Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: este plano de aula pertence à uma sequência de aulas em que cada plano aborda, de maneira distinta, tecnologias desenvolvidas que mudaram a sociedade de alguma forma. Contudo, nada impede o professor de utilizar este plano como ponto de partida para introduzir conceitos relacionados à robótica, em especial à linguagem de programação.
Para melhor compreender sobre algoritmo e observar uma resolução-exemplo, acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pbNZt2rtgdnxHqAu67EzBv2mWPrHm68U2C8n3AjTdf9Ubt7dx5vMe3yz48YS/resolucao-exemplo-de-atividade-cie7-06me03.pdf
Materiais necessários para a aula: datashow ou algum recurso multimídia, como celular ou TV, por exemplo, para exposição de um vídeo; um pequeno quebra-cabeça de, no máximo, nove peças.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre robôs e ficarão encarregados de organizar e construir uma lista de ordens. Pergunte se seus alunos se recordam de algum robô capaz de realizar tarefas. As respostas poderão estar relacionadas a filmes (A.I. - Inteligência Artificial, Eu, robô, Robôs, Wall-E), ou algum aluno pode comentar sobre robôs usados em fábricas ou competições, como Batalha de robôs - um programa do canal Discovery.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: organize os alunos em grupos. Neste momento, você poderá apresentar um vídeo de alguma competição de robôs, como o robocup, um campeonato de futebol com robôs:(https://www.youtube.com/watch?v=T6S5vlCQWRQ).
Caso não seja possível apresentar esse vídeo, mostre a imagem do slide e conduza a aula normalmente. Em seguida, pergunte aos alunos se já viram um robô realizando algum tipo de tarefa e como eles acham que esses robôs aprenderam tais tarefas. Use questões como:
- O que o robô fazia?
- Vocês acham que alguém ensinou a tarefa a eles?
- Como eles aprenderam tais tarefas?
As respostas para as duas últimas questões podem ser das mais variadas, como: “Eu não sei”, “Acho que ele viu alguém fazer e aprendeu” ou “Ele nasceu sabendo”. Explique que os robôs aprendem de uma forma um pouco diferente . Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar:
- Hoje vocês serão os professores desses robôs e os ensinarão a montar um quebra-cabeça.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: ainda organizados em grupos, peça imaginarem que são os educadores dos robôs. Leia a Questão disparadora e peça que discutam dentro do grupo como os robôs poderiam aprender. Explique que os robôs são capazes de ler e interpretar. Em seguida, pergunte:
- Quais recursos podem ser usados para ensinar um robô?
- Como você pode ensiná-lo?
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: permita que os alunos discutam entre si e, quando necessário, guie a discussão estimulando a imaginação.
Reserve o final desta etapa (de 10 a 15 minutos) para que eles testem a sequência de ordens criada por outro grupo (veja as orientações a seguir).
Em seguida, entregue os quebra-cabeças de nove peças. Fale que cada grupo terá que montar uma sequência de ordem para que um robô seja capaz de montar o quebra-cabeça apenas lendo as ordens descritas. Tempo sugerido para esta etapa é de 15 a vinte minutos.
Permita que os alunos discutam dentro de seus grupos sobre a melhor maneira de ensinar um robô a montar um quebra-cabeça. Explique que a lista precisa ser o mais clara possível e que eles devem escrever o máximo de detalhes que conseguirem para que o robô seja capaz de entender. Explique que, posteriormente, esta lista será trocada entre os grupos.
Mão na massa
Tempo sugerido:
Orientações: sorteie ou escolha quais grupos irão trocar as listas de comandos. Em seguida, peça que cada grupo execute os comandos da lista recebida a fim de montar o quebra-cabeça. Tempo sugerido de 10 a 15 minutos.
Oriente os alunos a prestar atenção às dificuldades encontradas durante a execução dos comandos da lista recebida e permita que eles discutam sobre elas com a classe toda.
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Peça que um aluno de cada grupo enuncie quais foram as dificuldades que o grupo encontrou, tanto ao escrever o algoritmo como ao executar. Anote as palavras-chave no quadro, como: clareza no comando; simplicidade; sequência lógica etc. Se você achar necessário, pode mostrar o exemplo de resolução apresentado aqui: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pbNZt2rtgdnxHqAu67EzBv2mWPrHm68U2C8n3AjTdf9Ubt7dx5vMe3yz48YS/resolucao-exemplo-de-atividade-cie7-06me03.pdf>.
Encerre a discussão perguntando se eles conseguem definir o que são os “comando de entrada” e os “comando de saída” (não mostre o slide ainda). Depois de ouvir algumas definições, sintetize elucidando que a lista de ordem (ou lista de tarefas) é denominada de “comandos de entrada”, a execução é denominada de “comandos de saída” e a relação entre uma lista finita de ordens que levam à solução de um problema forma um algoritmo. Apresente o slide “Meu algoritmo” apenas ao final desta discussão. Peça que eles anotem a frase no caderno.
O próximo plano irá trabalhar com alguns dos impactos da automatização em nossa vida, especialmente no mundo do trabalho. Dessa forma você poderá aprofundar um pouco mais este tema com seus alunos.