9769
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Álgebra

Plano de aula - Diferenças iguais - parte II

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Resolver problema reconhecendo que uma igualdade não se altera quando se adiciona um mesmo número a seus dois termos.

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciana França Bernardino

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Luciana França Bernardino

Mentora: Carla Simone de Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que uma igualdade não se altera quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a seus dois termos.

Objetivos específicos

Resolver problema reconhecendo que uma igualdade não se altera quando se adiciona um mesmo número a seus dois termos.

Conceito-chave

Igualdade como equivalência.

Recursos necessários

  • Atividades impressas;
  • Projetor (opcional):
  • Lápis e caderno.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Apresente o slide para os alunos, ou escreva as subtrações no quadro e faça as perguntas. Eles devem calcular quanto foi adicionado ao minuendo e ao subtraendo da segunda subtração. Assim, concluirão que, ao somarmos o mesmo número aos dois termos de uma subtração, o resultado é o mesmo.

Propósito: Retomar o conteúdo aprendido em aulas passadas de que ao somar o mesmo número aos dois termos de uma subtração, o resultado permanece o mesmo.

Discuta com a turma:

  • Quanto foi adicionado do minuendo da primeira subtração ao minuendo da segunda subtração?
  • Quanto foi adicionado do subtraendo da primeira subtração ao subtraendo da segunda subtração?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 e 5)

Orientações: Esta atividade deve ser feita inicialmente individual e depois em dupla. Entregue a atividade impressa para cada aluno ou projete os slides. Explique que depois haverá um painel de discussões coletivas. Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Caminhe pela sala enquanto resolvem e faça os questionamentos abaixo para ajudá-los na interpretação. Para os que estiverem com mais dificuldade, utilize o guia de intervenções e conduza-os às formas e possibilidades de resolução. Em seguida, deixe que compartilhem com um colega suas estratégias de resolução.

Propósito: Resolver uma situação-problema envolvendo o conceito da aula.

Discuta com a turma:

  • Nós sabemos quanto cada amigo levou de dinheiro?
  • Nós sabemos quanto cada amigo gastou na loja de artigos esportivos?
  • Nós sabemos quanto cada um gastou na lanchonete? Qual informação temos sobre o que gastaram na lanchonete? Como essa informação nos ajuda a responder a pergunta do problema?
  • No final de todas as compras, nós sabemos com quanto dinheiro eles ficaram? O que nós sabemos sobre esse dinheiro que restou? Como essa informação nos ajuda a responder a pergunta do problema?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 e 5)

Orientações: Esta atividade deve ser feita inicialmente individual e depois em dupla. Entregue a atividade impressa para cada aluno ou projete os slides. Explique que depois haverá um painel de discussões coletivas. Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Caminhe pela sala enquanto resolvem e faça os questionamentos abaixo para ajudá-los na interpretação. Para os que estiverem com mais dificuldade, utilize o guia de intervenções e conduza-os às formas e possibilidades de resolução. Em seguida, deixe que compartilhem com um colega suas estratégias de resolução.

Propósito: Resolver uma situação-problema envolvendo o conceito da aula.

Discuta com a turma:

  • Nós sabemos quanto cada amigo levou de dinheiro?
  • Nós sabemos quanto cada amigo gastou na loja de artigos esportivos?
  • Nós sabemos quanto cada um gastou na lanchonete? Qual informação temos sobre o que gastaram na lanchonete? Como essa informação nos ajuda a responder a pergunta do problema?
  • No final de todas as compras, nós sabemos com quanto dinheiro eles ficaram? O que nós sabemos sobre esse dinheiro que restou? Como essa informação nos ajuda a responder a pergunta do problema?

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 6 a 14)

Orientações: Promova um debate e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Eles podem refletir o caminho que alguns alunos seguiram e as dúvidas que tiveram para resolver a situação proposta. Só depois disso, apresente os pensamentos expostos nos slides da discussão.

Propósito: Discutir as possibilidades de resolução.

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 6 a 14)

Orientações: Leia o slide e discuta com os alunos a conclusão mostrada aqui. Peça para que deem exemplos com números concretos. Essa parte da resolução é a mais importante, pois sem ela, é impossível resolver a situação.

Propósito: Discutir uma possibilidade de resolução.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 6 a 14)

Orientações: Leia o slide com os alunos.

Propósito: Discutir uma possibilidade de resolução.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 6 a 14)

Orientações: Leia o slide com os alunos.

Propósito: Discutir uma possibilidade de resolução.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. ( slides 6 a 14)

Orientações: Leia o slide com os alunos. Retome o que foi visto no início da aula. Faça-os observar que não foi feita a subtração, e não foi necessário realizar o cálculo.

Propósito: Discutir uma possibilidade de resolução.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 6 a 14)

Orientações: Leia o slide com os alunos. Faça-os observar que aqui, iniciamos fazendo um cálculo.

Propósito: Discutir outra possibilidade de resolução.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 6 a 14)

Orientações: Leia o slide com os alunos. Faça-os notarem que essa parte da análise da situação é essencial e aparece nas duas formas de resolução, pois sem ela, não seria possível resolver a situação.

Propósito: Discutir outra possibilidade de resolução.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 6 a 14)

Orientações: Leia o slide com os alunos. Faça-os observar que aqui realizamos outro cálculo.

Propósito: Discutir outra possibilidade de resolução.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 6 a 14)

Orientações: Discuta com os alunos as possibilidades pensadas por eles. É necessário analisar a coerência das respostas. Não é necessário que os alunos cheguem à conclusão de que os meninos chegaram à lanchonete com R$ 73,00. Eles podem usar a estimativa e pensarem em quanto normalmente gastam quando comem em uma lanchonete.

Propósito: Discutir possibilidades de resolução.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a aula, retomando o que foi aprendido. Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Atividade Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após, faça a correção coletiva retomando o que foi aprendido em aula. É esperado que os alunos tenham compreendido que ao somarem o mesmo número aos dois termos de uma subtração, não altera a diferença e, perceber isso é uma boa estratégia de calcular os resultados de subtrações.

Propósito: Avaliar a aprendizagem da aula.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Luciana França Bernardino

Mentora: Carla Simone de Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF04MA14) Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que uma igualdade não se altera quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a seus dois termos.

Objetivos específicos

Resolver problema reconhecendo que uma igualdade não se altera quando se adiciona um mesmo número a seus dois termos.

Conceito-chave

Igualdade como equivalência.

Recursos necessários

  • Atividades impressas;
  • Projetor (opcional):
  • Lápis e caderno.
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Apresente o slide para os alunos, ou escreva as subtrações no quadro e faça as perguntas. Eles devem calcular quanto foi adicionado ao minuendo e ao subtraendo da segunda subtração. Assim, concluirão que, ao somarmos o mesmo número aos dois termos de uma subtração, o resultado é o mesmo.

Propósito: Retomar o conteúdo aprendido em aulas passadas de que ao somar o mesmo número aos dois termos de uma subtração, o resultado permanece o mesmo.

Discuta com a turma:

  • Quanto foi adicionado do minuendo da primeira subtração ao minuendo da segunda subtração?
  • Quanto foi adicionado do subtraendo da primeira subtração ao subtraendo da segunda subtração?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 e 5)

Orientações: Esta atividade deve ser feita inicialmente individual e depois em dupla. Entregue a atividade impressa para cada aluno ou projete os slides. Explique que depois haverá um painel de discussões coletivas. Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Caminhe pela sala enquanto resolvem e faça os questionamentos abaixo para ajudá-los na interpretação. Para os que estiverem com mais dificuldade, utilize o guia de intervenções e conduza-os às formas e possibilidades de resolução. Em seguida, deixe que compartilhem com um colega suas estratégias de resolução.

Propósito: Resolver uma situação-problema envolvendo o conceito da aula.

Discuta com a turma:

  • Nós sabemos quanto cada amigo levou de dinheiro?
  • Nós sabemos quanto cada amigo gastou na loja de artigos esportivos?
  • Nós sabemos quanto cada um gastou na lanchonete? Qual informação temos sobre o que gastaram na lanchonete? Como essa informação nos ajuda a responder a pergunta do problema?
  • No final de todas as compras, nós sabemos com quanto dinheiro eles ficaram? O que nós sabemos sobre esse dinheiro que restou? Como essa informação nos ajuda a responder a pergunta do problema?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.( slides 4 e 5)

Orientações: Esta atividade deve ser feita inicialmente individual e depois em dupla. Entregue a atividade impressa para cada aluno ou projete os slides. Explique que depois haverá um painel de discussões coletivas. Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Caminhe pela sala enquanto resolvem e faça os questionamentos abaixo para ajudá-los na interpretação. Para os que estiverem com mais dificuldade, utilize o guia de intervenções e conduza-os às formas e possibilidades de resolução. Em seguida, deixe que compartilhem com um colega suas estratégias de resolução.

Propósito: Resolver uma situação-problema envolvendo o conceito da aula.

Discuta com a turma:

  • Nós sabemos quanto cada amigo levou de dinheiro?
  • Nós sabemos quanto cada amigo gastou na loja de artigos esportivos?
  • Nós sabemos quanto cada um gastou na lanchonete? Qual informação temos sobre o que gastaram na lanchonete? Como essa informação nos ajuda a responder a pergunta do problema?
  • No final de todas as compras, nós sabemos com quanto dinheiro eles ficaram? O que nós sabemos sobre esse dinheiro que restou? Como essa informação nos ajuda a responder a pergunta do problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 6 a 14)

Orientações: Promova um debate e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Eles podem refletir o caminho que alguns alunos seguiram e as dúvidas que tiveram para resolver a situação proposta. Só depois disso, apresente os pensamentos expostos nos slides da discussão.

Propósito: Discutir as possibilidades de resolução.

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 6 a 14)

Orientações: Leia o slide e discuta com os alunos a conclusão mostrada aqui. Peça para que deem exemplos com números concretos. Essa parte da resolução é a mais importante, pois sem ela, é impossível resolver a situação.

Propósito: Discutir uma possibilidade de resolução.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 6 a 14)

Orientações: Leia o slide com os alunos.

Propósito: Discutir uma possibilidade de resolução.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 6 a 14)

Orientações: Leia o slide com os alunos.

Propósito: Discutir uma possibilidade de resolução.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. ( slides 6 a 14)

Orientações: Leia o slide com os alunos. Retome o que foi visto no início da aula. Faça-os observar que não foi feita a subtração, e não foi necessário realizar o cálculo.

Propósito: Discutir uma possibilidade de resolução.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 6 a 14)

Orientações: Leia o slide com os alunos. Faça-os observar que aqui, iniciamos fazendo um cálculo.

Propósito: Discutir outra possibilidade de resolução.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 6 a 14)

Orientações: Leia o slide com os alunos. Faça-os notarem que essa parte da análise da situação é essencial e aparece nas duas formas de resolução, pois sem ela, não seria possível resolver a situação.

Propósito: Discutir outra possibilidade de resolução.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 6 a 14)

Orientações: Leia o slide com os alunos. Faça-os observar que aqui realizamos outro cálculo.

Propósito: Discutir outra possibilidade de resolução.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 6 a 14)

Orientações: Discuta com os alunos as possibilidades pensadas por eles. É necessário analisar a coerência das respostas. Não é necessário que os alunos cheguem à conclusão de que os meninos chegaram à lanchonete com R$ 73,00. Eles podem usar a estimativa e pensarem em quanto normalmente gastam quando comem em uma lanchonete.

Propósito: Discutir possibilidades de resolução.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a aula, retomando o que foi aprendido. Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Após, faça a correção coletiva retomando o que foi aprendido em aula. É esperado que os alunos tenham compreendido que ao somarem o mesmo número aos dois termos de uma subtração, não altera a diferença e, perceber isso é uma boa estratégia de calcular os resultados de subtrações.

Propósito: Avaliar a aprendizagem da aula.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 4º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem a conceituar o que é múltiplo e a identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural; reconhecer as relações inversas entre as operações fundamentais com números naturais e reconhecer que uma igualdade não se altera quando se adiciona, subtrai ou multiplica um mesmo número a seus dois termos.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano