Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_16ALG_04
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Mentimeeter, Google Apresentações, Google Formulários.
Para este plano, foque na etapa Atividade principal.
Retomada
Propor que os alunos respondam à questão usando o Mentimeeter. Caso não tenham acesso ao recurso digital, pedir que eles enviem ao professor por escrito antecipadamente para que ele possa conhecer o nível de aprendizagem da turma para dar os próximos encaminhamentos.
Atividade principal
Apresentar a situação problema proposta e, em seguida apresentar as soluções da etapa seguinte (Discussão das soluções), usando o Google Apresentações. Depois fazer as problematizações necessárias, o que pode ser feito via Google Formulários ou por escrito.
Discussão das soluções
Ver etapa anterior.
Sistematização
Não há.
Encerramento
Propor aos alunos que escrevam um resumo do que aprenderam nesta aula para enviar a um colega da turma por e-mail (e fazer isso caso seja possível). Caso não seja possível enviar a mensagem, enviar ao professor por escrito, deixando o conteúdo copiado em seu próprio caderno.
Raio X
Propor aos alunos que resolvam a atividade indicada, junto às atividades complementares, colocando as situações problemas em cartões para compor a “problemoteca” pessoal deles.
Convite às famílias
Convidar a família a organizar junto ao aluno a “problemoteca” pessoal dele (banco de problemas), para que possa sortear um por dia ou a cada dois dias para resolução em casa nesse período de isolamento social (e até para uso após o retorno às escolas), sobre o tema da aula e tantos outros que o aluno sinta necessidade. Problemas criados pelos alunos são sempre bem-vindos.
Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé
Código: MAT4_16ALG04
(EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que a relação de igualdade existente entre dois termos permanece quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a cada um desses termos.
AULA 01
AULA 03
Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem a conceituar o que é múltiplo e a identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural; reconhecer as relações inversas entre as operações fundamentais com números naturais e reconhecer que uma igualdade não se altera quando se adiciona, subtrai ou multiplica um mesmo número a seus dois termos.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes