13327
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Aplicações de materiais condutores e isolantes térmicos

Plano de aula de Ciências com atividades para 7º ano do Fundamental sobre alternativas tecnológicas para a construção de um sistema de aquecimento automático

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: João Paulo Trindade dos Santos

Aplicações de materiais condutores e isolantes térmicos

7º ano

Objetivos de aprendizagem

Propor alternativas tecnológicas para a construção de um sistema de aquecimento automático, com base nos conhecimentos sobre condutores e isolantes térmicos.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EFO7CI03) Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.

Professor-autor: João Paulo Trindade dos Santos

Mentor: Denise Curi

Especialista: Leandro Holanda

Sobre esta aula: Este plano tem por objetivo inserir o aluno em uma dinâmica construtiva e investigativa a partir de conceitos e de temas estudados em aulas anteriores (calor, temperatura, materiais condutores e isolantes, formas de propagação do calor). Por esse motivo, é importante que essa atividade seja um complemento para ligar outros planos já trabalhados nesta unidade (formas de propagação do calor) e na unidade anterior (calor e temperatura).

 

Será desenvolvido um pequeno contexto, no qual professor interpretará um personagem que fará uma longa viagem, porém, para poder realizá-la, ele pede aos alunos que cuidem de seu animal de estimação, chamado Otavinho, o crocodilo. Claro que é uma história fictícia e fantasiosa, porém, essa será a estratégia utilizada para atrair e imergir os alunos na história, com o objetivo de solucionar um problema nesse contexto inusitado.

 

Os estudantes terão o desafio de  projetar um sistema de aquecimento automático para aquecer o Otavinho, sendo um animal pertencente a classe dos répteis, tendo como uma de suas características apresentar sangue frio. Ou seja, os répteis não são capazes de produzir calor, diferentemente dos mamíferos e das aves.

 

A partir dessa abordagem, deve-se ressaltar que, mais importante que a total funcionalidade do projeto, é que os alunos explorem a criatividade e tudo o que aprenderam até aqui sobre materiais condutores, isolantes e formas de propagação do calor. A atividade é, portanto, uma forma de os alunos expressarem os aprendizados e a capacidade de colocar em prática o que viram até o momento. Evite, portanto, dar respostas, dizer o que funciona ou não, no início do trabalho deles. Procure fazer perguntas que os levem a perceber a viabilidade da proposta por conta própria.

 

Para sugestões e dicas sobre possíveis projetos (e ideias) que complementem a visão do professor neste plano, acesse seguir o link a seguir: https://docs.google.com/document/d/1Gt4TSBOgY1zeUtmC8INZ43sAh17yZWOk-oQVx1FzA1c/edit

 

A referência abaixo traz a relação dos répteis e com o calor:

MUNDO ESTRANHO. Por que os répteis tem sangue frio? “Super Interessante”. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-os-repteis-tem-sangue-frio/>. Acesso em 20 de julho de 2018.


Código: CIE7_03M&E04

(EF01CI03) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas