13323
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 6º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Os sistemas e suas funções

Plano de aula de Ciências com atividades para 6o ano do EF sobre Os sistemas e suas funções

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ariclenes de Almeida Mélo Araújo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: é melhor desenvolvida quando aplicada após os planos de aula CIE6_05VE05 e CIE6_05VE06.

Materiais necessários para a aula: papel Kraft grande o suficiente para que os alunos possam desenhar o contorno de seu corpo, tesoura, cola e lápis hidrocor ou similar.

Materiais de referência conceitual como fonte de informações auxiliares relacionadas a essa aula:

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o título da aula para os alunos.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Apresente as ilustrações do slide que representam diversos órgãos. Explique para eles que todos os órgãos que estão sendo mostrados estão presentes no corpo humano. Note que alguns deles não foram apresentados em aulas anteriores desta Unidade de Planos, caso tenha utilizado alguma delas. Aproveite também as ilustrações para perguntar para os alunos se eles são capazes de reconhecer alguns desses órgãos e se conseguem determinar em quais partes do corpo humano eles estão localizados. Por fim, exponha que, embora haja muitos órgãos, eles se encontram conectados de maneira organizada atuando sempre em benefício do organismo.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente a questão disparadora. Abra espaço para que os alunos possam expor suas opiniões a respeito do tema levantado. Independentemente do que for exposto pelos alunos, mantenha-se imparcial a todas as ideias apresentadas sem indicar quais delas estão próximas do real ou do correto. Ou seja, esse momento é apenas para dar início à construção das ideias.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientações: organize a turma em grupos de 3 ou 4 alunos. Dependendo do perfil da turma, essa quantidade pode ser alterada. Ao todo, cinco diferentes sistemas serão abordados na atividade que será descrita a seguir (digestório, cardiovascular, respiratório, urinário e nervoso). Assim, dependendo da quantidade de alunos presentes na turma, é natural que mais de um grupo acabe ficando responsável por trabalhar com o mesmo sistema de órgãos. Certifique-se de imprimir uma cópia dos seguintes materiais de apoio para cada grupo:

  • Descrição geral sobre os sistemas (cada grupo recebe apenas um sistema, não todos): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2YyUQRe2BJVn7auBjzRpZP4fTe4nqBtBrJd4HDaQMYWgU4csg39ZmWMmVd7Q/descricao-dos-sistemas-cie6-05ve07.pdf
  • Ilustrações dos órgãos presentes nestes sistemas (cada grupo recebe todas as ilustrações, mesmo as dos órgãos de outros sistemas): [FALTA UM LINK]
  • Descrição geral sobre todos os órgãos presentes nas ilustrações (cada grupo recebe todas as descrições de todos os órgãos envolvidos): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/535mw2mXVvqMagj2Sf2ZZDqhzTvUNn4wZVUZjJGfbmMTcKrjctGnNrU8y8cE/descricao-dos-orgaos-cie6-05ve07.pdf

Explique para os grupos que o objetivo da atividade é fazer a leitura sobre o sistema a partir das informações disponíveis sobre cada órgão e definir quais desses órgãos fazem parte do sistema em questão. Além disso, diga que eles também precisam usar essas ilustrações para montarem o sistema, mostrando de que maneira eles acreditam que os órgãos estão organizados e conectados uns aos outros. Esse processo de montagem do sistema deve ser realizado através dos seguintes passos: explique que eles precisam desenhar, com lápis hidrocor, um molde do corpo humano no papel Kraft (a partir do corpo de um deles, como mostrado na imagem do slide); em seguida, devem cortar e colar no papel Kraft as ilustrações dos órgãos que acreditam fazer parte do sistema que ficaram responsáveis, levando em consideração em qual parte do corpo esses órgãos estão localizados e de que maneira estão conectados uns aos outros.

É interessante que a etapa de entrega do material de apoio e explicação da atividade ocorra em, no máximo, 5 minutos, para que os alunos tenham ao menos 18 minutos para desenvolver a atividade.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Peça para que cada grupo apresente o modelo do sistema que confeccionou e explique de forma resumida como eles organizaram os órgãos que acreditam fazer parte desse sistema. Retome a questão disparadora perguntando as conclusões deles a partir da atividade realizada. O tempo sugerido para este slide em específico é de 10 minutos, pois a etapa de Sistematização desse plano de aula possui três slides no total.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: -

Orientações: Apresente os sistemas ilustrados no slide. Explique que estes são apenas alguns dos sistemas presentes no corpo humano, pois existem vários outros que desempenham atividades diferentes. Exponha em linhas gerais quais são os papéis importantes que cada um dos sistemas presentes no slide realizam para beneficiar o corpo humano:

  • Digestão e absorção da maioria dos nutrientes presentes nos alimentos (sistema digestório);
  • Transporte de diversas substâncias por todo o corpo (sistema cardiovascular);
  • Absorção do oxigênio atmosférico (nutriente gasoso);
  • Eliminação do dióxido de carbono (substância tóxica para o organismo) produzido pelas células do corpo (sistema respiratório)
  • Eliminação de diversas substâncias tóxicas presentes na corrente sanguínea através da filtração (sistema urinário);
  • Controle das ações e estímulos percebidos pelo corpo (sistema nervoso).

O tempo sugerido para este slide em específico é de 8 minutos, pois a etapa de Sistematização desse plano de aula possui três slides no total.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Finalize a aula apresentando a imagem do slide para que os alunos tenham a informação visual de como os órgãos dos diferentes sistemas estão organizados e como se encaixam dentro do corpo humano. O tempo sugerido para este slide em específico é de 2 minutos, pois a etapa de Sistematização desse plano de aula possui três slides no total.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: é melhor desenvolvida quando aplicada após os planos de aula CIE6_05VE05 e CIE6_05VE06.

Materiais necessários para a aula: papel Kraft grande o suficiente para que os alunos possam desenhar o contorno de seu corpo, tesoura, cola e lápis hidrocor ou similar.

Materiais de referência conceitual como fonte de informações auxiliares relacionadas a essa aula:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o título da aula para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Apresente as ilustrações do slide que representam diversos órgãos. Explique para eles que todos os órgãos que estão sendo mostrados estão presentes no corpo humano. Note que alguns deles não foram apresentados em aulas anteriores desta Unidade de Planos, caso tenha utilizado alguma delas. Aproveite também as ilustrações para perguntar para os alunos se eles são capazes de reconhecer alguns desses órgãos e se conseguem determinar em quais partes do corpo humano eles estão localizados. Por fim, exponha que, embora haja muitos órgãos, eles se encontram conectados de maneira organizada atuando sempre em benefício do organismo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente a questão disparadora. Abra espaço para que os alunos possam expor suas opiniões a respeito do tema levantado. Independentemente do que for exposto pelos alunos, mantenha-se imparcial a todas as ideias apresentadas sem indicar quais delas estão próximas do real ou do correto. Ou seja, esse momento é apenas para dar início à construção das ideias.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientações: organize a turma em grupos de 3 ou 4 alunos. Dependendo do perfil da turma, essa quantidade pode ser alterada. Ao todo, cinco diferentes sistemas serão abordados na atividade que será descrita a seguir (digestório, cardiovascular, respiratório, urinário e nervoso). Assim, dependendo da quantidade de alunos presentes na turma, é natural que mais de um grupo acabe ficando responsável por trabalhar com o mesmo sistema de órgãos. Certifique-se de imprimir uma cópia dos seguintes materiais de apoio para cada grupo:

  • Descrição geral sobre os sistemas (cada grupo recebe apenas um sistema, não todos): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2YyUQRe2BJVn7auBjzRpZP4fTe4nqBtBrJd4HDaQMYWgU4csg39ZmWMmVd7Q/descricao-dos-sistemas-cie6-05ve07.pdf
  • Ilustrações dos órgãos presentes nestes sistemas (cada grupo recebe todas as ilustrações, mesmo as dos órgãos de outros sistemas): [FALTA UM LINK]
  • Descrição geral sobre todos os órgãos presentes nas ilustrações (cada grupo recebe todas as descrições de todos os órgãos envolvidos): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/535mw2mXVvqMagj2Sf2ZZDqhzTvUNn4wZVUZjJGfbmMTcKrjctGnNrU8y8cE/descricao-dos-orgaos-cie6-05ve07.pdf

Explique para os grupos que o objetivo da atividade é fazer a leitura sobre o sistema a partir das informações disponíveis sobre cada órgão e definir quais desses órgãos fazem parte do sistema em questão. Além disso, diga que eles também precisam usar essas ilustrações para montarem o sistema, mostrando de que maneira eles acreditam que os órgãos estão organizados e conectados uns aos outros. Esse processo de montagem do sistema deve ser realizado através dos seguintes passos: explique que eles precisam desenhar, com lápis hidrocor, um molde do corpo humano no papel Kraft (a partir do corpo de um deles, como mostrado na imagem do slide); em seguida, devem cortar e colar no papel Kraft as ilustrações dos órgãos que acreditam fazer parte do sistema que ficaram responsáveis, levando em consideração em qual parte do corpo esses órgãos estão localizados e de que maneira estão conectados uns aos outros.

É interessante que a etapa de entrega do material de apoio e explicação da atividade ocorra em, no máximo, 5 minutos, para que os alunos tenham ao menos 18 minutos para desenvolver a atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Peça para que cada grupo apresente o modelo do sistema que confeccionou e explique de forma resumida como eles organizaram os órgãos que acreditam fazer parte desse sistema. Retome a questão disparadora perguntando as conclusões deles a partir da atividade realizada. O tempo sugerido para este slide em específico é de 10 minutos, pois a etapa de Sistematização desse plano de aula possui três slides no total.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: -

Orientações: Apresente os sistemas ilustrados no slide. Explique que estes são apenas alguns dos sistemas presentes no corpo humano, pois existem vários outros que desempenham atividades diferentes. Exponha em linhas gerais quais são os papéis importantes que cada um dos sistemas presentes no slide realizam para beneficiar o corpo humano:

  • Digestão e absorção da maioria dos nutrientes presentes nos alimentos (sistema digestório);
  • Transporte de diversas substâncias por todo o corpo (sistema cardiovascular);
  • Absorção do oxigênio atmosférico (nutriente gasoso);
  • Eliminação do dióxido de carbono (substância tóxica para o organismo) produzido pelas células do corpo (sistema respiratório)
  • Eliminação de diversas substâncias tóxicas presentes na corrente sanguínea através da filtração (sistema urinário);
  • Controle das ações e estímulos percebidos pelo corpo (sistema nervoso).

O tempo sugerido para este slide em específico é de 8 minutos, pois a etapa de Sistematização desse plano de aula possui três slides no total.

Slide Plano Aula

Orientações: Finalize a aula apresentando a imagem do slide para que os alunos tenham a informação visual de como os órgãos dos diferentes sistemas estão organizados e como se encaixam dentro do corpo humano. O tempo sugerido para este slide em específico é de 2 minutos, pois a etapa de Sistematização desse plano de aula possui três slides no total.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 6º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06CI05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano