13305
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Estudo do léxico

POR: Gleima Albernaz Vanin Suzart 14/11/2018
Código: ING7_07UND06

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI15) Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Estudo do léxico

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula:

  • Context: Certifique-se de ter acesso à internet para assistir ao video , ou baixe-o com antecedência.
  • Input: Imprima a quantidade necessária do texto.
  • Output: Se tiver, imprima fotos dos eventos ocorridos no ano letivo até a data que dará esta aula (Se preferir, solicite, em aula anterior, que os alunos tragam essas imagens). Providencie folhas de papel sulfite ou papel pardo, réguas, canetas hidrográficas, cola, etc. para a produção da timeline

Context select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Ativar conhecimento prévio sobre o Médicos Sem Fronteiras.

Expectativa: Que, após assistir ao vídeo, os alunos sejam capazes de dizer qual é o trabalho dos Médicos sem Fronteiras.

Orientações:

  • Cumprimente sua turma: Hello, guys! How are you? (Espera-se que os alunos digam: Hello, teacher. I’m/We’re fine!)
  • Informe para a turma: Let’s watch a video today! This video shows a little about the work of the Doctor Without Borders. Have you ever heard about them? (A resposta pode variar entre sim e não) .
  • Projete o vídeo e, após esse momento, pergunte: According to what you saw in this video, what is the work of Doctors Without Borders? Espera-se que os alunos digam algo como: They are doctors. They care about people that are sick giving treatment, vaccines, etc.
  • Diga: Exactly! Do you know how this work started? Let’s read a text about it and check!
  • Caso não tenha acesso a internet ou não consiga fazer o download do vídeo indicado, você pode imprimir imagens sobre a instituição e levar para os alunos, dizendo assim: Today we will read a text about an international humanitarian non-governmental organization. I will show you some pictures about them and their work and you have to say which organization this is.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre o slide ou escreva no quadro objetivo da aula e diga aos alunos: Today you will learn the ways to write dates in a timeline.

Input select-down

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Ler um texto informativo sobre a história da fundação de uma instituição para observar o uso das preposições de tempo in, on e at.

Expectativa: Que, através da leitura do texto, os alunos sejam capazes de perceber quando usar as preposições in, on, e at.

Orientações:

  • Pergunte aos alunos: Do you know any volunteer work taking place in our city? (Alunos podem responder algo como: Yes, my church gives food to poor people, ou, No, I don’t.) Cite exemplos de trabalhos voluntários que acontecem em sua cidade (Caso não tenha conhecimento sobre esse tipo de trabalho em sua cidade, pesquise com antecedência). Diga algo como: In our city, there’s an institution that takes care of abandoned animals. Its name is _____________). Explique aos alunos: Today you’re going to read a text about the history of a famous volunteer work, Doctors without Borders. In their words, they are an independent global movement that provides medical care in places where it is needed most. They don’t receive payment for their services, so they need some donations to work. In their website, you can find all the information about this work including the text you’re going to read today. In your opinion, why is it important to know about the history of an institution like this? (possíveis respostas: to confirm it is a serious institution / the person that wants to donate needs to be confident about the institution). Caso seus alunos tenham dificuldade na elaboração das frases em inglês, ajude-os com o vocabulário);
  • Entregue uma cópia do texto para a turma e leia a primeira frase do primeiro parágrafo. Diga: According to the text, when did the group of doctors decide to help victims of war and disasters? (Resposta esperada: In May 1968.), continue: Exactly! Pay attention to the word ‘in’. It can help you to give a specific information about time. ‘In’ is a time marker and it is used before months and years.
  • Continue a leitura do primeiro parágrafo e pergunte: What was modified after those doctors took that decision? (Resposta esperada: They reinvented the concept of emergency aid). Continue: The paragraph also says the name of this institution in French and English. Can you say their name in Portuguese? (Resposta esperada: Médico sem Fronteiras) T: That’s it!
  • Prossiga lendo o parágrafo dois, faça uma pausa e pergunte: In which date was MSF officially created? (Resposta dos estudantes: On December 22, 1971). Chame a atenção dos alunos para o uso do marcador on nessa expressão de tempo, escrevendo no quadro as expressões in May 1968 e on December 22 1971 e falando em seguida: The text informs to the reader two important dates for MSF, but the author used two different words to point each date. Circule as palavras in e on e fale as expressões dando ênfase especial a elas. Pergunte: Can you guess why? (espera-se que os alunos percebam que em uma expressão aparece o dia do mês e na outra não.) Assim que os alunos chegarem a esta conclusão, diga: In and on have the same meaning when used as a time marker, but you use on when you want to say the month and the day the event happened. Se quiser se certificar se os alunos compreenderam o que você acabou de explicar, escreva algumas datas no quadro e peça que eles adicionem in ou on antes de cada uma. Leia novamente a segunda sentença do parágrafo dois: At the time, 300 volunteers… e destaque a expressão inicial da frase, perguntando: ‘At’ is also a time marker. In this expression, what time is ‘at’ referring to? (Resposta esperada: December 22, 1971 ou The day MSF was officially created.) T: Perfect! You’re brilliant!
  • Retome a leitura do texto, lendo um parágrafo e parando para verificar o que os alunos compreenderam. Para isso, faça perguntas como: What’s the main information in this paragraph? Ou What do you understand with this expression? Sempre que um time marker aparecer, faça os alunos perceberem seu uso, assim: In the sentence ‘where an earthquake in 1972 had destroyed…’ you can see the marker in used before a year.
  • Revise com os alunos o uso de in, on e at.

MATERIAL COMPLEMENTAR:

Quer saber como ensinar o uso de marcadores de tempo a partir do texto? Acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/2000/como-ensinar-o-uso-de-marcadores-temporais-na-producao-de-textos, acesso em 02/08/2018

Output select-down

Tempo sugerido: 20 minutos (tempo total para o output)

Propósito: Visualizar uma linha do tempo que apresenta informações do texto estudado.

Expectativa: Que os alunos entendam o que é uma linha tempo.

Orientações:

  • Diga aos alunos: you’ve just read a text about the history of Doctors without Borders and you’ve learned how to use time markers to say important and specific dates. There’s an easier method to show this kind of information: the timeline.
  • Apresente o slide 5 para a turma (projetado ou impresso em tamanho que toda a classe possa enxergar) e diga: This timeline shows the important facts about the foundation of Doctors without Borders. Do you agree it is an easier way to show those important facts in MSF history? (Resposta esperada: Yes, I agree)
  • Diga: Now, it’s your turn to do a timeline! e avance para o próximo slide!

Output select-down

Tempo sugerido: 20 minutos (tempo total para o output)

Propósito: Utilizar os marcadores de tempo em um contexto de apresentação de datas/tempo.

Expectativa: Que os alunos criem uma linha tempo apresentando os eventos ocorridos na escola que estudam no ano corrente.

Orientações:

  • Apresente este slide para a turma (pode ser projetado, impresso ou copiado no quadro) e explique: You’re going to do a timeline presenting the events that occurred in our school since the beginning of this year until now. In this slide you can see the steps to create a good timeline.
  • Leia o passo a passo para a classe explicando cada etapa da criação. No step 3, oriente os alunos a pensarem nas datas que aconteceram alguns dos eventos importantes para a escola (podem ser a comemoração de uma data especial, a realização de um festival, a visita de alguém de destaque etc.) e peça que digam de que maneira devem ser escritas em inglês. Diga algo semelhante a: When did we celebrate our Valentine’s Day? Espera-se que os alunos respondam: On February 16 ou In February. Perceba se eles utilizaram a preposição corretamente e, caso errem, relembre-os assim: When we want to say the month and the day that a event occurred, which time marker we must use? Para o step 4, você pode trazer algumas imagens impressas de eventos que aconteceram na escola ou solicitar, em aula anterior, que os alunos tragam essas imagens. Se você decidiu utilizar este plano de aula no início do ano letivo, instrua-os a fazer uma linha do tempo dos eventos ocorridos na escola no ano anterior.
  • Entregue folhas de ofício ou papel metro. A linha do tempo que a turma criará deve ter letras e imagens com tamanho adequado para uma exposição. Veja um exemplo no material complementar. A turma criará coletivamente apenas uma linha do tempo. Para que o trabalho flua, distribua tarefas específicas para os alunos: um grupo de alunos fica responsável por escrever as datas, outro por escrever os eventos ocorridos, outro pela disposição da linha (se vertical ou horizontal), etc. Monitore todo o trabalho, andando pela sala e instruindo os alunos a melhorarem um ítem sempre que necessário!
  • Quando os alunos finalizarem a produção, elogie-os: This timeline is really good! E os oriente a escolher o lugar que será exibida. A linha do tempo deve ser exposta em um ambiente de visibilidade na escola.

MATERIAL COMPLEMENTAR:

https://www.clarendonlearning.org/lesson-plans/creating-a-timeline/, acesso em 03/08/2018

Veja aqui um exemplo de linha do tempo para exposição: http://t4003projetoiecd.blogspot.com/2012/10/semana-da-normalista-mural-da-semana-da.html, acesso em 03/08/2018

Para praticar e consolidar o uso das preposições de tempo você pode propor um jogo de perguntas e respostas que você acessa aqui. Se desejar utilizar o jogo online, certifique-se de ter conexão com a internet e projetor.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Revisar o que foi aprendido na aula.

Expectativa: Que os alunos consigam nomear seus aprendizados do dia.

Orientações:

1- Para finalizar, diga aos alunos: Let’s review what you’ve learn today! Who can start? Espera-se que os alunos consigam pontuar as informações apresentadas no slide. Caso perceba que eles demonstram dificuldades em organizar as aprendizagens do dia, você pode mostrar o slide e guiar as respostas através de perguntas como: What did you learn with the game?

2- Parabenize-os pelas conquistas do dia: You learned a lot today! I’m so proud of you!

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula:

  • Context: Certifique-se de ter acesso à internet para assistir ao video , ou baixe-o com antecedência.
  • Input: Imprima a quantidade necessária do texto.
  • Output: Se tiver, imprima fotos dos eventos ocorridos no ano letivo até a data que dará esta aula (Se preferir, solicite, em aula anterior, que os alunos tragam essas imagens). Providencie folhas de papel sulfite ou papel pardo, réguas, canetas hidrográficas, cola, etc. para a produção da timeline

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Ativar conhecimento prévio sobre o Médicos Sem Fronteiras.

Expectativa: Que, após assistir ao vídeo, os alunos sejam capazes de dizer qual é o trabalho dos Médicos sem Fronteiras.

Orientações:

  • Cumprimente sua turma: Hello, guys! How are you? (Espera-se que os alunos digam: Hello, teacher. I’m/We’re fine!)
  • Informe para a turma: Let’s watch a video today! This video shows a little about the work of the Doctor Without Borders. Have you ever heard about them? (A resposta pode variar entre sim e não) .
  • Projete o vídeo e, após esse momento, pergunte: According to what you saw in this video, what is the work of Doctors Without Borders? Espera-se que os alunos digam algo como: They are doctors. They care about people that are sick giving treatment, vaccines, etc.
  • Diga: Exactly! Do you know how this work started? Let’s read a text about it and check!
  • Caso não tenha acesso a internet ou não consiga fazer o download do vídeo indicado, você pode imprimir imagens sobre a instituição e levar para os alunos, dizendo assim: Today we will read a text about an international humanitarian non-governmental organization. I will show you some pictures about them and their work and you have to say which organization this is.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre o slide ou escreva no quadro objetivo da aula e diga aos alunos: Today you will learn the ways to write dates in a timeline.

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Ler um texto informativo sobre a história da fundação de uma instituição para observar o uso das preposições de tempo in, on e at.

Expectativa: Que, através da leitura do texto, os alunos sejam capazes de perceber quando usar as preposições in, on, e at.

Orientações:

  • Pergunte aos alunos: Do you know any volunteer work taking place in our city? (Alunos podem responder algo como: Yes, my church gives food to poor people, ou, No, I don’t.) Cite exemplos de trabalhos voluntários que acontecem em sua cidade (Caso não tenha conhecimento sobre esse tipo de trabalho em sua cidade, pesquise com antecedência). Diga algo como: In our city, there’s an institution that takes care of abandoned animals. Its name is _____________). Explique aos alunos: Today you’re going to read a text about the history of a famous volunteer work, Doctors without Borders. In their words, they are an independent global movement that provides medical care in places where it is needed most. They don’t receive payment for their services, so they need some donations to work. In their website, you can find all the information about this work including the text you’re going to read today. In your opinion, why is it important to know about the history of an institution like this? (possíveis respostas: to confirm it is a serious institution / the person that wants to donate needs to be confident about the institution). Caso seus alunos tenham dificuldade na elaboração das frases em inglês, ajude-os com o vocabulário);
  • Entregue uma cópia do texto para a turma e leia a primeira frase do primeiro parágrafo. Diga: According to the text, when did the group of doctors decide to help victims of war and disasters? (Resposta esperada: In May 1968.), continue: Exactly! Pay attention to the word ‘in’. It can help you to give a specific information about time. ‘In’ is a time marker and it is used before months and years.
  • Continue a leitura do primeiro parágrafo e pergunte: What was modified after those doctors took that decision? (Resposta esperada: They reinvented the concept of emergency aid). Continue: The paragraph also says the name of this institution in French and English. Can you say their name in Portuguese? (Resposta esperada: Médico sem Fronteiras) T: That’s it!
  • Prossiga lendo o parágrafo dois, faça uma pausa e pergunte: In which date was MSF officially created? (Resposta dos estudantes: On December 22, 1971). Chame a atenção dos alunos para o uso do marcador on nessa expressão de tempo, escrevendo no quadro as expressões in May 1968 e on December 22 1971 e falando em seguida: The text informs to the reader two important dates for MSF, but the author used two different words to point each date. Circule as palavras in e on e fale as expressões dando ênfase especial a elas. Pergunte: Can you guess why? (espera-se que os alunos percebam que em uma expressão aparece o dia do mês e na outra não.) Assim que os alunos chegarem a esta conclusão, diga: In and on have the same meaning when used as a time marker, but you use on when you want to say the month and the day the event happened. Se quiser se certificar se os alunos compreenderam o que você acabou de explicar, escreva algumas datas no quadro e peça que eles adicionem in ou on antes de cada uma. Leia novamente a segunda sentença do parágrafo dois: At the time, 300 volunteers… e destaque a expressão inicial da frase, perguntando: ‘At’ is also a time marker. In this expression, what time is ‘at’ referring to? (Resposta esperada: December 22, 1971 ou The day MSF was officially created.) T: Perfect! You’re brilliant!
  • Retome a leitura do texto, lendo um parágrafo e parando para verificar o que os alunos compreenderam. Para isso, faça perguntas como: What’s the main information in this paragraph? Ou What do you understand with this expression? Sempre que um time marker aparecer, faça os alunos perceberem seu uso, assim: In the sentence ‘where an earthquake in 1972 had destroyed…’ you can see the marker in used before a year.
  • Revise com os alunos o uso de in, on e at.

MATERIAL COMPLEMENTAR:

Quer saber como ensinar o uso de marcadores de tempo a partir do texto? Acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/2000/como-ensinar-o-uso-de-marcadores-temporais-na-producao-de-textos, acesso em 02/08/2018

Tempo sugerido: 20 minutos (tempo total para o output)

Propósito: Visualizar uma linha do tempo que apresenta informações do texto estudado.

Expectativa: Que os alunos entendam o que é uma linha tempo.

Orientações:

  • Diga aos alunos: you’ve just read a text about the history of Doctors without Borders and you’ve learned how to use time markers to say important and specific dates. There’s an easier method to show this kind of information: the timeline.
  • Apresente o slide 5 para a turma (projetado ou impresso em tamanho que toda a classe possa enxergar) e diga: This timeline shows the important facts about the foundation of Doctors without Borders. Do you agree it is an easier way to show those important facts in MSF history? (Resposta esperada: Yes, I agree)
  • Diga: Now, it’s your turn to do a timeline! e avance para o próximo slide!

Tempo sugerido: 20 minutos (tempo total para o output)

Propósito: Utilizar os marcadores de tempo em um contexto de apresentação de datas/tempo.

Expectativa: Que os alunos criem uma linha tempo apresentando os eventos ocorridos na escola que estudam no ano corrente.

Orientações:

  • Apresente este slide para a turma (pode ser projetado, impresso ou copiado no quadro) e explique: You’re going to do a timeline presenting the events that occurred in our school since the beginning of this year until now. In this slide you can see the steps to create a good timeline.
  • Leia o passo a passo para a classe explicando cada etapa da criação. No step 3, oriente os alunos a pensarem nas datas que aconteceram alguns dos eventos importantes para a escola (podem ser a comemoração de uma data especial, a realização de um festival, a visita de alguém de destaque etc.) e peça que digam de que maneira devem ser escritas em inglês. Diga algo semelhante a: When did we celebrate our Valentine’s Day? Espera-se que os alunos respondam: On February 16 ou In February. Perceba se eles utilizaram a preposição corretamente e, caso errem, relembre-os assim: When we want to say the month and the day that a event occurred, which time marker we must use? Para o step 4, você pode trazer algumas imagens impressas de eventos que aconteceram na escola ou solicitar, em aula anterior, que os alunos tragam essas imagens. Se você decidiu utilizar este plano de aula no início do ano letivo, instrua-os a fazer uma linha do tempo dos eventos ocorridos na escola no ano anterior.
  • Entregue folhas de ofício ou papel metro. A linha do tempo que a turma criará deve ter letras e imagens com tamanho adequado para uma exposição. Veja um exemplo no material complementar. A turma criará coletivamente apenas uma linha do tempo. Para que o trabalho flua, distribua tarefas específicas para os alunos: um grupo de alunos fica responsável por escrever as datas, outro por escrever os eventos ocorridos, outro pela disposição da linha (se vertical ou horizontal), etc. Monitore todo o trabalho, andando pela sala e instruindo os alunos a melhorarem um ítem sempre que necessário!
  • Quando os alunos finalizarem a produção, elogie-os: This timeline is really good! E os oriente a escolher o lugar que será exibida. A linha do tempo deve ser exposta em um ambiente de visibilidade na escola.

MATERIAL COMPLEMENTAR:

https://www.clarendonlearning.org/lesson-plans/creating-a-timeline/, acesso em 03/08/2018

Veja aqui um exemplo de linha do tempo para exposição: http://t4003projetoiecd.blogspot.com/2012/10/semana-da-normalista-mural-da-semana-da.html, acesso em 03/08/2018

Para praticar e consolidar o uso das preposições de tempo você pode propor um jogo de perguntas e respostas que você acessa aqui. Se desejar utilizar o jogo online, certifique-se de ter conexão com a internet e projetor.

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Revisar o que foi aprendido na aula.

Expectativa: Que os alunos consigam nomear seus aprendizados do dia.

Orientações:

1- Para finalizar, diga aos alunos: Let’s review what you’ve learn today! Who can start? Espera-se que os alunos consigam pontuar as informações apresentadas no slide. Caso perceba que eles demonstram dificuldades em organizar as aprendizagens do dia, você pode mostrar o slide e guiar as respostas através de perguntas como: What did you learn with the game?

2- Parabenize-os pelas conquistas do dia: You learned a lot today! I’m so proud of you!

Contents

  1. INPUT: An informative text about the foundation of Doctors Without Borders
  2. OUTPUT: Timeline about important events in their schools

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF07LI15) Construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Gleima Vanin

Mentor: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes