13283
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Interpretação de uma canção com o corpo

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Fundamental sobre interpretar corporalmente uma canção fazendo movimentos com o próprio corpo para acompanhar o ritmo, melodia e letra.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Nadia Camargo

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Nadia Camargo
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios

Título da aula:Interpretação de uma canção com o corpo

Finalidade da aula: Interpretar corporalmente uma canção fazendo movimentos com o próprio corpo para acompanhar o ritmo, melodia e letra.

Ano:1º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Letra de Canção / Cantigas

Objeto(s) do conhecimento: Apreciação estética/Estilo/Decodificação/Fluência de leitura

Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Habilidade(s) da BNCC: EF12LP18, EF12LP01, EF12LP04, EF15LP17

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canção / cantigas e no campo de atuação da vida cotidiana e artístico literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: aparelho de áudio, música gravada ou acesso à internet com caixa de som, espaço para que as crianças possam dançar.

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

Dificuldades antecipadas: Alunos mais tímidos talvez tenham dificuldade em se expressar no início da atividade. Procure criar um ambiente em que a criança se sinta à vontade e não pressionada a fazer a atividade.

Referências sobre o assunto: SOARES, Magda. A reinvenção da alfabetização. Revista Presença Pedagógica. (Disponível em http://www.presencape-dagógica.com.br/capa6/artigos/52.pdf). LERNER,Delia.Ler e escrever na escola, o real, o possível e o necessário.Porto Alegre: Artmed,2002. Sobre a importância da expressão corporal no desenvolvimento infantil: https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-educacao/3023620  acessado em 14/10/2018.


Código: LPO1_01SQA03

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.

(EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas