13301
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 6º ano > Leitura

Plano de aula - Interpretação de Poema

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Interpretação de Poema

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Roberta Ventura Calabre

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Ferramentas para troca de mensagens (WhatsApp, e-mail, Facebook etc.);
- YouTube;
- Navegador web (Firefox, Chrome, Safari, Explorer etc.).

Optativas:
- Zoom ou Google Meet;
- Google Sheets ou Mentimeter;
- Padlet, Flipgrid.

Context
Para despertar o interesse do aluno pelo assunto da lesson, compartilhe com antecedência o vídeo Come and Explore... Africa, disponível aqui, e peça aos alunos que ativem as CC (closed captions).
Explique que a aula será dedicada à análise e interpretação de um poema sobre a criança nascida no país do vídeo. Você pode pedir aos alunos que anotem os principais fatos apresentados no vídeo e levem para a aula.

Em um encontro síncrono, compartilhe o Context com a turma e explore os mapas seguindo as instruções do slide. Converse sobre o inglês como língua franca, sobre a cultura, o território e o que mais surgir.

Ao final, você pode compartilhar o poema disponível aqui com a turma, e marcar um novo encontro síncrono para discuti-lo. Peça aos alunos que sublinhem as palavras mais difíceis. Envie-lhes as primeiras perguntas do slide:

     - A poem is made of lines (verses). How many lines does this poem have?
     - A group of lines makes a stanza. How many stanzas does this poem have?
     - Do all poems need to rhyme?
     - Does the poem African Child have rhymes?

Para facilitar a compreensão, você também pode compartilhar o vídeo do poema sendo recitado, disponível aqui. Além das imagens, o sotaque da narradora é um ótimo recurso para trabalhar com o inglês como língua franca.

Peça que anotem e levem suas respostas para a aula síncrona, ou que as enviem através de um formulário no Google Sheets ou no Mentimeter.

Input
Em uma aula síncrona, através do Zoom, WhatsApp ou Hangout, faça uma leitura coletiva do poema e analise-o junto com os alunos, seguindo as instruções do Input. Veja quais palavras foram mais difíceis para a turma e certifique-se de que todos compreenderam o texto antes de prosseguir.
Você pode fazer toda a exploração do poema durante a aula síncrona, e depois dividir a turma em grupos para analisarem uma estrofe e responderem à pergunta relacionada à parte de cada um.

Output
Em seguida, divida a turma em 5 grupos. Siga as instruções do slide e dê a cada grupo uma tabela (disponíveis aqui) para preencher. Estipule um prazo para os alunos discutirem o texto e encontrarem informações nas estrofes que lhe foram dadas para completar a tabela. Os resultados podem ser compartilhados em um debate, em uma aula síncrona.

Em caso de uma aula assíncrona, você pode enviar as perguntas do Output através de um formulário no Google Sheets ou no Mentimeter, e pedir que os alunos se reúnam em pequenos grupos para discutir os tópicos.

Feedback
Utilize o slide de feedback para garantir que a aula foi um sucesso. Você pode terminar a aula perguntando aos alunos: Who is the African Child?, para garantir que todos compreenderam o poema e sua mensagem.

Convite às famílias
Você pode convidar a família dos alunos a assistir ao vídeo do poema, disponível aqui, e depois pedir ao aluno que registre as impressões dos parentes. Peça que o comparem com a realidade da criança brasileira. As informações podem ser compartilhadas em murais virtuais, como o Padlet ou o Flipgrid.

Sugestão Enviada Por: Roberta Calabre


Código: ING6_11UND02

(EF06LI24) Investigar o alcance da língua inglesa no mundo: como língua materna e/ou oficial (primeira ou segunda língua).

(EF06LI12) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura do 6º ano:

MAIS AULAS DE Inglês do 6º ano:

6º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas