13278
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Leitura colaborativa de uma canção

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Fundamental sobre a leitura, a interpretação e a compreensão de uma cantiga

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Nadia Camargo

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Nadia Camargo
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Leitura colaborativa de uma canção 

Finalidade da aula: Participar e colaborar com a leitura, a interpretação e a compreensão de uma cantiga, inferindo sentidos, realizando antecipações baseadas na função social do texto e conferindo as hipóteses levantadas. 

Ano:1º ano do Ensino Fundamental

Gênero:Letra de canção/cantigas

Objeto(s) do conhecimento: Estratégia de leitura/compreensão em leitura

Prática de linguagem:Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Habilidade(s) da BNCC: EF15LP02, EF12LP04, EF01LP16

Sobre esta aula: Esta é a segunda  aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Letra de canção/Cantigas e no campo de atuação vida cotidiana e artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Leitura e escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: A letra da música “Pombinha branca”, que será lida em um cartaz, quadro ou projeção em tamanho adequado para todos visualizarem.

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

Dificuldades antecipadas: A pouca familiaridade com o gênero textual “cantigas” poderá limitar as antecipações a respeito da função social do texto e das características do gênero que será lido. Poderão surgir situações em que haja discordância ou não aceitação nas diferentes interpretações e/ou antecipações do texto.

Referências sobre o assunto: LEAL,Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de.; MORAIS, Artur Gomes de. Letramento e alfabetização: pensando a prática pedagógica. In: Org. BEAUCHAM, Janete; PAGEL, Denise; NASCIMENTO, Aricélia R. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão de seis anos de idade. Brasília: MEC/SEB,2007.(Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensifun9anobasefianal.pdf). Letra da canção “Pombinha Branca” - Palavra Cantada (Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=f7Nt4z8bPvI).


Código: LPO1_01SQA02

(EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF01LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas