13304
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Lista de características de personagens para criação de conto

POR: Roberta Ventura Calabre 14/11/2018
Código: ING6_12UND02

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI13) Listar ideias para a produção de textos, levando em conta o tema e o assunto.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Lista de características de personagens para criação de conto

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda parte de uma aula contendo duas partes.

Preparação para esta aula: Clique no link abaixo para se familiarizar com a história trabalhada.

Little Red Riding Hood

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Relembrar as características escolhidas para o contos tradicionais que a turma está criando.

Expectativa: Que os alunos lembrem das características dos personagens escolhidos na última aula.

Orientações: (5 minutos para este slide, 5 minutos para o próximo)

Diga aos alunos que eles deverão lembrar as características dadas aos personagens dos contos tradicionais que começaram a esboçar na aula anterior. Utilize as respostas para preencher o slide com as características elencadas. Faça um slide para o vilão e outro para o personagem principal. Para obter as respostas, faça perguntas como:

  • What are the psychological traits we gave our villain?
  • What are the physical traits of our villain?

Caso eles não tiverem feito as duas aulas em sequência, podem usar este momento do context para escolher os personagens que utilizarão para criar seu conto de fadas.

Propósito: Relembrar as características escolhidas para o conto tradicionais que a turma está criando.

Expectativa: Que os alunos lembrem das características dos personagens escolhidos na última aula.

Orientações: Esta atividade tem o tempo de 5 minutos. Utilize este slide para listar as características do personagem principal criado pela turma na aula anterior. Faça perguntas como:

  • What are the inner traits of our main character?
  • What are the outer traits of our main character?

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Orientações: Explique aos alunos que, na aula de hoje, eles irão criar um esboço de seu próprio conto tradicional, começando pelas características dos personagens escolhidos. Today, you will list the characteristics of the setting and decide the plot of your own fairy tale.

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Listar as características dos cenários de contos tradicionais conhecidos.

Expectativa: Que os alunos descrevam as imagens e entendam a importância do setting para a narrativa.

Orientações: (5 minutos para este slide, 5 minutos para o próximo e 10 minutos para o slide final).

Esta atividade tem o tempo de 5 minutos. Mostre o slide aos alunos e pergunte: Do you recognize the setting of these fairy tales? Mostre a imagem aos alunos e peça que tentem descrever o que vêem. Anote as sugestões. Entre as palavras, podem surgir:

Cinderella: castle- stairs - ballroom- village - kingdom - dungeon- land far far away

Hansel and Gretel: candy house (gingerbread house) - forest - trees - cauldron

Snow White and the Seven Dwarfs: forest - trees- small house - seven beds - tiny beds -small furniture - castle - magic mirror - cottage

Propósito: Compartilhar a definição de setting com os alunos.

Expectativa: Que os alunos compreendam a definição de setting.

Orientações: Esta atividade tem o tempo de 5 minutos. Leia o slide com os alunos e explique a importância do cenário em uma história aos alunos. Para garantir que todos entenderam, faça perguntas como:

  • What are the three main parts of a story?
  • What does the setting represent in a story?
  • Why do we need the setting?

Em seguida, passe para o próximo slide.

Propósito: Apresentar um exemplo de descrição de cenário.

Expectativa: Que os alunos observem as características do cenário no texto para criarem seu próprio.

Imagem retirada do site Study.com.

Orientações: Esta atividade tem o tempo de 10 minutos. Diga aos alunos que eles lerão um trecho da história Snow White and the Seven Dwarfs, e deverão identificar o cenário em que acontece esta passagem do texto. Em grupos ou individualmente, entregue o handout (que pode ser impresso aqui) e leia o trecho com os alunos. Peça que sublinhem todas as indicações referentes a cenário que encontrarem. Para orientar a leitura, faça as seguintes perguntas:

  • Where is Snow White? Resposta: In the great forest.
  • What is she doing? Resposta: She is running.
  • Who is she running from? Resposta: The hunter (está implícito no contexto).
  • Does the forest seem like a nice place for her? Resposta: No, the trees seem to whisper to each other, scaring Snow White
  • What happened when she started to run? Did she find it difficult to run in the forest? Resposta: Yes, she ran over sharp stones and thorns.
  • What time of the day was it? Resposta: Late afternoon (evening was starting to fall).
  • When evening falls, does the darkness make things easier? Resposta: No, it makes things scarier (provável resposta)
  • What did she encounter when she was running? Resposta: A little house.
  • What was the little house like? Resposta: It was small but tidy. It had a little table with a tidy, white tablecloth and seven little plates. Against the wall there were seven little beds, all in a row and covered with quilts.

Volte ao slide anterior e pergunte aos alunos: How does this setting contribute to Snow White’s emotional state in the scene? Um provável modelo de resposta é: She was already scared of the hunter, so being alone in the great forest increased her fear, and everything seemed threatening to her, like the trees and the sharp stones and rocks and the night which was about to fall. She only felt relieved when she encountered a place that looked inviting to her, which was the little house that belonged to the Seven Dwarfs.

Pergunte também aos alunos: How do we know that the house belonged to the Seven Dwarfs? Uma possível resposta é: The description talks about everything being small, tiny, and there were seven beds in a row by the wall.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Apresentar as imagens para que os alunos escolham o cenário e descrevam suas características.

Expectativa: Que os alunos escolham o cenário com riqueza de detalhes para compor sua conto.

Imagens retiradas do site Pexels: Castelo, Floresta, Lago, Navio, Deserto

Orientações:

(5 minutos para este slide, 15 minutos para o slide final) Explique à turma que agora é a hora de escolher o cenário para o conto tradicional. Diga aos alunos: Now we are going to choose the setting for our own fairy tale. Imprima as imagens (que podem ser encontradas aqui) e diga aos alunos que podem escolher um desses cenários para ser o principal. Caso prefira, você pode pedir aos alunos que dêem sugestões de outros cenários possíveis ou apresentar outras imagens para que escolham. Assim que escolherem a figura ideal, passe para o próximo slide.

Orientações:

Esta atividade tem o tempo de 15 minutos. Com o cenário escolhido, divida os alunos em seis grupos. Cada grupo ficará responsável por responder a uma questão principal. Peça para que conversem entre si e façam uma lista de características que respondam a cada pergunta sobre o cenário escolhido. Eles podem utilizar o vocabulário aprendido e também utilizar novas palavras. Peça que levem em conta, além da imagem do cenário escolhida, as características dos personagens que criaram na aula passada. Lembre-os de que o cenário vai potencializar a história que pretendem contar.

Seguem algumas sugestões para facilitar o entendimento de cada questão:

Where did the story take place? (A city/a lake/the moon)

When did the story happen? (A long long time ago/ yesterday/ in the year 2050)

What is the weather like in the story? (Winter/ hot/ snowing/ gloomy)

What are the social conditions? (Poor/ rich/ royalty/ vampires)

What is the landscape like? (Green/ mountains/ skyscrapers/ deserted)

What special details to add? (Talking animals/ special weather changes/ mythical creatures)

Ao final, cole a imagem do cenário escolhido em uma folha de cartolina ou papel 40 kg e peça para que os alunos compartilhem suas ideias acerca do cenário. Vá criando com os alunos uma rede de ideias interconectadas, como um mind map parecido com este.

  • SUGESTÃO: Caso queira, você pode dividir a turma em grupos e pedir que cada grupo escolha seu próprio cenário para criar sua própria história. Se a turma for avançada, e você preferir que trabalhem individualmente, também pode deixar que cada aluno escolha seu cenário e crie sua história. Uma outra alternativa é ter grupos diferentes dividindo o mesmo cenário para depois comparar as anotações e ideias de cada um.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.

Orientações: Encerre a aula com a sistematização dos conteúdos trabalhados.

Contents

  1. INPUT: Excerpt from Snow White and the Seven Dwarfs
  2. OUTPUT: List of ideas for setting of a fairy tale

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI13) Listar ideias para a produção de textos, levando em conta o tema e o assunto.                                

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Roberta Calabre

Mentor: Isabel Callejas

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes