13330
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 8º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Capacitores

Plano de aula de Ciências com atividades para 8º ano do Fundamental sobre capacitores e sua aplicação no cotidiano

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda da Rocha Carvalho

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Sobre a aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de cinco aulas que contemplam a Habilidade EF08CI02.

Essa aula busca alcançar a aprendizagem de conceitos fundamentais sobre circuito elétrico. A aula será realizada através da experimentação que aborda a utilização dos capacitores, observando o funcionamento do mesmo. Cada aluno deve trazer os materiais para montar o experimento em sala de aula.

Essa atividade possui um roteiro experimental em anexo (https://docs.google.com/document/d/1Oq_2dX71uRtqQY17XgGO3OkSxpiSG-yBdnpEQJunXYE/edit?usp=sharing)

O professor deve acessar o site do Caderno Brasileiro de Ensino de Física v. 22, n. 3 (2005) para se aprofundar no assunto dessa aula

(https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6378/5904)

Material para a aula:

  • Um pote de maionese com tampa ou outro recipiente semelhante
  • Um rolo de papel alumínio.
  • Um pacote de palha de aço.
  • Um pedaço de fio de cobre.
  • Fita adesiva.
  • Televisão

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que irão identificar e reconhecer o que é um capacitor.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Construa um cenário que favoreça um diálogo na sala de aula para que os alunos possam reconhecer a análise as imagens.

Essa conversa inicial pode ser conduzida a partir das questões: 1. Qual a função da caixa de papelão e do pendrive? 2. O que é armazenar? 3. Isso pode se aplicado em um circuito elétrico?

Após o levantamento prévio do conhecimento do aluno, o professor propo? a questão disparadora.

Possíveis Respostas

  • Qual a função da caixa de papelão e do pendrive?

O pendrive e a caixa de papelão tem como função armazenar dados e objetos, respectivamente.

  • O que é armazenar?

Armazenar está atrelado a função de guardar algo.

  • Isso pode se aplicado em um circuito elétrico?

Sim, para armazenar energia.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Ouça atentamente as respostas dos alunos. Não há necessidade de anotar, pois tais discussões serão sistematizadas no final da proposta dessa aula.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Os grupos devem receber os materiais necessários para desenvolver essa atividade investigativa.

Peça para cada aluno construir um experimento de física na sala de aula que aborda a discussão sobre capacitores. Os alunos devem seguir a montagem do experimento utilizando o roteiro experimental, em anexo (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P4kHTuWyQagubbqyQh2jnF5VPJtZEnuEvj8bDsNVvScC9xpc7rC3RerSzbYh/roteriro-experimental-cie8-02me04.pdf).

Material utilizado

  • Um pote de maionese com tampa ou outro recipiente semelhante
  • Um rolo de papel alumínio.
  • Um pacote de palha de aço.
  • Um pedaço de fio de cobre.
  • Fita adesiva.
  • Canudinho.
  • Flanela.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Os grupos devem receber os materiais necessários para desenvolver essa atividade investigativa.

Peça para cada aluno construir um experimento de física na sala de aula que aborda a discussão sobre capacitores. Os alunos devem seguir a montagem do experimento utilizando o roteiro experimental, em anexo

(https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P4kHTuWyQagubbqyQh2jnF5VPJtZEnuEvj8bDsNVvScC9xpc7rC3RerSzbYh/roteriro-experimental-cie8-02me04.pdf).

Material utilizado

  • Um pote de maionese com tampa ou outro recipiente semelhante
  • Um rolo de papel alumínio.
  • Um pacote de palha de aço.
  • Um pedaço de fio de cobre.
  • Fita adesiva.
  • Canudinho
  • Flanela

Após o experimento pronto. Segure na mão uma flanela e um canudinho de plástico atrita-os várias vezes entre si. Aproxime a bolinha de papel alumínio do canudinho eletrizado. Repita esse procedimento várias vezes.

Após esse processo, aproxima da sua palma da mão e observar o que acontece (perceba que há uma descarga elétrica).

Permita que os estudantes realizem o experimento várias vezes para que não haja dúvidas sobre o efeito. Assim, tópico pode ser repetido quantas vezes achar necessário.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: O professor deve retomar a ideia central da aula e discutir os diferentes experimentos apresentados pelos alunos na aula, dando oportunidade para que os alunos possam refletir e compreender suas montagens.

O professor deve acessar o site do Caderno Brasileiro de Ensino de Física v. 22, n. 3 (2005) para se aprofundar no assunto dessa aula

(https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6378/5904)

Após a investigação, o professor deve apresentar no quadro uma questão do cotidiano do aluno e coletar informações dadas pelos alunos.

O professor deve discutir o conceito do dielétrico e sua função no capacitor, assim como os diferentes tipos de dielétricos que podem ser usados. Além disso, também fazer uma explanação a respeito da polarização do dielétrico devido ao campo elétrico entre as placas do capacitor

  • Qual a sensação ao encostar na palma da mão?

Ao encostar o terminal do capacitor na palma da mão ocorre a descarga da energia armazenada no capacitor que, pode ser verificada com a sensação de choque. Para ter nova descarga ‚ preciso carregar novamente o capacitor encostando seu terminal na televisão

  • Como armazenar energia elétrica em um circuito?

Utilizando um capacitor no circuito elétrico. A principal função desse dispositivo é armazenar cargas elétricas e consequente energia eletrostática, ou elétrica.

  • Alguns aparelhos eletrônicos não se desligam no instante em que acionamos o interruptor.
  • De onde vem a energia elétrica que mantém esses aparelhos ligado?

Os capacitores são dispositivos que armazenam energia elétrica e são os responsáveis por fornecê-la e mantê-la um LED aceso por exemplo. A carga de um capacitor pode pode ser feito utilizando uma fonte de tensão (pilha, bateria etc). O processo de carregar o capacitor pode ser realizado dentro de um circuito elétrico está fechado.

Resumo da aula

download Baixar plano

Sobre a aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de cinco aulas que contemplam a Habilidade EF08CI02.

Essa aula busca alcançar a aprendizagem de conceitos fundamentais sobre circuito elétrico. A aula será realizada através da experimentação que aborda a utilização dos capacitores, observando o funcionamento do mesmo. Cada aluno deve trazer os materiais para montar o experimento em sala de aula.

Essa atividade possui um roteiro experimental em anexo (https://docs.google.com/document/d/1Oq_2dX71uRtqQY17XgGO3OkSxpiSG-yBdnpEQJunXYE/edit?usp=sharing)

O professor deve acessar o site do Caderno Brasileiro de Ensino de Física v. 22, n. 3 (2005) para se aprofundar no assunto dessa aula

(https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6378/5904)

Material para a aula:

  • Um pote de maionese com tampa ou outro recipiente semelhante
  • Um rolo de papel alumínio.
  • Um pacote de palha de aço.
  • Um pedaço de fio de cobre.
  • Fita adesiva.
  • Televisão

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que irão identificar e reconhecer o que é um capacitor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Construa um cenário que favoreça um diálogo na sala de aula para que os alunos possam reconhecer a análise as imagens.

Essa conversa inicial pode ser conduzida a partir das questões: 1. Qual a função da caixa de papelão e do pendrive? 2. O que é armazenar? 3. Isso pode se aplicado em um circuito elétrico?

Após o levantamento prévio do conhecimento do aluno, o professor propo? a questão disparadora.

Possíveis Respostas

  • Qual a função da caixa de papelão e do pendrive?

O pendrive e a caixa de papelão tem como função armazenar dados e objetos, respectivamente.

  • O que é armazenar?

Armazenar está atrelado a função de guardar algo.

  • Isso pode se aplicado em um circuito elétrico?

Sim, para armazenar energia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Ouça atentamente as respostas dos alunos. Não há necessidade de anotar, pois tais discussões serão sistematizadas no final da proposta dessa aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Os grupos devem receber os materiais necessários para desenvolver essa atividade investigativa.

Peça para cada aluno construir um experimento de física na sala de aula que aborda a discussão sobre capacitores. Os alunos devem seguir a montagem do experimento utilizando o roteiro experimental, em anexo (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P4kHTuWyQagubbqyQh2jnF5VPJtZEnuEvj8bDsNVvScC9xpc7rC3RerSzbYh/roteriro-experimental-cie8-02me04.pdf).

Material utilizado

  • Um pote de maionese com tampa ou outro recipiente semelhante
  • Um rolo de papel alumínio.
  • Um pacote de palha de aço.
  • Um pedaço de fio de cobre.
  • Fita adesiva.
  • Canudinho.
  • Flanela.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Os grupos devem receber os materiais necessários para desenvolver essa atividade investigativa.

Peça para cada aluno construir um experimento de física na sala de aula que aborda a discussão sobre capacitores. Os alunos devem seguir a montagem do experimento utilizando o roteiro experimental, em anexo

(https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/P4kHTuWyQagubbqyQh2jnF5VPJtZEnuEvj8bDsNVvScC9xpc7rC3RerSzbYh/roteriro-experimental-cie8-02me04.pdf).

Material utilizado

  • Um pote de maionese com tampa ou outro recipiente semelhante
  • Um rolo de papel alumínio.
  • Um pacote de palha de aço.
  • Um pedaço de fio de cobre.
  • Fita adesiva.
  • Canudinho
  • Flanela

Após o experimento pronto. Segure na mão uma flanela e um canudinho de plástico atrita-os várias vezes entre si. Aproxime a bolinha de papel alumínio do canudinho eletrizado. Repita esse procedimento várias vezes.

Após esse processo, aproxima da sua palma da mão e observar o que acontece (perceba que há uma descarga elétrica).

Permita que os estudantes realizem o experimento várias vezes para que não haja dúvidas sobre o efeito. Assim, tópico pode ser repetido quantas vezes achar necessário.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: O professor deve retomar a ideia central da aula e discutir os diferentes experimentos apresentados pelos alunos na aula, dando oportunidade para que os alunos possam refletir e compreender suas montagens.

O professor deve acessar o site do Caderno Brasileiro de Ensino de Física v. 22, n. 3 (2005) para se aprofundar no assunto dessa aula

(https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6378/5904)

Após a investigação, o professor deve apresentar no quadro uma questão do cotidiano do aluno e coletar informações dadas pelos alunos.

O professor deve discutir o conceito do dielétrico e sua função no capacitor, assim como os diferentes tipos de dielétricos que podem ser usados. Além disso, também fazer uma explanação a respeito da polarização do dielétrico devido ao campo elétrico entre as placas do capacitor

  • Qual a sensação ao encostar na palma da mão?

Ao encostar o terminal do capacitor na palma da mão ocorre a descarga da energia armazenada no capacitor que, pode ser verificada com a sensação de choque. Para ter nova descarga ‚ preciso carregar novamente o capacitor encostando seu terminal na televisão

  • Como armazenar energia elétrica em um circuito?

Utilizando um capacitor no circuito elétrico. A principal função desse dispositivo é armazenar cargas elétricas e consequente energia eletrostática, ou elétrica.

  • Alguns aparelhos eletrônicos não se desligam no instante em que acionamos o interruptor.
  • De onde vem a energia elétrica que mantém esses aparelhos ligado?

Os capacitores são dispositivos que armazenam energia elétrica e são os responsáveis por fornecê-la e mantê-la um LED aceso por exemplo. A carga de um capacitor pode pode ser feito utilizando uma fonte de tensão (pilha, bateria etc). O processo de carregar o capacitor pode ser realizado dentro de um circuito elétrico está fechado.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 8º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano