13287
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - identificando slogans em campanhas de conscientização infantil.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Fundamental sobre conhecer e identificar o slogan de uma campanha de conscientização infantil sobre higiene pessoal

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Erika Christian Fernandes Pettersen

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Erika Pettersen
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios

Título: identificando slogans em campanhas de conscientização infantil.

Finalidade da aula: Conhecer e identificar o slogan de uma campanha de conscientização infantil sobre  higiene pessoal (levantamento de conhecimentos prévios).

Ano:1º ano do Ensino Fundamental

Gênero:Slogans

Objetos do conhecimento:Reconstrução das condições de produção e recepção
de textos.

Prática de linguagem:Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Habilidade da BNCC:EF15LP01

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA.
A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta.

Materiais necessários: Vídeo da campanha “Afaste os bichos. Lave as mãos”, data show, computador, som e cartazes impressos  da campanha.

Dificuldades antecipadas: Será necessário que o professor ajude os alunos no processo de leitura do texto: diferenciar a imagem do texto escrito, realizar  a leitura do slogan apresentado no vídeo com base em pistas linguísticas, localizar palavras conhecidas no texto, levantar conhecimentos prévios de acordo com as imagens etc.

Referências sobre o assunto:

Link para acesso ao vídeo: https://vimeo.com/95853115

https://youtu.be/Z_7SD3Iw2Mw

https://www.significados.com.br/slogan/

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

SOARES, M. Práticas de letramento e implicações para a pesquisa e para políticas de alfabetização e letramento. In: MARINHO, M.; CARVALHO, G.T. (orgs.) Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

CAVALCANTI.;M.; Leitura, referenciação e coerência. In: Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. (org) ELIAS.;V.M. São Paulo: Contexto, 2011

BRASIL, L. F. . O slogan e suas múltiplas dimensões na publicidade; 2009; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.


Código: LPO1_05SQA01

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas