13328
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Linguagem de programação

Plano de aula de Ciências com atividades para 7ºano do Fundamental sobre os conceitos básicos da linguagem de programação

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Bressani Figueiredo Mascarenhas

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.

Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.

Contexto e questão disparadora
Peça aos alunos que assistam ao vídeo “Robocup Magdeburg 06.05.2017”(disponível aqui), e respondam às seguintes perguntas:

- O que o robô fazia?
- Vocês acham que alguém ensinou a tarefa a eles?
- Como eles aprenderam tais tarefas?

Caso não seja possível assistir ao vídeo, peça aos estudantes que leiam o texto presente nos slides "Contexto".

Junto às orientações para assistir ao vídeo ou fazer a leitura, apresente a questão disparadora aos estudantes e peça a eles que reflitam sobre:

- Como um robô aprende a realizar tarefas?

Essas orientações podem ser apresentadas por meio de uma conferência, um vídeo curto, um e-mail, ou por aplicativo de mensagens, como fizer mais sentido para seu contexto.

Mão na massa
Antes de propor a atividade, verifique se os estudantes possuem um quebra-cabeça em casa. Caso não possuam, você pode substituí-lo por uma tarefa doméstica, como arrumar a cama, por exemplo.

Peça aos estudantes que reflitam sobre como ensinariam um robô a montar um quebra-cabeças (ou arrumar a cama). Solicite que eles escrevam uma sequência de ordens para o robô realizar a tarefa.

Organize a turma de forma que os estudantes possam trocar a sequência com um colega e montar um quebra-cabeças (ou arrumar a cama) seguindo exatamente as instruções escritas pelo outro estudante.

Peça que o estudante faça uma avaliação das instruções e escreva para o colega, pontuando o que poderia ser aperfeiçoado.

Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma, reserve um tempo para que os estudantes compartilhem como foi criar a sequência e por em prática a sequência do colega. Siga as orientações presentes no plano. 

Convite às famílias
As famílias podem auxiliar os estudantes a refletirem sobre os passos necessários para montagem do quebra-cabeças e a montarem seguindo exatamente as instruções do colega.

Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr


Código: CIE7_06M&E03

(EF07CI06) Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas