13317
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 2º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - A dispersão de sementes realizada pelos animais

Plano de aula de Ciências com atividades para 2°ano do Fundamental sobre como ocorre e qual a função da dispersão de sementes pelos animais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jaiana Richardo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: ferramenta para compartilhamento de mensagens, áudio, imagens e vídeos, como grupo de Whatsapp, por exemplo; documento compartilhado no Google Drive.

 

Contexto e questão disparadora

Peça para que os alunos pensem na variedade de tipos de sementes que há na natureza. Apresente o seguinte texto informativo:

“Alguns animais são dispersores de sementes. Eles as levam até diversos locais, onde elas podem germinar e dar origem a outra planta.”

Baseado nesse contexto, solicite que os alunos respondam à pergunta por meio de um áudio:

- Como ocorre a dispersão das sementes pelos animais?

 

Mão na massa

Para a atividade, peça para que os alunos tenham em mãos: dois pratos, um mostruário com várias sementes que encontrarem em casa, pinças, pregadores de roupa, pegadores de gelo e/ou macarrão, prendedores de cabelo, entre outros objetos que podem ter selecionado, além de fita adesiva.

Diga que eles devem levar as sementes de um prato a outro, utilizando o objeto que considerarem mais prático para cumprir essa ação. Depois, peça para eles preencherem uma tabela, em um documento compartilhado do Google Drive, informando a semente e o objeto com o qual conseguiu realizar a transferência. Após todos preencherem a tabela, solicite que os alunos a leiam, analisando os registros.

 

Sistematização

Comente que na atividade feita, os objetos são comparados com as bocas e bicos dos pássaros e a fita adesiva com os pés. A partir dessa comparação, peça para que eles pensem sobre o que isso significa na natureza e respondam, novamente, à questão disparadora da aula:

- Como ocorre a dispersão das sementes pelos animais?

 

Convite às famílias

Os familiares podem colaborar na coleta das sementes e brincar junto com as crianças de passar as sementes de um prato para o outro.

 

Sugestão Enviada Por: Cíntia Diógenes


Código: CIE2_06V&E05

(EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 2º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas