13329
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 8º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Resistores

Plano de aula de Ciências com atividades para 8º ano do Fundamental sobre resistor elétrico

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda da Rocha Carvalho

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Sobre a aula: Esta é a terceira aula de uma sequência de cinco aulas que contemplam a Habilidade EF08CI02, e busca alcançar a aprendizagem de conceitos fundamentais sobre resistores. A aula será desenvolvida através da análise das cores dos resistores, observando e calculando seus valores.

Para o desenvolvimento dessa investigação, o aluno deve ter o conhecimento prévio de resistência elétrica, assunto trabalhado no plano CIE8_02ME02. Essa aula consiste em uma atividade prática que tem como objetivo identificar, pelas cores das faixas nas superfícies, cada cor e sua posição no corpo do resistor representam um número, de acordo com a tabela. Os alunos iram fazer a leitura de cada resistor e anote no quadro o valor nominal e tolerância para cada resistor.

Para saber mais sobre circuito elétrico e seus componentes você pode acessar o Caderno Brasileiro de ensino de Física no link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6541

Material para a aula:

5 Resistores para cada grupo de alunos.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que irão identificar e reconhecer o que é resistor.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Construa um cenário que favoreça um diálogo na sala de aula para que os alunos possam reconhecer a análise das imagens. Essa conversa inicial é discutir o significado os diferentes resistores elétricos encontrados no cotidiano. Conduza a aula a partir das imagens e das afirmações sobre o assunto:

1. A partir das imagens, você deve discutir alguns pontos sobre a função das resistências elétricas usadas nos aparelhos eletrônicos.

2. O resistor tem a função de transformar energia elétrica em térmica.

3. Limita a passagem da corrente elétrica no circuito.

4. Um resistor pode ser fixo ou variável.

Para saber mais sobre circuito elétrico e seus componentes você pode acessar o Caderno Brasileiro de ensino de Física no link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6541. Após o levantamento prévio do conhecimento do aluno, você propo? a questão disparadora.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Ouça atentamente as respostas dos alunos. Não há necessidade de anotar, pois tais discussões serão sistematizadas no final da proposta dessa aula.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Os grupos devem receber os materiais necessários para desenvolver essa atividade investigativa. Cada grupo deve receber 5 resistores de diferentes valores. Essa atividade de física deve trazer para a sala de aula a discussão sobre os valores dos resistores identificado através das suas cores.

Você deve explicitar aos alunos como determinar esses valores. Nota-se no quadro, a representação de um resistor e suas cores nas faixas em suas superfícies, cada cor e sua posição no corpo do resistor representa um número, de acordo com a tabela de cores. Os alunos devem fazer a leitura de cada cor e anote o valor de cada resistor.

Exemplos das Respostas:

  • Qual a cor observada no resistor?

1º Dígito = vermelho

2º Dígito = violeta

Multiplicador = laranja

Tolerância = ouro

  • Qual o valor do resistor?

Vermelho = 2

Violeta = 7

Laranja = x 1.000

Ouro = 5%

27.000 ? 5% ou (27K?)

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Você deve retomar a ideia central da aula e discutir os valores encontrados pelos grupos na aula, dando oportunidade para que os alunos possam refletir e compreender suas respostas.

Para sistematizar a aula, o professor deve abordar como ponto importante:

  • A discussão sobre a questão norteadora “Como saber o valor de cada resistor?”
  • Para auxiliar a responder a questão, acesse o link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6541 e apresentar aos alunos os elementos que compuseram esse circuitos.
  • Para o fechamento da aula, deve expor no quadro os dados calculado pelos alunos de cada resistor e comparar seus valores

Resumo da aula

download Baixar plano

Sobre a aula: Esta é a terceira aula de uma sequência de cinco aulas que contemplam a Habilidade EF08CI02, e busca alcançar a aprendizagem de conceitos fundamentais sobre resistores. A aula será desenvolvida através da análise das cores dos resistores, observando e calculando seus valores.

Para o desenvolvimento dessa investigação, o aluno deve ter o conhecimento prévio de resistência elétrica, assunto trabalhado no plano CIE8_02ME02. Essa aula consiste em uma atividade prática que tem como objetivo identificar, pelas cores das faixas nas superfícies, cada cor e sua posição no corpo do resistor representam um número, de acordo com a tabela. Os alunos iram fazer a leitura de cada resistor e anote no quadro o valor nominal e tolerância para cada resistor.

Para saber mais sobre circuito elétrico e seus componentes você pode acessar o Caderno Brasileiro de ensino de Física no link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6541

Material para a aula:

5 Resistores para cada grupo de alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que irão identificar e reconhecer o que é resistor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Construa um cenário que favoreça um diálogo na sala de aula para que os alunos possam reconhecer a análise das imagens. Essa conversa inicial é discutir o significado os diferentes resistores elétricos encontrados no cotidiano. Conduza a aula a partir das imagens e das afirmações sobre o assunto:

1. A partir das imagens, você deve discutir alguns pontos sobre a função das resistências elétricas usadas nos aparelhos eletrônicos.

2. O resistor tem a função de transformar energia elétrica em térmica.

3. Limita a passagem da corrente elétrica no circuito.

4. Um resistor pode ser fixo ou variável.

Para saber mais sobre circuito elétrico e seus componentes você pode acessar o Caderno Brasileiro de ensino de Física no link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6541. Após o levantamento prévio do conhecimento do aluno, você propo? a questão disparadora.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Ouça atentamente as respostas dos alunos. Não há necessidade de anotar, pois tais discussões serão sistematizadas no final da proposta dessa aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Os grupos devem receber os materiais necessários para desenvolver essa atividade investigativa. Cada grupo deve receber 5 resistores de diferentes valores. Essa atividade de física deve trazer para a sala de aula a discussão sobre os valores dos resistores identificado através das suas cores.

Você deve explicitar aos alunos como determinar esses valores. Nota-se no quadro, a representação de um resistor e suas cores nas faixas em suas superfícies, cada cor e sua posição no corpo do resistor representa um número, de acordo com a tabela de cores. Os alunos devem fazer a leitura de cada cor e anote o valor de cada resistor.

Exemplos das Respostas:

  • Qual a cor observada no resistor?

1º Dígito = vermelho

2º Dígito = violeta

Multiplicador = laranja

Tolerância = ouro

  • Qual o valor do resistor?

Vermelho = 2

Violeta = 7

Laranja = x 1.000

Ouro = 5%

27.000 ? 5% ou (27K?)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Você deve retomar a ideia central da aula e discutir os valores encontrados pelos grupos na aula, dando oportunidade para que os alunos possam refletir e compreender suas respostas.

Para sistematizar a aula, o professor deve abordar como ponto importante:

  • A discussão sobre a questão norteadora “Como saber o valor de cada resistor?”
  • Para auxiliar a responder a questão, acesse o link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6541 e apresentar aos alunos os elementos que compuseram esse circuitos.
  • Para o fechamento da aula, deve expor no quadro os dados calculado pelos alunos de cada resistor e comparar seus valores
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 8º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano