Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: ferramenta para compartilhamento de mensagens, áudio, imagens e vídeos, como grupo de Whatsapp, por exemplo; documento compartilhado no Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para que os alunos pensem na variedade de tipos de sementes que há na natureza. Apresente o seguinte texto informativo:
“Alguns animais são dispersores de sementes. Eles as levam até diversos locais, onde elas podem germinar e dar origem a outra planta.”
Baseado nesse contexto, solicite que os alunos respondam à pergunta por meio de um áudio:
- Como ocorre a dispersão das sementes pelos animais?
Mão na massa
Para a atividade, peça para que os alunos tenham em mãos: dois pratos, um mostruário com várias sementes que encontrarem em casa, pinças, pregadores de roupa, pegadores de gelo e/ou macarrão, prendedores de cabelo, entre outros objetos que podem ter selecionado, além de fita adesiva.
Diga que eles devem levar as sementes de um prato a outro, utilizando o objeto que considerarem mais prático para cumprir essa ação. Depois, peça para eles preencherem uma tabela, em um documento compartilhado do Google Drive, informando a semente e o objeto com o qual conseguiu realizar a transferência. Após todos preencherem a tabela, solicite que os alunos a leiam, analisando os registros.
Sistematização
Comente que na atividade feita, os objetos são comparados com as bocas e bicos dos pássaros e a fita adesiva com os pés. A partir dessa comparação, peça para que eles pensem sobre o que isso significa na natureza e respondam, novamente, à questão disparadora da aula:
- Como ocorre a dispersão das sementes pelos animais?
Convite às famílias
Os familiares podem colaborar na coleta das sementes e brincar junto com as crianças de passar as sementes de um prato para o outro.