13321
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 6º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Formação de Gases em Transformações Químicas

Plano de aula de Ciências com atividades para 6º ano do Fundamental sobre liberação de gases e transformação química

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Henrique Boreli

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.

Contexto e questão disparadora
Peça para que os estudantes assistam ao vídeo “Tabuleta efervescente que cai no vidro da água” (disponível aqui). Solicite que eles reflitam sobre:
- Como surgem as bolhas que podemos ver?
- Essas bolhas já estavam dentro do comprimido ou foram formadas quando ele foi colocado em água?

Apresente a questão disparadora e peça a eles que reflitam sobre ela:
- Como explicar a ocorrência de formação de bolhas em algumas transformações químicas?

Mão na massa
Verifique se os estudantes possuem em casa:
- Duas garrafas PETs de mesmo tamanho (pode ser de 500 ml a 2 l);
- Fita adesiva
- 200 ml de vinagre comum;
- 20 g bicarbonato de sódio (facilmente encontrada em mercados);
- Papel cartão ou papelão ou folhas de revista.

Em caso positivo, explique que eles serão os projetistas de um foguete, cujo combustível será a mistura entre vinagre e bicarbonato de sódio.

Peça aos estudantes que sigam as instruções apresentadas no vídeo “FOGUETE caseiro de vinagre e bicarbonato de sódio” (disponível aqui).

Peça aos estudantes que gravem um vídeo curto do lançamento do foguete e expliquem o que fez com que ele voasse, respondendo a pergunta:
- Como explicar a ocorrência de formação de bolhas ao misturar o vinagre com o bicarbonato de sódio?

Caso não seja possível realizar a atividade experimental, peça aos estudantes que assistam ao vídeo citado “FOGUETE caseiro de vinagre e bicarbonato de sódio” (disponível aqui) e respondam a mesma pergunta:
- Como explicar a ocorrência de formação de bolhas ao misturar o vinagre com o bicarbonato de sódio?

Sistematização
Compartilhe os vídeos dos estudantes com a turma e marque uma videochamada para a elaboração de um texto coletivo respondendo a questão norteadora desta aula.

Convite às famílias
As famílias terão um papel fundamental nesta aula. Converse com elas e verifique a possibilidade de adquirirem os materiais necessários. Peça para que auxiliem os estudantes na construção do foguete e aproveitem o momento para se divertir com eles. Também será fundamental que as famílias auxiliem os estudantes a refletirem sobre o que está acontecendo no interior do foguete com a mistura entre o vinagre e o bicarbonato de sódio.

Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr


Código: CIE6_02M&E07

(EF06CI02) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 6º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas