13287
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - identificando slogans em campanhas de conscientização infantil.

POR: Erika Christian Fernandes Pettersen 24/11/2018
Código: LPO1_05SQA01

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Fundamental sobre conhecer e identificar o slogan de uma campanha de conscientização infantil sobre higiene pessoal

 

Sobre este plano select-down

Título: identificando slogans em campanhas de conscientização infantil.

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA.
A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta.

Materiais necessários: Vídeo da campanha “Afaste os bichos. Lave as mãos”, data show, computador, som e cartazes impressos da campanha.

Dificuldades antecipadas: Será necessário que o professor ajude os alunos no processo de leitura do texto: diferenciar a imagem do texto escrito, realizar a leitura do slogan apresentado no vídeo com base em pistas linguísticas, localizar palavras conhecidas no texto, levantar conhecimentos prévios de acordo com as imagens etc.

Referências sobre o assunto:

Link para acesso ao vídeo: https://vimeo.com/95853115

https://youtu.be/Z_7SD3Iw2Mw

https://www.significados.com.br/slogan/

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

SOARES, M. Práticas de letramento e implicações para a pesquisa e para políticas de alfabetização e letramento. In: MARINHO, M.; CARVALHO, G.T. (orgs.) Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

CAVALCANTI.;M.; Leitura, referenciação e coerência. In: Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. (org) ELIAS.;V.M. São Paulo: Contexto, 2011

BRASIL, L. F. . O slogan e suas múltiplas dimensões na publicidade; 2009; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Tema da aula select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o título para a turma. O tema da aula será introduzido com a reprodução do vídeo sobre a campanha em destaque
“Afaste os bichos. Lave as mãos”.

Introdução select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

1. Organize seus alunos em roda e informe que irá exibir um vídeo curto sobre uma campanha da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul.

2. Antecipe que no vídeo verão alguns “monstros”. Que monstros serão esses?

3. Peça aos alunos que prestem bastante atenção ao vídeo, pois, no final, irão conversar a respeito do que viram.

Links para acesso ao vídeo: https://vimeo.com/95853115

https://www.youtube.com/watch?v=Z_7SD3Iw2Mw

Link de acesso para a impressão das imagens:

ttps://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gqnYt5yTwzpQZCgzzByKqw68tJXm56xBk8DhRSgwsDrgVk2j7hFc5vXX2vNz/atividade-para-impressao-cartazes-lp01-05sqa01.pdf

Desenvolvimento select-down

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

Após a apresentação da situação por meio da reprodução do vídeo, promova uma conversa com seus alunos sobre o que foi visto.
Faça perguntas, do tipo:

  • POR QUE A SECRETARIA DA SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL DIVULGOU ESTE VÍDEO?

2. COMO SERÁ QUE CRIARAM OS MONSTROS QUE APARECEM NA PRIMEIRA PARTE DO VÍDEO?

3. QUE IMAGENS APARECEM NA SEGUNDA PARTE DO VÍDEO?

4. O QUE TEM A VER MONSTROS COM LAVAR AS MÃOS?

5. VOCÊ JÁ ASSISTIU NA TELEVISÃO A OUTROS VÍDEOS DE CAMPANHAS NA ÁREA DA SAÚDE? QUAIS?

Materiais complementares:

Para maiores informações sobre a campanha acesse o link:

https://estado.rs.gov.br/campanha-infantil-promove-higiene-das-maos-no-combate-a-gripe-a

Fonte das imagens: Governo do Rio Grande do Sul https://estado.rs.gov.br/inicial

Fechamento select-down

Tempo sugerido: 08 minutos.

Orientações:

1 - Utilize os momentos finais da aula para promover reflexões com seus alunos sobre o assunto principal tratado no vídeo e por que é importante ter vídeos (campanhas) como este.

2 - Lance a pergunta para a turma refletir: O que aprendemos nesta aula?

3 - Deixe livre para que os alunos possam comentar sobre o que foi mais interessante e o que puderam aprender sobre o vídeo. Seria interessante construir algo escrito coletivamente a respeito do que estão relatando, sendo o professor o escriba deste pequeno resumo (frase).

4 - Conduza o fechamento para uma reflexão voltada para a função social deste gênero, ressaltando por que é importante que existam campanhas sociais,
qual é a finalidade delas, o que elas buscam alcançar, etc.

Resumo da aula

download Baixar plano

Título: identificando slogans em campanhas de conscientização infantil.

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA.
A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta.

Materiais necessários: Vídeo da campanha “Afaste os bichos. Lave as mãos”, data show, computador, som e cartazes impressos da campanha.

Dificuldades antecipadas: Será necessário que o professor ajude os alunos no processo de leitura do texto: diferenciar a imagem do texto escrito, realizar a leitura do slogan apresentado no vídeo com base em pistas linguísticas, localizar palavras conhecidas no texto, levantar conhecimentos prévios de acordo com as imagens etc.

Referências sobre o assunto:

Link para acesso ao vídeo: https://vimeo.com/95853115

https://youtu.be/Z_7SD3Iw2Mw

https://www.significados.com.br/slogan/

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

SOARES, M. Práticas de letramento e implicações para a pesquisa e para políticas de alfabetização e letramento. In: MARINHO, M.; CARVALHO, G.T. (orgs.) Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

CAVALCANTI.;M.; Leitura, referenciação e coerência. In: Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. (org) ELIAS.;V.M. São Paulo: Contexto, 2011

BRASIL, L. F. . O slogan e suas múltiplas dimensões na publicidade; 2009; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o título para a turma. O tema da aula será introduzido com a reprodução do vídeo sobre a campanha em destaque
“Afaste os bichos. Lave as mãos”.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

1. Organize seus alunos em roda e informe que irá exibir um vídeo curto sobre uma campanha da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul.

2. Antecipe que no vídeo verão alguns “monstros”. Que monstros serão esses?

3. Peça aos alunos que prestem bastante atenção ao vídeo, pois, no final, irão conversar a respeito do que viram.

Links para acesso ao vídeo: https://vimeo.com/95853115

https://www.youtube.com/watch?v=Z_7SD3Iw2Mw

Link de acesso para a impressão das imagens:

ttps://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gqnYt5yTwzpQZCgzzByKqw68tJXm56xBk8DhRSgwsDrgVk2j7hFc5vXX2vNz/atividade-para-impressao-cartazes-lp01-05sqa01.pdf

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

Após a apresentação da situação por meio da reprodução do vídeo, promova uma conversa com seus alunos sobre o que foi visto.
Faça perguntas, do tipo:

  • POR QUE A SECRETARIA DA SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL DIVULGOU ESTE VÍDEO?

2. COMO SERÁ QUE CRIARAM OS MONSTROS QUE APARECEM NA PRIMEIRA PARTE DO VÍDEO?

3. QUE IMAGENS APARECEM NA SEGUNDA PARTE DO VÍDEO?

4. O QUE TEM A VER MONSTROS COM LAVAR AS MÃOS?

5. VOCÊ JÁ ASSISTIU NA TELEVISÃO A OUTROS VÍDEOS DE CAMPANHAS NA ÁREA DA SAÚDE? QUAIS?

Materiais complementares:

Para maiores informações sobre a campanha acesse o link:

https://estado.rs.gov.br/campanha-infantil-promove-higiene-das-maos-no-combate-a-gripe-a

Fonte das imagens: Governo do Rio Grande do Sul https://estado.rs.gov.br/inicial

Tempo sugerido: 08 minutos.

Orientações:

1 - Utilize os momentos finais da aula para promover reflexões com seus alunos sobre o assunto principal tratado no vídeo e por que é importante ter vídeos (campanhas) como este.

2 - Lance a pergunta para a turma refletir: O que aprendemos nesta aula?

3 - Deixe livre para que os alunos possam comentar sobre o que foi mais interessante e o que puderam aprender sobre o vídeo. Seria interessante construir algo escrito coletivamente a respeito do que estão relatando, sendo o professor o escriba deste pequeno resumo (frase).

4 - Conduza o fechamento para uma reflexão voltada para a função social deste gênero, ressaltando por que é importante que existam campanhas sociais,
qual é a finalidade delas, o que elas buscam alcançar, etc.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Erika Pettersen
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios

Título: identificando slogans em campanhas de conscientização infantil.

Finalidade da aula: Conhecer e identificar o slogan de uma campanha de conscientização infantil sobre  higiene pessoal (levantamento de conhecimentos prévios).

Ano:1º ano do Ensino Fundamental

Gênero:Slogans

Objetos do conhecimento:Reconstrução das condições de produção e recepção
de textos.

Prática de linguagem:Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Habilidade da BNCC:EF15LP01

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA.
A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta.

Materiais necessários: Vídeo da campanha “Afaste os bichos. Lave as mãos”, data show, computador, som e cartazes impressos  da campanha.

Dificuldades antecipadas: Será necessário que o professor ajude os alunos no processo de leitura do texto: diferenciar a imagem do texto escrito, realizar  a leitura do slogan apresentado no vídeo com base em pistas linguísticas, localizar palavras conhecidas no texto, levantar conhecimentos prévios de acordo com as imagens etc.

Referências sobre o assunto:

Link para acesso ao vídeo: https://vimeo.com/95853115

https://youtu.be/Z_7SD3Iw2Mw

https://www.significados.com.br/slogan/

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

SOARES, M. Práticas de letramento e implicações para a pesquisa e para políticas de alfabetização e letramento. In: MARINHO, M.; CARVALHO, G.T. (orgs.) Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

CAVALCANTI.;M.; Leitura, referenciação e coerência. In: Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. (org) ELIAS.;V.M. São Paulo: Contexto, 2011

BRASIL, L. F. . O slogan e suas múltiplas dimensões na publicidade; 2009; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes