Texto para impressão - Sistematização
Plano de Aula
Plano de aula: O olho humano pode ser enganado?
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Lentes corretivas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência didática que busca explicar que os olhos podem ser enganados por aquilo que vemos. Esta aula dará melhor resultado se antes for utilizada a aula CIE6_07VE03. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, acesse os links: https://abr.ai/2GRWTIA (ilusões de ótica e o cérebro), https://bit.ly/2IpzTSm (o que é um flipbook?) e https://bit.ly/2IC2NhW (tutorial sobre como fazer um flipbook).
Materiais necessários para a aula: Projetor (caso não tenha, imprima os slides). Para o flipbook: bloquinho de papel (pode ser feito com sulfites cortados no mesmo tamanho e colados ou presos de um mesmo lado, formando um bloco de notas); lápis de escrever ou lápis de cor. Para o filme animado: celular ou câmera digital. Se ainda houver dúvida, assista ao vídeo sobre o flipbook, no link: https://bit.ly/2wvRQnf.
Observação: Peça, antecipadamente, para que os alunos providenciem o bloquinho de notas ou de papel sulfite. Solicite a quem tiver celular ou câmera digital que os tragam para a aula. Peça, também, autorização para a coordenação e/ou direção escolar para que os alunos possam utilizar os celulares e/ou câmera digital na aula. Se achar necessário, faça o seu próprio flipbook, para que você possa auxiliar os alunos durante a montagem, caso ocorra alguma dúvida.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia o tema da aula, anote-o no quadro ou, ainda, projete em um slide e comente com os alunos que eles irão discutir se o nosso olho pode ser realmente enganado e como isso pode acontecer.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia o slide e projete o vídeo disponível no link: https://bit.ly/2Kx4Xfk (ele deve ser apresentado até 1:20). Caso não seja possível exibi-lo, escolha uma ou duas imagens de ilusão de ótica e imprima, elas estão neste link: https://bit.ly/2Ivy6am. No link https://bit.ly/2JhbCxe você também encontra outras imagens de ilusão de ótica, diferentes. Escolha as imagens que achar melhor para seus alunos. Distribua-as para eles e, em seguida, faça perguntas como: Você consegue dizer como o nosso olho pode ser enganado? Supõe-se que alguns alunos respondam que o nosso olho pode ser enganado por ilusão de ótica e que outros não saibam disso. Pergunte também: Será que é o nosso olho mesmo que pode ser enganado? Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: “Hoje vocês irão conhecer um flipbook e fazer um pequeno cinema animado para descobrir se o nosso olho pode ser realmente enganado”.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia, escreva no quadro ou projete em slide a questão disparadora. Diga para os alunos para pensarem por que devemos ter cuidado e nem sempre acreditar no que vemos. Deixe que compartilhem opiniões sobre o tema e que levantem hipóteses. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.
Mão na massa
Tempo sugerido: 32 minutos.
Orientações: O tempo total do Mão na Massa é de 32 minutos, sendo 17 para a primeira parte e 15 para a segunda (slide 6). Organize a sala em duplas ou trios. Projete o slide ou imprima-o (https://bit.ly/2wLuwY2) e distribua cópias para os alunos. Caso não seja possível, escreva as instruções no quadro. Explique para os estudantes o que é um flipbook ou mostre o vídeo explicativo (https://bit.ly/2wvRQnf). Se achar necessário, mostre o flipbook feito por você. Acompanhe o trabalho e procure colaborar com as duplas ou trios que tiverem dúvidas.
Mão na massa
Orientações: Ainda em duplas ou trios, peça para os alunos que folheiem a história e a gravem utilizando o vídeo do celular ou da câmera digital. Se possível, solicite que os estudantes sejam solidários e que ajudem os colegas que não têm o recurso para filmar. Peça para que os alunos escolham um grupo para mostrar seus filmes animados e caso tenham acesso às redes sociais, que compartilhem-nos com seus amigos e familiares. Recorde quem é o responsável pela formação e interpretação da imagem e peça que reflitam sobre o cinema animado. Faça algumas perguntas instigantes como: Durante todo o nosso dia, você já percebeu se o seu olho fica parado ou se move o tempo todo? Você vê alguma coisa no momento que o seu olho pisca? Se necessário, fale ou explique sobre a ilusão de ótica. Para isso, leia o texto de apoio no link: https://bit.ly/2wODB2l com antecedência. Peça aos alunos que, ao final dos trabalhos, respondam o questionário entregue, disponível no link: https://bit.ly/2xIMj2J. Acompanhe o processo e procure colaborar com as duplas ou trios que tiverem dúvidas.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Retome a questão disparadora: Por que nem sempre podemos acreditar naquilo que vemos? Relembre as respostas dadas no início e verifique se houve alguma mudança. Sistematize o assunto compartilhando as respostas dadas pelos alunos no questionário disponibilizado, mas verifique, com antecedência, as respostas corretas no link https://bit.ly/2JgKsDt. Peça para que um aluno leia uma pergunta e que outro responda. Verifique se todos concordam com a resposta dada, se não, discuta-a de forma que todos possam compreendê-la. Se achar necessário, faça uma leitura do texto de apoio no link https://bit.ly/2IThDRA, ou imprima-o e distribua-o para os alunos. Após isso, peça aos estudantes que façam as correções necessárias no questionário e o colem no caderno. Espera-se que os alunos tenham entendido e consigam explicar o que descobriram sobre o processo da visão quando associado à ilusão de ótica, ou seja, o fato de que é o cérebro é que pode ser enganado e não o olho.
Texto para impressão - Sistematização
Texto para impressão - Mão na massa
Texto para impressão - Mão na Massa
Resolução de atividade para impressão - Mão na massa
Imagens para impressão - Contexto
Atividade para impressão - Mão na massa
Atividade para impressão - Mão na massa 2
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Contexto e questão disparadora
Peça aos estudantes que assistam ao vídeo “ILUSÃO da alucinação temporária: tudo vai virar AMOEBA!” (disponível aqui).
Apresente a questão disparadora:
- Por que nem sempre podemos acreditar naquilo que vemos?
Peça aos estudantes que reflitam sobre a pergunta.
Mão na massa
Explique aos estudantes que eles farão um cinema animado com um flipbook.
Para saber mais, peça que assistam ao vídeo “Revista Sorria, Aprenda a fazer um flipbook” (disponível aqui).
Oriente-os conforme os slides “mão na massa” e peça para filmarem os flipbooks e responderem o questionário, disponível na aba “materiais e atividades”.
Sistematização
Compartilhe os vídeos dos estudantes com a turma. Marque outra videochamada com todos e dê espaço para que compartilhem o que descobriram. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.
Convite às famílias
As famílias poderão auxiliar os estudantes na confecção do flipbook.
O olho humano pode ser enganado?
6º ano
Objetivos de aprendizagem
Descobrir que parte da nossa visão pode ser enganada quando associada à ilusão de ótica.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF06CI08) Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.
Professor-autor: Sândira de Oliveira Barbosa
Mentor: Neusa Nogueira Fialho
Especialista: Leandro Holanda
Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência didática que busca explicar que os olhos podem ser enganados por aquilo que vemos. Esta aula dará melhor resultado se antes for utilizada a aula CIE6_07VE03. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, acesse os links: https://abr.ai/2GRWTIA (ilusões de ótica e o cérebro), https://bit.ly/2IpzTSm (o que é um flipbook?) e https://bit.ly/2IC2NhW (tutorial sobre como fazer um flipbook).