e reprodutivo?

Acrescente à discussão:

  • Quais as diferenças entre a puberdade masculina e a feminina?
  • Quais as questões sociais e emocionais que sofrem alteração nesse período?

Com a ajuda dos alunos, desenvolva no quadro um registro coletivo que responda às questões e peça que todos anotem no caderno, comparando com as concepções prévias do início da aula.

Para consultar - sugestões de resolução dos desafios propostas nos envelopes: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q46GdSyMpeUPdBAfh383qC67crvUeer44MCMFgqTNhtYKNMQRmEZW8gMbEhb/cie8-07ve04-resolucao-da-atividade-mao-na-massa.pdf.

Caso deseje ampliar a discussão sobre os desafios enfrentados na adolescência sugere-se o plano “Ser adolescente… sexualidade, puberdade e adolescência” (CIE8_09VE04).

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Sugere-se 10 minutos para este momento. Projete ou exponha de outra forma a imagem do sistema reprodutor masculino e pergunte para a turma quais nomes eles atribuíram a essas estruturas (grupos que realizaram a atividade do envelope B). Posteriormente, indique as principais estruturas do sistema reprodutor masculino, explicando suas funções, tanto as internas como as externas, relacionando-as com parâmetros homeostáticos (ligados ao bom funcionamento) dos órgãos genitais. Caso não seja possível projetar a imagem, você poderá imprimir o slide para indicar as estruturas, ou ainda, utilizar o material didático disponível em sua escola.

Para consultar - sugestões de resolução das atividades propostas nos envelopes: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q46GdSyMpeUPdBAfh383qC67crvUeer44MCMFgqTNhtYKNMQRmEZW8gMbEhb/cie8-07ve04-resolucao-da-atividade-mao-na-massa.pdf.

Para ampliar a discussão você pode coletar elementos em alguns materiais de apoio, como este vídeo, em que uma médica explica a higienização íntima correta: https://www.youtube.com/watch?v=b9FlHJ1k92Y. Neste vídeo, apenas vale ressaltar que ao falar dos parceiros de homens, a médica só se refere à mulheres, sugere-se ao professor referir-se à parceiros (sem um gênero definido).

Neste site há exemplos de cuidados para manter o sistema reprodutor masculino sob condições ideais: https://drauziovarella.uol.com.br/homem-2/higiene-intima-masculina/.

E no material que já foi indicado anteriormente (na etapa do Contexto) há informações valiosas sobre esses cuidados, mais especificamente na página 36: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_saude_adolescente_menino.pdf. LEMOS, Daniella Santini Souza. Caderneta de saúde do adolescente. 2017.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano faz parte de uma sequência sobre sexualidade, por isso, sugere-se a aplicação dos planos anteriores, em especial o plano “Adolescência: o que está acontecendo comigo?” (CIE8_07VE01).

Materiais necessários para a aula: Folhas impressas, disponíveis no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EsDugDTbpQUwkRBn39HbVbdTgKqDV2rkKcSgeGwGthgF35NYzgvwCGPmBn8h/cie8-07ve04-atividade-para-impressao-mao-na-massa.pdf

Lápis, fita adesiva, tesoura, cola e envelopes tamanho A4 (a quantidade dependerá do número de envelopes distribuídos e de quais tipos serão distribuídos). Para orientações sobre o que conter em cada envelope acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q46GdSyMpeUPdBAfh383qC67crvUeer44MCMFgqTNhtYKNMQRmEZW8gMbEhb/cie8-07ve04-resolucao-da-atividade-mao-na-massa.pdf.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que vocês irão discutir sobre as estruturas do sistema reprodutor masculino e as transformações vivenciadas pelo organismo masculino no período da puberdade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Peça que os estudantes se organizem em uma grande roda e em seguida diga-lhes que gostaria que conhecessem uma história, ou melhor, alguém. Leia a história de José e, se possível, projete para que os estudantes a acompanhem (se desejar, pode também entregar o material impresso ou disposto em um cartaz).

Atenção: é indicado que o nome do personagem seja alterado se houver algum estudante com o mesmo nome em sua turma.

Em seguida, direcione uma pequena discussão sobre o texto lido. Será um momento curto de discussão para uma ou duas ideias/respostas simples para algumas perguntas, como:

  • O texto fala sobre um personagem, o José (ou o outro nome dado ao personagem). O que vocês acreditam que está desencadeando essa situação? (Espera-se que associem ao período da adolescência, se não puderem questione: qual fenômeno ou processo pode estar relacionado a essa situação?).
  • Quais são as evidências que o texto traz para acreditarmos que a situação está relacionada à adolescência? (Espera-se que relatem as transformações biológicas e sociais que o texto traz, ou seja, as transformações no corpo e nos sentimentos do personagem).
  • Vocês acreditam que seja possível auxiliar alguém na condição de José a se sentir mais seguro ao vivenciar esse processo?

Professor, para ampliação e apropriação da temática sugere-se a leitura do material: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_saude_adolescente_menino.pdf

LEMOS, Daniella Santini Souza. Caderneta de saúde do adolescente. 2017.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Com os estudantes ainda organizados em roda, leia a questão disparadora (que pode ser projetada, exposta em outro material ou apenas lida). Permita que formulem suas hipóteses rapidamente, registrando-as no caderno, e que as compartilhem com os colegas voluntariamente. Neste momento não se preocupe em respondê-las, mas em estimulá-los a pensar sobre o assunto, que você poderá complementar por meio de outras perguntas, como:

- Quais são as mudanças vividas pelos meninos durante a puberdade? (Esta prática parte do princípio de que a discussão e o levantamento de concepções prévias já tenha acontecido; sugere-se a aplicação do plano anterior desta sequência “Adolescência: o que está acontecendo comigo?” - CIE8_07VE01).
- Qual seria a importância do surgimento destas características no organismo masculino?

Lembre-se de que este se trata de um momento para o levantamento de concepções prévias e hipóteses formuladas pelos próprios estudantes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Sugere-se no máximo 15 minutos para a realização simultânea das propostas contidas nos envelopes.

Solicite que os estudantes se dividam em pequenos grupos (de até cinco integrantes). Em seguida, entregue a cada grupo apenas um dos envelopes (A, B, C ou D). Explique-lhes que em cada um dos envelopes é proposto um desafio para auxiliar os meninos que estão passando pela puberdade a se sentirem mais seguros. Neles há as orientações e alguns dos materiais necessários para sua realização. Comente que cada grupo realizará apenas um dos desafios.

Link para impressão:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EsDugDTbpQUwkRBn39HbVbdTgKqDV2rkKcSgeGwGthgF35NYzgvwCGPmBn8h/cie8-07ve04-atividade-para-impressao-mao-na-massa.pdf.

Para consultar - sugestões de resolução das atividades propostas nos envelopes: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q46GdSyMpeUPdBAfh383qC67crvUeer44MCMFgqTNhtYKNMQRmEZW8gMbEhb/cie8-07ve04-resolucao-da-atividade-mao-na-massa.pdf.

Para que os participantes da atividade possam gerir o tempo, crie um mecanismo que os auxilie, seja avisando ou demarcando no quadro quanto tempo ainda há para a atividade. Por exemplo, “já se passaram 4 minutos” ou “faltam apenas 2 minutos”. Caso você disponha de internet, utilize o site https://relogioonline.com.br/cronometro/ para te ajudar com a marcação do tempo. Se a sala de aula tiver um projetor, projete-o, para que os estudantes acompanhem o tempo.

Materiais necessários: Materiais impressos, devidamente recortados e inseridos nos respectivos envelopes; tesoura (preparação do material); lápis; fita adesiva; cola; envelopes A4 (a quantidade dependerá do número de envelopes distribuídos e de quais tipos serão distribuídos).

Slide Plano Aula

Orientações: Sugere-se o tempo de 10 minutos para esse momento, sendo que os grupos que receberam o mesmo envelope deverão apresentar-se juntos (caso haja mais grupos com o mesmo envelope). Convide os estudantes a compartilhar com a turma qual foi o desafio a ser realizado, o que desenvolveram a respeito (os resultados) e suas percepções sobre essa vivência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Sugere-se 8 minutos para este momento. Convide os estudantes a se organizar em uma grande roda e retome a questão disparadora, leia e peça que a respondam, considerando aquilo que puderam compartilhar entre seu grupo e os outros grupos, retomando as hipóteses iniciais.

Instigue a discussão, questionando-os:

  • Quais transformações notamos no corpo masculino durante a puberdade?
  • Como explicamos algumas destas transformações de acordo com o seu potencial sexual e reprodutivo?

Acrescente à discussão:

  • Quais as diferenças entre a puberdade masculina e a feminina?
  • Quais as questões sociais e emocionais que sofrem alteração nesse período?

Com a ajuda dos alunos, desenvolva no quadro um registro coletivo que responda às questões e peça que todos anotem no caderno, comparando com as concepções prévias do início da aula.

Para consultar - sugestões de resolução dos desafios propostas nos envelopes: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q46GdSyMpeUPdBAfh383qC67crvUeer44MCMFgqTNhtYKNMQRmEZW8gMbEhb/cie8-07ve04-resolucao-da-atividade-mao-na-massa.pdf.

Caso deseje ampliar a discussão sobre os desafios enfrentados na adolescência sugere-se o plano “Ser adolescente… sexualidade, puberdade e adolescência” (CIE8_09VE04).

Slide Plano Aula

Orientações: Sugere-se 10 minutos para este momento. Projete ou exponha de outra forma a imagem do sistema reprodutor masculino e pergunte para a turma quais nomes eles atribuíram a essas estruturas (grupos que realizaram a atividade do envelope B). Posteriormente, indique as principais estruturas do sistema reprodutor masculino, explicando suas funções, tanto as internas como as externas, relacionando-as com parâmetros homeostáticos (ligados ao bom funcionamento) dos órgãos genitais. Caso não seja possível projetar a imagem, você poderá imprimir o slide para indicar as estruturas, ou ainda, utilizar o material didático disponível em sua escola.

Para consultar - sugestões de resolução das atividades propostas nos envelopes: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/q46GdSyMpeUPdBAfh383qC67crvUeer44MCMFgqTNhtYKNMQRmEZW8gMbEhb/cie8-07ve04-resolucao-da-atividade-mao-na-massa.pdf.

Para ampliar a discussão você pode coletar elementos em alguns materiais de apoio, como este vídeo, em que uma médica explica a higienização íntima correta: https://www.youtube.com/watch?v=b9FlHJ1k92Y. Neste vídeo, apenas vale ressaltar que ao falar dos parceiros de homens, a médica só se refere à mulheres, sugere-se ao professor referir-se à parceiros (sem um gênero definido).

Neste site há exemplos de cuidados para manter o sistema reprodutor masculino sob condições ideais: https://drauziovarella.uol.com.br/homem-2/higiene-intima-masculina/.

E no material que já foi indicado anteriormente (na etapa do Contexto) há informações valiosas sobre esses cuidados, mais especificamente na página 36: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_saude_adolescente_menino.pdf. LEMOS, Daniella Santini Souza. Caderneta de saúde do adolescente. 2017.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 8º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano