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Plano de aula - Formação de Gases em Transformações Químicas

Plano de aula de Ciências com atividades para 6º ano do Fundamental sobre liberação de gases e transformação química

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Henrique Boreli

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula tem por finalidade conduzir os alunos a identificar que a liberação de gases pode ser uma evidência de transformação química e ela poderá ser melhor desenvolvida se as aulas sobre transformações químicas e identificação de transformações irreversíveis, CIE6_02ME02 e CIE6_02ME04, respectivamente, já tiverem sido aplicadas. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nesta aula, consulte o livro: OLIVEIRA, Olga Maria Mascarenhas de Faria; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus; SCHLÜNZEN, Elisa Tomoe Moriya (Orgs.). et al. Química. São Paulo: Cultura Acadêmica: Universidade Estadual Paulista: Núcleo de Educação a Distância, 2013, p. 176-182, disponível em: https://bit.ly/2FpLjiw .

Materiais necessários para a aula: Projetor, fichas impressas da atividade (disponíveis em: http://bit.ly/2zbwLoJ) , garrafa PET de 600 mL, canudos, cola, tampinhas de garrafas, cola glitter, canetinhas coloridas, fita adesiva, super cola, tesoura, vinagre, bicarbonato de sódio, proveta (ou copo de medida para medir 100 mL), funil de vidro ou plástico, colher de sopa, bacia ou panela grande.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia, juntamente com os alunos, o tema da aula. Comente que eles irão estudar transformações químicas em que há a formação de gases. Pergunte aos alunos: Vocês conhecem alguma transformação química na qual ocorre formação de gases? É provável que alguns alunos citem situações do cotidiano como, por exemplo, a dissolução de comprimido efervescente em água.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Faça a demonstração da dissolução de um comprimido efervescente em água. Para isso, encha um copo de água até a metade e dissolva o comprimido. Caso não seja possível realizar a demonstração, exiba para alunos o vídeo que apresenta essa dissolução, disponível em http://bit.ly/2tTXscn. Pergunte a eles: “Como surgem as bolhas que podemos ver? Essas bolhas já estavam dentro do comprimido ou foram formadas quando ele foi colocado em água? Nesta etapa da aula, não se preocupe em corrigir possíveis erros conceituais que surgirem juntamente com as respostas, apenas estimule os alunos a pensar sobre essas perguntas.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos. Permita que eles compartilhem suas opiniões e formulem possíveis explicações para a questão proposta.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos.

Orientações: O tempo total do mão na massa é de 34 minutos, sendo 20 para a confecção dos barcos de garrafa PET e 14 para a apresentação dos barcos e a realização da reação entre o bicarbonato de sódio e vinagre pelos grupos. Organize a turma em equipes de quatro alunos e leve-os para fora da sala de aula, em espaços como o pátio ou o refeitório. Imprima e forneça para cada grupo uma folha com as orientações para a atividade que será realizada, disponível em: http://bit.ly/2zbwLoJ (caso não seja possível realizar a impressão, indica-se a transcrição das orientações para uma folha e a disponibilização dela para a turma). O exercício consiste na construção de um barco de garrafa PET, quel se moverá na água devido à liberação de gás carbônico proveniente da reação entre bicarbonato de sódio e vinagre. Para construção dos barcos de garrafa PET e realização dos procedimentos necessários nessa atividade, leia as orientações ao professor, disponíveis em: http://bit.ly/2KPW6Jx. Disponibilize aos alunos garrafas PET de 600 mL (já furadas), canudos, cola, tampinhas de garrafas, cola glitter, fita adesiva e outros materiais que julgar úteis para a construção e confecção dos barcos. Estimule os grupos a enfeitar e colocar nomes nos barcos. Após o término da montagem deles, solicite que cada grupo apresente o barco para a turma e o coloque para navegar em um recipiente grande contendo água, tal como uma bacia ou uma panela (que deve ser previamente disponibilizada aos alunos por você). Antes da apresentação deles, faça você uma demonstração sobre como o processo de adição do bicarbonato de sódio e do vinagre devem ser feitos, a fim de evitar que a reação aconteça antes da colocação da garrafa no recipiente contendo a água. Acompanhe e auxilie os grupos na realização dos procedimentos indicados. Ao término da apresentação de cada um, solicite uma explicação a respeito do que está acontecendo. Permita que os alunos digam, com as próprias palavras, o que está sendo verificado e que proponham explicações para o movimento do barco. Para melhor visualização e preparação do experimento, indica-se a consulta a Baking Soda-Powered Boat, KiWiCo. Disponível em: http://bit.ly/2tWltQa . Acesso em 05 jul. 2018.

Materiais necessários: Fichas impressas da atividade (disponível em: http://bit.ly/2zbwLoJ) , garrafa PET de 600 mL, canudos, cola, tampinhas de garrafas, cola glitter, canetinhas coloridas, fita adesiva, super cola, tesoura, vinagre, bicarbonato de sódio, proveta (ou copo de medida para medir 100 mL), funil de vidro ou plástico, colher de sopa, bacia ou panela grande (para o barco navegar).

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Após a apresentação de todos os grupos, retorne para a sala de aula. Projete o slide ou, caso isso não seja possível, escreva a frase do slide no quadro. Retome a questão disparadora: Como explicar a ocorrência de formação de bolhas em algumas transformações químicas? Leve os alunos a refletir sobre a transformação mostrada no contexto, na etapa do contexto da aula, e a transformação que ocorre quando o bicarbonato de sódio reage com o vinagre. Pergunte aos estudantes: Como as bolhas são formadas? Conduza a discussão de forma que eles associem a formação de bolhas com a liberação de gases produzidos nessas transformações químicas. Se desejar, explique aos alunos que o vinagre contém ácido acético, substância que reage com o bicarbonato de sódio e gera o ácido carbônico que se decompõe em gás carbônico, que são as bolhas. Explique que tanto na dissolução de um comprimido efervescente como na reação entre bicarbonato de sódio e vinagre ocorre a formação do gás dióxido de carbono, CO2. Para finalizar a sistematização, proponha uma síntese coletiva a partir da continuação da frase do slide. Permita que todos os grupos exponham suas ideias. Segue uma sugestão de como essa síntese pode ficar: Em algumas transformações químicas há a ocorrência de formação de bolhas devido à liberação de gases que são produzidos nessas transformações. Exemplos de transformações químicas em que isso ocorre são: dissolução de comprimido efervescente em água e reação entre bicarbonato de sódio e vinagre.


Materiais necessários:
Projetor ou quadro.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula tem por finalidade conduzir os alunos a identificar que a liberação de gases pode ser uma evidência de transformação química e ela poderá ser melhor desenvolvida se as aulas sobre transformações químicas e identificação de transformações irreversíveis, CIE6_02ME02 e CIE6_02ME04, respectivamente, já tiverem sido aplicadas. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nesta aula, consulte o livro: OLIVEIRA, Olga Maria Mascarenhas de Faria; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus; SCHLÜNZEN, Elisa Tomoe Moriya (Orgs.). et al. Química. São Paulo: Cultura Acadêmica: Universidade Estadual Paulista: Núcleo de Educação a Distância, 2013, p. 176-182, disponível em: https://bit.ly/2FpLjiw .

Materiais necessários para a aula: Projetor, fichas impressas da atividade (disponíveis em: http://bit.ly/2zbwLoJ) , garrafa PET de 600 mL, canudos, cola, tampinhas de garrafas, cola glitter, canetinhas coloridas, fita adesiva, super cola, tesoura, vinagre, bicarbonato de sódio, proveta (ou copo de medida para medir 100 mL), funil de vidro ou plástico, colher de sopa, bacia ou panela grande.

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Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia, juntamente com os alunos, o tema da aula. Comente que eles irão estudar transformações químicas em que há a formação de gases. Pergunte aos alunos: Vocês conhecem alguma transformação química na qual ocorre formação de gases? É provável que alguns alunos citem situações do cotidiano como, por exemplo, a dissolução de comprimido efervescente em água.

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Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Faça a demonstração da dissolução de um comprimido efervescente em água. Para isso, encha um copo de água até a metade e dissolva o comprimido. Caso não seja possível realizar a demonstração, exiba para alunos o vídeo que apresenta essa dissolução, disponível em http://bit.ly/2tTXscn. Pergunte a eles: “Como surgem as bolhas que podemos ver? Essas bolhas já estavam dentro do comprimido ou foram formadas quando ele foi colocado em água? Nesta etapa da aula, não se preocupe em corrigir possíveis erros conceituais que surgirem juntamente com as respostas, apenas estimule os alunos a pensar sobre essas perguntas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos. Permita que eles compartilhem suas opiniões e formulem possíveis explicações para a questão proposta.

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Tempo sugerido: 34 minutos.

Orientações: O tempo total do mão na massa é de 34 minutos, sendo 20 para a confecção dos barcos de garrafa PET e 14 para a apresentação dos barcos e a realização da reação entre o bicarbonato de sódio e vinagre pelos grupos. Organize a turma em equipes de quatro alunos e leve-os para fora da sala de aula, em espaços como o pátio ou o refeitório. Imprima e forneça para cada grupo uma folha com as orientações para a atividade que será realizada, disponível em: http://bit.ly/2zbwLoJ (caso não seja possível realizar a impressão, indica-se a transcrição das orientações para uma folha e a disponibilização dela para a turma). O exercício consiste na construção de um barco de garrafa PET, quel se moverá na água devido à liberação de gás carbônico proveniente da reação entre bicarbonato de sódio e vinagre. Para construção dos barcos de garrafa PET e realização dos procedimentos necessários nessa atividade, leia as orientações ao professor, disponíveis em: http://bit.ly/2KPW6Jx. Disponibilize aos alunos garrafas PET de 600 mL (já furadas), canudos, cola, tampinhas de garrafas, cola glitter, fita adesiva e outros materiais que julgar úteis para a construção e confecção dos barcos. Estimule os grupos a enfeitar e colocar nomes nos barcos. Após o término da montagem deles, solicite que cada grupo apresente o barco para a turma e o coloque para navegar em um recipiente grande contendo água, tal como uma bacia ou uma panela (que deve ser previamente disponibilizada aos alunos por você). Antes da apresentação deles, faça você uma demonstração sobre como o processo de adição do bicarbonato de sódio e do vinagre devem ser feitos, a fim de evitar que a reação aconteça antes da colocação da garrafa no recipiente contendo a água. Acompanhe e auxilie os grupos na realização dos procedimentos indicados. Ao término da apresentação de cada um, solicite uma explicação a respeito do que está acontecendo. Permita que os alunos digam, com as próprias palavras, o que está sendo verificado e que proponham explicações para o movimento do barco. Para melhor visualização e preparação do experimento, indica-se a consulta a Baking Soda-Powered Boat, KiWiCo. Disponível em: http://bit.ly/2tWltQa . Acesso em 05 jul. 2018.

Materiais necessários: Fichas impressas da atividade (disponível em: http://bit.ly/2zbwLoJ) , garrafa PET de 600 mL, canudos, cola, tampinhas de garrafas, cola glitter, canetinhas coloridas, fita adesiva, super cola, tesoura, vinagre, bicarbonato de sódio, proveta (ou copo de medida para medir 100 mL), funil de vidro ou plástico, colher de sopa, bacia ou panela grande (para o barco navegar).

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Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Após a apresentação de todos os grupos, retorne para a sala de aula. Projete o slide ou, caso isso não seja possível, escreva a frase do slide no quadro. Retome a questão disparadora: Como explicar a ocorrência de formação de bolhas em algumas transformações químicas? Leve os alunos a refletir sobre a transformação mostrada no contexto, na etapa do contexto da aula, e a transformação que ocorre quando o bicarbonato de sódio reage com o vinagre. Pergunte aos estudantes: Como as bolhas são formadas? Conduza a discussão de forma que eles associem a formação de bolhas com a liberação de gases produzidos nessas transformações químicas. Se desejar, explique aos alunos que o vinagre contém ácido acético, substância que reage com o bicarbonato de sódio e gera o ácido carbônico que se decompõe em gás carbônico, que são as bolhas. Explique que tanto na dissolução de um comprimido efervescente como na reação entre bicarbonato de sódio e vinagre ocorre a formação do gás dióxido de carbono, CO2. Para finalizar a sistematização, proponha uma síntese coletiva a partir da continuação da frase do slide. Permita que todos os grupos exponham suas ideias. Segue uma sugestão de como essa síntese pode ficar: Em algumas transformações químicas há a ocorrência de formação de bolhas devido à liberação de gases que são produzidos nessas transformações. Exemplos de transformações químicas em que isso ocorre são: dissolução de comprimido efervescente em água e reação entre bicarbonato de sódio e vinagre.


Materiais necessários:
Projetor ou quadro.

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