Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: nesta aula, continuaremos contemplando a integração dos sistemas nervoso, muscular e esquelético, porém focando na associação destes sistemas no controle da respiração dos animais. É novamente importante que os alunos tenham os pré-requisitos oferecidos nos planos anteriores. O controle dos movimentos respiratórios envolve uma série processos, porém neste plano as informações serão simplificadas, adequando-se o o tema ao nível dos alunos do 6º ano.
Para saber mais sobre o assunto contido neste plano, consulte:
- HALL, John Edward; GUYTON, Arthur C. Guyton & Hall tratado de fisiologia médica. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.
- https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-pulmonares-e-das-vias-respirat%C3%B3rias/biologia-dos-pulm%C3%B5es-e-das-vias-a%C3%A9reas/controle-da-respira%C3%A7%C3%A3o
- https://afh.bio.br/sistemas/respiratorio/2.php
Materiais necessários para a aula: Material de apoio a ser impresso: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tQYA6SHSZgEam7gtMHBDDCBpxQBcCWbvTajraz4t8eHURPUY5VCEuY5TC6wF/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie6-06ve09.pdf, cronômetro, lápis ou caneta e caderno ou folha para anotações.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: leia o título da aula e comente que os alunos deverão relacionar informações obtidas em aulas anteriores, integrando os sistemas nervoso, muscular e esquelético. Indique que agora o foco da aula será a integração destes diferentes sistemas, atuando no controle dos movimentos respiratórios dos animais.
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: leia o slide com a reportagem para a sala. Dialogue com os alunos e peça que se lembrem de alguma vez em que realizaram mergulhos em piscinas ou em outros locais. Lembre-os que alguns mamíferos marinhos, como baleias, golfinhos, peixes-boi, lontras etc., também realizam mergulhos em apneia. Comente que o recorde descrito na reportagem, realizado pela mergulhadora Karol Meyer, foi conseguido com inalação prévia de oxigênio e não houve deslocamento na água (apneia estática). Porém, existem modalidades (como as da foto) em que os mergulhadores nadam até determinado ponto de uma corda guia e depois retornam à superfície.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: leia a questão disparadora para os alunos. Oriente-os a formularem hipóteses sobre a questão disparadora, anotando-as em seus cadernos ou simplesmente expressando-as verbalmente. Auxilie-os, comentando que devem participar do controle respiratório os sistemas nervoso e muscular, principalmente. Para direcionar e complementar as respostas, questione se os movimentos respiratórios são controlados de maneira voluntária ou involuntária.
Mão na massa
Tempo sugerido: 35 min
Orientações: para esta etapa, você precisará de 20 minutos.
Com os alunos organizados em seus lugares e concentrados, cronometre 1 minuto e peça para que contem quantos movimentos respiratórios (uma inspiração e uma expiração) são realizados neste período, em repouso. Os alunos deverão anotar os resultados no caderno. Use a tabela disponível no https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y8NMtyBkF8yH3PQHYZSFfPwMvwycyxvhGX5tU82b7bkgKvZQCzUQGNWx7xsE/tabela-de-dados-frequencia-respiratoria.pdf como modelo de organização dos resultados (não há necessidade de impressão deste material).
Repita o processo mais 2 vezes. Ao final, solicite que os alunos somem os 3 resultados obtidos e dividam por 3. A obtenção da média serve para diminuir possíveis erros de contagem durante a realização da atividade.
Leve-os ao pátio, quadra ou algum espaço em que possam realizar uma corrida em trote. Solicite que levem material para anotação dos resultados. Alerte-os que, assim que o cronômetro for interrompido, eles deverão tão logo iniciar a contagem da frequência respiratória. Portanto, devem estar atentos durante a corrida. Cronometre 2 minutos de corrida e, ao terminar o tempo, peça que façam a contagem da frequência respiratória e anotem em seus cadernos o resultado. Caso não haja espaço viável para a corrida na escola, você pode substituir por algum tipo de atividade em que os alunos se movimentem no mesmo lugar, como uma série de polichinelos ou corrida no lugar.
Mão na massa
Tempo sugerido: -
Orientações: Para esta etapa você precisará de 15 minutos
Compare os resultados encontrados pelos alunos. Os dados de alguns podem ser anotados na lousa para facilitar as comparações.
É esperada maior frequência respiratória após a atividade de corrida. A partir desta informação, solicite que respondam o questionário do slide.
As respostas podem ser anotadas no caderno ou expressadas verbalmente.
Para a pergunta 1, é esperado que os alunos reconheçam, através do aumento da frequência respiratória, a maior necessidade de oxigênio pelo corpo durante a atividade física.
Na segunda questão, eles devem perceber que o aumento da frequência respiratória, após a atividade, ocorreu de forma espontânea e involuntária.
Espera-se que, na terceira pergunta, os alunos reconheçam a participação de alguma estrutura do sistema nervoso no controle dos movimentos. Para que consigam chegar a uma resposta satisfatória, disponibilize o esquema de apoio presente no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y8NMtyBkF8yH3PQHYZSFfPwMvwycyxvhGX5tU82b7bkgKvZQCzUQGNWx7xsE/tabela-de-dados-frequencia-respiratoria.pdf
Finalmente, para a 4ª questão, espera-se que os alunos consigam analisar a frase como verdadeira, uma vez em que baixa disponibilidade de oxigênio no corpo, como quando ocorreu durante a atividade física, promove o aumenta da frequência respiratória na tentativa de captar maiores quantidades deste gás.
Ao final da atividade, retome a questão disparadora: “como ocorre o controle da respiração?”. Espera-se que, com a sequência de questionamentos realizados nesta etapa, os alunos construam conhecimento necessário para chegarem a uma conclusão.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: projete o slide e leia seu conteúdo para sistematizar os aprendizados da aula. Espera-se que os alunos tenham conseguido relacionar o funcionamento e importância dos sistemas nervoso e muscular para o funcionamento da respiração nos animais.