13309
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Pronomes relativos (whose)

POR: Isabela Sued 14/11/2018
Código: ING8_06UND04

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI17) Empregar, de modo inteligível, os pronomes relativos (who, which, that, whose) para construir períodos compostos por subordinação.

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Pronomes relativos (whose)

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula:

  • Cópias do texto de input;
  • Se a sua turma tiver até 25 alunos, faça somente uma cópia do texto, que inclui todos os contos abordados no texto. Depois de imprimir, separe cada conto do texto, cortando-os, e peça que os alunos façam um rodízio dos contos para realizarem a leitura;
  • Se a sua turma tiver mais de 25 alunos, faça o mesmo procedimento descrito acima, mas em vez de fazer somente uma cópia, faça duas e peça que os alunos façam um rodízio dos contos para realizarem a leitura;
  • Em qualquer um dos casos, faça uma cópia do primeiro item do texto para cada aluno, pois todos precisam ter essa cópia para uma das etapas do Input.
  • Cópias da ficha de atividades;
  • Cópia da resolução de atividades;
  • Se houver a possibilidade: usar os slides do plano no datashow ou na TV;
  • Se não houver o recurso de exibição de slides, cópias grandes o suficiente para que os alunos possam enxergar dos seguintes slides:
  • Slide 2;
  • Slide 4;
  • Slide 6.

Context select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Para começar a aula, divida os alunos em trios e mostre o slide ou imprima-o em tamanho grande suficiente para que todos possam enxergar.
  • Proponha o seguinte jogo: In trios, you have two minutes to try and guess which fairy tales are depicted in the pictures.
  • Ao fim de dois minutos, incentive os alunos a compartilharem as suas respostas de maneira coletiva e divida com os alunos a respostas verdadeiras:
  • Snow White (Brothers Grimm)
  • Hansel and Gretel (Brothers Grimm)
  • Little Red Riding Hood (Charles Perrault)
  • The Adventures of Pinocchio (Carlo Collodi)
  • Sleeping Beauty (Charles Perrault)
  • Cinderella (Charles Perrault)
  • Então diga: Today we’re going to write about fairy tales!

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Usando o contexto do jogo, mostre para a turma ou escreva no quadro o objetivo desta aula, contextualizando-o com o tema da aula.
  • Explique que a aula será focada no uso dos pronomes relativos ‘whose’ para escrever sobre livros e autores.

Input select-down

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Ler sobre contos de fadas que ganharam novas versões multiculturais.

Expectativa: Que os alunos percebam as características de cada conto e tenham uma compreensão da ideia geral do texto.

Orientações:

  • Peça que os alunos permaneçam em duplas e exiba o slide (ou imprima-o em tamanho grande o suficiente para que a turma toda possa enxergar).
  • Diga: This is an article which was published in a website called Brightly. This website features book recommendations for every age, as well as reading tips, writing contests etc. The article is about fairy tales and the way we can read them today. Many fairy tales got new versions of themselves and now we can see different cultures when reading them.
  • Antes de pedir que os alunos realizem a leitura, proponha: The article is about 17 different fairy tales. For each one, underline the place by which it was inspired. Let’s do the first one together!
  • Distribua uma cópia do texto para cada dupla e leia com os alunos o primeiro item da lista, ‘La Princesa and the Pea’, pedindo que identifiquem a cultura abordada no livro (the culture of Peru) e então peça que façam o restante em duplas. Ao invés de entregar o texto completo para cada dupla, você pode também fazer um rodízio dos itens da lista do texto, com os alunos passando de um para outro a cópia de cada item. Nesse caso, a única cópia que precisaria ser distribuída a todos os alunos seria a do primeiro item da lista, ‘La Princesa and the Pea’.
  • Esse é um momento de leitura rápida, onde os alunos devem aplicar suas habilidades de compreensão específica (scanning), então incentive-os a procurar as informações de forma breve.
  • Por fim, corrija as respostas com o grupo todo oralmente:
  • La Princesa and the Pea: “the culture of Peru”
  • Princess and the Peas: “mid-1950’s in Charleston County, South Carolina”; “African American community”
  • Little Red and the Very Hungry Lion: “African savanna setting”
  • The Ghanaian Goldilocks: “Accra, Ghana”; “West African culture”
  • The Rough-Face Girl: “Algonquin Indian tribes of North America”
  • Little Roja Riding Hood: “Latino inspired”
  • Brothers of the Knight: “Harlem”; “African American”
  • Hansel and Gretel: “African jungle as setting”
  • Mufaro’s Beautiful Daughters: An African Tale: “African”
  • The Korean Cinderella: “Korean”
  • Rapunzel: “Indian-inspired”
  • The Orphan: A Cinderella Story from Greece: “Greece”
  • The Talking Eggs: “Creole”; “Lousiana in the American South”
  • *Little Red Gliding Hood: “popular fairy tales”
  • Cendrillon: A Caribbean Cinderella: “the island of Martinique”; “Caribbean-inspired”; “French Creole”
  • Rubia and the Three Osos: “Latino version”
  • Lon Po Po: “Chinese”

*Esse é o único livro sobre o qual não mencionaram o lugar em que foi inspirado.

  • Depois da correção, distribua uma cópia da ficha de atividades para cada aluno. Peça que leiam as questões no #1 e releiam o texto para respondê-las.
  • Corrija as questões com o grupo todo e diga: Now you’re going to talk about the books and the authors you’ve just read about.

Output select-down

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Produzir frases usando o pronome relativo ‘whose’.

Expectativa: Que os alunos consigam escrever frases curtas unindo duas informações sobre um mesmo livro.

Orientações:

  • Mostre o slide ou escreva a frase no quadro.
  • Leia a frase com os alunos e faça algumas concept checking questions para garantir a compreensão da turma toda:
  • What’s the name of the book? (Ss: ‘La Princesa and the Pea’.)
  • What country was the art inspired by? (Ss: Peru.)
  • Who wrote it? (Ss: Susan Middleton Elya.)
  • In this sentence, we can learn two things about the book. Which are they? (Ss: The art was inspired by the culture of Peru and it was written by Susan Middleton.)
  • Então, prossiga para o próximo slide.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de Output.

Orientações:

  • Caso você não possa mostrar esse slide, imprima-o em tamanho grande o suficiente para que todos possam ver.
  • Diga: These two pieces of information were put together by using the word ‘whose’. You can use the word ‘whose’ to indicate that something is associated with what you’re talking about. You can use ‘whose’ to talk about things and people.
  • Peça, então, que os alunos reformulem a frase que viram no slide anterior usando as informações desse slide. Caso você tenha escrito a frase no quadro, apague-a antes de propor essa atividade.
  • Diga a frase em voz alta (‘La Princesa and the Pea', whose art was inspired by the culture of Peru, was written by Susan Midleton.) e peça que os alunos repitam, parte por parte, e depois a frase inteira.
  • Pergunte: What words did we cut to form the sentence? (Ss: ‘the’ and ‘it’.) We cut these words because they were not necessary anymore. The subject, ‘La Princesa and the Pea’, was already there.
  • Em seguida, indique o #2 da ficha de atividades.
  • Explore o exemplo dizendo: As you can see, the example is the same as the one we’ve just seen. In this exercise, you have to connect two ideas using the word ‘whose’. You can do the first one in pairs.
  • Dê poucos minutos para que os alunos façam o primeiro item em duplas. Então corrija com a turma toda, garantindo que todos entenderam como estruturar a frase usando o ‘whose’.
  • Então diga: Now you can do the other items on your own.
  • Enquanto trabalham, caminhe pela sala verificando o trabalho dos alunos e ajudando se necessário.
  • Por fim, corrija as questões no quadro com a turma toda.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de Output.

Orientações:

  • Se restar tempo e se você sentir que os seus alunos estão seguros para usar a estrutura, proponha: Now you’re going to write about your favourite book/author!
  • Então indique o #3 da ficha de atividades e peça que sigam o mesmo modelo para escreverem seus textos. Pode ser que os alunos tenham dificuldade em elaborar a segunda frase, que deve servir como ponte para o uso do ‘whose’. Nesse caso, mostre que eles devem falar de algo associado ao livro e não sobre o livro em si. Um bom exemplo do que deve/não deve ser feito seria:
  • The book is about Africa.
  • The story of the book is about Africa.
  • Caso você sinta que os alunos ainda precisam consolidar a estrutura, faça o #3 coletivamente, pedindo a sugestão dos alunos sobre um livro ou um autor sobre o qual escrever, realizando as etapas com a turma toda.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Organizar os saberes referentes ao pronome relativo ‘whose’.

Expectativa: Que os alunos terminem a aula cientes de que podem usar o ‘whose’ para unir duas informações, sendo uma delas associada ao tópico e a outra sobre o tópico em si. A estrutura é linguisticamente desafiadora, então a ideia é que os alunos saiam da aula reconhecendo a estrutura e sabendo empregá-la de forma contextualizada, mas minimamente guiada.

Orientações:

  • Caso os alunos tenham feito o #3 da ficha de atividades individualmente, peça que compartilhem seus exemplos com a turma toda para encerrar a aula.
  • Faça, então, uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização coletivamente no quadro ou, então, apresentar esse slide final já com as respostas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula:

  • Cópias do texto de input;
  • Se a sua turma tiver até 25 alunos, faça somente uma cópia do texto, que inclui todos os contos abordados no texto. Depois de imprimir, separe cada conto do texto, cortando-os, e peça que os alunos façam um rodízio dos contos para realizarem a leitura;
  • Se a sua turma tiver mais de 25 alunos, faça o mesmo procedimento descrito acima, mas em vez de fazer somente uma cópia, faça duas e peça que os alunos façam um rodízio dos contos para realizarem a leitura;
  • Em qualquer um dos casos, faça uma cópia do primeiro item do texto para cada aluno, pois todos precisam ter essa cópia para uma das etapas do Input.
  • Cópias da ficha de atividades;
  • Cópia da resolução de atividades;
  • Se houver a possibilidade: usar os slides do plano no datashow ou na TV;
  • Se não houver o recurso de exibição de slides, cópias grandes o suficiente para que os alunos possam enxergar dos seguintes slides:
  • Slide 2;
  • Slide 4;
  • Slide 6.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Para começar a aula, divida os alunos em trios e mostre o slide ou imprima-o em tamanho grande suficiente para que todos possam enxergar.
  • Proponha o seguinte jogo: In trios, you have two minutes to try and guess which fairy tales are depicted in the pictures.
  • Ao fim de dois minutos, incentive os alunos a compartilharem as suas respostas de maneira coletiva e divida com os alunos a respostas verdadeiras:
  • Snow White (Brothers Grimm)
  • Hansel and Gretel (Brothers Grimm)
  • Little Red Riding Hood (Charles Perrault)
  • The Adventures of Pinocchio (Carlo Collodi)
  • Sleeping Beauty (Charles Perrault)
  • Cinderella (Charles Perrault)
  • Então diga: Today we’re going to write about fairy tales!

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Usando o contexto do jogo, mostre para a turma ou escreva no quadro o objetivo desta aula, contextualizando-o com o tema da aula.
  • Explique que a aula será focada no uso dos pronomes relativos ‘whose’ para escrever sobre livros e autores.

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Ler sobre contos de fadas que ganharam novas versões multiculturais.

Expectativa: Que os alunos percebam as características de cada conto e tenham uma compreensão da ideia geral do texto.

Orientações:

  • Peça que os alunos permaneçam em duplas e exiba o slide (ou imprima-o em tamanho grande o suficiente para que a turma toda possa enxergar).
  • Diga: This is an article which was published in a website called Brightly. This website features book recommendations for every age, as well as reading tips, writing contests etc. The article is about fairy tales and the way we can read them today. Many fairy tales got new versions of themselves and now we can see different cultures when reading them.
  • Antes de pedir que os alunos realizem a leitura, proponha: The article is about 17 different fairy tales. For each one, underline the place by which it was inspired. Let’s do the first one together!
  • Distribua uma cópia do texto para cada dupla e leia com os alunos o primeiro item da lista, ‘La Princesa and the Pea’, pedindo que identifiquem a cultura abordada no livro (the culture of Peru) e então peça que façam o restante em duplas. Ao invés de entregar o texto completo para cada dupla, você pode também fazer um rodízio dos itens da lista do texto, com os alunos passando de um para outro a cópia de cada item. Nesse caso, a única cópia que precisaria ser distribuída a todos os alunos seria a do primeiro item da lista, ‘La Princesa and the Pea’.
  • Esse é um momento de leitura rápida, onde os alunos devem aplicar suas habilidades de compreensão específica (scanning), então incentive-os a procurar as informações de forma breve.
  • Por fim, corrija as respostas com o grupo todo oralmente:
  • La Princesa and the Pea: “the culture of Peru”
  • Princess and the Peas: “mid-1950’s in Charleston County, South Carolina”; “African American community”
  • Little Red and the Very Hungry Lion: “African savanna setting”
  • The Ghanaian Goldilocks: “Accra, Ghana”; “West African culture”
  • The Rough-Face Girl: “Algonquin Indian tribes of North America”
  • Little Roja Riding Hood: “Latino inspired”
  • Brothers of the Knight: “Harlem”; “African American”
  • Hansel and Gretel: “African jungle as setting”
  • Mufaro’s Beautiful Daughters: An African Tale: “African”
  • The Korean Cinderella: “Korean”
  • Rapunzel: “Indian-inspired”
  • The Orphan: A Cinderella Story from Greece: “Greece”
  • The Talking Eggs: “Creole”; “Lousiana in the American South”
  • *Little Red Gliding Hood: “popular fairy tales”
  • Cendrillon: A Caribbean Cinderella: “the island of Martinique”; “Caribbean-inspired”; “French Creole”
  • Rubia and the Three Osos: “Latino version”
  • Lon Po Po: “Chinese”

*Esse é o único livro sobre o qual não mencionaram o lugar em que foi inspirado.

  • Depois da correção, distribua uma cópia da ficha de atividades para cada aluno. Peça que leiam as questões no #1 e releiam o texto para respondê-las.
  • Corrija as questões com o grupo todo e diga: Now you’re going to talk about the books and the authors you’ve just read about.

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Produzir frases usando o pronome relativo ‘whose’.

Expectativa: Que os alunos consigam escrever frases curtas unindo duas informações sobre um mesmo livro.

Orientações:

  • Mostre o slide ou escreva a frase no quadro.
  • Leia a frase com os alunos e faça algumas concept checking questions para garantir a compreensão da turma toda:
  • What’s the name of the book? (Ss: ‘La Princesa and the Pea’.)
  • What country was the art inspired by? (Ss: Peru.)
  • Who wrote it? (Ss: Susan Middleton Elya.)
  • In this sentence, we can learn two things about the book. Which are they? (Ss: The art was inspired by the culture of Peru and it was written by Susan Middleton.)
  • Então, prossiga para o próximo slide.

Tempo sugerido: Continuação de Output.

Orientações:

  • Caso você não possa mostrar esse slide, imprima-o em tamanho grande o suficiente para que todos possam ver.
  • Diga: These two pieces of information were put together by using the word ‘whose’. You can use the word ‘whose’ to indicate that something is associated with what you’re talking about. You can use ‘whose’ to talk about things and people.
  • Peça, então, que os alunos reformulem a frase que viram no slide anterior usando as informações desse slide. Caso você tenha escrito a frase no quadro, apague-a antes de propor essa atividade.
  • Diga a frase em voz alta (‘La Princesa and the Pea', whose art was inspired by the culture of Peru, was written by Susan Midleton.) e peça que os alunos repitam, parte por parte, e depois a frase inteira.
  • Pergunte: What words did we cut to form the sentence? (Ss: ‘the’ and ‘it’.) We cut these words because they were not necessary anymore. The subject, ‘La Princesa and the Pea’, was already there.
  • Em seguida, indique o #2 da ficha de atividades.
  • Explore o exemplo dizendo: As you can see, the example is the same as the one we’ve just seen. In this exercise, you have to connect two ideas using the word ‘whose’. You can do the first one in pairs.
  • Dê poucos minutos para que os alunos façam o primeiro item em duplas. Então corrija com a turma toda, garantindo que todos entenderam como estruturar a frase usando o ‘whose’.
  • Então diga: Now you can do the other items on your own.
  • Enquanto trabalham, caminhe pela sala verificando o trabalho dos alunos e ajudando se necessário.
  • Por fim, corrija as questões no quadro com a turma toda.

Tempo sugerido: Continuação de Output.

Orientações:

  • Se restar tempo e se você sentir que os seus alunos estão seguros para usar a estrutura, proponha: Now you’re going to write about your favourite book/author!
  • Então indique o #3 da ficha de atividades e peça que sigam o mesmo modelo para escreverem seus textos. Pode ser que os alunos tenham dificuldade em elaborar a segunda frase, que deve servir como ponte para o uso do ‘whose’. Nesse caso, mostre que eles devem falar de algo associado ao livro e não sobre o livro em si. Um bom exemplo do que deve/não deve ser feito seria:
  • The book is about Africa.
  • The story of the book is about Africa.
  • Caso você sinta que os alunos ainda precisam consolidar a estrutura, faça o #3 coletivamente, pedindo a sugestão dos alunos sobre um livro ou um autor sobre o qual escrever, realizando as etapas com a turma toda.

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Organizar os saberes referentes ao pronome relativo ‘whose’.

Expectativa: Que os alunos terminem a aula cientes de que podem usar o ‘whose’ para unir duas informações, sendo uma delas associada ao tópico e a outra sobre o tópico em si. A estrutura é linguisticamente desafiadora, então a ideia é que os alunos saiam da aula reconhecendo a estrutura e sabendo empregá-la de forma contextualizada, mas minimamente guiada.

Orientações:

  • Caso os alunos tenham feito o #3 da ficha de atividades individualmente, peça que compartilhem seus exemplos com a turma toda para encerrar a aula.
  • Faça, então, uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização coletivamente no quadro ou, então, apresentar esse slide final já com as respostas.

Contents

  1. INPUT: Brightly article
  2. OUTPUT: Writing about books and authors

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI17) Empregar, de modo inteligível, os pronomes relativos (who, which, that, whose) para construir períodos compostos por subordinação.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Isabela Sued

Mentor: Newton Murce Filho

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes