13322
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 6º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Sistema nervoso comparado

Plano de aula de Ciências com atividades para 6º ano do Fundamental sobre o sistema nervoso de diversos grupos de animais

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Diego Moraes de SOuza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Explique se este plano é parte de uma sequência e será interessante trabalhá-lo após o plano CIE_6_06VE02. Ele contempla apenas parte da habilidade, pois faz parte de uma sequência didática.

Materiais necessários para a aula: Caso não haja disponibilidade de realização de pesquisa online, providenciar os materiais indicados impressos.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o Título da aula para os alunos e relate que irão conhecer um pouco mais do sistema nervoso de outros grupos de animais.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente o slide ou descreva a situação para os alunos (uma pessoa que chega à praia e encontra a água muito fria em um período e sente a areia extremamente quente em outro). Fale sobre a nossa capacidade de sentir frio ou calor e, inclusive, que temos outros tipos de percepção, tais como pressão, dor, cócegas, entre outras. Questione-os sobre quem controla ou participa disso, esperando que eles mencionem a ação do sistema nervoso.

Com base nesta conversa inicial, pergunte aos alunos se o mesmo acontece com outros animais. Eles devem dizer que sim, mas convém questioná-los sobre que tipo de animal estão pensando, pois, provavelmente, serão aqueles mais comuns como gato, cachorro e outros vertebrados. Continue seus questionamentos sobre o caso dos invertebrados: Os caranguejos ou os siris sentem frio e calor? E os insetos?

Assim, espera-se que eles iniciem uma reflexão sobre como se dá a percepção de determinados fatores nos animais e como deve ser o sistema nervoso deles.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora para os alunos e verifique se eles possuem algum conhecimento prévio sobre o assunto ou alguma ideia. É interessante que você anote estas ideias ou solicite que eles o façam, para que possam ser confrontadas no fim da aula.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações: Para trabalhar este slide, serão necessários 20 minutos.

Organize a turma em seis grupos, preferencialmente, de modo que eles tenham um número aproximado de participantes. Cada grupo deverá ficar responsável por pesquisar o sistema nervoso de um dos animais ilustrados no slide. Oriente-os a pesquisar sobre os seguintes grupos de animais: cnidários (água-viva), moluscos (caracol), artrópodes (abelha), anelídeos (minhoca), platelmintos (planária) e peixes (peixe-palhaço).

Para orientar a pesquisa, solicite que eles busquem os seguintes tópicos: tipo de sistema nervoso (centralizado, difuso, ganglionar); nomes das estruturas que formam o sistema nervoso (exemplos: gânglios, cérebro, encéfalo, entre outros); nomes das células nervosas que compõem os diversos tipos de sistema nervoso (neste caso, eles poderão verificar que possuem características em comum); entre outros que você julgar pertinentes para a atividade.

Caso vocês tenham disponibilidade, utilizem ferramentas de pesquisa online, sempre orientando os estudantes sobre a utilização de fontes confiáveis. Se não houver essa possibilidade, forneça o impresso dos materiais disponíveis nos seguintes links:

https://monografias.brasilescola.uol.com.br/medicina/sistema-nervoso.htm

https://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/nervoso.php

https://www.infoescola.com/animais/sistema-nervoso-dos-artropodes/

https://www.infoescola.com/animais/sistema-nervoso-dos-cnidarios/

https://www.infoescola.com/animais/sistema-nervoso-dos-cordados/

https://www.infoescola.com/animais/sistema-nervoso-dos-moluscos/

https://www.infoescola.com/animais/sistema-nervoso-dos-platelmintos/

Você também pode utilizar os seguintes vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=BMTMsjNDMV0

https://www.youtube.com/watch?v=imag10MWfuA

https://www.youtube.com/watch?v=GohpZPz25o8

https://www.youtube.com/watch?v=N-hfekpzChM

https://www.youtube.com/watch?v=hwhfcLkwljY

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Para trabalhar este slide, serão necessários 15 minutos.

Reorganize os grupos, de modo que cada um deles tenha, pelo menos, um integrante de cada grupo de pesquisa. Assim, cada grupo deverá ter, no mínimo, seis alunos, sendo que um pesquisou os cnidários, outro os molusco, outro os artrópodes, e assim por diante. O objetivo desta reorganização é que os grupos tenham acesso a toda a informação disponibilizada.

Os novos grupos deverão organizar os grupos de animais estudados de acordo com o nível de complexidade do sistema nervoso. Solicite que eles montem esquemas ou mapas conceituais que melhor expressem e explicitem as suas escolhas.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Retome a Questão disparadora e as ideias que os estudantes tinham sobre as diferenças existentes no sistema nervoso dos diversos grupos animais. Verifique se eles foram capazes de organizar os grupos de maneira adequada e informe-os que a organização apresentada está de acordo com o aumento da complexidade do sistema nervoso. Assim, o sistema nervoso dos cnidários é o mais simples e o dos peixes (animal cordado) é o mais complexo. Discuta com os alunos se eles perceberam a tendência à centralização do sistema nervoso. É importante, também, salientar que nos outros grupos de cordados existem graus distintos de complexidade como, por exemplo, o observado no tamanho do encéfalo e a relação de seu tamanho com o tamanho corporal.

Você também poderá utilizar o seguinte vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=4HtfsnLsD0w

Para complementação do seu estudo, segue o link: http://www.ib.usp.br/~rpavao/evsn/intro.htm

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Explique se este plano é parte de uma sequência e será interessante trabalhá-lo após o plano CIE_6_06VE02. Ele contempla apenas parte da habilidade, pois faz parte de uma sequência didática.

Materiais necessários para a aula: Caso não haja disponibilidade de realização de pesquisa online, providenciar os materiais indicados impressos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o Título da aula para os alunos e relate que irão conhecer um pouco mais do sistema nervoso de outros grupos de animais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente o slide ou descreva a situação para os alunos (uma pessoa que chega à praia e encontra a água muito fria em um período e sente a areia extremamente quente em outro). Fale sobre a nossa capacidade de sentir frio ou calor e, inclusive, que temos outros tipos de percepção, tais como pressão, dor, cócegas, entre outras. Questione-os sobre quem controla ou participa disso, esperando que eles mencionem a ação do sistema nervoso.

Com base nesta conversa inicial, pergunte aos alunos se o mesmo acontece com outros animais. Eles devem dizer que sim, mas convém questioná-los sobre que tipo de animal estão pensando, pois, provavelmente, serão aqueles mais comuns como gato, cachorro e outros vertebrados. Continue seus questionamentos sobre o caso dos invertebrados: Os caranguejos ou os siris sentem frio e calor? E os insetos?

Assim, espera-se que eles iniciem uma reflexão sobre como se dá a percepção de determinados fatores nos animais e como deve ser o sistema nervoso deles.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora para os alunos e verifique se eles possuem algum conhecimento prévio sobre o assunto ou alguma ideia. É interessante que você anote estas ideias ou solicite que eles o façam, para que possam ser confrontadas no fim da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações: Para trabalhar este slide, serão necessários 20 minutos.

Organize a turma em seis grupos, preferencialmente, de modo que eles tenham um número aproximado de participantes. Cada grupo deverá ficar responsável por pesquisar o sistema nervoso de um dos animais ilustrados no slide. Oriente-os a pesquisar sobre os seguintes grupos de animais: cnidários (água-viva), moluscos (caracol), artrópodes (abelha), anelídeos (minhoca), platelmintos (planária) e peixes (peixe-palhaço).

Para orientar a pesquisa, solicite que eles busquem os seguintes tópicos: tipo de sistema nervoso (centralizado, difuso, ganglionar); nomes das estruturas que formam o sistema nervoso (exemplos: gânglios, cérebro, encéfalo, entre outros); nomes das células nervosas que compõem os diversos tipos de sistema nervoso (neste caso, eles poderão verificar que possuem características em comum); entre outros que você julgar pertinentes para a atividade.

Caso vocês tenham disponibilidade, utilizem ferramentas de pesquisa online, sempre orientando os estudantes sobre a utilização de fontes confiáveis. Se não houver essa possibilidade, forneça o impresso dos materiais disponíveis nos seguintes links:

https://monografias.brasilescola.uol.com.br/medicina/sistema-nervoso.htm

https://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/nervoso.php

https://www.infoescola.com/animais/sistema-nervoso-dos-artropodes/

https://www.infoescola.com/animais/sistema-nervoso-dos-cnidarios/

https://www.infoescola.com/animais/sistema-nervoso-dos-cordados/

https://www.infoescola.com/animais/sistema-nervoso-dos-moluscos/

https://www.infoescola.com/animais/sistema-nervoso-dos-platelmintos/

Você também pode utilizar os seguintes vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=BMTMsjNDMV0

https://www.youtube.com/watch?v=imag10MWfuA

https://www.youtube.com/watch?v=GohpZPz25o8

https://www.youtube.com/watch?v=N-hfekpzChM

https://www.youtube.com/watch?v=hwhfcLkwljY

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Para trabalhar este slide, serão necessários 15 minutos.

Reorganize os grupos, de modo que cada um deles tenha, pelo menos, um integrante de cada grupo de pesquisa. Assim, cada grupo deverá ter, no mínimo, seis alunos, sendo que um pesquisou os cnidários, outro os molusco, outro os artrópodes, e assim por diante. O objetivo desta reorganização é que os grupos tenham acesso a toda a informação disponibilizada.

Os novos grupos deverão organizar os grupos de animais estudados de acordo com o nível de complexidade do sistema nervoso. Solicite que eles montem esquemas ou mapas conceituais que melhor expressem e explicitem as suas escolhas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Retome a Questão disparadora e as ideias que os estudantes tinham sobre as diferenças existentes no sistema nervoso dos diversos grupos animais. Verifique se eles foram capazes de organizar os grupos de maneira adequada e informe-os que a organização apresentada está de acordo com o aumento da complexidade do sistema nervoso. Assim, o sistema nervoso dos cnidários é o mais simples e o dos peixes (animal cordado) é o mais complexo. Discuta com os alunos se eles perceberam a tendência à centralização do sistema nervoso. É importante, também, salientar que nos outros grupos de cordados existem graus distintos de complexidade como, por exemplo, o observado no tamanho do encéfalo e a relação de seu tamanho com o tamanho corporal.

Você também poderá utilizar o seguinte vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=4HtfsnLsD0w

Para complementação do seu estudo, segue o link: http://www.ib.usp.br/~rpavao/evsn/intro.htm

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 6º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06CI07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano