Sobre este plano
Sobre a aula: Esta é a terceira aula de uma sequência de cinco aulas que contemplam a Habilidade EF08CI02, e busca alcançar a aprendizagem de conceitos fundamentais sobre resistores. A aula será desenvolvida através da análise das cores dos resistores, observando e calculando seus valores.
Para o desenvolvimento dessa investigação, o aluno deve ter o conhecimento prévio de resistência elétrica, assunto trabalhado no plano CIE8_02ME02. Essa aula consiste em uma atividade prática que tem como objetivo identificar, pelas cores das faixas nas superfícies, cada cor e sua posição no corpo do resistor representam um número, de acordo com a tabela. Os alunos iram fazer a leitura de cada resistor e anote no quadro o valor nominal e tolerância para cada resistor.
Para saber mais sobre circuito elétrico e seus componentes você pode acessar o Caderno Brasileiro de ensino de Física no link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6541
Material para a aula:
5 Resistores para cada grupo de alunos.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que irão identificar e reconhecer o que é resistor.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Construa um cenário que favoreça um diálogo na sala de aula para que os alunos possam reconhecer a análise das imagens. Essa conversa inicial é discutir o significado os diferentes resistores elétricos encontrados no cotidiano. Conduza a aula a partir das imagens e das afirmações sobre o assunto:
1. A partir das imagens, você deve discutir alguns pontos sobre a função das resistências elétricas usadas nos aparelhos eletrônicos.
2. O resistor tem a função de transformar energia elétrica em térmica.
3. Limita a passagem da corrente elétrica no circuito.
4. Um resistor pode ser fixo ou variável.
Para saber mais sobre circuito elétrico e seus componentes você pode acessar o Caderno Brasileiro de ensino de Física no link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6541. Após o levantamento prévio do conhecimento do aluno, você propo? a questão disparadora.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Ouça atentamente as respostas dos alunos. Não há necessidade de anotar, pois tais discussões serão sistematizadas no final da proposta dessa aula.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Os grupos devem receber os materiais necessários para desenvolver essa atividade investigativa. Cada grupo deve receber 5 resistores de diferentes valores. Essa atividade de física deve trazer para a sala de aula a discussão sobre os valores dos resistores identificado através das suas cores.
Você deve explicitar aos alunos como determinar esses valores. Nota-se no quadro, a representação de um resistor e suas cores nas faixas em suas superfícies, cada cor e sua posição no corpo do resistor representa um número, de acordo com a tabela de cores. Os alunos devem fazer a leitura de cada cor e anote o valor de cada resistor.
Exemplos das Respostas:
- Qual a cor observada no resistor?
1º Dígito = vermelho
2º Dígito = violeta
Multiplicador = laranja
Tolerância = ouro
- Qual o valor do resistor?
Vermelho = 2
Violeta = 7
Laranja = x 1.000
Ouro = 5%
27.000 ? 5% ou (27K?)
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Você deve retomar a ideia central da aula e discutir os valores encontrados pelos grupos na aula, dando oportunidade para que os alunos possam refletir e compreender suas respostas.
Para sistematizar a aula, o professor deve abordar como ponto importante:
- A discussão sobre a questão norteadora “Como saber o valor de cada resistor?”
- Para auxiliar a responder a questão, acesse o link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6541 e apresentar aos alunos os elementos que compuseram esse circuitos.
- Para o fechamento da aula, deve expor no quadro os dados calculado pelos alunos de cada resistor e comparar seus valores