9769
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Álgebra

Plano de aula - Diferenças iguais - parte II

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Resolver problema reconhecendo que uma igualdade não se altera quando se adiciona um mesmo número a seus dois termos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciana França Bernardino

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_16ALG_04

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Mentimeeter, Google Apresentações, Google Formulários.

Para este plano, foque na etapa Atividade principal.

Retomada
Propor que os alunos respondam à questão usando o Mentimeeter. Caso não tenham acesso ao recurso digital, pedir que eles enviem ao professor por escrito antecipadamente para que ele possa conhecer o nível de aprendizagem da turma para dar os próximos encaminhamentos.

Atividade principal
Apresentar a situação problema proposta e, em seguida apresentar as soluções da etapa seguinte (Discussão das soluções), usando o Google Apresentações. Depois fazer as problematizações necessárias, o que pode ser feito via Google Formulários ou por escrito.

Discussão das soluções
Ver etapa anterior.

Sistematização
Não há.

Encerramento
Propor aos alunos que escrevam um resumo do que aprenderam nesta aula para enviar a um colega da turma por e-mail (e fazer isso caso seja possível). Caso não seja possível enviar a mensagem, enviar ao professor por escrito, deixando o conteúdo copiado em seu próprio caderno.

Raio X
Propor aos alunos que resolvam a atividade indicada, junto às atividades complementares, colocando as situações problemas em cartões para compor a “problemoteca” pessoal deles.

Convite às famílias
Convidar a família a organizar junto ao aluno a “problemoteca” pessoal dele (banco de problemas), para que possa sortear um por dia ou a cada dois dias para resolução em casa nesse período de isolamento social (e até para uso após o retorno às escolas), sobre o tema da aula e tantos outros que o aluno sinta necessidade. Problemas criados pelos alunos são sempre bem-vindos.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_16ALG04

(EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que a relação de igualdade existente entre dois termos permanece quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a cada um desses termos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 4º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem a conceituar o que é múltiplo e a identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural; reconhecer as relações inversas entre as operações fundamentais com números naturais e reconhecer que uma igualdade não se altera quando se adiciona, subtrai ou multiplica um mesmo número a seus dois termos.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas